Novo arcebispo de Brasília: Dom Sérgio da Rocha.

O Santo Padre nomeou Sua Excelência Dom Sérgio da Rocha, até então Arcebispo de Teresina, como novo Arcebispo Metropolitano de Brasília. Nomeação que significa continuidade ao infeliz pastoreio de Dom João Braz de Aviz. Pobres brasilienses.

42 Comentários to “Novo arcebispo de Brasília: Dom Sérgio da Rocha.”

  1. Não conheço. Qual a lamentável biografia de Sua Excelência Dom Sérgio da Rocha?

  2. Não Ferreti. Nem tudo ou quase nada deverá ser como antes, se forem confirmadas as ações pró TL que pude verificar no site de Teresina, a tendência é de que a coisa piore!

    Vejam isto: http://contribuicoes.blogspot.com/2009/03/dom-sergio-da-rocha.html e tirem suas próprias conclusões.

    A esperança é que Brasília não é um campo muito fértil para a TL, porém, só Deus sabe o que teremos pela frente.

    Rezem por nós, sempre!

    Salve Maria!

    Cleber Lourenço

  3. LOUVADO SEJA DEUS…. A FERTILIDADE DE UMA ARQUIDIOCESE DEPENDE DE CADA UM, E NÃO SOMENTE DO ARCEBISPO.

  4. Que o bom Deus possa abençoar a arquidiocese de Brasília, estávamos tão ansiosos pela nomeação, mas um jornalista alguns meses atrás disse que já seria Dom Sérgio!

    Realmente, Dom João fez diminuir um tanto a TL em Brasília e, de fato, não é um terreno fértil! Mas a Universidade Católica de Brasília que o diga, vocês precisam ver as celebrações ali realizadas!

  5. Como era a sua relação com a Missa no rito extraordinária em Teresina?
    Tirando isso, sabemos que em Teresina era amado pelo clero e pelo povo, por sua disponibilidade de dialogar.

  6. Salve Maria!

    Muito preocupante as últimas nomeações.

    Alguém saberia informar se existe algum apostolado da Tradição Católica voltado especificamente para os bispos?

    Em Jesus e Maria,
    Pedro.

  7. Um pouco que pesquisei, parece ser um bispo na linha de Dom João. Aqui em Brasília, desde da Quinta-feira Santa, já tínhamos essa informação que séria Dom Sérgio, só faltava confirmar. Alguns dizem que a nomeação demorou a sair pelo fato que a informação vazou.

    O único medo que tenho é a TL se firmar aqui em Brasília. Então, agora, nós resta rezar pelo novo pastor da igreja em Brasília.

  8. Que Deus nos guarde!!!!

  9. Só nos resta rezar e muito, para que a fumaça do inimigo se dissipe por completo e que Nossa Senhora e seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo seja piedoso com nós católicos, e consiga converter esse Arcebispo…

  10. Fiz uma rápida pesquisa e não consegui encontrar nenhuma informação que nos revele a posição de D. Sérgio com relação à Santa Missa. Também não encontrei nenhuma informação de Missa Tridentina no Estado do Piauí.

    Alguém saberia de algo?

    Salve Maria!

    Cleber

  11. Resta agora a nomeação de Florianópolis. Pelo visto Dom Sérgio já estava sendo cotado para Brasília. Alguém sabe quem está cotado para Florianópolis?

  12. Deus seja louvado pelo nosso novo Arcebispo de Brasília!
    Deus escutou a prece de toda a Arquidiocese.
    Seja Bem Vindo Dom Sérgio entre nós!
    E que Nossa Senhora Aparecida Padroeira desta Arquidiocese interceda pela sua Grande Missão!
    Oespírito Santo o conduza e Ilumine sempre.
    Ir. Penha

  13. Caros vizinhos e irmãos brasilienses vocês devem rezar bastante pelo novo arcebispo, pelo que pude apurar e também consultar o blog aqui supracitado não tenho dúvida que ele carregue a bandeira da maldita TL. A Igreja só respirará bem, com uma nova leva de eclesiásticos realmente compromissados com a sã doutrina da Igreja. Enquanto isso não acontece, rezemos pela conversão e santificação do nosso clero.

  14. Com relação a tradição. Fiquei sabendo que em Teresina, há um grupo interessado na missa tridentina. O grupo tem tudo para celebração, lugar, paramentos, livros, incluindo o Missal de 1962 e a permissão do Arcebispo. Porém, falta o sacerdote para celebrar, eles não têm nenhum sacerdote que saiba celebrar no rito tridentino.

