Não, não é a mesma notícia que vocês viram aqui em novembro passado:
(IHU) Léonard foi muito criticado no ano passado na Bélgica por suas palavras sobre a homossexualidade – que comparou com a anorexia – e sobre a aids, doença que qualificou de “espécie de justiça imanente”.
A reportagem é da Agência Efe, 06-04-2011. A tradução é do Cepat.
O chefe da Igreja católica na Bélgica, André-Joseph Léonard, conhecido por suas polêmicas declarações sobre a aids, a pederastia e a homossexualidade, levou ontem quatro “tortas” na cara enquanto participava de uma conferência para estudantes em Lovain-la-Neuve, no sul do país.
Trata-se da segunda vez nos últimos meses em que o primaz da Bélgica é objeto de uma ação deste tipo, depois que, em novembro passado, uma pessoa lhe jogou uma torta na cara enquanto presidia uma missa perto da catedral de Bruxelas.
O incidente de ontem [terça-feira] aconteceu durante uma conferência realizada em uma casa para estudantes na cidade de Lovain-la-Neuve.
O arcebispo de Bruxelas-Malinas levou um “tortaço” na sua chegada à casa dos estudantes, e outros três durante a conferência, apesar da presença de serviços de segurança, segundo informou a rádio pública de língua francesa RTBF.
Um dos autores afirmou que Léonard o merecia “por todos os homossexuais que não se atrevem a dizê-lo aos seus pais e por todas as jovens que querem abortar”, e acrescentou que o arcebispo “poderia voltar a ser o alvo das tortas de creme a qualquer momento”.
Além disso, defendeu que os sacerdotes que não estão mais na ativa não sejam julgados por casos de pederastia, depois que vieram à tona cerca de 500 denúncias de abusos a menores cometidos entre 1960 e meados dos anos 1980 no interior da Igreja belga.
Esta é a tolerancia deles.
CurtirCurtir
Que cena lastimável… A única coisa que me dá esperança é a jovem que defende seu arcebispo da última torta, que pega apenas de raspão. Imagino que seria a nossa atitude também, de jovens fiéis à Igreja de Cristo.
CurtirCurtir
Ainda bem que só era torta!
CurtirCurtir
Como eles são tolerantes e como sabem respeitar a opinião diferente da deles. Ninguém se iluda: não existem liberais e progressistas que também sejam tolerantes e respeitosos, pelo simples fato de que todos eles estão (conscientes ou não) debaixo das ordens daquele que veio para matar, roubar e destruir. Os verdadeiros amigos do povo são os conservadores, já dizia um santo. Exatamente por causa das ofensas recebidas em nome da verdade é que Dom André-Joseph Léonard e os que amam a verdade podem se orgulhar de suas posições.
CurtirCurtir
uma dúvida, quem defende essa posição: “Além disso, defendeu que os sacerdotes que não estão mais na ativa não sejam julgados por casos de pederastia, depois que vieram à tona cerca de 500 denúncias de abusos a menores cometidos entre 1960 e meados dos anos 1980 no interior da Igreja belga”. é o sr. arcebispo ou os autores da agressão?
CurtirCurtir
Intolerantes que pedem tolerância…
Raça do demônio!
CurtirCurtir
O que mais dá raiva é que não tem um homem no meio pra dar uma muqueta num desgraçado que faz uma coisa dessas, e virar a cara no avesso, todos ficam parados olhando, só faltam chamarem o cara pra tomar um café. A passividade é a pior coisa. Por isso eles fazem o que querem, como naquela outra cena onde dois travecos entram na Igreja fantasiados e recebem a comunhão e não tem um HOMEM pra mandar os dois pro quinto do inferno!
CurtirCurtir
É o povo (não necessariamente católicos) apedrejando o clero modernista. Nâo sou a favor desse tipo de conduta, é uma falta de respeito, inclusive o que motivou a agressão foi justamente por ele expor o que ensina a Santa Igreja sobre Moral. Mas, uma coisa é certa: os modernistas estão pagando pela educação liberal que imprimiram a toda uma geração, é o mesmo que eu ensinar a minha filha que os pais não devem ser respeitados, quando ela me agredir no futuro, será o preço que eu pagarei pela minha estupidez.
CurtirCurtir
Nossa, que absurdo, onde fica a própria liberdade de expressão e e de religião querida por todos os estados laicos, um absurdo! Um país de “primeiro mundo”.
