Projeto de catedral em Belo Horizonte é apresentado ao Papa.

Bento XVI conheceu obras de 60 artistas do mundo inteiro. Catedral Cristo Rei foi planejada por Oscar Niemeyer.

G1 (clique neste link para ver o vídeo da reportagem — créditos ao leitor William Andrade) – O papa Bento XVI conheceu, nesta segunda-feira (4), o projeto da Catedral Cristo Rei, que vai ser construída em Belo Horizonte. A obra foi planejada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e foi apresentada ao pontífice juntamente com o trabalho de outros 59 artistas do mundo inteiro. A apresentação faz parte das comemorações dos 60 anos de sacerdócio de Bento XVI.

Após o término das obras, o santuário será a catedral oficial de Belo Horizonte. O local vai ter 50 mil metros quadrados de área construída, três pavimentos e uma praça com altar externo, com espaço para realiza uma missa campal para 20 mil pessoas. A Catedral Cristo Rei será erguida próxima ao centro administrativo, na Região Norte da capital mineira.

No local, também vão funcionar os veículos de comunicação da arquidiocese de BH, o memorial da igreja e a sede da região episcopal Nossa Senhora da Conceição. A expectativa é que as obras comecem em 2012. A conclusão da catedral vai depender de doações.

* * *

Já em 2009 noticiávamos este infeliz projeto do senhor arcebispo de Belo Horizonte, que, como nossos leitores têm acompanhado, vem acumulando um histórico de ações desastrosas nos últimos anos.

63 Comentários to “Projeto de catedral em Belo Horizonte é apresentado ao Papa.”

  1. Eu achei esse projeto ridículo !!
    Eu acho impressionante como existem ainda pessoas que abrem a boca pra dizer que a Idade Média foi uma época de trevas intelectual .
    As obras arquitetonicas da Idade Média tipo : Igrejas , Catedrais e Basilicas deixam as Igrejinhas de hoje no chinelo … são sombras se forem comparadas com as da Idade Média.

  2. Eu achei esse projeto ridículo !! (2)

  3. Quanta tristeza! Isso é a catedral de Brasilia piorada.

  4. Não se fazem catedrais como antigamente. Olhar para esse projeto e comparar com as catedrais medievais dá até vontade de chorar, isso parece com qualquer coisa menos com a casa de Deus.

  5. Eu achei esse projeto ridículo !! (3)

    E aposto que o papa achou tudo lindo!

  6. Em Niterói, Dom Alano vetou o projeto de catedral que a prefeitura encomendou ao Niemeyer…

  7. O Papa é obrigado a ver cada coisa feia e ficar calado!

    Hoje há esta tendência a construir templos católicos com espírito modernista, e que não tem nada de sublime.

    A idéia de chamar o Sr. Oscar Niemayer para este projeto ……..um comunista……é o fim da linha.

    Espero que venha logo o Reino de Nossa Senhora e destrua estas aberrações.

    Eli

  8. Sabe lá que filosofia esse ateu quer transmitir com essa coisa.
    Pelos menos se o pedreiro que for fazer o acabamento cair, ele vai ter a chance de andar no maior escorregador do mundo.

  9. Só os padres e bispos é que não enchergam os erros de hoje em dia!

    Não são as ovelhas ruins………são os “pastores”!

    Para os Bispos e padres o mundo vai muito bem, obrigado.

    Moda?

    Imoralidade?

    Moral?

    O que é isto? são as perguntas que os Bispos e padres fazem………..desconhecem, coitadinhos!

    Deus cobrará com mão de ferro e fogo a autoridade e poder que foi confiada a estes pastores.

    Não se iludam senhores, Deus tarda mas não falha!

    Eli

  10. Ridículo! Ainda mais vindo de um sujeito abertamente ateu e comunista como Niemeyer. A verdadeira Idade das Trevas é a nossa, afinal nós é que estamos privados da verdadeira Missa, da verdadeira piedade e da verdadeira beleza.

  11. Está mais para uma estação de pouso para Naves espaciais. Cristo Rei na verdade é um título muito medieval. Nem de Rei eles gostam. Deveria ser Catedral de Cristo cósmico, não? Para combinar com a arrojada arquitetura modernista.

