Arcebispo de Maringá: “não nos cabe culpa pelo fato histórico de ser o povo brasileiro majoritariamente católico”.

Nota da Cúria Metropolitana de Maringá sobre o ato de vandalismo ou fanatismo religioso que, na noite de 17 para 18 do corrente, danificou a imagem de Nossa Senhora Aparecida da gruta do Parque do Ingá

Referente ao ato de vandalismo ou fanatismo religioso que, na noite de 17 para 18 do corrente, danificou a imagem de Nossa Senhora Aparecida da gruta do Parque do Ingá, a Cúria Metropolitana de Maringá vem a público:

1.      Manifestar sua indignação pelo ato de violência perpetrado contra o sentimento religioso da maioria do povo não só de Maringá, mas de todo o País.

2.      Declarar que não nos cabe culpa pelo fato histórico de ser o povo brasileiro majoritariamente católico, assim como de a cultura brasileira estar impregnada de símbolos da nossa fé. Afirmamos nosso total acatamento aos princípios da liberdade religiosa e de expressão de culto.  Defendemos e incentivamos o respeitoso diálogo com todas as expressões religiosas e culturais. Entendemos que nos cabe igual direito, ainda que vivamos num Estado laico.

3.       Afirmar que, de coração sincero, perdoamos a ofensa de que nos sentimos vítimas em nosso amor por Maria, Mãe de Jesus, cuja imagem foi mutilada. Ao mesmo tempo, recomendamos a todos os fieis da Igreja Católica que se abstenham de qualquer interpretação ou ato de ofensa contra quem quer seja

4.      Reivindicamos das Autoridades competentes a apuração da autoria do delito e sua punição, a fim de deixar claro seu compromisso com a convivência harmoniosa da vida em sociedade.

5.      Respeitamos o Estado democrático, no qual a indivíduos e grupos é assegurada a plena defesa de seus legítimos direitos, não por atos de violência ou de intolerância, mas através de recurso aos legítimos Poderes instituídos.

Maringá, 18 de junho de 2011.

       Dom Anuar Battisti

      Arcebispo Metropolitano.

Agradecimento ao leitor Alex A. Borges pelo envio da notícia.

23 Responses to “Arcebispo de Maringá: “não nos cabe culpa pelo fato histórico de ser o povo brasileiro majoritariamente católico”.”

  1. A Imagem de Nossa Senhora da Conceição, aparecida em 1717, foi um sinal da consideração pela Virgem Maria da autentica e filial devoção do povo brasileiro à sua Imaculada Conceição; devoção esta vivida e sustentada pelos padres, bispos e pelos brasileiros muitos anos desta crença se tornar um dogma. Só o retorno ao culto de Nossa Senhora da Conceição, do mistério da graça que Maria recebeu pela redenção de Cristo, e da tomada de consciência do grande mal que é o pecado, isto associado ao ícone ainda não oficial da Senhora da Conceição em Nossa terra; seria um grande bem que a CNBB faria ao Brasil indicar como imagem oficial da Imaculada Conceição, a imagem aparecida. e sugerir que em cada paróquia dedicada a Maria sob esta invocação, houvesse uma replica desta mesma imagem; que é a mais simples, a menor e mais significativa dentre todas as outras imagens de Nossa Senhora da Conceição em nosso país; Só assim se poderá trazer o Brasil de volta ao fervor do verdadeiro e sincero catolicismo.

  2. Dom Anuar,
    Vossa excelência é bispo e não secretário da dona Dilma.
    Essa nota envergonha qualquer católico que tenha o mínimo de entendimento do que ensina o catecismo.
    Não sei se Vossa Excelência sabe, mas é necessário um ato público de desagravo a este sacrilégio.
    Aos meus amigos que entendem melhor do que eu sobre isso, está correto? Ato público de desagravo?

    Em Jesus e Maria,
    Pedro Henrique

  3. “Legítimos poderes”…

    Como se o golpe de 15 de novembro tivesse sido legítimo!

    É completamente legítimo desobedecer, desrespeitar e depor o governo brasileiro porque ele é completamente ilegítimo!

  4. Onde está a reparação pública?
    Que os fiéis de Maringá exijam do Monsenhor um ato público, em reparação a este ultraje diabólico.
    Lembrando que uma das cinco ofensas da qual Nossa Senhora pediu reparação em Fátima, era o ultraje nas suas Sagradas Imagens.
    “Judica me Deus, et discerne causam meam de gente non sancta…”
    Davi

  5. Realmente, o bispo não tem culpa de o povo brasileiro ser católico. As próprias ovelhas da sua arquidiocese parecem ser católicas apenas APESAR dele.

  6. Quem quiser nos ajudar aqui em maringá, envie mensagens aqui ou caso acharem um email, exigindo uma reparação do ocorrido!

    http://www.arquimaringa.org.br/site/contato?status=ok

  7. Será mesmo que nome é destino? Estava pensando no nome do ‘bispo’…

  8. Dom Anuar Battisti foi muito infeliz em sua nota .
    Faz-se necessário uma reparação pública em desagravo a imagem da Santíssima Virgem Maria por esse ato de vandalismo e de ódio .

    Lembrando que uma das cinco ofensas da qual Nossa Senhora pediu reparação em Fátima, era o ultraje nas suas Sagradas Imagens. ( 2 )

  9. ´R ÓBVIO que deve haver um ato de desagravo público!
    O arcebispo precisa convocar o clero e o povo, marcar o dia, e dirigir-se até a praça de batina, sobrepeliz e estola, e diante do povo lamentar a horrível profanação, recitar o rosário e quiçá o ofício da Mãe de Deus.

