Morre aos 88 anos o teólogo José Comblin.

Padre belga era um dos mais importantes teólogos da Teologia da Libertação

Padre José Comblin
Padre José Comblin

Agência Estado – Morreu na manhã deste domingo (27), aos 88 anos, o padre belga José Comblin, um dos mais importantes teólogos da Teologia da Libertação. Ele faleceu no município de Pedro Simões, no interior da Bahia, onde ministrava um curso para comunidades de base.

Comblin é autor de vários livros, entre eles “Teologia da Enxada”, uma corrente teológica surgida em 1969 na Igreja Católica do Nordeste do Brasil e que tem como base a reflexão a partir da realidade dos agricultores e famílias camponesas.

O religioso trabalhava na América Latina desde 1958 e, devido às suas ideias, foi perseguido pelo regime militar brasileiro, chegando a exilar-se no Chile. Em 1972, voltou ao Brasil, onde foi preso e deportado para a Bélgica. Só em dezembro de 2010 o pedido de sua deportação foi oficialmente extinto pelo governo brasileiro.

Atualmente, ele morava na cidade de Barra, no interior da Bahia. Comblin pediu para ser enterrado em Arara, próximo a João Pessoa, na Paraíba.

29 Comentários to “Morre aos 88 anos o teólogo José Comblin.”

  1. Foi tarde…

  2. Que Deus o Guarde e faça justiça, dando-lhe o que ele merecer (seja luz divina ou não, seja o que Deus quiser). Infelizmente suas ideias permanecerão em nosso meio mesmo com sua partida para o julgamento final.

  3. Um herege a menos!
    Ele e sua maldita “teologia da revolução”.

    Miserere nobis Dómine!

  4. Deus tenha misericórdia de sua alma!

  5. João e Marcelo, um pouco de caridade não faz mal a ninguém,aliás, faz muito bem, condenem os erros, tentem ter piedade das pessoas…se Deus não se alegra com a morte do ímpio, porque nós nos alegraríamos?

  6. Que esteja pelo menos no céu e diante de nosso Senhor se arrependa do que fez aqui na Terra espalhando a divisão e ódio a ùnica igreja de Cristo!!!

  7. Ele era uma das grandes cabeças da TL no Brasil e mundo.

    Sua teologia era problemática sem dúvida;mas tem um livro dele que tem coisas boas sobre evangelização na cidade onde faz uma análise da cultura pós moderna e do neo”cristianismo” light e emocional que estava sendo desenvolvido por correntes neopentecostais.

    Pouca coisa se salva de obra de Comblin , esse é uma delas !

  8. Caro Marcos, Deus não quer a morte do pecador , isso é verdade como afirma Isaias, MAS deseja que este se arrependa de seus pecados e faça PENITENCIA. Espero que Padre Comblim tenha se arrependido de ter lutado a favor de uma ideologia condenada pela Igreja.

    Danilo , após a morte não existe mais arrependimento , o que está feito está feito.
    Leia o livro de Santo Afonso de Ligório – A morte .

  9. A caridade não exclui a verdade, pois: “É preferível que haja um escândalo do que se esconda a verdade” (São Leão Magno).

    Repito com o João Marcos:

    Um herege a menos!
    Ele e sua maldita “teologia da revolução”.

    Miserere nobis Dómine!

    Ele morreu, mas a joio que semeou no trigo da pura doutrina católica desgraçadamente permanece!

    Por isso que todos os dias estou rezando essa oração que um blog da tradição publicou (E FIZ UMA PEQUENA ALTERAÇÃO) ela é piedosíssima:

    Ó DEUS QUE PELOS NOSSOS PECADOS PERMITISTES O VATICANO II, CONCEDEI-NOS, NÓS VOS SUPLICAMOS, UM PONTÍFICE À IMAGEM DE SÃO PIO V E DE SÃO PIO X, QUE SEM TEMOR, PARA VOSSA GLÓRIA, RESTAURE A SAGRADA LITURGIA E DOUTRINA QUE RECEBEMOS DE NOSSOS PAIS, ISTO VOS PEDIMOS PELOS MÉRITOS DE VOSSO DIVINO FILHO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E PELAS DORES E LÁGRIMAS DE MARIA SANTÍSSIMA. AMÉM.

  10. Que Deus vele por sua alma. Espero que tenha refletido sobre o mau que fez às almas, se arrependido e convertido. Sincero desejo de que tenha se salvado. Que Nossa Senhora rogue por ele e por todos os que espalharam mentiras.