  12. Amigos,sou de BH,então imaginem o meu desgosto!
    Nem me fale a tristeza que senti quando ouvi falar disso…Não adianta nem tentar impedir,o povo está completamente cego e a esmagadora maioria dos católicos acha o máximo esse projeto,os padres apoiam,tem toda uma campanha sendo feita em torno disso nas rádios: “Campanha Faço Parte”.E o povo colabora mesmo!
    A Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem é lindíssima,quem vier a BH deveria conhecê-la,não tem motivo algum para se fazer outra,a não ser o descaso com o VERDADEIRO CATOLICISMO e a super valorização dessa modernidade destrutiva.
    Tentar impedir?Como?!

  13. Apelo aos católicos mineiros:

    NÃO AJUDEM A ERGUER ESTA IMPIEDADE!!!

    NÃO DÊEM O SEU DINHEIRO !!!

    FECHEM OS BOLSOS (E AS BOLSAS) PARA ESSA OBRA ABOMINÁVEL!!!

  14. Que coisa mais horrível! Haha! Olha, isso é de uma mau gosto inacreditável. Não dá pra alegar senilidade porque é do estilo dele, mas só mostra que ele não entende nada de arquitetura sacra. E não se vê uma cruz, uma estrutura rígida que seja. Parece um penico, com aselha e tudo.

  15. Que coisa feia essa arquitetura de Niemeyer!

  16. Observem que se tomarmos separadamente o lado esquerdo do pórtico MAIS a ‘trave’ superior, temos INDISCUTIVELMENTE UMA FOICE ESTILIZADA, bem aberta, esgaçada para trás. É uma forma de disfarce.
    Não era de se esperar outra coisa dessa besta quadrada, péssimo arquiteto e ‘projetista’ de monstruosidades urbanísticas que é esse miserável – e burro – comunista.
    Que Deus não permita que esta obra bizarra saia do chão.

  17. Que raio de projeto é esse? Coisa ridícula e anti-católica!

    Por que, ultimamente, só se fazem estruturas-lixo para abrigarem Nosso Senhor? Isso é deplorável e vergonhoso. Eu teria vergonha ao apresentar um projeito como esse para ser morada de Deus! É preferível uma igreja pequena, mas com uma arquitetura que inspire a piedade cristã, do que algo monumental que reflete o ateísmo prático e a recusa a Deus! Onde está a cruz no alto dessa “pseudo-igreja”? onde está sua verticalidade que aponta para o céu? Aquela coisa alegórica do lado de fora parece um pé de ponta-cabeça, cruzes, e a Igreja é achatada com uma “tampa arredondada”, talvez para simbolizar que não há mais hierarquia e para que o povo não precise mais olhar para o alto, para Deus. A arquitetura gótica, ao contrário, conduzia o olhar das pessoas para cima, para Deus, e propiciava o recolhimento interior. A arquiterura cristã tem muito significado, e acabaram com tudo hoje!

    Deplorável, deplorável, deplorável!!!

  18. Quando chegar o dia da GRANDE RESTAURAÇÃO;
    quando as mesas derem lugar aos altares;
    quando as guitarras se calarem debaixo da suave harmonia do canto gregoriano;
    quando as “ministras de eucaristia” derem lugar aos acólitos;
    quando os aplausos se silenciarem debaixo das orações em latim;
    quando a catequese derrubar as campanhas de fraternidade;
    quando os fiéis acordarem de sua letargia;
    Então veremos o sacrário libertar-se do cativeiro;
    LEVANTAI-VOS! REJUBILEM-SE!
    Naqueles dias, este monumento monstruoso, este Parthernon pós-moderno, esta aberração da arquitetura, não servirá para outra coisa senão para lembrarmos de nossa fraqueza, da fragilidade nossa fé, e do quanto somos dependentes da Graça de Deus.

  19. Este não é o projeto da catedral. Este é o projeto de alguma coisa que a catedral vai virar depois que for tomada pelos revolucionários. O espaço para missa campal é, na verdade, feito para passeatas e coisas do tipo…

  20. Eu também nasci em Minas Gerais e adorava ver as Igrejas de estilo Barroco pintadas e esculpidas por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A igreja de São Francisco, em Ouro Preto, por exemplo, bem como a sua realização, são uma obra de arte plena e perfeita.

    Manuel da Costa Ataíde – Suas pinturas em tetos das igrejas seguiam as características do estilo barroco, e aliavam-se perfeitamente às esculturas e arquitetura de Aleijadinho. Obra Destacada: Pintura do Teto da Igreja de São Francisco de Assis.
    As catedrais em estilo gótico romanico são as que mais me deixam fascinado elas elevam a alma até ao céu ou tras o céu até a terra.

