Para finalizar o caso Santa Maria: bispos “católicos” assistem à “ordenação” anglicana. A tropa de choque dos tradicionalistas.

A 'ars celebrandi' anglicano: na foto, "bispos" e "bispas" "sagram" novo "bispo" anglicano. Destaque para a belíssima mitra e capa usada pelo "bispo" sagrador principal.
A ars celebrandi anglicano: na foto, "bispos" e "bispas" "sagram" novo "bispo" eleito. Destaque para a "belíssima" mitra e capa usada pelo "bispo" sagrador principal.

Terminou a novela envolvendo a “sagração” episcopal anglicana em Santa Maria, RS. Inicialmente programada para se realizar na catedral católica da cidade, os protestos dos católicos, tendo peso decisivo os leitores deste blog, fizeram com que o senhor bispo de Santa Maria, Dom Hélio Rubert, cancelasse o empréstimo. Nossos amigos acompanharam todos os capítulos: o emprestanão emprestaempresta de novo de Dom Hélio, as manifestações de ódio à Igreja Católica dos ultra-ecumênicos e amorosos anglicanos, a assinatura de um credo ecumênico por autoridades católicas e anglicanas de Santa Maria, e, como não poderia faltar… a condenação dos malvados tradicionalistas.

* * *

Neste último quesito, não poderíamos deixar de destacar a entrevista concedida pelo Padre Gabriele Cipriani — de amplíssimo e desqualificado currículo: formado em Filosofia e Teologia e doutor em Letras pela Universidade dos Estudos de Nápoles, com tese intitulada Itinerário ecumênico de João XXIII. Lecionou História do Cristianismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e no ISTA de Belo Horizonte. Foi assessor de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso na CNBB e secretário do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – Conic.

Para o sacerdote, “o fato ocorrido em Santa Maria é grave e fere profundamente os princípios e as normas da Igreja Católica sobre ecumenismo. É um fato lamentável, que não deveria ter acontecido e que o Bispo diocesano e outras autoridades da Igreja Católica deveriam ter evitado. As autoridades da Igreja Católica, ainda que pressionadas por grupos de fanáticos, tinham a obrigação não somente de instruir, ensinar, falar com autoridade e dar o exemplo de como os católicos devem agir em circunstâncias como aquela que se apresentou, mas não podiam recusar a hospitalidade na catedral católica de Santa Maria para a sagração do bispo eleito da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, cônego Francisco de Assis Silva”.

Prossegue o reverendíssimo ex-secretário do Conic, a respeito dos católicos “radicais” presentes em Santa Maria e em muitos outros lugares: “São como uma tropa de choque organizada para assumir liderança na Igreja Católica e levar a cabo a obra de restauração de um antigo regime eclesial e político considerado, por muitos, definitivamente ultrapassado a partir do Vaticano II. Aquele de Santa Maria, portanto, não é somente um fato lamentável, mas é o sintoma de uma enfermidade crescente no meio católico”.

* * *

A “sagração”, enfim, ocorreu na Catedral Anglicana do Mediador. Compareceram, mui cordialmente, os senhores bispos Dom Sinésio Bohn, emérito de Santa Cruz do Sul, e o próprio  Dom Hélio Adelar Rubert.

Tudo isso não impediu (ou ao menos postergou um pouco mais tal processo que já vinha se arrastando há tempos) que, na última quarta-feira, a diocese de Santa Maria fosse alçada à categoria de arquidiocese e, consequentemente, Dom Hélio Rubert elevado à dignidade de arcebispo!

32 comentários sobre “Para finalizar o caso Santa Maria: bispos “católicos” assistem à “ordenação” anglicana. A tropa de choque dos tradicionalistas.

  1. “Aquele de Santa Maria, portanto, não é somente um fato lamentável, mas é o sintoma de uma enfermidade crescente no meio católico”

    GRAÇAS A DEUS!

    Os modernistas estão reconhecendo que o número de católicos fieis a verdaeira Sã Doutrina está crescendo. É claro que esses Judas modernos irão querer parar esse crescimento com masi e masi escândalos.

    Vamos a luta irmãos católicos.

