Escândalo em Santa Maria (RS): “Ordenação” anglicana em catedral Católica!

Clique para ampliar o convite.

Com espanto recebemos, de um grupo de fiéis de Santa Maria, Rio Grande do Sul, a notícia de que um simulacro de ordenação episcopal anglicana ocorrerá na catedral Católica de sua diocese (fontes aqui e aqui). Ao ceder de bom grado e ecumenicamente o uso de sua catedral, Dom Hélio Adelar Rubert repete o mesmo ato já realizado anos antes sob o episcopado de Dom José Ivo Lorscheider.

Conclamamos nossos leitores a enviar seus respeitosos protestos às autoridades competentes, não deixando também de fazer chegar seu assombro aos ouvidos de Dom Hélio Adelar Rubert, bispo diocesano de Santa Maria (bispado@terra.com.br; domhelio@terra.com.br).

Questionamos ainda quantas vezes o senhor bispo cedeu sua catedral para o uso de padres verdadeiramente católicos na celebração dos sagrados mistérios no rito romano tradicional.

NUNCIATURA APOSTÓLICA – DOM LORENZO BALDISSERI
Av. das Nações, Quadra 801 Lt. 01/ Cep 70401-900 Brasília – DF
Cx. Postal 0153 Cep 70359-916 Brasília – DF
Fones: (61) 3223 – 0794 ou 3223-0916
Fax: (61) 3224 – 9365
E-mail: nunapost@solar.com.br

CONGREGAZIONE PER LA DOTTRINA DELLA FEDE
Eminência Reverendíssima Dom William J. Levada, Prefeito desta egrégia Congregação,
Palazzo del Sant’Uffizio, 00120 Città del Vaticano
E-mail: cdf@cfaith.va

CONGREGAZIONE PER IL CULTO DIVINO E LA DISCIPLINA DEI SACRAMENTI
Eminência Reverendíssima Dom Antonio Cardeal Cañizares Llovera, Prefeito desta egrégia Congregação,
Palazzo delle Congregazioni
Piazza Pio XII, 10
00120 CITTÀ DEL VATICANO – Santa Sede

CONGREGAZIONE PER I VESCOVI
Eminência Reverendíssima Dom Marc Cardeal Ouellet
Palazzo della Congregazioni, 00193 Roma, Piazza Pio XII, 10
Telefone: 06.69.88.42.17
Fax: 06.69.88.53.03

CONGREGAZIONE PER IL CLERO
Eminência Reverendíssima Dom Mauro Cardeal Piacenza
Palazzo delle Congregazioni, 00193 Roma, Piazza Pio XII, 3
Telefone: 06.69.88.41.51
Fax: 06.69.88.48.45

53 comentários sobre “Escândalo em Santa Maria (RS): “Ordenação” anglicana em catedral Católica!

  1. Complementando a indagação do blog sobre a cessão de uso da Catedral para padres verdadeiramente católicos: alguum fiel de Santa Maria saberia me dizer se houve algum grupo de fiéis que solicitou Missa Tridentina via Motu Proprio Summorum Pontificum? Caso afirmativo, qual foi a resposta de Párocos/Bispo a este respeito?

    Curtir

  2. Minha Nossa Senhora, que barbaridade.

    Eu fico pensando: O que mais falta? Cada dia vemos coisas piores acontecendo.

    Sinceramente, eu tenho medo do que está por vir…

    Curtir

  3. Em Santa Maria, RS, há duas Missas no rito tridentino, uma delas da SSPX, em seu priorado, e outra delas regularizada pela Diocese, plenamente autorizada pelo Bispo Diocesano, D. Hélio. O grupo de fiéis que assiste a essa Missa regularizada e autorizada mantém laços com a Administração Apostólica e D. Rifan.

    Curtir

  4. Me perdoem, mas quero virar um rato de esgoto se Dom Hélio sofrer alguma punição por parte de Roma.A verdade é uma só: nem adianta gastar tempo em denunciar isso em Roma. Não vai acontecer nada.

    Curtir

  5. Bons tempos aqueles em que os fiéis leigos eram vigiados por seus padres e bispos, que, com sua autoridade, impediam sacrilégios como estes.

    Agora, são os leigos que precisam agir para tentar evitar que seus bispos e padres profanem, mais uma vez, a Casa de Deus.

    Como disse o meu ex-companheiro de VS (o Vitola): é o fim!

