Ave, Regina Caelorum!

Ave, Regina caelorum,
Ave, Domina Angelorum:
Salve, radix, salve, porta
Ex qua mundo lux est orta:

Gaude, Virgo gloriosa,
Super omnes speciosa,
Vale, o valde decora,
Et pro nobis Christum exora.

V. Dignare me laudare te, Virgo sacrata.
R. Da mihi virtutem contra hostes tuos.

Oremus. Concede, misericors Deus, fragilitati nostrae praesidium: ut, qui sanctae Dei Genitricis memoriam agimus; intercessionis eius auxilio, a nostris iniquitatibus resurgamus. Per eundem Christum Dominum nostrum. Amen.

Tags:

3 Comentários to “Ave, Regina Caelorum!”

  1. Hoje, com a festa de Nossa Senhora Rainha termina o mês de Maria.
    Antes de 1954, o dia 31 de maio comemorava-se o dia de S. Angela Mérici mas em algumas Dioceses se comemorava Nossa Senhora Rainha dos Apostolos e outras muitas Festas de Maria, sem dúvida, a mais bela e sugestiva era a de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.
    Quando Pio XII instituiu a festa em novembro de 1954 no Calendário Geral (A Festa foi efetivada somente em agosto de 1955), foi um decreto universal, o que infelizmente acabou suprimindo todas as festas Marianas do dia 31 de maio.
    Eu, particularmente, penso que o Santo Padre poderia ter elevado a Festa de Nossa Senhora Medianeira para o Calendário Universal, aproveitando a aprovação de Bento XV em 1921 para certos locais e inserindo a festa em alguma feria.
    Aproveito aqui e transcrevo um belo trecho do “Trigesimo Primeiro Dia” do “mez de Maria” do Manual da Pia União das filhas de Maria.
    “Bem sabeis que assim como Jesus Christo é o único medianeiro entre Deus e os homens, não podendo ninguém ser salvo senão por Elle, também Maia Santissima é a principal medianeira perante Jesus Christo. Jesus Christo é medianeiro por merecimento, Maria é-o por intercessão,pois nenhuma graça será concebida aos homens, sem passar por suas mãos, como depositaria de todo o preço da Redempção de modo que não há graça, não há consolação, não há meio de salvação ,que não vos venha por intercessão de Maria.Oh! desgraçado de quem não recorre á munificiencia de Maria, pois há de ser sempre pobre e miserável!Como quereis obter as graças de Deus sem a intercessão de Maria, sendo ella a sua thezoureira e dispensadora?”

  2. Li o texto cantando interiormente. Com frequência uso a antífona ao final das Completas. Por fim o Imaculado Coração triunfará!

  3. Maria, Rainha dos céus, Medianeira de todas as graças, rogai por nós e pela Igreja.