    Curtir

  2. Hahaha
    Daqui uns dias essa foto sairá em alguns meios católicos ditos “conservadores” e “salvadores” da liturgia “apenas para ressaltar” a beleza dos paramentos utilizados. Para esses o importante é a estética e mais nada!!
    Por acaso Dom Hélio apenas assistiu a cerimônia ou procurou se espelhar no bispo de Évreux?

    Curtir

  3. “São como uma tropa de choque organizada para assumir liderança na Igreja Católica e levar a cabo a obra de restauração de um antigo regime eclesial e político considerado, por muitos, definitivamente ultrapassado a partir do Vaticano II”

    Gostei. Que a tropa de choque seja cada vez mais forte!

    Curtir

  4. Senhores…
    Amigos…,
    Eu diria que…,
    Bem,…
    Considerando a atual conjuntura….,
    Acho que vou vomitar…
    Bhuuuaaaaaaaaaahhhhh….,koff,koff, arrrghhhh.
    Desculpa, sem comentários.

    Curtir

  5. Pois olha, agora é senhor Arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Ruber. Quem diria hein! Como diz meu pai; “Sou mais porrada do que diplomata!
    Esses caras não tem vergonha na cara não é?!
    E se fosse em Londres? Os anglicanos emprestariam Saint Paul Cathedral para sagração de um bispo porque Westminster é menor?!!
    Dúvido!!!!

    Curtir

  6. Graças a Deus esta desgraça chegou ao fim. A desgraça só foi grande desta forma porque um sucessor de Judas resolveu “fazer graça”.

    Curtir

  7. Apenas uma ressalva: O “Arcebispo de Santa Maria” já sabia da notícia da elevação de sua sede a status de Arquidiocese há muito tempo. Segundo alguns não foi publicada por decisao do Sr. Núncio apenas para esperar a calma dos furiosos!

    Curtir

  8. Sangue de mártires é semente de cristão. E sangue de ecumêncios é semente de confusão.

    osires

    Curtir

  9. Nós não defendemos posições ultrapassadas. Nós somos o futuro. Ultrapassados são os envelhecidos do Vaticano II, e seus movimentos libertários, comunistas e hippies dos anos 1960 e 1970. Essa época já passou e foi um fiasco, não só para a Igreja, mas para todo o mundo ocidental, de um modo geral.
    Nunca nos esqueçamos: Não somos o passado, somos o futuro!

    Curtir

  10. Aos “bispos e “bispas” anglicanos os meus sinceros
    ” Tomooo “,como diriam os bichinos da parmalat :-)

    Curtir

  11. Essas declarações desse sacerdote são completamente errôneas no que pertine à nutereza da doutrina católica e destoam todos os documentos da Santa Igreja!

    Os católicos devem exortar os anglicanos à comunhão com a única Igreja de Cristo, e não participar de uma celebração “faz de conta”, mentirosa, que destroem vários dogmas!

    Curtir

  12. O bispo D. Sinésio é emérito de Santa Cruz do Sul e referencial do ecumenismo para o regional Sul III da CNBB. Por isso estava presente. Apenas essa pequena correção.

    Curtir

  13. Quem é esse tal de “Gabriele Cipriani”? Para já é mais estúpido do que a estupidez e, sendo a estupidez em pessoa está muito bem como secretario do CONIC.
    É tão estúpido que se farta de dar tiros nos próprios pés.

    Deixemos o Gabriele.

    Este Gabriele nada teve com a elevação a Arcebispo do bispo que queria emprestar a “sua” catedral para nela se fazer um ato não reconhecido pela Igreja católica, ou será que sendo sagrado numa Catedral católica iria restabelecer a linha dos Bispos.

    Esse Cipriani não anda neste mundo. Se andasse sabia que centenas de milhares de anglicanos estão a regressar ao catolicismo, não por via do ecumenismo, mas por via do amor. Porque que os nossos irmãos anglicanos de Santa Maria, reconhecendo o erro de Henrique VIII, não voltam à casa Mãe. Um bom tema para o Cipriani fazer uma tese!