    Curtir

  6. Estamos vivendo tempos cada vez mais difíceis!Para os VERDADEIROS católicos,não é fácil aceitar essa miscelânia toda:ecumenismo(onde só os católicos cedem),danças litúrgicas(onde esquecem o santo sacrifício da missa) missa afro(esta então, jesus toma conta!)Você acaba até se confundindo,se está mesmo na igreja ou em um terreiro de candomblé!MARANATA!VINDE LOGO SENHOR JESUS!

    Curtir

  7. É o fim, o cúmulo, já não tem mais por onde ser cúmulo. Creio que seja inútil enviarmos carta às autoridades citadas sem haver nenhuma amostra de revolta e união. Se todas as pessoas indignadas enviarem constantemente cartas, rezarem e fiscalizarem, essa união vai fazer a força e com certeza alguém vai ter que tomar alguma atitude.
    O mais engraçado é que nenhum bispo está disposto a ceder sua catedral para ser rezada a missa tridentina, mas para esse tipo de espetáculo e outros piores eles tem coragem de ceder?

    Curtir

  8. Nada acontecerá! O Bispo é “dono” de sua diocese.Quando vc manda alguma coisa pra Roma e vem resposta, vem dizendo: “Rezemos” “Oremos” e aquela xaropada de sempre. Zero de emoção!

    Curtir

  9. Desde já muito obrigado ao “Fratres in Unum” pela pronta publicação do artigo. Ainda há tempo deste ato cismático ser barrado! Basta que todos nos católicos conscientes e unidos por nosso único amor a Nosso Senhor e a sua Única Igreja nos unamos e precionemos as autoridades competentes para censurarem esta “palhaçada”!
    Um esclarecimento: Quando um grupo de fiéis pediu ao Bispo a autorização para terem a Missa no Rito de Pio V (antes do Summorum Pontificum)foi levantada a hipótese da Missa ser na Catedral, pois possui os altares e objetos sacros prontos para serem utilizados. O Bispo reagiu negativamente, instruindo os fiéis: “a não confundirem as coisas…”. Hoje a Missa se realiza em uma capela dedicada a São Miguel Arcanjo em um bairro da cidade.
    Em segundo na cidade de Santa Maria se encontra o Priorado do Imaculado Coração de Maria da FSSPX, bem que seguindo o exemplo da juventude francesa ligado a fraternidade, cabe a este priorado tambem tomar uma posição. Seria maravilhoso ver a juventude tradicionalista brasileira cantado: “Christus Vincit, Christus Regnat, Christus Imperat…” tambem nas escadarias da Catedral de Santa Maria e não somente em Notre Dame. Ate lá: REZEMOS…

    Curtir

  10. Viva…

    Quem é o candidato ao episcopado anglicano, um Cónego?

    Não estranhem estas coisas, o que não é normal vira normal e ponto final. A estas coisas eu chamo: Deformação da Formação

    Curtir

  11. A liturgia era intocável e protegida pela Santa Sé porque era algo voltado as coisas do céu. Era uma profanação qualquer pessoa toca-la ou pelo menos sugerir acrescentar algo nela. Só um papa podia fazer alguma coisa nela se ele achasse necessário. Isso ficou muito forte depois da bula de São Pio V.

    Mas depois da tempestade liberal no Concílio, as coisas mudaram muito. Hoje e se pode vê-la nas mãos das conferências episcopais, das culturas profanas locais, dos “perítos” leigos, etc.

    Se antes era algo que temia e era como uma escada que leva os católicos ao céu, hoje é uma escada que leva aos infernos com a Missa fabricada.

    Do mesmo modo, esse mesmo espírito contaminou toda a Igreja. É uma anarquia só.

    Há um ditado no mundo secular que diz “manda quem pode e obedece que tem juízo”. Porém, sobre o mundo da Igreja atual a situação é tão pior que o ditado seria outro: “manda que pode e obedece se não for contra consciência”.

    Na minha opinião, a maioria aqui tem razão em escrever que dificilmente haverá punição sobre esse fato.

    Curtir

  12. Reclamar? com quem? infelizmente a cada dia somos mais vítimas do completo descaso por parte das autoridades (in) competentes… que lástima…

    Curtir

  13. Os livros de Ana Catarina Emmerick e “Mística Cidade de Deus” já “previam” isso… talvez por ocnta disso sejam tão perseguidos…

    Curtir

  14. Em Pernambuco um Padre concelebrou com anglicanos e por consulta de Dom José Cardoso Sobrinho o mesmo foi punido por Roma a poucos anos atraz!
    Vamos todos telefonar para o Núncio e enviar cartas a Roma, e incentivar aos católicos de Diocese a protestarem contra isso de vária formas possíveis. Vamos constranger esses elementos para que tal ato não profane mais nossos templos.

