Faleceu Dom Manoel Pestana Filho, bispo emérito de Anápolis.

Pedimos suas orações pela alma de Dom Manoel Pestana Filho, Bispo emérito de Anápolis, falecido hoje, dia 8 de janeiro de 2011 , na cidade de Santos.

Seu corpo será transladado para Anápolis no domingo e será velado na Catedral do Bom Jesus.

No último mês de novembro, nosso blog teve a honra de entrevistar Sua Excelência. Recordemos suas memoráveis palavras:

Que posso dizer, uma voz quase a extinguir-se, no meio da cultura do barulho, que pouco permite o silêncio necessário para ouvir e entender? Nós, católicos, precisaríamos conhecer, de fato, cada vez mais a nossa religião, que não é apenas uma entre tantas. Jesus disse:

Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.

“Os poderes da morte e do inferno não hão de derrubá-la.”

“Eu estarei convosco até a consumação dos séculos.”

Nossas igrejas terão sempre, enquanto permitirmos, Alguém à espera dos abalados na fé, dos que perderam a esperança e o rumo na vida, para confiar-nos, a qualquer momento, sem cansar: “Eu sou o Caminho (para os perdidos), a Verdade (para os enganados), a Vida (para os agonizantes, à falta de Amor e solidariedade).

Enquanto a luz do sacrário estiver acesa, sabemos que Alguém nos espera. Não estamos sozinhos. E podemos ajudar, com a graça do Senhor, a salvar os irmãos!

Requiem aeternam dona ei, Domine: et lux perpetua luceat ei.

45 Comentários to “Faleceu Dom Manoel Pestana Filho, bispo emérito de Anápolis.”

  1. Uma grande perda para nós e para a Igreja…

  2. Um bispo digno do baculo que segurou pelas mãos por longos anos.

  3. Vejam que coisa interessante.
    A CNBB esta sempre pronta a noticiar o falecimento de bispos e até neste exato momento eles não pronunciaram sequer uma palavra a respeito do falecimento de Dom Pestana. A diocese de Anápolis também não divulgou em seu site o falecimento de Dom Pestana. A CN nada também!! Será que eles ainda não sabem???? Sinceramente não acredito!
    Rezemos pela alma deste grande bispo, que será agora nosso intercessor!

  4. Uma grande perde para a Igreja no Brasil e no mundo. Dom Manuel foi um grande homem, defensor da fé e devotissímo da Sagrada Eucarística e da Virgem Maria. Que o Senhor Deus o acolha no seu Reino. Oremus por unum!

  5. Este sim foi Bispo de “VERDADE” !!!

  6. A Igreja perdeu um grande e santo Bispo. Que do céu interceda pelos nossos Bispos para que sejam BISPOS de verdade.

  7. Cada vez mais se vão os bons. Uma grande perda para o episcopado mundial.

  8. Conheci Dom Manoel Pestana quando assumiu a diocese de An’apolis e tive a honra de ajuda-lo na organização de sua diocese. Por in’umeras vezes estive com ele e posso atestar seu carater humilde e santo.
    D. Pestana era um homem de oração e de f’e. Que o Senhor da Vida o tenha na Vida Eterna pedindo pela Igreja que ele tanto amou

  9. Tive a honra de ajuda-lo na organização de sua diocese. Por in’umeras vezes estive com ele e posso atestar seu carater humilde e santo.
    D. Pestana era um homem de oração e de f’e. Que o Senhor da Vida o tenha na Vida Eterna pedindo pela Igreja que ele tanto amou

  10. D. Pestana era um homem de oração e de f’e. Que o Senhor da Vida o tenha na Vida Eterna pedindo pela Igreja que ele tanto amou

  11. Uma grande perda para nossa Igreja. Tive a honra de conhece-lo pessoalmente, de escutar suas preciosas palestras e ao receber a notícia fiquei abalado.

    Que o Senhor acolha sua alma.

  12. Que Deus, por Nossa Senhora, acolha Vossa Excelência, Dom Pestana, e muito obrigado por tudo.

  13. Faço minhas as palavras do Rogério:

    Que Deus, por Nossa Senhora, acolha Vossa Excelência, Dom Pestana, e muito obrigado por tudo.

  14. De fato, uma grande perda – mas que antes de sê-la, inspirou inúmeros corações movidos de fidelidade à Santa Igreja.

    Que Deus acolha as virtues de Dom Manoel, de modo que, de acordo com os seus méritos possa alcançar a graça da justificação celeste.

    Rezemos pela alma de Manoel, pelo Santo Padre e por todos nós.