    São João da Cruz afirmava que havia uma relação recíproca entre Deus e os fiéis que era mediada pelas imagens, e vários outros religiosos católicos, como São Carlos Borromeu e São Roberto Bellarmino reiteraram sua importância no culto.

    Quando vejo esses projetos de igrejas modernas de Niemeyer sem nenhuma beleza que eleva a alma a Deus, só da vontade mesmo é de chorar … realmente vivemos na época das trevas .. trevas do belo.

    Apelo aos católicos mineiros:

    NÃO AJUDEM A ERGUER ESTA IMPIEDADE!!!

    NÃO DÊEM O SEU DINHEIRO !!! ( 2)

  21. JB,
    concordo plenamente com vc,estou fazendo a minha parte e falando com todos os católicos que posso o quanto essa obra é horrível e para não colaborarem,Deus ajude que muitos abram os olhos.

    • Prezada Giselle, vimos sim. Não há nada de novo do discurso do Padre Lombardi. Aliás, sequer merece a atenção que estão dando, pois se tratava de uma entrevista pessoal, na qual ele expunha suas idéias próprias. Não é nenhum pronunciamento oficial da Santa Sé. Mas, claro, os inimigos da Igreja não perderiam a oportunidade para dar a impressão de se tratar de algo oficial…

  22. Ninguem atura a arquitetura de Oscar Niemeyer, aqui em Brasilia a maioria dos edificios projetados por ele são horriveis, poucos se salvam , muito mais horrivel deve ser esta catedral, pois se na juventude ele nunca fez nada que fosse grande coisa, muito menos fará agora que já está velho e caduco.
    As pessoas só gostam dele pois há uma forçação de barra muito grande por parte da midia e algumas pessoas ligadas a arquitetura, afina se tanta gente fala bem dele, quem acha ruim fica intimidado em dizer o contrario .
    É triste ver que em BH as pessoas continuam por se levar por modismos toscos da decadas de 60 .

  23. Essa catedral poderia servir de capa para uma obra do escritor Machado de Assis: “A Igreja do Diabo”.

  24. Ferreti, desculpe mas acho que a opinião de Pe. Lombardi é a mesma de Roma sim!

    Mas eu não vejo como ruím, ao contrário.

    Espero que seja verdade, pois assim não terá acordo nenhum.

    Assim espero.

    • Caro Renato, pode até ser a mesma opinião. O que quis enfatizar é que uma entrevista do pe. Lombardi enquanto pe. Lombardi, isto é, como jesuíta fora do exercício de sua função de porta-voz da Santa Sé, não vale absolutamente nada [se já como porta-voz não é lá grande coisa, imagine num bate-papo informal na Rádio Vaticano…]. Abraço.

  25. Pensem, agora, naqueles que moram e Brasília e convivem com as caricaturas desse energúmeno.

  26. Faltou anunciar o McDonald’s, o Cinemark, AGF Seguros, Tickets for Fun, Ingresso Rápido, Giraffa’s, Montanna Grill, Mr. Pretzels, HStern, etc. Meu Bispo sempre diz: “Se Paulo estivesse aqui hoje, o novo Aerópago seria um Shopping Center”. A Missa é uma festa de irmãos e irmãs. Prá que criar um “clima fúnebre” se Cristo Ressuscitado está no meio de nós? Órgão, canto gregoriano, aquela arquitetura, Padre de costas para o povo, aquela língua que poucos entendem, aqueles véus sobre as cabeças femininas, aqueles terços, aquela paranoia de oração, novenas, aquele medo de ir para o inferno, aquelas crianças pedindo a bênção a cada hora, aquela pregação regrada demais, aquele catecismo de 1905, aquele povo de joelho, imagens de Cristo crucificado e de Sua Mãe a cada metro de chão, aqueles altares laterais. ACORDEM: TUDO ISTO É PASSADO. Prá que se ajoelhar se cada um de nós tem em si um gérmen divino (Gaudium et Spes)? Nós e Jesus estamos em igualdade de condições. Ele se fez um de nós, ou não? Não há possibilidade de inferno se somos divinos, ou há? Estes tradicionalistas precisam de um aggiornamento. Excelência Reverendíssima, fique tranquilo: “Omni autem, cui multum datum est, multum quaeretur ab eo; et cui commendaverunt multum, plus petent ab eo”. Lvcam XII,48

  27. HORROROSO!

  28. O arquiteto em questão fazer isso ai e dizer que é uma catedral não é de se espantar,é normal.O anormal,absurdo,revoltante,etc….é a Igreja aceitar isso como projeto de uma catedral.
    Era de o Bispo pegar esse projeto quanto apresentado,fazer uma bolona de papel e arremessar no cestinho de lixo.QUE TRISTEZA!