    Curtir

  14. Vossa Excelência Reverendíssima,

    deveria saber que Cristo e sua palavra é sempre o mesmo, ontem, hoje e sempre. Não é “atualizada” segundo o mundo e muito menos a caprichos humanos.

    A “Igreja” que V.Ex.ª Rev.m a defende, está velha, ultrapassada, enfim, tornou-se asilo de velhos.

    Homens jovens de bom senso e de boa índole, fogem desses seminários diocesanos, porque sabe que não vale a pena entregar todo seu resto de vida em algo tão vazio.

    V.Ex.ª Rev.ma, um dia, morrerá, e, um dia, essa “Igreja” padecerá igualmente (Mateus 9: 14-17)porque seus pilares foram construídos na terra, não do alto.

    Sua “Igreja” esquece dos fundamentos de Deus.

    Graças a Deus, sem merecimento nenhum, somos que somos, “fundamentalistas”. Assim somos excluídos do mundo e de seus padres.

    Graças a Deus, sem merecimento nenhum mesmo, somos o que somos, “tradicionalistas”. Assim somos excluídos pelos inovadores dessa Igreja para felicidade dos hereges que não reconhecem a única e a verdadeira Igreja.

    “Ubicumque fuerit corpus, illuc congregabuntur et aquilae”. [Vulgata, Lucas 17.37]

    Graças a Deus, somos essa carniça para muitos desse tempo…

    Curtir

  15. Apenas uma outra ressalva: A Nomeação do arcebispo de Brasilia não irá agradar a muitos. Sairá nos proximos dias e se tudo estiver certo antes da Assembleia dos Bispos

    Curtir

  16. Todas as religiões possuem fanáticos. Infelizmente os tradicionalistas são os fanáticos religiosos do catolicismo romano. Para ser Catolico Romano de verdade é necessário primeiramente obedecer o Papa e seus representantes. Vejam a tremenda contradição em que vocês caíram: ao tentarem defender a Igreja colocaram-se contra seu magistério vivoc e infalível! Vocês não obedecem o Papa e querem ser católicos? O Papa já deixou claro que as posições extremistas e sectárias dos tradicionalistas os colocam fora da Igreja. Viva o Papa!

    Curtir

  17. Quer dizer que , o agora arcebispo, foi participar
    de uma cerimônia inválida ??

    O lema dele é:
    IN CARITATE EXEMPLUM! (Ser modelo no amor! Tm 4, 12)

    Não dava para SER EXEMPLO também na Doutrina, na Fé,
    na Obediência, nas ORDENAÇÕES, etc ??

    Curtir

  18. E tinha gente, que falava que, nao adiantava mandar email pro VATICANO!

    Assim mesmo , eu enviei vários!! Nada como o tradutor do GOOGLE!! rsrs

    Ohhhhhhhhh glória!!

    Curtir

  19. O comentário 7:47 n pode ser padre, se for, é uma lástima. Começa dizendo que há outras religiões, foco ecumenista.

    Depois vai pra BIPOLARIDADE: afirma que os tradicionalistas são os fanáticos do Catolicismo Romano e usando da plena comunhão afirma que estamos fora da Igreja.

    Como ser fanático de uma religião e estar ao mesmo tempo fora dela? É gardenal conciliar na cabeça!

    Curtir

  20. Padre Paulo Marcondes, a obediência não é um bem em si, mas relativo ao bem. Para ser Católico Apostólico Romano, é preciso primeiramente obedecer a verdade que a Igreja sempre ensinou em todos os tempos e lugares, antes mesmo de obedecer o Papa, que também deve obediência a verdade. No caso do ecumenismo, por exemplo, temos a Carta Encíclica Mortalium Animos, que não autoriza nada do que vem sendo feito, desde a década de 1960. Não somos nós que nos colocamos contra o magistério vivo e infalível, mas sim a colegialidade, a liberdade religiosa e o ecumenismo, que vão contra a própria constituição divina da Igreja. Mas já que o sr. falou que o Papa deixou claro que as posições “extremistas e sectárias” dos tradicionalistas nos colocam fora da Igreja, poderia citar em qual documento ele declara isto? Para mentes como a do sr. os anglicanos e demais protestantes, devem todos participar da Igreja….

