O Papa se reúne com todos os Cardeais: temas do encontro.

Como se sabe, o Papa Bento XVI convocou um Consistório Ordinário Público para a criação de 24 novos cardeais, que se celebrará no próximo dia 20 de novembro. Agora se sabe que, também nesta ocasião, o Consistório será precedido por uma jornada de reflexão e de oração para a qual estão convidados todos os membros do Colégio Cardinalício.

Assim informa o periódico Avvenire, em sua edição impressa deste domingo, na qual, ademais, são revelados quais serão os temas abordados. Pela manhã, o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, falará sobre “A liberdade religiosa no mundo e os novos desafios”, enquanto que o Cardeal Antonio Cañizares, Prefeito da Congregação para o Culto Divino, dará uma palestra sobre “A liturgia na vida da Igreja”. Pela tarde, por sua vez, haverá três mensagens: a primeira, “Há dez anos da declaração Dominus Iesus”, a cargo de Mons. Angelo Amato, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos; e outras duas a cargo do Cardeal William Joseph Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé: “A resposta da Igreja aos casos de abusos sexuais” e “A Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus“.

É bom recordar que esse costume de aproveitar a celebração dos consistórios para realizar previamente uma reunião com todos os Cardeais a fim de abordar alguns temas importantes é algo introduzido por Bento XVI. Numa entrevista concedida há quatro anos à Rádio Vaticana, o Papa se referiu ao consistório dizendo: “temos o consistório, que celebrarei regularmente e quis desenvolver. Neles, mesmo que não haja uma grande ordem do dia, podemos discutir juntos os problemas atuais, procurando encontrar soluções”. E, com efeito, tanto o consistório de março de 2006 como o de novembro de 2007, o Pontífice convocou essa reunião prévia na qual se trataram de assuntos muito importantes, como a questão do Missal anterior à reforma litúrgica de 1970, a situação da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, a questão dos bispos eméritos ou a situação atual do ecumenismo.

Fonte: La Buhardilla de Jerónimo

2 Comentários to “O Papa se reúne com todos os Cardeais: temas do encontro.”

  1. É o Papa dando catequese para prelados que já deveriam conhecer a doutrina católica…

    Pelo jeito a Congregação para a Nova Evangelização começou seus trabalhos no Vaticano mesmo.

  2. Todos nós precisamos de catequese sempre, dizia Dom Antonio de Castro Mayer, portanto acredito que os assuntos importantes devam ser colocados de maneira clara para nossos Cardeais, Bispos, Padres e demais religiosos. É um sinal de unicidade.