Gato por lebre.

Estupidez ou irreverência?

Falsificam imagem na Basílica de Flores

No último dia 1º de maio à tarde, a Basílica San José de Flores (Buenos Aires, Argentina) vestiu seus melhores trajes para receber o Núncio de sua Santidade, o qual, logo após celebrar solenemente a Festa da Divina Misericórdia, benzeu uma imagem do Beato Papa João Paulo II entronizada na ocasião. Talvez Mons. Adriano Bernardini não soubesse que lhe “venderam” gato por lebre. Passemos ao assunto.

Inteirado através de um comentário publicado no Panorama Católico Internacional, sobre a possibilidade de que a imagem de referência tivesse sido o resultado da decapitação de uma antiga escultura de São Pio X, sobre a qual se havia colocado a cabeça de João Paulo II, dirigi-me à Basílica para observá-la atentamente tratando de desmentir ou confirmar o fato.

Ao vê-la, fica óbvio que não é uma imagem nova, disso não há a menor dúvida; inclusive ele tem uns ganchos de suporte antigos com os quais foi levada em procissão.

Trata-se da escultura antiga de um papa beato ou santo, que foi repintada, prova disso são algumas falhas que permitem ver a pintura original.

Porém, não lhe tiraram a cabeça, como sugeria o comentário: acrescentaram-lhe material, de modo a deformar os traços originais para que se parecesse o novo beato. Ou seja, colocaram uma máscara à imagem original de São Pio X (já verão que se trata dele), para que o Núncio de sua Santidade (suponho que não o saiba) e todos os desprevenidos fiéis de Flores acreditassem que se tratava do Beato João Paulo II.

Porém, que provas o senhor tem, vamos ver?

Em primeiro lugar, qualquer pessoa que tenha visto fotos de São Pio X poderá perceber, através da “máscara de João Paulo II”, a postura e algo mais que nos remetem ao santo que morreu combatendo o Modernismo hoje revivido. O aprendiz de escultor não pôde anular completamente o escultor italiano (porque se continuarem lendo saberão de onde provém).

Em segundo lugar, há vários detalhes que identificam ao personagem “retratado” originalmente. O solidéu usado por São Pio X era maior que os que atualmente se utilizam. A orelha deste Santo tinha um traço peculiar “de líneas agudas”, tal como se vê nesta estátua; ao contrário, a de João Paulo II era arredondada. A famosa Cruz peitoral de esmeraldas de São Pio X havia sido representada nesta imagem seccionando tanto o travessão vertical como o horizontal, embora a gema central hoje em dia tenha outra cor. Os dedos da mão direita na posição usada anteriormente para benzer. A âncora do escudo papal do Santo na estola da imagem.

Por último, mais para além desses detalhes, me dei conta de um ponto de minha observação que já conhecia esta estátua. Claro! A antiga imagem de São Pio X que mascararam para dar à luz esta nova de João Paulo II é a que trouxe desde Roma aquele casal dessa paróquia que assistiu a sua canonização em 1954. Foi a que o pároco deles colocou no Altar do Calvário (à direita do Altar principal), substituindo uma imagem do menino Jesus (que o mostra sentado entre os doutores do templo), e com a qual nos havíamos acostumado a ver ao passar até a Capela de São José.

A mesma que o pároco anterior, padre Martín Bustamante, devolvendo o Menino Jesus ao seu lugar original, destinou a presidir o salão de catequese que leva o nome do último papa santo, de onde também foi vista por incontáveis pessoas.

E, logicamente, é a mesma que desde aquele lugar o padre Gabriel Marronetti tomou para fazer… como se pode qualificar ou mascarar uma estátua benta de um santo, que se expôs em um dos altares mais importantes da basílica durante anos e, em seguida, chamar o Núncio de sua Santidade para fazê-la benzer novamente, diante dos fiéis, mas, agora sob outro nome? Não é isso uma zombaria aos paroquianos, a São Pio X, ao beato João Paulo II e ao Papa gloriosamente reinante?

Ninguém vai fazer nada para reparar a ofensa? É de se supor que não, porque tampouco ninguém reparou a enorme injuria inferida a São José neste mesmo templo, como já publicamos AQUÍ.

P/d: Padre Marronetti, da próxima vez procure uma pessoa conhecedora do oficio. Ou seja, como disse o padre Castellani, se vai “pecar”, peque bem; porque o artesão que o senhor escolheu só fez uma porcaria digna de um pintor de pincel grosso.



São Pio X escondido

A orelha de linha pontiaguda.




A Cruz Peitoral de São Pio X



Algumas das muitas falhas na pintura


Ancora do escudo papal de São Pio X

11 Comentários to “Gato por lebre.”

  1. Não era preciso nem ler o texto para notar a trapaça…

    Mas nada de anormal. Em sentido figurado, a máscara de João Paulo II foi colocada no rosto de São Pio X em muitos outros lugares, não somente nesta imagem…

  2. Puseram uma máscara na Igreja, por que não fariam isso com São Pio X?

  3. Na verdade, antes de ler o texto, olhando a imagem de relance, me pareceu S. Pio X.

    Em tempo, se alguém souber onde é possível comprar uma imagem de Pio X, partilhe a informação!

  4. São Pio X grande Papa, defensor da fé católica tradicional e antimodernista etc etc etc …
    Beato João Paulo II modernista liberal e seus atos eram contra a Mortaliun Animos foi o grande protagonista do encontro de assis e do ecumenismo que ate´hoje só fez humilhar a Igreja Católica Apostólica Romana diante de seus inimigos e hereges

    Usar a imagem de São Pio X e a deformar para fazer uma de JP II foi de matar mesmo. É de muito mal gosto. Esse ato ofende profundamente e o que será feito para reparar ?

  5. Quanto desprezo…

    Há poucos anos eu procurei tanto uma imagem de São Pio X para comprar e nada de achar! E as que se tem, ainda se colocam máscaras e transformam no santo da ocasião…
    Decididamente, na visão deste padre, estamos fora de moda.

  6. Não poupam nem as esculturas… meu Deus!

  7. Eu comprei um S. Pio X muito bonito nessa loja: http://artesanatocosta.com.br/. Está em casa já tem uns 2 anos. De uns 20 cm.

  8. Quiero dejarles el link en donde hemos publicado las fotografías de Su Excelencia el Sr. Nuncio Apostólico bendiciendo esta estatua. Suponemos que él no sabía que debajo de Juan Pablo II estaba San Pío X.

    http://pagina-catolica.blogspot.com/2011/05/sorpresa-en-la-basilica.html

    Saludos en Cristo Jesús.

  9. Isso é um símbolo da Nova Igreja que se sobressai sobre os escombros do passado. Mascararam a rigidez que custou a São Pio X a honra dos altares, para substitui-lo pelo liberalismo de João Paulo II, que teve um pontificado comparável ao de São Pio X a agua e o óleo…

  10. Oremos pela Graça do perdão por esse Sacrilégio…

  11. Obrigado, Juliana. Escrevi para eles a fim de perguntar o valor.