Frei Betto: “Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?”

Apresentamos o infeliz artigo do desafortunado escritor, assessor de movimentos sociais e apóstolo “diferenciado” de Belzebu, Frei Betto. Acredite se quiser, esse indivíduo nunca foi punido pelas autoridades eclesiásticas e continua sua saga contra a Igreja Católica juntamente com seus irmãos Leonardo Boff, Marcelo Barros, Ione Buyst, etc…, todos eles, optantes preferenciais pela Sinagoga de Satanás.

Leia e já retornamos. Os destaques são nossos:

Os Gays e a Bíblia

Escritor e assessor de movimentos sociais – Adital

Da esquerda para a direita: frei Betto, Lula e Cardeal Hummes.

Da esquerda para a direita: frei Betto, Lula e Cardeal Hummes.

É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos.

No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva. Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje, homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as “pessoas diferenciadas”…).

Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc.).

No 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27 países membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela “despenalização universal da homossexualidade”.

A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu Catecismo a exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais. No entanto, silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar contra a homofobia. E, no entanto, se escutou sua discordância à decisão do STF ao aprovar o direito de união civil dos homoafetivos.

Pastor protestante, Frei Betto e Mãe de Santo em evento no Rio de Janeiro.

Pastor protestante, Frei Betto e Mãe de Santo em evento no Rio de Janeiro.

Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hétero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo, destinatário da graça divina.

São alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no Brasil. A urgência de uma lei contra a homofobia não se justifica apenas pela violência física sofrida por travestis, transexuais, lésbicas etc. Mais grave é a violência simbólica, que instaura procedimento social e fomenta a cultura da satanização.

A Igreja Católica já não condena homossexuais, mas impede que eles manifestem o seu amor por pessoas do mesmo sexo. Ora, todo amor não decorre de Deus? Não diz a Carta de João (I,7) que “quem ama conhece a Deus” (observe que João não diz que quem conhece a Deus ama…).

Por que fingir ignorar que o amor exige união e querer que essa união permaneça à margem da lei? No matrimônio são os noivos os verdadeiros ministros. E não o padre, como muitos imaginam. Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?

Ora, direis ouvir a Bíblia! Sim, no contexto patriarcal em que foi escrita seria estranho aprovar o homossexualismo. Mas muitas passagens o subtendem, como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os “eunucos de nascença” (Mateus 19). E a tomar a Bíblia literalmente, teríamos que passar ao fio da espada todos que professam crenças diferentes da nossa e odiar pai e mãe para verdadeiramente seguir a Jesus.

Há que passar da hermenêutica singularizadora para a hermenêutica pluralizadora. Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão e censurava o empréstimo a juros. Por que excluir casais homoafetivos de direitos civis e religiosos?

Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados. A lei é feita para a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei.

Não nos resta senão apelarmos às autoridades da Igreja para que tomem as devidas providências contra esse senhor que há anos macula a imagem da Igreja no Brasil. Não deixe de enviar seu e-mail, carta ou fax. É aconselhável que, no corpo de sua mensagem, seja informado o direcionamento da mesma correspondência para outras congregações romanas.

NUNCIATURA APOSTÓLICA – DOM LORENZO BALDISSERI

Av. das Nações, Quadra 801 Lt. 01/ CEP 70401-900 Brasília – DF
Cx. Postal 0153 Cep 70359-916 Brasília – DF
Fones: (61) 3223 – 0794 ou 3223-0916
Fax: (61) 3224 – 9365
E-mail: nunapost@solar.com.br

SECRETARIA DE ESTADO DA SANTA SÉ:

Eminência Reverendíssima Dom Tarcisio Cardeal Bertone
Palazzo Apostolico Vaticano
00120 Città Del Vaticano – ROMA
Tel. 06.6988-3438 Fax: 06.6988-5088
1ª Seção Tel. 06.6988-3014
2ª Seção Tel. 06.6988-5364
e-mail: vati026@relstat-segstat.va; vati023@genaff-segstat.va ; vati032@relstat-segstat.va

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ

Eminência Reverendíssima Dom William J. Levada
Palazzo del Sant’Uffizio, 00120 Città del Vaticano
E-mail: cdf@cfaith.va – Tel. 06.6988-3438 Fax: 06.6988-5088

CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA.