  11. Que Deus tenha misericórdia dele!
    Pois assim nos foi ensinado pela própria Mãe de Deus em Fátima:…”e socorrei PRINCIPALMENTE OS QUE MAIS PRECISAREM da Vossa Misericórdia”.

    Agora…

    “teologia da libertação” teologia não é. É marxismo – tantas vezes condenado – disfarçado de ensinamento católico. Logo, o termo preciso não é teologia, mas demonologia, pois está se referindo a uma doutrina OPOSTA aos ensinamentos de NSJC e de Sua Igreja. Se OPOSTA, logo SATÂNICA. O que nos leva à conclusão incontornável de que seus formuladores não são de maneira nenhuma “teólogos”.

  12. Oxente…Enterrado em Arara? Todo Santo Dia eu passo por lá (incluindo o cemitério) mas eu não ouvi nada do sepultamento dele.

    Alguém sabe a relação dele com essa cidade? Aqui em Campina Grande, ele não é comentado.

  13. “Ele faleceu (…) onde ministrava um curso para comunidades de base.”

    É… morto ele já estava, rejeitando ardentemente qualquer possibilidade de “ressurreição”! Faço minhas as sábias palavras do Galvão: que Deus, em sua misericórdia e JUSTIÇA, lhe dê o que merecer!

  14. Como fiel católico subordinado a Mitra Arquidiocesana da Paraíba, e por conseguinte ao Ex.mo e Revmo. Sr. Arcebispo Dom Aldo di Cillo Pagotto, venho expressar meu repúdio a Nota de Falecimento publicada no site da Arquidiocese da Paraíba (disponível no link: http://www.arquidiocesepb.org.br/index.php?arqui=pages/noticia&cod_noticia=131) por declarações expressas do tipo “A Arquidiocese da Paraíba solidariza-se com os familiares do sacerdote e agradece a Deus pelo grande dom à Igreja que foi José Comblin.”
    Reavivo na memória dos caríssimos irmãos e irmãs e, sobretudo gostaria de relembrar ao Sr. Arcebispo a quem tanto prezo, os nefandos eventos – notadamente os ocorridos em Setembro do ano passado – quando os muros da Cúria foram pixados, quando o Sr. Arcebispo foi ameaçado por criminosos do MST e correligionários das CEB’s e demais simpatizantes da Heresia da Libertação por se opor a estes movimentos e doutrinas. Onde está a coerência, onde está o respeito por parte da Cúria com os fiéis que defenderam o Arcebispo e foram por isto igualmente difamados ? Dom Aldo que sempre se caracterizou pelo combate ao Marxismo velado no Clero tem agora na página oficial da Arquidiocese que lhe foi confiada por Cristo um verdadeiro panegírico ao sr. Comblin ?
    Rezo para que esta situação se modifique, rezo para que um comunista não seja enaltecido na página de entrada de uma Arquidiocese Católica. Ademais pediria a quem igualmente sentir-se injuriado por tal nota a escrever à Pastoral da Comunicação ou mesmo à Cúria Metropolitana (cujo endereço reproduzo abaixo) e já me desculpo pelo tom de desabafo e pelo caráter repetitivo com que escrevo esta missiva.

    Pax.

    ____________

    ENDEREÇO
    Cúria Metropolitana – Palácio do Carmo
    Praça Dom Adauto, s/n – Centro
    58010-670 – João Pessoa – PB
    Fone: (83) 3241-3048
    Fax: (83) 3222-1629
    E-mail: cillopagotto@arquidiocesepb.org.br

  15. Acho Deus um ser incrível…

    Deu-nos o LIVRE-ARBÍTRIO para pensar, agir e emitir julgamentos… E por fim… criar um blog para expor o que quiser… E também para aceitar ou não os comentários de quem, livremente fez a escolha de ler a postagem…

    Nem sei porque posto este comentário, estou me perguntando se realmente vale apena… Comblin não precisa de defensores, nunca precisou… nem de atacantes… A postagem ou os comentários não acrescentam nem subtraem sua grandeza de alma…

    Apenas quero dizer que não somos dignos de querer ser Deus para definir um SER HUMANO qualquer de satânico, diabólico, herege, subversivo, comunista, ou o que for… Ainda que pensássemos conhecer profundamente a pessoa a quem esse tipo de definição se dirigisse.