    Curtir

  15. Primeiro seria bom corrigir o nome do Sr. Núncio Apóstolico: È Dom LORENZO Baldisseri…

    Depois apelar certamente para as autroidades competentes. Acredito que o sr. núncio não resolva bem o problema, pois não pode interferir na Diocese, o que pode fazer apenas é “telefonar para o Prelado” e se informar do caso…

    A SAnta Sé através de seus discatérios é a única que “pode fazer alguma coisa” se fizer…
    E olha q foi feito o pedido para que SANTA MARIA seja elevada a categoria de Sede Metropolitana.

    Curtir

  16. Senhor Rafael Vitola Brodbeck, só para lembrar a missa que a Fsspx reza lá em Santa Maria é plenamente autorizada por São Pio V.

    Curtir

  17. Pq a FSSPx têm que fazer alguma coisa?????

    VÃO ATRÁS DOS PLENA COMUNHÃO os autorizados e regularizados!!!

    É bem capaz que ainda estejam presentes, viva o ecumenismo de santidade!!!!

    Curtir

  18. O Sr. Bispo de Santa Maria precisa lembrar que ecumenismo é promover a conversão dos hereges e dos cismáticos, e não fazer bom-mocismo… Vejam a notícia:

    Ecumenismo é mais que pluralismo, exige conversão Porta-voz faz balanço da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

    CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
    (ZENIT.org)

    – Ecumenismo é mais do que simples tolerância e pluralismo, exige conversão,
    disse o porta-voz vaticano, ao fazer um balanço da Semana de Oração pela
    Unidade dos Cristãos 2011, que terminou em 25 de janeiro.

    O Pe. Federico Lombardi SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, fez a
    sua análise no editorial do último número de *Octava Dies*, informativo
    semanal do *Centro Televisivo Vaticano*.

    O porta-voz retomou as palavras do Papa durante as vésperas de 25 de
    janeiro, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, como uma
    advertência, e acrescentou: “A busca do restabelecimento da unidade entre os
    cristãos divididos não pode ser reduzida a um reconhecimento das diferenças
    recíprocas e à conquista de uma convivência pacífica”.

    O Pe. Lombardi reconheceu: “Quantas vezes, dadas as dificuldades de debate e
    diálogo, nós nos fechamos em nossas posições e nos conformamos com evitar a
    tensão, reconhecendo cordialmente as distâncias mútuas, mas renunciando a
    dar passos de maior compromisso, o que poderia ser percebido como um risco
    para os costumes ou seguranças alcançadas!”.

    “Uma cultura da tolerância e do pluralismo faz que essa postura pareça
    natural e, muitas vezes, apresenta-se como realista e prudente. Mas será que
    é assim?”, pergunta-se o porta-voz vaticano.

    “A unidade é outra coisa”, respondeu, e novamente citou o Papa,
    acrescentando: “O que queremos é essa unidade pela qual o próprio Jesus
    rezou, e que por sua natureza se manifesta na comunhão da fé, dos
    sacramentos, do ministério”.

    Diante da “tentação da resignação e do pessimismo”, Lombardi mostrou como
    Bento XVI nos convida a reavivar “a confiança no poder do Espírito Santo” e
    a “prosseguir com paixão o caminho”. São Paulo cai do cavalo quando encontra
    Jesus e sua vida muda. Conversão.

    “O que Cristo quer de nós? – perguntou o porta-voz. Ele não quer que
    fiquemos onde já chegamos. Se fosse assim, os nossos encontros ecumênicos
    seriam belas coreografias e reflexo das divisões do passado, ao invés de uma
    semente para o futuro e um testemunho crível da presença do Espírito de
    Deus. Espírito ao qual – com o realismo de amor – é preciso deixar mais
    espaço em nosso mundo marcado pelo ódio”, concluiu Lombardi.