    Isso foi feito aqui em Salvador no ano retrasado, quando depredaram uma imagem da Virgem. O clero daqui NADA FEZ, como se não houvesse acontecido nada, a ponto do mosteiro de Candeias (amigos da FSSPX) se dirigirem aqui para desagravar a Santíssima Virgem PUBLICAMENTE, a ponto desse ato atrair os transeuntes, que depois AGRACECERAM por “termos feito aquilo”, porque os pastores dessa cidade NÃO TÊM ZELO, e as pessoas que tentam ser católicas estão com a estima no chão, diatne de tantas agressões feitas a Deus e ignoradas por quem deveria abrir a boca.

    Ainda tenho as fotos no meu álbum.

    Aconselho vivamente que os católicos da Tradição falem ao menos com os padres ucranianos e com D. Tomás de Aquino, porque se o arcebispo nada fizer, será verdadeiramente lamentável que nenhum padre tome a iniciativa. ISSO NÃO PODE PASSAR EM BRANCAS NUVENS!

  10. Pq os plena comunhão ainda não postaram?

  11. Enviei um email no link que o Rafael indicou falando que deve ser feito um ato de desagravo público pela profanação ocorrida.

    Fiquem com Deus.

    Flavio.

  12. Enviemos um e-mail no link indicado pelo Rafael e também para o Núncio Apostólico e para D. Dadeus. Arcebispo de Porto Alegre. Quem sabe…possa haver alguma reação…quem sabe…D. Dadeus está próximo para enviar sua renúncia, quem sabe…
    Nessa hora nos juntemos, seja os sed vacantistas camuflados, seja os plena comunhão, seja os da FSSPX, seja o que for, o importante é a Mãe de Deus e nossa, receber uma reparação por um ato que só pode vir de algum fanático das seitas de ponta de esquina, seitas de fundo de quintal…
    Quando aquele asqueroso abjeto da universal chutou a imagem na televisão, D. Lucas Moreira Neves fez um ato de reparação na Fonte Nova…
    nunapost@solar.com.br
    mitra.poa@yahoo.com.br

  13. O vândalo inconoclasta e profanador só se adiantou quanto ao que o PT pretendia para o futuro, não sei se ainda pretende.

    Consta no “Manual do Christão” do Padre Goffinè, sobre São Francisco Xavier, o apóstolo do Extremo Oriente: “Por onde ele passava, CAÍAM os templos dos ídolos e erguiam-se as igrejas do Deus verdadeiro”. Fosse dom Anuar ou algum outro de sua linha a sair “evangelizar” o mundo pagão, os ídolos seriam respeitados e os idólatras convidados a fraterno diálogo.

    Por nossa vez, “não temos culpa” de que nossa Igreja tenha convertido idólatras à religião de Jesus Cristo, pelo menos até a metade do século passado. Talvez o Arcebispo de Maringá e toda a geração clerical pós-Vaticano II tenha, sim, culpa pela mudança de objetivos da Igreja com relação aos hereges e idólatras.

    Também acho urgente um ato público de desagravo, mas receio como sua excelência irá “desagravar”. A Arquidiocese não vê um desrespeito à Mãe de Deus, vê um desrespeito ao ECUMENISMO e à amizade entre as religiões.

  14. A nota do Arcebispo foi uma nota infeliz como são os comentários do Pe Fábio de Mello. Faltá firmeza na fé. Precisam do catecismo, porque já se esqueceram dele. Eu não sou culpado por ter nascido católico. Sou feliz por ser católico e me manter católico, mesmo depois dessas notas. Pelo amor de Deus!

  15. Já que um diz: um ato desagravo público pode ofender o sentimento não religioso do marginal que quebrou a imagem, ‘sacumé’ no irmãozinho separado há sementes da verdade!

    ************* Fizeram uma grutinha para Nossa Senhora dois bairros antes do meu em plena uma avenida na zona leste. Vou fazer fotos.

  16. é pobre esta nota. muito pobre de catolicismo.

  17. O que Dom Dadeus tem a ver com isso??? Não entendi.

    Maringá, Maringá…
    Deus abençoe e guarde os verdadeiros fiéis da Igreja de Maringá porque as coisas estão difíceis. Pena que não é só em Maringá que isso ocorre (pobreza de catolicismo). Viver a fé está cada vez mais difícil no mundo inteiro…

  18. http://angueth.blogspot.com/2011/06/arcebispo-de-maringa-se-desculpa-por.html
    Alguém que tenha o email do Bispo mande isso para ele, por favor.
    In Corde Iesu et Mariae Virgine.

  19. Acredito, que o arcebispo de Maringá e a cúria dele, de fato não tem culpa. Eles não são responsáveis. Com certeza não existe brasileiro de Fé por causa deles.

  20. Respeito,respeito,respeito aos vândalos,a quem nos ofende,é só o que se fala!Ensinam os católicos a calarem o bico diante de injustiças tamanhas,enquanto isso destroem nossos valores!Jesus ensinou sim,o perdão e o amor,mas Ele pregou e realizou JUSTIÇA,portanto,que os católicos acordem para isso!Justiça seja feita,os vândalos punidos,nesse negócio de paz e amor gratuito e sem porquês eu não entro!É a contaminação do espírito paz e amor do CVII. O povo ficou apático e sem reação.
    Calar-se diante de injustiças não é cristão;é omissão.
    Que a Mensagem de Fátima se concretize logo!
    Vem Senhor Jesus!

  21. Respeito é o que falta destes vandalos, mas pessoal a Justiça Divina é infinita vezes maior do que as dos homens. Vide aquele pastor da Record que chutou a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, e vide o que aconteceu depois com ele que nem os médicos souberam até hoje. Nossa Senhora Aparecida vai dar uma resposta as pessoas que se deixam levar pelo mal. Nossa Senhora Aparecida tem poder Divino e uma grande lição esses vandalos irão aprender. Pode Crer!!

Trackbacks