  15. Meu coração se entristece por perder Dom Manoel e se alegra ao mesmo tempo por saber que Deus na sua infinita bondade o acolherará. Um homem pequeno em estatura, mais grande na sabedoria, na humildade, na perseverança e na caridade. O visitei pela última vez no dia 17/12, conversamos por 4 horas, tratamos de diversas temas. O grupo de estudo do qual faço parte reunia-se com ele, sempre que terminavá-mos saíamos com algo guardado no coração e na mente. Ainda está na minha estante o cartão de natal que me enviou. Grande Dom Manoel, inesquecível para mim!!!

  16. vou rezar por sua alma

  17. Como Membro do Coral Gregoriano de Santos, tive a grande honra de ter conhecido D. Pestana na Celebração de uma Missa Solene, com a participação do Coral Gregoriano na Capela D. Bosco, do Colégio Escolástica Rosa em Janeiro de 2001, a qual proferiu uma belíssima homilia! Uma grande perda para a Santa Igreja!

  18. Descanse em paz, Dom Pestana. Resquiceat in pace.

  19. nossa um bispo tao bom,legal emfelizmente JESUS chamou ele,terminou a sua missao aqui na terra.Meus pesos para todos os familiares e PAZ para todos.Sao as mensagens de ICARO LUCIANO cerimoniario da paroquia sao benedito-neropolis

  20. Amigos conheço o Padre RODRIGO MARIA fUNDADOR DA Fraternidade Arca de maria, e que hoje reside em Recife-PE, o memo em uma conversa comigo me falou de toda a acolhida que esse Santo Bispo sempre consedeu a ele e a todos da sua Diocese que amam a Tradição da Santa Igreja; falou-me da qualidade do Seminário, enfim de como Dom Pestana se portava. È lastimável perdemos um expoente como esse: nossa Igreja se empobreçe e,infelizmente não temos quadros sendo repostos de tamanha envergadura! Penso ser o mesmo do mesmo naipe de um Dom José Cardoso Sobrinho, que com coragem sempre nos advertiu sobre o necessário para sermos santos.
    Que Deus nosso Pai acolha na sua glória Dom Manuel Pestana, e permita que ele seja mais um intercessor por essa Igreja que padece de Santos!

  21. Tive a honra e a alegria de ser aluno de D. Pestana!
    Que inteligência brilhante e enciclopédica, citava o pensamento do autor e comentava esse mesmo pensamento, defrontando-o com outros pensadores, quando discordava, sobretudo os filósofos modernos, mostrava o porque discordava com um embasamento e uma lucidez magnífica…
    Não se contentava com um só livro, sua mesa na sala de aula se tornava uma mini biblioteca durante suas aulas…
    Como Bispo de Anápolis, sofreu incompreensões por parte do clero e de muitos fiéis… Tentou aplicar o Concílio Vaticano II na linha da hermenêutica da continuidade, tão propalada pelo nosso Papa, sem radicalismos tanto de esquerda como de direita, simplesmente como Bispo católico, fiel ao Magistério hodierno.
    Na CNBB era taxado de conservador pelos loucos e desvairados da “teologia” da maldição, porém, esses loucos, eram incapazes de travar um debate sadio e honesto com D. Pestana, desbaratando o mesmo, pois, além de serem totalmente contrários à genuína fé católica, esses senhores e senhoras da maldita tl, possuem uma formação, ao menos os daqui do Brasil, vergonhosa, calamitosa, vil e desprezível…
    Toda comparação é falha, mas, ele era do nível intelectual de um D. Estevão Bettencourt, de um D. Castro Mayer, de um D. Odilon osb, de um D. Jaime Câmara; todos deixados no ostracismo pela grande maioria da Igreja do Brasil, infectada e tomada pelo vírus pestífero da tl festiva e moribunda, ainda viva na terra de Santa Cruz…
    Descanse em paz D. Pestana…
    Sem dúvida, o Episcopado brasileiro perdeu um dos seus maiores luminares intelectuais…

  22. neste dia 8 de janeiro a gente teve uma noticia muito triste, perdemos um grande pastor da nossa igreja catolica DOM MANOEL PESTANA FILHO, um grande bispo da nossa igreja.Sentiremos sua falta…
    obrigado por esses 26 anos de paz que o senhor deu para nossa diocese.
    interseda por nós juntos a Jesus e Maria la no céu.

  23. Grande Bispo que ajudou em muito a criação da Adm Ap São Joao Maria Vianney de Campos. Já está no céu!

  24. Engraçado, quando morre um padreco da TL ou dessas pastorais malucas aí a CNBB faz seu romancinho ridículo “martirializado” do nível de Santa Cecília, quanto atrevimento. Mas quando morre um Bispo conservador, o anuncio segue a patente dos periódicos nacionais, nem se quer sinal de emoção, gratidão e etc. Éééé CNBB…., desista ou converta-se!