    Fiquem com Deus.

    Flavio.

  29. Depois daquela Igreja em formato de serpente que construiram em homenagem ao Padre Pio não me surpreendo com mais nada.

    Fiquem com Deus.

    Flavio.

  30. Quando abri o Fratres, a imagem não abriu, mas… eu vi, “[é do] Niemeyer”, já vi, de pronto, que era algo que não prestava. Só que, eu vi que S. S. havia aprovado, e era um trabalho de 59 artistas em comemoração aos 60 anos de Sacerdócio de S. S., então, pensei comigo, alguma coisa de bom deve haver..
    Bem, quando abro e que a foto carrega, tenho uma surpresa estupefata: Está pior do que a minha maquete da universidade que vou ter de entregar amanhã na reposição, já que a primeira “explodiu” (quem souber o que é estrutura ativa numa maquete de 25cm vai saber do que estou falando: fibra de vidro: trágico)…

    É lastimável: e olha que eu ia fazer um projeto de uma igreja para essa maquete, mas nem deu certo: iria ficar muito “moderna”, mas o pior foi minha professora (que é “mestra”… [Só lembro do Prof. Dr. (para ressaltar) Orlando Fedeli, ai ai]) em seu infeliz comentário ao ver meu projeto: “ali é que é o ‘palco’?”…

    Aiaiai

    Se ao menos o interior se salvasse como nas magnânimas igrejas construídas pela Opus Dei, “contemporâneas” por fora, por dentro, sacralidade total, mesmo com a modernidade (não modernismo) auxiliando: exemplo: até mesa da comunhão eles tem, para variar. Fora o Altar belíssimo suprido de gigantescos castiçais e de um Crucifixo glorioso no centro do Altar…
    …Mas…
    Como aqui é Brasil: não mais Terra de Santa Cruz: mas Brasil: “que arde em brasa”… (tirem suas conclusões de onde é essa brasa, se é a de Nosso Senhor: que ilumina, ou a do maligno que só queima…

    Ei, aliás, Niemeyer nunca muda, não é!? Sempre com suas concavidades: bem, ao menos dessa vez não foi como em Brasília onde a Catedral iria servir de “templo” ecumênico…
    Se bem que aqui são poucos os que não deixam os “irmãos de outras religiões” (eca! Me dá nojo esse termo!) adentrarem nossas igrejas e as profanarem…

    Ana Maria Nunes, eu falo meio seriamente, mas também com um ar de riso aqui, me parece até comédia: mas você tem uma implicância tremenda com Sua Santidade, não é!? hauhauhaahuah

    “E aposto que o papa achou tudo lindo!”, eu se fosse você não diria isso: sendo Sua Santidade da Alemanha, terra de Grüssau, só para citar um exemplo, sem falar nas imensas Catedrais que temos por lá, a própria onde ele foi ordenado, por exemplo…

    “Sabe lá que filosofia esse ateu quer transmitir com essa coisa.
    Pelos menos se o pedreiro que for fazer o acabamento cair, ele vai ter a chance de andar no maior escorregador do mundo.”
    Ai meu Deus! kkkkkkkkkkkkkk
    Santana, não aguentei de tanto rir aqui com essa!!! hauhauha

    Eli, concordo com você: “Não são as ovelhas ruins………são os “pastores”!”
    Vinha agora a pouco no ônibus, quando já perto de casa me veio um pensamento que sempre tenho: como podemos converter mais pessoas se, por exemplo, eu chamo alguém de minha cidade, que é protestante, para ir à igreja, mas aqui só tem um padre das cebs (#fato) que prega heresias a troco e a direito, e eu quero levar esse protestante a outro lugar para assistir à Santa Missa e ele me pergunta o porquê de não ir na mesma cidade onde mora: “não é só uma Igreja?”… Complicado, não!?
    Não tardes, Senhor! Nossa Senhora do Carmo, ora pro nobis! Santo Elias, ora pro nobis!