Excelência Reverendíssima Dom João Braz de Aviz:
Piazza Pio XII, 3 00193 – Città del Vaticano – ROMA
Tel. 06.6988-3438 Fax: 06.6988-5088
Senhor Prefeito: +39. 06. 69884121
Senhor Arcebispo Secretário Joseph William Tobin, C.SS.R.: +39. 06. 69884584
E-mail: civcsva.pref@ccscrlife.va (Prefeito)
civcsva.segr@ccscrlife.va (Secretário)
vati059@ccscrlife.va (informação)

CONGREGAÇÃO PARA O CLERO

Eminência Reverendíssima Dom Mauro Cardeal Piacenza:
Piazza Pio XII, 3 00193 – Città del Vaticano – ROMA
Tel. 06.6988-3438 Fax: 06.6988-5088
Tel: (003906) 69884151, fax: (003906) 69884845
Email: clero@cclergy.va (Secretário)

Tags:

33 Comentários to “Frei Betto: “Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?””

  1. Este senhor, se é que eu posso chama-lo assim, com certeza não conheçe a Palavra de Deus. Dizer que todos somos filhos de Deus é simplesmente ir contra o evangelho que diz: Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
    Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus. (Jo 1, 11-13)

  2. Eu traduzi recentemente uma noticia do MessainLatino.it, onde uma “madre” da Igreja Vetero Católica do norte da Itália, ao “celebrar” dois “casamentos” gays, disse “como afirmava Martinho Lutero, as escrituras não devem ser consideradas ‘um papa de papel’ e devem ser interpretadas. ‘Porque se é verdade que proíbem um homem de se deitar com outro homem’, ironiza ela, ‘é também verdade que ensinam a sacrificar animais e a cozinhar a carne de modo liturgicamente correto. Mas eu gostaria de ver quantos observantes preparam sacrifícios e carnes segundo a liturgia na sala de jantar do seu apartamento privilegiado’…. SIC!!! – http://blog.messainlatino.it/2011/05/vi-dichiaro-marito-e-marito.html

  3. Àqueles que receberem resposta da Nunciatura Apostolica por favor poste-na aqui.
    Ah e com certeza os que recberem resposta positiva a suas correspondências por parte da Congregação chefiada pelo Arcebispo Emértito de Brasília, também seria um favor postam-la nas aqui.
    Serei grato em saber que tais organismos hierárquicos estão cientes de nossas cartas.

    Quanto a minha, à Nunciatura entrego-a pessoalmente.

  4. Herege SAFADO.

  5. “Mas muitas passagens o subtendem, como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os “eunucos de nascença” (Mateus 19).”

    Que ENTREGUISTA esse “Frei” Betto, e igualmente hipócrita. Clama pela “igualdade” entre homossexuais e heterossexuais mas fica a especular sobre a vida íntima de personagens sagrados, como que perguntando “será que ele era” à guisa de apresentador de TV falando de famosos.

    É uma atitude nobre querer denúnciar este doidivanas, mas eu particularmente perdi a fé nos tribunais deste mundo, sejam eles os civis, militares ou eclesiásticos. Estes últimos no máximo emitirão notinhas de lamentação. A minha certeza é que este ímpio religioso não escapará do Tribunal Eterno, a menos que se converta.

  6. “Eunucos de nascença” – Que eu saiba, a exegese sempre aplicou a expressão ao sagrado CELIBATO, mantido pelo próprio Jesus Cristo. Mais adiante no mesmo trecho, Nosso Senhor dirá: “E há eunucos QUE SE FIZERAM eunucos por amor ao Reino de Deus”, para Frei Betto, há os que se tornam gays por amor ao Reino de Deus??? Texto fora do contexto é pretexto.

    No entreguismo sagrado de Betto, o centurião interessar-se pela cura de seu servo também é indício de homossexualismo? Não vou mais perguntar sobre a saúde de ninguém…

    O pior (ou melhor) de tudo é que este texto SUB-FECAL, e isto ainda é elogio, irá parar na contracapa do jornal semanal de minha cidade (Santa Cruz do Rio Pardo-SP), onde os Frades Dominicanos se fazem presentes há mais de 70 anos! Quero ver o que vão dizer, se é que vão dizer algo…

  7. Beto deveria junto com a turma da adital.com.br nos deixar em paz e fazer a sua própria igreja.

    E que os bispos da TL sigam o mesmo caminho.

  8. meus amigos. tudo que o dsenFREIado Beto sonha é ser punido por Roma, é o único titulo que lhe falta. Um amigo que o conheceu no passado me confirmou que a grande frustração dele é justamente não ter tido a mesma “sorte” do Boff. Afinal para os seus sequazes isso seria a glória, pois confirmaria, para eles é claro, que Roma persegue injustificadamente a TL.
    Além do que isso alavancaria a carreira de escritor e palestrante do freizinho. lembrem-se que o Boffetada construiu uma pequena fortuna depois do cala boca que levou.

  9. É um absurdo!!! É o fim!!!
    É mais um ataque à Igreja Católica Apostólica Romana.
    Frei Beto é totalmente contra a instituição da família, fica bem claro em seu texto, e…ele enfrenta de forma agressiva todo o “Clero”.
    Nós, católicos, ficamos realmente entristecidos com todos esses fatos que ocorrem e denigre a imagem da Igreja e de Nosso Senhor Jesus Cristo.