    Creio que a MISERICÓRDIA DE DEUS é sem limites e quero continuar crendo… Ele não valoriza em 1ª instância as bandeiras que levantamos, as pessoas que defendemos, os partidos aos quais nos associamos, ou a Teologia que defendemos. Deus olha o que ninguém vê… A essência, o miolo, não a casca…

    Creio que é assim que Deus contempla Comblin, agora mais próximo ainda, na Eternidade. É assim que contempla a vocês Yago, Pedro, Isaac, Christiano, a mim e a tod@s nós!!!

    Saudações fraternas a vocês todos! Na Trindade somos irmãos!

  16. Objetivamente falando, o padre Comblin fez muito mal às almas, e eu testemunhei suas blasfêmias no ano passado, aqui na curia metropolitana de Salvador.

    O mau juizo que formamos do mesmo padre deve-se à sua forma de proceder publicamente.

    Quanto ao resto, uma vez morto, já foi julgado por Deus, que tem uma Misericórdia infinitamente equivalente à sua… Justiça!

  17. Rosana says: “Acho Deus um ser INCRÍVEL”.

    Incrível – aquilo que não é crível, i.é, que não se pode crer!

    Padre Comblin desfrutou de seu livre-arbítrio para espalhar a heresia e o erro durante sua vida, à revelia da Igreja a qual pertencia, e nós fazemos uso do nosso livre-arbítrio criticando-o à luz da mesma Igreja. Do que a sra. se ressente, se o livre-arbítrio está ao alcance de todos?

    A “teologia” que o finado defendeu na vida não foi apenas sua “casca”, infelizmente.

    Eu sinceramente NÃO SEI se o Padre Comblin está na eternidade próximo a Deus, como a sra. diz, mas a sra. desfruta de integral livre-arbítrio para ACHAR isto. Só tenho certeza de que o finado padre libertacionista recebeu de Deus O QUE ERA SEU DIREITO, como cada um de nós receberá. Não me atrevo, entretanto, a declarar que ele está no céu, no purgatório ou no inferno. Só sei de sua trajetória aqui na terra.

  18. Para a Rosana, o Padre José Comblin é, aquele é, ou seja, o próprio DEUS…

    Dá-lhe culto do homem!!!

  19. A essência , o miolo do Comblin era de um vermelho
    “anti-eclesial”.

  20. Sra. Rosana ,

    Deus é infinitamente Misericordioso, assim como, é infinitamente Justo !

    Sua Justiça é tão grande que para limpar a desonra cometida contra ELE por nós humanos ELE não poupou nem mesmo seu unico FILHO mas o entregou a morte de cruz.

    É justo ter a esperança de que Aquele que não poupou seu próprio FILHO mas o entregou a morte tenha misericórdia de quem se arrepende de seus pecados, recebe abolvição e faz penitência até o fim da vida.

    Não creio que o Padre Comblin tenha se arrependido de militar a favor de uma teologia que deturpa totalmente a fé cristã e que a reinterpreta apartir do Marxismo e ele certamente sabia que o Papa já havia condenado a maldita TL .

    Da misericórdia de Deus ninguem zomba , aquilo que o homem semear também colherá ensinou o Apostolo Paulo.

    Saudações fraternas a você

  21. Sobre dom aldo: ele nunca me enganou, desde quando ele voltou atrás na decisão sobre o padre político e abortista.

  22. Obrigada pelos comentários a respeito do meu…

    Admiro pessoas que se deixam questionar… Jesus, Teresa de Calcutá, Ir. Dorothy, D. Elder Comblin, Gandhi, Che também foram assim… Não tinham medo de confrontar suas ideias.

    Sr. Pedro: Existem outras definições a respeito de incrível: Fora do comum; extraordinário. Mas eu bem sei que és esperto o suficiente para ter entendido minha colocação…

    Sinto muito pelo fato de haver pessoas fundamentalistas que interpretam minhas palavras sem entender o que realmente quero dizer… ou até entendem, mas as manipulam conforme lhes convém…

    Cito aqui um trecho de uma entrevista de Comblin a respeito de sua vinda para o Brasil:

    “Quase todos que saíram de lá (Europa) para lutar contra o comunismo viraram comunistas (risos). Porque, chegando aqui, logo se viu que quem tinha preocupação social era visto como comunista.”