  25. Lamentamos, profundamente, o falecimento de Dom Manoel Pestana. Um homem de Deus que já está junto ao Pai. Defensor incansável do Evangelho e da Vida. Defensor da vida contra a cultura da morte – aborto, eutanásia – que querem implantar no Brasil. Meus sentimentos, juntamente com o povo católico de Anápolis, de Goiás e do Brasil.

  26. Foi morar junto de DEUS, um “pequeno grande” homem!!! Pequeno em estatura, mas grande, muito grande em sabedoria!!! Nos deixa um legado valioso de cultura, fé, santidade e sabedoria em seus ensinamentos e acima de tudo, muito Padres discípulos deste Homem Santo, como Pe. Eli, meu irmão. Rezemos hoje e sempre pela alma de Dom Pestana e que seja um intercessor junto de Deus Pai por nós.

  27. Vigília na Catedral do Bom Jesus hoje (domingo) a partir das 20:00 HS (Anápolis-GO). Pelo descanso da alma de Dom Manoel Pestana. Avisem a quem puder.

  28. ele devia ser um biispo amado vou rezar por sua alma

  29. D.Manuel Pestana fez um grande apostolado contra o aborto no próvidadeanapolis, foi uma pedra no sapato dos assassinos aborteiros. Deus o receba como o grande bispo que foi, que não temeu os homens, mas a Deus.

  30. Hoje morreu meu amado bispo emerito de Anápolis, Dom Manoel Pestana. Foi ele quem me ensinou muito em minha caminhada na Igreja. Mas, uma coisa me alegra, sei que ele está agora junto de Deus. Um homem que viveu levando Deus a todos com muita vibração e alegria. Sempre defendeu a Vida no “Próvida”. Sempre auxiliou as famílias. Lembro-me se fosse hoje o dia que o convidei para celebrar o meu casamento e ele não pode por compromissos anteriores. Mas, me deu seu livro “Igreja Doméstica”, que guardo com muito carinho até hoje. A última vez que tive com ele foi aqui Palmas, quando depois de uma longa e gostosa converda dos bons tempo de quando morava em minha terra natal Anápolis. Depois de concedeu uma maravalhosa entrevista para o meu programa “Tocantins Terra de Missão” na Rádio Canção Nova.
    Saudades!
    Mas, sei que se for mulher de oração humilde e alegre como ele vou estar um dia com ele…

  31. Salve!!!
    D.Emanuel lutou por uma igreja Santa!!!
    Formou consciencias q sao capazes de dar a vida pela Igreja!!!
    Intercede por nos D. Emanuel!!

  32. Ja estavamos acostumados com sua publicação mensal no INFORMATIVO DECOLORES, a família cursilhista assim como a comunidade católica anapolina perde um grande homem, um sábio, um chefe de igreja que soube conduzir muito bem seu rebanho enquanto esteve a frente do comando, e que graças a Deus tomou posse outro sábio D. João Wilk. D. Manoel estarei rezando pelo Senhor, e sentirei saudades das suas palestras nas escolas de dirigentes!!!

  33. É um insulto a Dom Pestana, colocar um perseguidor da Missa Tridentina e da Tradição Católica, como é o caso de Dom João Wilk.

  34. Os homens têm uma vida para prepararem a sua imortalidade em todos os sentidos desta palavra. Dom Manuel Pestana, servindo-se a todo o momento de Jesus para não errar no Caminho, soube alcançar e viver a Verdade como antecâmara da Vida Eterna.
    Que o seu exemplo seja a sua mensagem para todos nós

  35. Caríssimos,

    Salve Maria,

    Perdemos um grande pastor, que pregou a Verdade revelada por Cristo Senhor Nosso, e ao mesmo tempo teremos mais um intercessor no céu, que pela Graça Gloriosa de Deus nos é concedido, pois Ele faz sua colheita. Em Anápolis Dom Manoel deixa suas lembraças, lembraças estas que evidenciamos no simples gesto de pedir uma benção a um sacerdote, de fazer a jenunflexão ao entrar ou sair da Igreja, de fazer o sinal da Cruz ao passar em frente a uma Igreja, de não se deixar levar perdendo a fé devido a uma catequeze bem preparada com uma base sólida e integral na Verdade de sempre. Estes são sinais por onde um Cristão que foi servo dos servos e deixou que Deus o instrumentalizasse para seu plano divino e santo.
    Peço à Virgem Maria que rogai por nós e pelo nosso querido Dom Manuel Pestana que na eperança da promessa de Jesus Cristo Nosso Senhor, descançou em Paz.

    Nosso Senhor Jesus Cristo Seja Louvado!

  36. Dom Manoel Pestana tornou a Diocese de Anápolis uma ILHA DE ORTODOXIA CATÓLICA num oceano de heresia e ignorância chamado Brasil. Apesar de tentarem afundar esta ilha, seus padres de batina continuam firmes na memória e ensinamento deste abençoado Pastor. Rezemos para que Deus suscite mais bispos como dom Manoel.