  15. Aqui pelo Paraná a notícia é que o arcebispo de Londrina – Dom Orlando – não lá muito favorável à aplicação do Motu Proprio e da Santa Missa na forma extraordinária – é que será o arcebispo de Florianópolis. Mas são apenas rumores…

  16. Há um mês atrás eu já havia postado os rumores: http://sentinelanoescuro.wordpress.com/2011/05/19/novo-arcebispo-pode-vir-do-piaui/

    Tenho certeza que os tradicionalistas terão mais diálogo que com d. João. Pior que está não fica.

  17. Se quiser firmar as raízes da TL em Brasília, vai de encontro a muitos Padres da RCC, em especial o tal Padre Moacir Anastácio que na última semana, no evento chamado de “Pentecostes 2011”, reuniu por volta de 500.000 pessoas.
    Mas, vai ser divertido ver essa briga TL x RCC.

  18. Divertida é a útlima coisa que essa briga é. Enquanto a TL agride de um lado, a RC”C” vem batendo do outro. E a Santa Tradição, no meio, que se proteja como puder.

    Bom é se as duas brigassem até a morte. Das duas, claro, e não da Igreja.

    Intensifiquemos nossas já frequentes orações pela Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica.

  19. Errata: Bom seria se as duas…

  20. Bem, ao que me parece, Sua Excelência, apesar de não se opor às celebrações na Forma Extraordinária, desde que não tenham muita visibilidade, também não as apóia. De qualquer forma, soube que é aberto a diálogos.

  21. Ferretti, apague por favor a msg anterior, dei “enter” antes da hora…rs

    Será q D. Sergio da Rocha serpa tão “dado” quanto D. Odilo ‘brincando” com a juventudade? Vale a pena conferir. É a foto do meio. Bom, se D. Odilo que não é considerado dos piores (penso) faz isso, avalie os outros.
    http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/noticias/2011/noticias_110613_missa_pentecostes.htm

  22. Como diria o palhaço: “Pior do que tá não fica” .

  23. O mais interessante que o P. Moacir- da Arquidiocese de Brasília- reuniu segundo a Polícia Militar 1 milhão de pessoas
    O arcebispo eleito tomará posse de sua sede no dia 06 de agosto às 09h. Antes receberá o pálio das mãos do Santo Padre em Roma.
    Rezemos por ele e sobretudo para que continue aberto ao diálogo como sabemos que era em Teresina.

  24. Leonardo, em Floripa, rezemos: de Dom Orlando (Brandes), livrai-nos Senhor
    de Dom Manuel (Francisco), livrai-nos Senhor
    de todo e qualquer Dehoniano, especialmente, livrai-nos Senhor!!!

  25. Mas dizem alguns que seria, aqui pra Floripa, o ex auxiliar e atual de Blumenau Dom José Negri, o estrangeiro do PIME.
    Um padre amigo nosso disse que bispos estrangeiros aqui no Brasil não podem ser Arcebispo. Alguém sabe algo sobre isso?

  26. O que quer dizer um “bispo aberto ao diálogo?”

  27. O Arcebispo nem tomou posse e voces já o criticam MAS QUE ATITUDE CRISTÃ HEIN!

  28. Dom Sérgio da Rocha
    Centenário de Dom Hélder Câmara

    A celebração do centenário de alguém que amamos já é por si mesmo motivo de grande alegria e ação de graças. A celebração do nascimento de Dom Hélder Câmara, reveste-se de especial significado, pela sua importância eclesial e social, trazendo consigo a gratidão, o reconhecimento e a admiração de inúmeras pessoas e organizações espalhadas por todo o Brasil e pelo mundo. É uma ocasião especial para se conhecer sua vida centenária, seus escritos unindo profecia e poesia, sua fecunda atuação na Igreja e na sociedade, enfim, para agradecer a Deus por ele e com ele aprender. Em nosso querido Nordeste, temos razões ainda maiores para celebrar o seu centenário, pois se trata de um nordestino que embora tenha se tornado cidadão do mundo continuou fiel às suas raízes, solidário com o povo nordestino em suas alegrias e em suas dores. Nascido aos 07 de fevereiro de 1909, em Fortaleza, Dom Helder faleceu no Recife, aos 27 de agosto de 1999, como Arcebispo Emérito de Olinda e Recife.

    O centenário do nascimento de Dom Helder possui uma importância que vai muito além da Igreja Católica, pois sua profética atuação pastoral, especialmente, no período da ditadura militar, repercutiu enormemente na sociedade brasileira e no exterior. Muito já se tem falado, escrito e estudado sobre ele. Por que se tornou alguém tão conhecido e tão amado? É difícil resumir em poucas palavras a resposta, pela grandeza de sua vida e missão. Sua atuação na Igreja Católica está marcada, dentre tantas outras iniciativas, pela sua participação decisiva na fundação de organismos de comunhão eclesial como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), bem como, por sua marcante atuação no grupo dos bispos do Terceiro Mundo durante o Concílio Vaticano II.

