Novas nomeações para a Cúria Romana?

(Catholic Culture) Dom Fernando Filoni, o número dois da Secretaria de Estado do Vaticano, conhecido também como sostituto, será em breve nomeado como prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, segundo o proeminente vaticanista do La Stampa, Andrea Tornielli. Tornielli informa que o Arcebispo Filoni será nomeado para substituir o Cardeal Ivan Dias, que celebrou seu 75º aniversário na semana passada e assim atingiu a idade de aposentadoria.

O anúncio da substituição do Cardeal Dias foi amplamente antecipado em Roma. A Congregação para a Evangelização, ou Propaganda Fidei, coordena o trabalho da Igreja em territórios de missão. O prefeito tem uma autoridade considerável, com responsabilidade pela nomeação de muitíssimos bispos.

Como sostituto, Dom Filone já se tornou uma figura chave na Cúria Romana. O sostituto controla o fluxo de papéis pela burocracia Vaticana, e encontra o Papa diariamente. Geralmente, após trabalhar como sostituto, um prelado é nomeado prefeito de uma congregação romana. No século XX, dois homens que serviram como sostituto chegaram ao Papado: Bento XV e Paulo VI.

Italiano, Dom Filoni foi núncio apostólico no Iraque e nas Filipinas antes de sua indicação como sostituto em 2007.

Segundo a matéria de Tornielli em La Stampa, Dom Filoni seria substituído no Secretariado de Estado pelo Arcebispo Giovanni Angelo Becciu, atual núncio apostólico em Cuba. 

Experiente diplomata Vaticano, Dom Becciu trabalhou na Nova Zelândia, Grã-Bretanha, França e Estados Unidos antes de se tornar núncio apostólico em Angola, onde deu boas vindas ao Papa Bento XVI em março de 2009 — e depois em Cuba.