    Curtir

  19. som italiano catolico. Es una vergogna total quel che accade en esta iglesia catolica.Ma no es la sola vergogna, porque ovunque in Europa la confusion es al maximo. In Italia a Verona una iglesia fu concedita a los hermanos luteranos por celebration continua, nonstante la protesta de todos catolicos. Qui concedia la iglesia ? Il vescovo di Verona….Por qui consoce el idioma italiano, consilio di visionar el sito http://nullapossiamocontrolaverita.blogspot.com/2011/02/dichiarazione-sulla-beatificazione-di.html. Mui claro e tambien duro contra la falsità e menzogne odierne. Otro sito,ma mas morbido, adenso de discussion es http://blog.messainlatino.it/. Contro la seta neocatecumenal insediatasi in Vaticano es un otro sito: http://neocatecumenali.blogspot.com/2011/02/le-elucubrazioni-kikiane-battono-il.html
    Ovunque nel mundo es una sollevazione popolar de tradiziao catolica contraria agli sconvolgimenti atualizados nel post-Concilio da vescovi e cardinali con la confusion modernista en la cabeza.Es necessario sempre far sentire voce di protesta tambien al vescovo, tambien al cardinale, tambien al Papa, perchè Gesù è la giida ed il Capo de la Iglesia. El Vicario deve seguire la tradizion ecclesiale ed ascoltare lo Spirito Santo che suggerisce. Se non ascolta lo Spirito che parla nella tradizione secolare della chiesa, pure nosotros possiamo non ascoltare el Vicario,non più vicario (por poner un esempio declarato da Papi in varie encicliche!)Chiedo scusa per le parole molto poco nella vostra lingua.

    Curtir

  20. Eu acredito ser perda de tempo enviar carta ao Nuncio,pois, outros casos desses e piores foram endereçados ao Nuncio e nada foi feito.

    Curtir

  21. Senhores,
    A raiz desse ato encontra seus fundamentos na eclesiologia do Concílio Vaticano II. Espernear, reclamar protestar pode ser legítimo, mas somente terá efeito se compreendermos e combatermos o conceito de igreja vigente e adotado pela hierarquia de hoje. Para essa doutrina herética, que nega a constituição divina da Igreja Católica, a igreja é formada de vários círculos em torno de um núcleo, sendo que o núcleo duro é a Igreja Católica, mas as outras denominações também pertencem a Igreja de Cristo, uma vez que estão inseridas nesses círculos. Para esses, existe uma comunhão “fraca” mais existe comunhão, etc. etc. etc.

    Curtir

  22. Para não ceder aos caprichos de Henrique VIII, em fidelidade ao dogma, a Santa Madre Igreja perdeu a Inglaterra. Agora, esse festivo Bispo cede a Casa do Senhor aos herdeiros espirituais do assassino de S. Tomas Morus. Código Canônico nele!

    Curtir

  23. É assustador, a Igreja está “impregnada” de relativistas baratos, mas vindo de um “Príncipe da Igreja” …

    Dom Hélio que me perdoe a obsevação, mas acredito que alguma coisa precisa ser feita por quem a competência cabe. Eu sou um simples mortal, mas que tem na Igreja a verdadeira “arca”, meu temor é por aqueles que tendem a afundá-la, principalmente agora que os “anglicanos sérios” rendem-se a Roma.

    Curtir

  24. Depois de dois mil anos, a Santa Igreja, fundada por Jesus Cristo, aquela que fez muitos santos e martires da fé, hoje foi assaltada por infiéis, cismáticos e herético, uma corja que usa ou defende aqueles usam a “aliança preta”. Estes não observam os documentos e orientações da Santa Sé, especialmente aqui no Sul do Brasil e na maior parte da América Latina. Tudo por influência da “teologia da libertação” do “Boffe” E OUTROS, já condenada mil vezes pelos últimos Papas. Consequências: evasão de milhares de católicos, seminários às moscas, fechados, conventos em ruínas, é a Barca de Pedro que precisa ser salva. Embora perseguida, não será vencida, nas palavras de N. Senhor.

    Curtir

  25. Meus caros, tenham boa vontade para com este pobre escriba. Eu não falei de permissão para a Missa antiga, mas para a própria SSPX. E, friso, não estou entrando no tema se é legítimo ou não ela atuar por lá. Eu mesmo, quando for a Santa Maria da próxima vez, se não puder assistir Missa tridentina na Capela São Miguel, “oficializada” pelo Bispo, assistirei e comungarei na SSPX sem problema algum de consciência.

    Curtir

  26. Informação:
    Esta missa diocesana autorizada na Capela San Miguel, quando acolá fui foi rezada com um leigo lendo a primeira leitura, os fiéis( poucos presentes) rezando o “pai nosso em português e de mãos dadas”, e respondendo em portugues , enquanto o padre rezqava em latim.
    Recomendo ir no priorado da FSSPX na rua Tuiuti.