    Revelava-se assim homem do diálogo, da comunhão e da co-responsabilidade, no seio da Igreja Católica. Místico que se emocionava ao celebrar a eucaristia e se comovia em encontrar Cristo nos pobres e sofredores, revelou a ternura de Deus pelos pequenos, com os quais se identificou. Na sociedade brasileira e no mundo, sua corajosa luta em favor dos direitos humanos, especialmente, da liberdade política e do direito dos pobres, fez dele um grande profeta da justiça, da esperança e da paz. Por sua atuação profética foi incompreendido e perseguido, como testemunha o período fecundo e sofrido de seu ministério durante a ditadura militar. Sua palavra continua a ecoar, abrindo horizontes e estimulando a caminhar na luta pela justiça e a paz. Seu sonho para este novo milênio, um mundo sem miséria e sem fome, continua a desafiar e animar a ação social e política dos cristãos. Bendito seja Deus por Dom Helder!

    Fonte: Arquidiocese de Teresina

  29. D.HELDER CAMARA, foi um dos maiores bispos brasileiros, por que ele é tão criticado pelos pretensos tradicionalistas?
    Por que ele falava a vrdade e escancarava os erros que esses pseudo católicos cometiam em nome de Deus.
    E como sabemos ,A VERDADE DOI.
    Que o novo arcebispo de Brasilia tenha o seu ministério abençoado com a proteção da Virgem Santissima.

  30. Jacqueline:
    Não há nada canônicamente que impeça algum estrangeiro ser Arcebispo no país, dado que temos muitos deles como Bispos auxiliares, diocesanos e prelados.
    O Arcebispo emértito de Botucatu- SP é italiano, e foi arcebispo dessa sede durante alguns anos.
    Acontece pois que durante alguns anos, não temos visto nenhum “estrangeiro” que já viva no Brasil há algum tempo, ter sido nomeado Arcebispo,mas isso não significa que não possa acontecer.

  31. Leia Emérito

  32. Danilo, obrigado pelo eslarecimento.

    Mas do Antonio não foi ordenado em Sorocaba, sendo do clero daquela diocese?

    Dom José disse pro meu primo: “Não posso ser o arcebispo metropolitano, a CNBB não permite isso a estrageiros.”

  33. Não conheço o novo arcebispo, e nem considero o momento oportuno para criticá-lo, mesmo que ele não seja um bom arcebispo, se conceder um mínimo de liberdade para a tradição já será um imenso progresso, uma vez que atualmente o DF está no fundo do poço, a perspectiva de piora por aqui é realmente pequena.
    Para as coisas degringolarem de vez por estas terras teria que o padre Sergio cessar de celebrar as missas as missas no IBB, deixando assim o DF sem nenhuma missa tridentina.

  34. Max, pretenso católico é vc e esse seu bispo comunista! Quando ele foi caçado pelo regime militar se escondeu, deveria ter enfrentado, além de tudo covarde seu bispo.

    No blogue Adversus tinha a foto do livro em que há provas que seu ‘um dos melhores bispos brasileiros” apoiava o satanismo maçônico.

    Já leu o livro dele psicografado? Com participação do marcelos barros, aquele padre que n sai dos terreiros:
    http://tribunapopular.wordpress.com/2007/10/18/livro-divulga-artigos-psicografados-de-dom-helder-camara/

    E diga-se de passagem marcelo barros está em plena comunhão, que todos sejam um; na lata do lixo do CVII!

  35. Dom Helder diziz que o comunismo devia ser incorporado a teologia católica assim coo o foi o aristotelismo por São Tomás de Aquino.Ocorre que os Papas Leão XIII , Pio X , Pio XI , João Paulo II condenaram veementes os erros do comunismo.

    Quem está certo ? Dom Helder ou os Papas ?
    Qualquer católico sabe !

    Dom Helder era discípulo de Marx e não de Cristo.

    Se Dom Sérgio gosta dele se poe na mesma linha – segue mas a Marx que a Nosso Senhor !

    Que Deus salve Brasília desta hecatombe , que salve a Igreja desta crise sem precendentes.

    Libera nos Domini!

  36. Seu Max onde é que Dom helder contribuiu para o catolicismo no nordeste?
    Na época em que ele foi bispo de Olinda e Recife os seminários foram fechados;
    O ITER funcionava com a maior liberdade do mundo: um celeiro de homossexuais, como disse Dom José Cardoso em uma entrevista na rede globo nordeste;
    As ordenações de Dom Helder foram, em boa medida horríveis: sindicalistas,comunistas, homossexuais, entretanto, pouquíssimos Padres sérios!
    Seu sermão, caro Max é igual aos que vem destruindo a igreja: vazio! não apontam nada de concreto: parecem papgaios repetindo palavras de ordem…
    Infelizmente nosso querido papa é mal orientado sobre as ordenações episcopais no Brasil: o Núncio é liberal…
    Vc diz: ” mistico que se emocionava ao celebrar a Eucaristia”, ora, e quantos não se emocionam? Emoção é forma de amor correto?
    Enquanto ser humano Dom Helder era um figuraço, porem como Bispo católico uma tragédia.