  10. Nossa, e a primeira foto foi tirada na minha paróquia

  11. Deveria com colocar este tal senhor Beto encarcerado num convento oriental e fazer-lhe calar-se e não dizer mais asneiras típicas dos “freis”!

  12. Nunca recebi uma resposta de qualquer uma das denúncias que fiz, acho que acontece o mesmo com a diocese de São José dos Campos, ao verem meu email devem deletar.

    O texto dele sobre a orgia com a Trindade no carnaval é bem pior.

  13. Duas Ana Maria’s?

  14. Que DEUS tenha misericórdia de nós, a nossa sociedade passa por uma forte crise de declínio moral e religioso, e quem deveria ficar sustentando a Igreja, infelizmente está do lado das orgias e farras teológicas da qual a TL é responsável.

  15. Pro Inferno este herége! Que pouca vergonha!

  16. Infelizmente, é o que aconteceria e já estava previsto e foi dito e repetido:
    “Ai de vós, quando todos os homens vos louvarem! porque assim faziam os seus pais aos falsos profetas.” (Lucas 6:26)
    “Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” (2 Pedro 2:1)
    Estamos caminhando para um estágio onde as pessoas serão tolerantes umas com as outras (o que é excelente, pois quem ama tudo suporta, mas também fala a verdade), porém desejo que esta “tolerância” não nos permita que a gente pare de nos educar uns aos outros na Palavra de Deus. Pois o próprio Deus diz para nos admoestarmos uns aos outros. Sem relacionamento com Deus, não existe fé, sem buscar santidade ninguém vê a Deus, nem sente, nem viverá.
    Que Nosso Senhor Jesus nos ilumine e nos guie através do seu Espírito Santo.
    Abraços!

  17. por favor meus irmaõs esse elementos ainda é religioso( formalmente falando) ou se diz ser?
    por favor me tirem essa dúvida.

  18. Perdoem-me o pessimismo mas pedir as autoridades a punição do Frei Betto me parece inútil, a décadas que ele corrompe a doutrina católica e ninguém nunca fez nada e se fizessem só iria inflar o ego dele como disse o Ítalo. É melhor rezar e trabalhar na catequização dos católicos ensinando-os a verdadeira doutrina e a evitar Betto e C.I.A.

  19. Esse Frei Betto é um inimigo infiltrado na Igreja. Ele não é católico faz tempo. Não tenho nenhum respeito por este cidadão desgraçado.

  20. A punição do “frei” Betto não é inútil. Quantos aqui não ouviram de não-católicos, ou pior, de seus catequizandos ou de pessoas recentes na Fé, a pergunta: “Ué…mas ele não é frei? Se tá errado, pq não falam nada?”
    Ao ouvir tal questionamento, o que posso dizer?

  21. Fazer a denuncia parece inútil(ainda mais que, quem vai receber n é lá essas coisas), mas mostra movimentação e eles temem a movimentação na net!

  22. Carlos Magno, são completamente diferentes!! DEO GRATIAS!

  23. Meu Deus!

    Será que não tem um homem na Igreja para enviar a mão nesse cidadão??

    Respota:Não!Não há…

  24. O pior é que eu nem me surpreendo. Alguém esperava coisa melhor desse cidadão?

  25. ja recebi resposta do vaticano sobre as denuncias feitas sobre o simulacro de ordenação anglicana.
    farei denuncias contra esse elemento que se diz catolico.
    no mais cada dia me sinto mais envergonhado por essas pessoas na igreja. o que explicar para os outros que
    isso não é catolicismo.

  26. Acabei de receber a confirmação de que o Núncio, a Congregação para a Doutrina da Fé e a Secretaria de Estado leram minhas mensagens de protesto.

  27. Maldito agente de satã,lobo grotesco em pele de cordeiro,esse “Frei” de quinta não me surpreende em mais nada. Para o inferno todo esse joio que fere e macula a imagem da Santa Igreja.

  28. Enquanto este herege for útil para um setor da Igreja que dialoga com o comunismo mundial, não pensem que alguém irá puní-lo. Tem siso assim a mais de trinta anos!
    Deus tenha piedade de nós!

  29. A Sua Eminenza Dom Tarcisio Cardeal Bertone, Salve Maria!

    Eminenza,

    vengo rispettosamente farle il presente appello perchè cessino le follie del religioso brasiliano Frei Betto.

    Da anni, questo sfortunato religioso ha minato la fede cattolica con le sue azioni e pronunciamenti in completa dissociazione con la nostra amata dottrina.

    Da anni, noi, i fedeli brasiliani, ci chiediamo: fino a quando?