    Curtir

  27. Sobre o tema em pauta vale a pena ler O Decreto “Unitatis Redintegratio” que afirma: “A reintegração entre todos os cristãos é um dos objetivos principais do Sagrado Sínodo Ecumênico Vaticano Segundo”, que também apresenta Os princípios católicos do ecumenismo (cap. I), sua prática (cap. II) e as considerações sobre as Igrejas e Comunidades Eclesiais separadas da Sé Apostólica Romana (cap. III). Lembremos que o movimento ecumênico conciliar está unido ao movimento bíblico, patrístico e litúrgico. É nesta ótica de leitura que compreende-se o gesto da Diocese de Santa Maria, e de seu Bispo atual Dom Hélio e o antecessor Dom Ivo, em permitir uma ordenação de um bispo anglicano na Catedral Diocesana católica. O fato em nada fere a doutrina, a fé e a vida eclesial, é antes, cumprimento do mandato evangélico (cf. Jo, 17). O Bispo que tem a missão de santificar, reger e apascentar (Christus Dominus n. 15;16) tem, ao mesmo tempo, a sabedoria de tomar as decisões e dizer a última palavra em sua Diocese.
    Pe. Enio José Rigo – padre diocesano

    Curtir

  28. “O fato em nada fere a doutrina, a fé e a vida eclesial…”

    Corrigindo: não fere a doutrina do Concílio Vaticano II, a fé do Concílio Vaticano II e a vida eclesial do Concílio Vaticano II.

    Mas fere a doutrina católica, a fé católica e a vida eclesial católica.

    Curtir

  29. Que bom que um padre diocesano se manifestou!!! E um padre conhecido, discipulo de Ione Buyst e de sua liturgia feita a “facão”. Até estranho, ele ler e opinar em sites “conservadores” como o Fratres. Mas é claro que o filho dileto e agora orfão viria em defesa de seu pai já falecido, Dom Ivo. E como alguns já haviam falado o bispo é dono de sua diocese, o padre não deixa de reafirmar “a sabedoria de tomar as decisões e dizer a última palavra em sua diocese”, afirmando a sua supremacia como Reitor no seminário menor de Santa Maria. Belo exemplo Sr. Reitor aos seu seminaristas, apoiar este ato deplorável. Por fim a árvore será medida por seus frutos é só estar ciente da crise de vocaçoes que passa a diocese com a derrocada de seus seminaristas e desvios de seus clérigos… Acho que até o Barney seria um “pastor’ melhor para o este rebanho…

    Curtir

  30. Salve Maria!

    Para um sacerdote afirmar que incentivar a propagação das heresias protestantes, cedendo templos Católicos, não fere a Fé…Mãe de Deus!

    O positivo desta deplorável afirmação, é que cala-se a boca dos dizem que o CVII não mudou a teologia, e que a Igreja anda num “mar de rosas”.

    Rezemos pelo Clero, pelo Santo Padre, particularmente, e por nós, para que possamos todos superar com inteligência as confusões deste tempo terrível que vivemos.

    Salve Maria!

    Curtir

  31. John, nada do que você noticia sobre a Santa Missa no Rito de S.Pio V – em latim – na Capela São Miguel Arcanjo é verdadeiro. Portanto, ou vc. está mal informado, ou de má-fé, ou quiçá ambas, por infelicidade dos incautos que acreditam. Sugiro procure o Sacramento da Confissão.

    Curtir

  32. Uma sugestão: Sugiro que quem puder; que more próximo a Santa Maria, ou tenha como se deslocar para lá no dia em que ocorrerá esta profanação, que vá a catedral bem antes de começar o evento, postem-se em frente a catedral, rezem o terço e não deixe nenhum herege entrar, ou seja, impeçam tal aberração armados do Santo Rosário. Os tradicionalistas precisam se organizar em ações mais concretas e reagirem diante dos fatos. Somos Igreja Militante e devemos militar…
    Uma idéia seria se organizar com o pessoal da FSSPX de lá junto com outros grupos de católicos tradicionais do Sul, ou mesmo de outras regiões que tem condições de se locomover para lá. Ainda há tempo!
    Bem, eu o faria, se morasse próximo, ou se tivesse condições financeiras de ir até o Sul.

    Curtir

Os comentários estão desativados.