  37. Se esse livro foi psicografado, então Dom Helder não tem nada a ver com isso, é pura invenção do demônio ou da cabeça do escritor.

    No mais concordo em tudo, Dom Helder não foi nenhum exemplo de católico, quanto mais de Bispo.

    Rezemos para que Dom Sérgio apóie a Tradição. Não nos esqueçamos que o Papa Bento XVI, quando padre, fazia parte da ala progressista que dominou o Concílio Vaticano II. Décadas depois ele se tornaria o lampejo de esperança dos “tradicionalistas”.

    As pessoas mudam. Rezemos a Nossa Senhora, que pode obter qualquer graça aos que lhe pedirem.

  38. Estava refletindo, desde a nomeação de Dom Sérgio,
    que às vezes se perdem excelentes oportunidades apenas
    por atitudes, diria preciptadas ou imprudentes.
    Tinham na Metrópole Eclesiástica de Brasíla um pastor
    que havia fechado, até onde sei, as portas para as celebrações
    no Rito Extraordinário.
    Agora que foi nomeado um novo metropolita para
    Brasília, vcs deveriam estar com os joelhos no chão pedindo a
    Deus por ele, para que de fato ele seja o pastor de TODO o rebanho
    desta Metrópole Eclesiástica.
    Deveriam esperar com fé e esperança pela chegada e posse dele
    para depois o procurarem e estabelecerem o diálogo.
    Mas ao contrário, vos pergunto: qual será a recepção dele ao
    grupo da tradição de Brasília se ele tiver acesso a estes comentários?
    Por esta postura vcs podem estar perdendo uma chance de ouro. E aqueles que não são do rebanho da
    Metrópole de Brasília, pensem que podem estar prejudicando com seus comentários.

    Tenho me onformado, já a algum tempo sobre a siruação da Metrópole Eclesiástica de Teresina.
    Sei que por lá os padres estão tirando as casulas romanas dos armários, as mulheres os véus.
    Os leigos têm, constantemente se reunido para rezar o breviário.
    Além disso, o Latim tem entrado nas celebrações de algumas igrejas.
    Até onde sei, o Metropolita de lá, Dom Sérgio, não se opunha a isto,
    inclusive, por estes dias parece-me que por lá vai acontecer
    um matrimônio no Rito Extraordinário.
    Se dom Sérgio não apoiva, ao menos permitia,
    isto já seria um maravilhoso avanço para a Metrópole Eclesiástica de Brasíla.
    Se na de Teresina faltava apenas o padre para rezar as Missas, até onde sei em Brasília
    isto não srá uma dificuldade.

    Esperem o Metropolita tomar posse, estabeleçam contato e diálogo com ele.
    Não percam esta oportunidade por conta de preciptações inconvenientes.

    O Senhor abençõe a todos vós.

  39. Tenho me informado, já a algum tempo sobre a situação da Metrópole Eclesiástica de Teresina.* Perdoem o erro.

    Ps.: Posso estar muito enganado, mas acredito que
    Dom Sérgio não vá receber o pálio antes da posse na sé episcopal de Brasília,
    uma vez que já o recebeu qdo nomeado Metropolita de Teresina.

  40. Passando por aqui e lendo tantos comentários, resolvi escreve alguma coisa.
    Dom Sérgio foi nosso bispo auxiliar de Fortaleza. Um homem profundamente culto e humano. Muito querido por todos e de uma capacidade de dialogar sem nunca visto. Preocupado com a caminha pastoral e com selo de amigo e pastor para com os padres. A arquidiocese de Teresina perde um grande Pastor . A arquidiocese de Brasilia foi premida com o mesmo. Estarei na sua posse meu querido Dom Sérgio e conte com as minhas humildes orações.
    Pe. Sales (Arquidiocese de Fortaleza-Ce)

  41. Miguel, sua informação não procede, em relação a esse casamento em rito tridentino, realmente ele acontecerá, mais não será na Arquidiocese de Teresina, na Missa do domingo fiquei sabendo que o casamento será em Parnaíba, cidade litorânea ou seja a segunda maior cidade do Piauí. Lá também tem um grupo tradicional que se reúne freqüentemente e que segundo informações colhidas, eles já solicitaram a Missa para o bispo daquela localidade (Dom Alfredo Scháffler), e lhes fora negada.
    Só não sei como eles conseguiram a permissão para a realização do casamento?