    Todos aqueles que defendem a causa da massa sobrante da sociedade são perseguidos, rejeitados, difamados e até exilados. Não foi assim??? Quem viveu mais que eu pode dizer com mais propriedade. (Sou de 1984)

    Porque será que existe tanta rejeição contra os que profetizam contra a opressão e a injustiça?
    Porque pessoas assim incomodam tanto???

    Jesus também incomodou…
    Defendeu e perdoou prostitutas, ladrões, assassinos, denunciou injustiças, ostentações e tantos outros exemplos podemos contemplar nos Evangelhos.

    Vocês pensam que fidelidade à Igreja consiste em que??? Será quem alguém aqui é digno/a de dizer o que Comblin ou qualquer outra pessoa merece da Justiça Divina???
    Sinto um grande pesar por tanta falta de horizontes!

    Comblin deveria ter ficado pregando sermões maravilhosos sobre os dogmas da Igreja (que são valiosíssimos a meu ver) e depois ir dormir tranquilo na sua cama confortável enquanto tantos vivem na miséria???

    Perdoem-me! Não consigo concordar com esse tipo de concepção!

    Como acolheríamos Jesus se Ele voltasse hoje, hein? Será que o reconheceríamos como o Messias enviado pelo Pai??? Qual seria o tipo de morte que escolheríamos para Ele???

    Voltarei para ler as respostas e espero que sejam mais objetivos que na anterior. Mas definitivamente concluo que não vale a pena debater com esse tipo de público…
    Obrigada!

    Gederson… Eu ri da tua resposta!!! Você e mais alguns andam mal em interpretações de textos!

  23. Senhora Rosana, por favor, envie seus comentários com um nome só… a tal Gaby tem o seu mesmo endereço de IP.

  24. Sra Rosana, Cristo nasceu em um estábulo, foi tentado a transformar a pedra em pão, e fez o sermão da montanha. Não pregou que o seu reino, era deste mundo, como pregou e pregam os teólogos da libertação que caem no milenarismo. Quem desejava a revolução, eram os zelotas, grupo do qual fazia parte, o ladrão Judas Iscariotes.

    Em seu tempo, os problemas sociais eram muito piores que os existentes hoje. O Bispo Fulto Sheen, falando da tentação em transformar a pedra em pão, falou que, seria transformá-la em arma, como instrumento para a revolução. Coisa que Che Guevara, um assassino mau caráter fez e é tido por você e outros, como um santo.

    “Apenas quero dizer que não somos dignos de querer ser Deus para definir um SER HUMANO qualquer de satânico, diabólico, herege, subversivo, comunista, ou o que for…”

    Você acabou de definir o SER HUMANO como indefinível, o que se afasta de toda e qualquer proximidade cristã, que acredita ser o homem, imagem e semelhança de Deus. Isto é a mais completa irracionalidade, se o homem não pode definir um outro homem, ele também não pode definir ou receber definição de Deus. Se torna um animal. Mas como existem homens que tem está imagem, existem outros que não retransmitem está imagem.

    O culto do homem, só pode ser, o culto do nada de onde ele foi criado…

    Por enquanto é só…

  25. Rosana,
    Estude, estude muito. Estude basicamente doutrina católica, mas estude também história e medite a vida de santos como o seráfico Francisco de Assis.

    A vida de Nosso Senhor não foi uma carreira de revolucionário comunista. Nosso Senhor veio para tirar o PECADO do mundo, e o pecado não consiste em riqueza e pobreza, em derrubar governos ou impor um regime anti-imperialista. Nosso Senhor veio para reconciliar Deus e o homem, veio para pagar pelos pecados de todos os que aceitassem seu Sacrifício.

    Medite a vida de São Francisco. É o Evangelho posto em prática. Note como São Francisco, ao contrário dos teólogos da libertação, que não passam de marxistas refervidos, AMAVA a pobreza, que ele tratava como dama e irmã.
    Assim como Nosso Senhor, ele não veio para causar aplausos do mundo, não veio para semear discórdia, fazendo com que os pobres invejassem a riqueza alheia e se apossassem dela, como tanto a Teologia da Libertação incentivou o MST e outros, mas optou por uma vida escondida na humildade, uma vida em que todos os contratempos eram aproveitados como jóias preciosas para que o mesmo se assemelhasse a Nosso Senhor através da paciência, do sofrimento e da alegria sempre presente.

    O caminho cristão não é o caminho da imposição, não é o caminho dos aplausos, não é o caminho da guerra contra a Igreja, não é o caminho do golpe de estado, nem o da agitação marxista.