    Fino a quando la Chiesa, come buona Madre che è, avrà pazienza con questi abusi?
    Fino a quando la Chiesa permetterá che questo religioso esprima le sue “opinioni” como fossero dogmi della Chiesa stessa, facendosi beffe dei valori e delle virtù che sono state dettate dal Nostro Santissimo Signore e Salvatore?

    Fino a quando? Qual è il limite della pazienza e della carità? Quale sarà il colpo di grazia che sveglierà i nostri Pastori per venire in soccorso del gregge del Signore già in preda ai lupi ?

    É dottrinalmente cattolico ciò che dice sulle unioni omosessuali?
    É questo che il gregge di Dio dovrebbe pensare a rispetto?

    Le Sacre Scritture sono state modificate/abolite in nome di un nuovo catechismo? è proprio vero che non è più peccato un uomo giacere con un altro uomo? Chi ha cambiato la Verità?

    Quando Dio è tornato sulla terra, di persona, portando una nuova Rivelazione? Sì, perché neanche gli angeli nel cielo possono cambiare la Verità! O non sta scritto: “Orbene, se anche noi stessi o un angelo dal cielo vi predicasse un vangelo diverso da quello che vi abbiamo predicato, sia anatema!” (Galati 1:8)?

    Questo è il link che ha causato la mia indignazione: https://fratresinunum.com/2011/05/30/frei-betto-pode-a-teologia-negar-a-essencial-sacramentalidade-da-uniao-de-duas-pessoas-que-se-amam-ainda-que-do-mesmo-sexo – Dove dice: “Può la teologia negare la essenziale sacramentalità dell’união di due persone che si amano, anche se sono dello stesso sesso?” E via cosi…

    In un forum gay italiano ho trovato questo: “Un teologo brasiliano, Frei Betto, che era a Piacenza fra i relatori di “Carovane”, ha detto che gli sembra che gli italiani siano molto più vicini al Vaticano che a Dio ed ha fatto anche un’altra affermazione: “Dio non ha religione ”. Un paradosso? Solo in apparenza. Se lo dice un teologo, vale la pena di rifletterci” (http://freeforumzone.leonardo.it/lofi/IL-PACS-IN-ITALIA/D4117258-2.html)

    Esprimo il mio profondo e religioso rispetto all’Eminenza Vostra, e La prego di trasmettere al nostro Santo Padre, il Papa, l’espressione dell’affezione devota e rispettosa della sua figlia fedele.

    Giulia d’Amore di Ugento – Campo Grande/MS

  30. Receber um e-mail, ou carta,da Nunciatura, ou de quaisquer Dicastério,confirmando ou “acusando o recebimento de carta” como fazem, não adianta muita coisa. Eles precisam nos responder assim: “Tomaremos as medidas necessárias”.
    Isso até agora não vimos

  31. Pessoal, pro tipo de Beto, de Genésio Boff, de Ione Buchooooooooo, de Marcelo Barros, de Tomás Balduíno, isso é pouco….
    S. Tomás e S. Domingos, rogai por nós!

  32. Suspensão para a frente.

    Estou farto de incidentes e dissidentes… isto já não vai lá de outra forma, a não ser com denúncias e penas.

    Vende-se conforme as circunstâncias, mas fazerem o que lhe é devido…???

    Isto já cheira mal. Cheira a inferno, cheira a condenação eterna…

    Caros, é tempo para os leigos comprometidos e esclarecidos, exigirem às autoridades eclesiásticas respeito pelos valores, tradição e doutrina da Igreja Católica Romana.
    Não ao abandalhamento, não ao comodismo eclesial, não às tendências modernistas; sim ao regresso dos estudos eclesiásticos aos seminários; sim ao verdadeiro sentido do serviço Sacerdotal, sim às missões paroquiais e preces públicas de desagravo etc…

    Estamos a ser levados para o matadouro eterno, de livre e espontânea vontade. Alguém que seja fiel a Deus e há sua Igreja, e acredite nos alertas divinos da Mãe de Deus, nos livre disto.

    Façamos ouvir a voz Deus e criemos cruzadas de oração com sacrifícios e penitências, que se envie uma carta ou petição a todos os bispos do mundo, fazendo ouvir esta indignação.

    Caros, é agora o tempo da mudança, ou então vai ser tarde de mais. Não fiquemos acomodados, só em comunhão conseguiremos vencer.

    Pelo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, ouvi-nos ó Deus.

  33. É isso que se espera de um sacana comunista. A CNBB, como sempre se omite. Deixa o “frei” falar e fazer o que bem entender. Leonardo Bofe foi admoestado e continua falando abobrinhas. E a CNBB,ó.! Como sempre não vê, não ouve, nâo fala.