  37. Caros, não tive a honra de conhecer pessoalmente esse homem de Deus, mas tive a graça estar em sua missa de exéquias e depois pude visitaro quarto onde ele passou seus útimos momentos.
    Dom Manoel entregou a Deus sua alma num quarto simples em uma casa da Toca de Assis na cidade de Santos.
    Esse príncipe da igreja esteva junto com os pobres.
    O que sucita algo que não quer calar ao meu coração. Muitos desses progressistas pregam sobre os pobres, tem um belo sofisma social, mas passam suas vidas sempre cercados de todo o luxo e conforto.

    Enquanto isso, aquele que era dito conservador, aquele que era dito reácionário quis estar com os pobres até o fim.
    Fica a grande lição para os especialistas em doutrina social!

  38. Presto aqui os meus pêsames e sincera trsiteza pelo falecimento de Sua Ex.cia Rev.ma D. Manuel, eminente Bispo da Santa Igreja Católica no Brasil!!

    Paz a sua alma e que receba o fruto eterno de seus trabalhos. Amén.

  39. Tive também o previlégio de ser aluno de Don Emanuel no ano de 2000, quando participei de um de um curso de formação política da liga católica de Anápolis. Percebi o quanto ele era rico em conhecimentos políticos e nos ensinou como se portar diante dos desafios de ser cristão, além de defender os nossos princípios morais no parlamento. Foram meses que jamais cairão no esquecimento. Fui candidato a vereador por Anápolis e apoiado por este movimento e com a graça de Deus, consegui ser vitorioso. Jamais deixei de defender tudo aquilo que aprendi com ele durante esta formação. A última vez que estive com ele, foi por ocasião da visita em minha Capela (Sagrado Coração de Jesus – Vivian Parque) e no retorno, tive a graça de conduzí-lo em meu veículo até a sua residência onde conversamos e percebi que ele tinha uma fé inabalável.

  40. Fui seminarista em Anápolis sob Dom Pestana. ele tinha qualidades e defeitos, inclusive contradições, como costumo observar em todos os bispos que conheço. Mas era um tomista convicto. Lamentavelmente a verdade que ele ensinava tem sido substituída por um autoritarismo que busca, sem sucesso, justificar-se em pressupostos filosóficos e teológicos equivocados, de cunho relativista, em vista mais do galgar cargos eclesiásticos do que do bem da evangelização e do mais perfeito culto a Deus. Que os presbíteros dignos desse bispo não desanimem, mas inspirem-se em seu exemplo nos ultimos anos de vida. Exemplar foi sua atuação no recente período eleitoral. Descanse em paz, Dom Manoel;

  41. Faleceu nosso querido Bispo diocesano…
    Dom Manoel Pestana.
    o céu ganha mas um santo e nós mais um intercessor, agradeço a Deus hoje pelas maravilhas que eleconcedeu a este pequeno homem em estatura… fez a nós…
    Obrigado Dom Manoel por todo serviço, carinhos, atos de piedade prestado a nós… pois Que o Senhor esteja sempre ai de cima olhando e cuidando desta ovelhas aqui…
    agradeço ao senhor pelo espaço concedido a mim hoje que o senhor proprio criou ,fundou e sonhou”Seminário”, tenho onde morar por causa do senhor… obrigado!!!! Que esteja sempre intercedendo por nós que almeja este caminho de santidade que tu conseguiu… o senhor e nosso exemplo…viu…

    nao vou dizer adeus … mas, até logo….

  42. Requiem aeternam dona ei, Domine: et lux perpetua luceat ei.

  43. Um santo bispo!!!
    Que do céu interceda por nós, para que nesse tumultuado mundo q vivemos a luz da fé esteja sempre em nosso caminho para que nao nos percamos da caminho rumo a nossa morada eterna!

  44. Salve Maria!!!!
    Deus nos presenteou com a vida deste DOM que foi Manuel Pestana Filho. Mas, “como há um tempo para tudo”, atendendo ao chamado do Senhor, nós o devolvemos para o Céu. Nosso coração se amargura com essa devolução, mas ao mesmo tempo, se inflama fogo da Caridade, pois sabemos que: “se o grão de trigo não morre ele permanece apenas um grão de trigo”. Sabemos que o DOM que é Manuel Pestana Filho não ficará descansando. Nunca descansou. Junto ao Trono do Altíssimo este santo DOM continuará seu incansável trabalho de intercessão em favor da indelével e imaculada TRADIÇÃO que a Igreja recebeu dos apóstolos. Acho que não temos que rezar por eles, e isso não é heresia. Afinal quem está no Céu não precisa de nossas preces. Este santo DOM é quem reza por nós. Peçamos a Benção de Deus por meio dele. Obrigado Deus por nos ter dado este DOM!!!!!!