    Curtir

  21. Pe. Paulo Marcondes, nem todos que “frequentam” esse
    blog são tradicionalistas. Leio porque é um blog católico, com boas matérias.
    E o erro deve ser denunciado por todos católicos que zelam pela Igreja.

    Onde o Papa pede que os Bispos católicos participem
    de ordenações inválidas ??

    Curtir

  22. Se o Pe. Marcondes tivesse lido pelo menos o CATECISMO DE SÃO PIO X (http://www.santamariadasvitorias.com.br/documentos/Catecismo_de_Sao_Pio_X.pdf), saberia deduzir dali o significado da OBEDIÊNCIA CATÓLICA.

    Veja padre:

    § 1o – Do quarto Mandamento da Lei de Deus
    (Honrar pai e mãe.)

    “401) Debaixo do nome de pai e de mãe, que mais pessoas compreende este Mandamento?
    Debaixo do nome de pai e de mãe, este Mandamento também compreende todos OS LEGÍTIMOS SUPERIORES, TANTO ECLESIÁSTICOS como seculares, aos quais portanto
    devemos obedecer e respeitar.”

    Agora voltamos ao N.o 399:

    “399) Que nos ordena o quarto Mandamento: honrar pai e mãe?
    O quarto Mandamento: honrar pai e mãe, ordena-nos respeitar o pai e a mãe, OBEDECER-LHES EM TUDO O QUE NÃO É PECADO, e auxiliá-los em suas necessidades espirituais e temporais.”

    Está claro?

    Agora uma pergunta, Pe Marcondes:

    O que OS LEGÍTIMOS SUPERIORES ECLESIÁSTICOS de Santa Maria/RS, que vergonhosamente participaram de uma SIMULAÇÃO DE SAGRAÇÃO COM HEREGES estavam fazendo, senão semear confusão e CAUSAR ESCÂNDALO ^(ver n.os 414; 415; 416 no Catec. São Pio X) entre os fiés católicos?

    Curtir

  23. Padre Paulo Marcondes,

    “Não somos nós que nos colocamos contra o magistério vivo e infalível, mas sim a colegialidade, a liberdade religiosa e o ecumenismo, que vão contra a própria constituição divina da Igreja.”

    Por exemplo a encíclica Mortaliun Animos condena o ecumenismo e a liberdade religiosa. O sr. conhece essa encíclica Padre???

    Por exemplo o mesmo Papa que o sr. afirma obedecer, mandou colocar confessionários nas Igrejas e ainda dar a comunhão na boca e de joelhos. O sr. obedece ao Papa nisso Padre???
    E ainda:
    É do conhecimento de alguns que a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos enviou uma circular em outubro de 2006 aos presidentes das conferências dos bispos a respeito da tradução do “pro multis” na forma de consagração do vinho. O então Prefeito, Cardeal Arinze, comunicou que a tradução deve ser literal – “por muitos” – e não “por todos”, como se encontra em várias edições vernáculas do Missal Romano.

    O sr. já trocou o “por todos” pelo ” “pro multis” ???

    Curtir

  24. “Vejam a tremenda contradição em que vocês caíram: ao tentarem defender a Igreja colocaram-se contra seu magistério vivoc e infalível!”

    “Vocês não obedecem o Papa e querem ser católicos?”

    Prezado padre Marcondes, a quem o senhor se refere por ‘vocês’? Talvez o senhor não tenha percebido, mas os comentaristas têm opiniões diferentes ou com matizes diferentes aqui no blog.

    Sinceramente, estou cansada de quem faz comentários atacando os outros comentaristas, especialmente, de maneira coletiva e imprecisa como a sua ou porque não consegue comentar a notícia em si de maneira ponderada.

    Umas dezoito pessoas comentaram a notícia antes do senhor, inclusive um outro sacerdote, e o senhor as chamou de fanáticas indistintamente. Isso não é correto!

    Faço minhas as palavras dos Gederson. Não tivemos notícia de que a Mortalium Animus foi abrogada. Então, ainda está valendo.

    Curtir

Os comentários estão desativados.