Papa destitui bispo congolês por problemas de gestão.

Dom Jean-Claude Makaya Loemba: bispo é destituído pelo Papa por "problemas de gestão".

Bispo é destituído pelo Papa por "problemas de gestão".

EFE – Religión en Libertad – O Papa Bento XVI destituiu o bispo de Pointe-Noire, em Congo-Brazzaviile, Jean-Claude Makaya Loemba, informou ontem o Vaticano, enquanto fontes da Santa Sé esclareciam que a medida deveu-se a problemas de gestão da diocese e a tensões criadas com o clero local.

A decisão do Pontífice, segundo fontes vaticanas, deve-se à maneira com que ele administrava a diocese congolêsa, considerada “negativa” pelo clero local, o que havia levado nos últimos tempos a uma situação de tensão insustentável entre o prelado e os sacerdotes, que haviam perdido a confiança nele.

As fontes precisaram que na destituição não há motivos relaciados à vida privada do bispo, mas exclusivamente relativos à gestão, “também econômica”, da diocese.

O fato de que na nota vaticana se assinale que “o Papa destituiu” indica, segundo as mesmas fontes, que o bispo Makaya Loemba se negou a apresentar sua renúncia.

Normalmente, em casos similares, quando o Vaticano exige a renúncia de um prelado, o bispo apresenta sua demissão e o Papa a aceita.

Jean-Claude Makaya Loemba nasceu em Pointe-Noire, em 1954. Foi ordenado sacerdote em 1983 e bispo dessa diocese congolêsa em 1995.

* * *

Comentário: esperamos que tal medida se aplique a episcopados mais importantes, como os europeus e americanos, e se estenda, sobretudo, a problemas de gestão espiritual das dioceses. A última destituição de um bispo ocorreu em 1995, quando João Paulo II destituiu Dom Jacques Gaillot, então bispo de Evreux. Tal diocese merece hoje uma nova dose do mesmo remédio.

7 Comentários to “Papa destitui bispo congolês por problemas de gestão.”

  1. Se por um lado é algo que fará bem aos fiéis, por ouro é muito triste…Eu só tenho a lamentar.

  2. Se o bispo é ruim, bom é que tenha sido destituído. Uma pena que seria ele ser mantido lá.
    O triste é o fato de o bispo ser ruim e, infelizmente, esse não é o único.

  3. Incrível!!!! Como as pessoas estão acostumadas a n ver os papas nos últimos anos corrigindo o clero , logo se espantam com lamentações!

    N há o que lamentar! O homem com essa idade e ainda n tem vergonha na cara, têm mais é que levar os pés do papa nas costas.

  4. O Papa deveria olhar um pouco para o Brasil, estamos precisando de atitudes dessas aqui. Se cuida CNBB, se a moda pega!!!

  5. EU SÓ TENHO O QUE COMEMORAR! MENOS UM BISPO PROBLEMATICO!

    é assim mesmo, eles vão caindo, um por um…

    VIVA BENTO XVI!

  6. por que sua Santidade não usa desse expediente de forma mais ampla? lembro-me que Dom Pedro Casaldaliga sempre foi um problema para a Igreja e não se tomou uma atitude dessas

  7. Bento XVI bem que poderia “exportar” a política ao Brasil.