    Ser cristão ou católico transcende muito mais do que preocupar-se com o pão e o vinho materiais, ou a terra, ou a moradia. A “revolução” é interior. É muito pior do que se pensa, pois exige uma perpétua vigilância sobre os pensamentos, sobre as palavras, sobre os atos, sobre a forma de encarar a vida. É deixar tudo e fazer como diz a Imitação de Cristo, de Tomás de Kempis: “que cessem todos os ruidos, que silenciem todas as criaturas, falai Senhor, que vosso servo o escuta”

    Só Deus. Somente unir-se a Deus, conformando toda a vida à cumprir Sua Vontade.

    Quando ouvi este padre no ano passado, o mesmo estava glorioso, entronizado numa mo auditório da curia, ao lado do pastor batista que o mesmo convidou. As calúnias que ele fez contra a Igreja certamente deixariam contentes quaisquer inimigos da Mesma. E você? Seria capaz de tomar a defesa da Igreja, assim como é capaz de defender um homem que foi ovacionado por dizer escândalos e torpezas contra a religião que o mesmo deixava claro não ter valor algum?

    Eu me arrependo de não ter levantado naquela plateia e perguntado a ele se, depois do mesmo ter exposto por tantos argumentos que a religião não era NADA, e tudo nela era tão reprovável e tão digno de ser desprezado, porque o mesmo continuava se apresentando como padre católico, e apresentando-se em pleno auditório no coração da curia arquidiocesana?

    Mas certamente isso causaria uma grande hostilidade contra a minha pessoa, e eu me acovardei… Embora não acredite que uma observação como essa traria proveito para algum dos presentes, pois diante de tanta guerra contra a Igreja se ouviam aplausos e assentimentos com a cabeça.

    Enfim, já falei demais e também não creio que isso faça grande diferença, visto que está claro que a senhora se dirige a um bando de fundamentalistas arcaicos de visão estreita e desprezo pelos pobres…
    Só um “toque”, se me permite: nem tudo o que reluz é ouro…

  26. Jesus e Che no mesmo lugar!!! para não falar dos outros…

    Deus meu! quanta ignorância orgulhosa, culpável; quanto despautério!

    Rosana, por favor, em Jesus Cristo não há comparações nem patamares. Silencie, minha cara, para o seu próprio bem.

    Até quando, Senhor, aturareis tamanha ignomínia por parte dos seus.

    Pedro José.

  27. Nossa! Dois nomes com o mesmo IP? kkkkkk

    *********** Tb tenho uma entrevista do blasfêmico para postar:

    o sistema clerical da Igreja Católica é um sistema medieval, que persevera pela rotina de um atavismo, mas não tem futuro. Forma uma classe que dispõe de todos os poderes, uma classe privilegiada, um verdadeiro sistema feudal. Isso não pode ter futuro. Onde compensar isso? Onde gerar o futuro? Só num lugar onde este sistema feudo-clerical é tão fraco ou quase inexistente!
    O cara tá na vala e a Igreja continua.

    no Recife por que não abrir um processo de impeachment contra D. José Cardoso Sobrinho, que de tal maneira se mostrou incapaz de governar a igreja local? Só pq ele fechou seminários da tl?

    A soberania, mesmo dentro da Igreja, reside no povo.
    Aqui está o culto ao homem que o Gederson falou.

    http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm/idmat/B0F9D145-3048-313C-2ED4ED41E74C3C35/mes/Janeiro1993

  28. Admiro pessoas que se deixam questionar…
    Só vc que n pode ser questionada, aí n sabemos interpretar texto e somos um público que n vale a pena.

    Teresa de Calcutá mandou crianças para o limbo
    Ir. Dorothy Invasora de terra, guerrilheira D. Elder Comblin N temos no Brasil, tem no eu país?
    Gandhi
    Saiu um livro com provas de que era homossexual
    Che Assassino,bêbado e marginal
    também foram assim… Não tinham medo de confrontar suas ideias.
    Parece que já li isso em algum lugar.

  29. Valeu pela postagem Ana. Lembrando ainda o culto do homem: não foi Clódovis Boff (irmão do Bofetada), que abalou as estruturas da teologia da libertação, dizendo, que ela colocou os pobres no lugar de Cristo?

    Ana, parece que erramos em uma coisa no culto do homem: nos esquecemos que ele é plural e não singular. rs

    Fique com Deus!

    Abraço