CurtirCurtir
“Se o mundo vos odeia, lembrai-vos que me odiou primeiro” Jo 15,18
Me lembrei de São Clemente Maria Hofbauer que ao pedir esmolas para seu orfanato, levou uma cusparada na cara. Vendo o agressor a docialidade do santo se converteu.
É mais o menos o que ocorreu a Dom Leonard. Ao defender a verdade, ele foi humilhado publicamente. Certamente Nosso Senhor não se esquecerá disso.
CurtirCurtir
Os modernistas sempre se orgulharam de terem provocado essa revolução liberal dentro da Igreja .
Os modernistas educaram a sociedade de uma forma liberal e agora estão pagando o preço. Essa tortada na cara deixa bem claro o quanto a sociedade ama os Padre , quando estes começam a lembrar-lhe a moral e os ensinamentos católicos.
CurtirCurtir
Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. (Gálatas 6, 8), só para lembrar que o que semearmos iremos colher cedo ou tarde, não tenhamos dúvidas quanto a isso. É claro que não justifica as atitudes que vemos no vídeo, mas acredite, muitos dentro da própria Igreja são a favor! Que o nosso DEUS rico em misericórdia se compadeça dos que assim agem movidos pelo ódio do mundo!!!
CurtirCurtir
São Pio X, uma vez deu uma porrada em alguém que atrapalhava sua Missa. Depois ainda citou São João Crisóstomo:
“Se na rua ou na praça ouves alguém que blasfema contra Deus, vai a ele, increpa-o; e se é necessário, não duvides em golpeá-Lo. Dá-lhe uma bofetada no rosto, fere-lhe a boca, santifica tua mão com tal pancada … ; e se com isto arrostas a morte, feliz é a tua sorte” (palavras para os homens do século V, época do Doutor da Igreja abaixo indicado – apud Pe. Eduardo F. Regatillo, S.J.,em “Un marqués modelo – el siervo de Dias Claudio Lopez Bru, segundo marqués de Cornillas”, Ed. Sal Terrae, Santander, Espanha, 1950 – p. 130).
Acredito que Dom Léonard, poderia fazer a mesma coisa.
CurtirCurtir
Se nós fôssemos jogar tortas na cara dos prelados modernistas que realmente merecem, iríamos precisar rezar pelo milagre da multiplicação das tortas.
E haja torta pra tanta cara!
CurtirCurtir
Quem deve defender o primaz da Bélgica, seja o comportamente dele como for, deveriam ser os fiéis ali naquela sala (se é que havia algum).
Se eu estivesse alí, muito provavelmente, não chegaria nem perto o meliante que atentou contra um príncipe da igreja, seja ele bom ou mal, pois apesar de qualquer coisa, ele é o que é. Deus julgará os príncipes a quem lhe impôs o poder, “pois todo poder vem de Deus” (I Rom,XII-XIII).
Se um bispo, seja qual for, fosse atingido por uma torta, eu daria cabo de quem seja, seja um “trad”, trad-FSSPX, neo-trad, “plena união”, moderno ou seja lá o adjetivo que queiram dar. Pois Deus não se contradiz, naquilo que ele ungiu. “Aqueles que vos ouvem, a mim me ouve” (S.Lc,X,16).
Melhor que um fiél o defenda, pq. não estamos no tempo de S.S. São Pio X, onde um padre tinha muito mais autonomia em se defender em direito…somos NÓS quem devemos defender nossos bispos e não pensar em mais ou menos tortas. Essa é a Igreja da qual nem a porta do inferno prevalecerá.
Salve Maria!
E.M. RVGarcia
CurtirCurtir
Se eu estou lá na hora eu cubro esse pessoal de porrada e cadeirada, pq eu não estou nestes momentos viu?
CurtirCurtir
“santifica tua mão com tal pancada…”
Fantástico! Dá pra santificar a mão, o pé, o cotovelo…muito bom!
E concordo com o Velasco. Um bispo, ruim ou bom, não merece uma torta. O bom porque é bom, e o ruim porque uma torta é pouco,(Ou qualquer agressão fisica) e não resolve o problema…
CurtirCurtir
A sua Bençao Padre José Cássio Marinho.
Eu acrescentaria também junto dos liberais e progressistas os protestantes.
Não se iludam não: Protestantes são tolerantes temporariamente, pois assim que eles conseguirem o seus objetivos que é se tornar maioria em países de maioria católica, irá começar a nossa perseguição.
É só ver como o catolicismo é perseguido emm países de maioria protestante.
CurtirCurtir
Lembrei de uma coisa curiosa.