    “Está mais para uma estação de pouso para Naves espaciais. Cristo Rei na verdade é um título muito medieval. Nem de Rei eles gostam. Deveria ser Catedral de Cristo cósmico, não? Para combinar com a arrojada arquitetura modernista.”
    Francisco, fiquei indignado, por exemplo quando vi uma matéria, acho que do “instituto”(?) de ufologia do Brasil, enfim, algum antro de tolices abobalhadas dentre tantos outros, dizendo que os três pastorinhos em Fátima viram uma entidade extra-terrestre e que eles atribuíram ser Nossa Senhora…
    Com isso, esse projetinho mixuruca aí… “Tá justificado”! Nossa Senhora uma entidade, Nosso Senhor, outra entidade maior, precisam esperar a nave chegar… não?!

    MELISSA, FOI SIMPLESMENTE PERFEITO O QUE VOCÊ DISSE: ” É preferível uma igreja pequena, mas com uma arquitetura que inspire a piedade cristã, do que algo monumental que reflete o ateísmo prático e a recusa a Deus!”
    Só peço licença para parafrasear uma coisa: “(…) do que algo que reflete o ateísmo (…)”. Retire o “monumental”: penicos e naves espaciais não são monumentos: monumento é uma igrejinha bem miúda de 1787 (acho, nessa faixa), quem tem defronte à BR-101/230 aqui perto (uns 20 km da minha casa), igrejinha de engenho, mas digna de Nosso Senhor: construída com as orações e o suor do povo para mais glorificar a Deus, ao contrário dessa aí: construída com dinheiro da mídia para fazer a apoteose de um “arquiteto”(?) (falta “venustas” nessa tríade vitruviana aí…) à beira da morte: e trágica, já que deixou muito pouco coisa que preste para trás, isso se deixou…

    “Quando chegar o dia da GRANDE RESTAURAÇÃO;
    quando as mesas derem lugar aos altares;
    quando as guitarras se calarem debaixo da suave harmonia do canto gregoriano;
    quando as “ministras de eucaristia” derem lugar aos acólitos;
    quando os aplausos se silenciarem debaixo das orações em latim;
    quando a catequese derrubar as campanhas de fraternidade;
    quando os fiéis acordarem de sua letargia;
    Então veremos o sacrário libertar-se do cativeiro;
    LEVANTAI-VOS! REJUBILEM-SE!
    Naqueles dias, este monumento monstruoso, este Parthernon pós-moderno, esta aberração da arquitetura, não servirá para outra coisa senão para lembrarmos de nossa fraqueza, da fragilidade nossa fé, e do quanto somos dependentes da Graça de Deus.”
    Très belle, Clei! Très jolie! Magnifique!

    Ah sim! Christiano!
    Vou usar você como exemplo, permita-me, por obséquio: veja: Aleijadinho, foi pela sua dor por Cristo, em fazer isso para a maior Glória de Deus, através desse serviço à Santa Igreja, pela sua perseverança, é que vemos uma maravilha estupenda nas Minas Gerais: Mina: de onde acha-se em abundância, Gerais: de tudo: desde ouro à sacralidade, passando pelo queijo mineiro ^^)
    Vejam o esforço de Aleijadinho. De Michelangelo, de Bernini, de Gaudí na Espanha com a ‘Sagrada Família’ e, principalmente os arquitetos medievais… Vejam quanto esforço e quanta glória a Deus…
    …Agora…
    Vejam quem!? Niemeyer desenhando para ver a porcaria que é. Aiá!

    Ah sim! Por falar nas pinturas barrocas: me imaginei agora dentro dessa “catedral”(?)zinha aí…
    Tipo, eu sou daqueles que põe Vivaldi nos ouvidos e vai admirar a natureza, agora estou a escutar o Kyrie Eleison que fizeram no “Requiem para um Trombone” (procurem, é belíssimo; foi feito por um compositor paraíbano, em homenagem ao maior trombonista do mundo, Radegundis Feitosa, que faleceu há um ano)… Eu tenho o costume de ao ouvir uma música sacra, especialmente nas igrejas antigas (claro que não vou entrar na igreja de fone de ouvidos, mas, no geral, quando não estou cantando ou rezando, mas só meditando) começo a admirar a beleza de Deus através da arte empregada nas igrejas de outrora (e n’algumas mui raras hoje) e começo a lembrar dos hinos e é como se eu tivesse uma playlist dentro da cabeça, aí começo a olhar as pinturas, o Altar, o teto, etc. lembrando da glória de outrora, quando os coros cantavam no coro…
    Imaginei-me, pois, a escutar esse Kyrie numa Missa nessa catedral (como se fosse possível… tá! Jura!) e olhar para o teto em busca da “beleza de Deus” e ver só um teto branco e baixo, eu iria começar não a elevar minha alma, mas a chorar aos berros…!