Esse bipo levou tortadas e o padre Marcelo Rossi levou o prêmio de evangelizador do ano…
Que contraste né…
Que prêmio será que o Vaticano vai dar para este Bispo?
CurtirCurtir
Gederson,
Poderias dar mais detalhes deste episódio da vida de S. Pio X? Afinal, se havia alguém atrapalhando a sua Missa, não consigo imaginar ele saindo do altar para fazer justiça sem que ninguém tivesse feito algo antes.
CurtirCurtir
Vlad,
O bom, porque é Bispo; o ruim, porque também é Bispo e não deixa de ser por ser ruim. A não ser que a sagração deixa de ser válida só porque ele apostata (o que não foi o caso), pq. o sacramento é indelével.
Portanto, merecem nosso respeito, deferência e dignidade. Ou vamos compactuar com este mundo que não respeita autoridade e hierarquia e diz que só respeita aquele que prova?
Merecer por merecer, muita gente merece muita coisa. Mas cada qual, no seu lugar.
Buenas noches!
Salve Maria, E.M. RVG
CurtirCurtir
Completando o que disse o caríssimo Robson, algumas penas canônicas previstas no Código de 1983:
Cân. 1370 § 1. Quem usa de violência física contra o Romano Pontífice incorre em excomunhão latae sententiae reservada à Sé Apostólica, e, se for clérigo, conforme a gravidade do delito, a essa pode-se acrescentar outra pena, não excluída a demissão do estado clerical.
§ 2. Quem assim age contra pessoas revestida de caráter episcopal incorre em interdito latae sententiae e, se for clérigo, também em suspensão latae sententiae.
§ 3. Quem usa de violência física contra clérigo ou religioso por desprezo à fé, à Igreja, ao poder eclesiástico ou ao ministério seja punido com censura.
CurtirCurtir
Primeiro vem as tortas, em seguida vem os tiros…
Que Deus nos proteja desses liberais filhos do Demônio!
Atacam o bispo justamente por defender coisas católicas. Esss tortas atingiram cada bom católico do mundo.
CurtirCurtir
Velasco,
O que eu tentei resumir é que não adianta violência física neste caso, pois o bispo bom é bom, e com o ruim não vai resolver sua ruindade.
Um Bispo merece nosso respeito, assim como ele precisa respeitar o sacaramento que recebeu, e sua sagração. Se o Bispo não respeita sua sagração, fazendo besteiras, eu ou qualquer fiel tem o direito óbvio de fazer algo, mesmo que seja algo que não agrade ao Bispo. Se eu fizesse algo que não agrade ao Bispo sem motivo, isso seria desrespeito. Tendo motivo, isso é defesa da Fé. E não, não estou me referindo a dar tortas na cara, estou falando sobre passeata, protesto, cartas ao Vaticano, alguns “boicotes brancos”, não sei, coisas desse tipo.
Quando um Bispo desrespeita a Tradição da qual faz parte, com certeza ele merece algo em troca, e uma parte deste “algo” pode ser realizada pelos leigos. Não há nada de “rebelde” nisto.
Não posso dar tortada na cara, agredir, xingar, cuspir, passar uma rasteira, jogá-lo num buraco etc…agora claro que quanto mais puder deixar esses “enroscos” de uma autoridade entre as próprias autoridades, sempre melhor e muito melhor…
O problema de hoje em dia é esse “entre as próprias autoridades…”
CurtirCurtir
Veja, se um Bispo hoje apoiasse a Dilma comunista (uma hipótese pois isso é impossível rs), defendendo o comunismo, e o Fratres resolvesse denunciar este Bispo. Suponhamos ainda que esta denúncia causasse uma terrível agressão à imagem pública do Bispo (o que é pior que uma torta na cara)…
Claro que isto não teria agradado ao Bispo, ele gostaria que a matéria fosse retirada.
O Fratres tê-lo-ia desrespeitado?
É desse tipo de coisa que eu falo…
CurtirCurtir
Caro João Magro, me lembro por alto, pela citação de São João Crisóstomo e pelo que me lembro, foi após uma Missa.
CurtirCurtir
Lembrei-me da cena, no filme biográfico italiano do Pe. Pio, em que um fiel acusa e ofende o bispo de Manfredonia e o santo padre dá-lhe um tapa na cara e grita “Chi sei tu per parlare così di un vescovo della Chiesa? Impara l’umiltà.” (Quem és tu para falar assim de um bispo da Igreja? Aprende a humildade.)
Assistam a esse filme, é muito bom!
CurtirCurtir