    Ah sim! Lombardi alfinetando a FSSPX, olha tem certas horar que eu queria que ressuscitasse o LOMBARDI de Pio XII, o microfone de Deus, como era conhecido e que esse lombardinho aí sumisse…

    Valdez, foi depois de ter escutado que piedade era “paranoia de oração” e falar como católico que fui tomado como reacionário por aqui. hahahaaha
    Acho que o Abibláblá é que parece uma paranoia, mas de oração acho difícil.
    Quanto ao Latim, racional por essência e por uso (na Igreja), nem os Bispos de Brasil entendem, salva reverentia, tão irracionais que são… Que se dirá esse povo contaminado que se acha católico… Aiaia!

    Bem, voltando à catedral…

    Modestamente, eu prefiro mesmo o meu projetinho simples que estou fazendo para uma igreja que há de ser construída por aqui… Como uma igreja deve ser: sem “toques pessoais”: fazendo aquilo que a Igreja sempre fez. Sóbria, simples, sem deixar de ser solene…

    Ditado meu (inventei agora hehehe): “melhor um estudante de arquitetura do 1º período que seja católico do que um PhD em arquitetura que não sabe sequer o que é uma cruz…”

    Salva nos, Domine!
    Intercede pro nobis, Domina Nostra!

    In Belissimis Cordis Iesu et Mariae, semper! Ars Christi Ecclesia Est.
    Higor R. da Costa

  31. Ah sim! Escutando agora a última parte do Requiem, lembro-me:

    “Libera me, Dómine, de morte aeterna, in die illa tremenda:
    Quando coeli movendi sunt et terra:
    Dum veneris judicare saeculum per ignem.”

    Quando coeli movendi sunt et terra e, essa catedral, se construída, desabar…

  32. Meu caro Eli, permita que o desperte do seu doce sonho de que: “O Santo Padre tem que ver cada coisa feia e ficar calado”, não meu caro, o Papa não TEM que ficar calado, “ELE QUER”, é diferente. Infelizmente os “pastores de almas” pós conciliares quiseram abrir mão de sua autoridade de ensinar em matéria de Fé e costumes, hoje não se define, nem se declara mais nada, apenas se propõe aos que quiserem aceitar… Para que anátemas e repreensões se estamos (imitando a Ana Maria) em plena primavera conciliar?!

  33. Essa coisa medonha não vai ser aprovada.
    Vamos rezar, ao bom Deus pedindo por isso.

  34. Vagamente lembra um queijo !!

  35. Calham bem, diante dessa “catedral” (esse monstrengo chamado de catedral), as palavras do Papa Bento XVI aos artistas, por ocasião da homenagem que ele recebeu destes pelos seus 60 anos de sacerdócio:
    “No separen la creatividad artística de la verdad y la caridad – I […] no busquen nunca la belleza lejos de la verdad y de la caridad, sino con la riqueza de su genialidad, sean siempre, con valentía, buscadores de la verdad y testigos de la caridad”.

    Cf.: http://www.h2onews.org/index.php?option=com_content&view=article&id=224449739&catid=67&Itemid=15#

  36. É de envergonhar, não é mesmo? E vai ficar aqui bem pertinho de minha casa…. Mas vcs não estranharam uma coisa não??? Fizeram o projeto antes, uma festa de apresentação do projeto com direito a show com Fabio de Melo, e só depois é que mostram o projeto ao Papa, não deveria ser o contrário??? E tem mais, o rosto do Papa não me pareceu muito feliz em verificar o projeto, me parecia , antes , constrangido, deve ter achado horrível, mas dizer o quê? Quando não se ouve mais a voz do Pastor? Ainda bem que, bem lembrado pela Gisele, BH ainda tem Igrejas magnificas, N.Srª de Lourdes e Catedral da Boa Viagem, em seu estilo gótico, Padre Eustáquio, e Sagrados Corações, com estilo renascentista, e as Igrejas barrocas ficam aqui pertinho para o nosso deleite, e para acalmar nosso coração, vista tanta coisa feia…

  37. Eu moro em BH e estou extremamente abalado com esse projeto que não tem nada haver com a dignidade de Nosso Senhor e da Santa MIssa.

    Enviei um email para Dom Walmor pedindo para que deixe esse projeto para trás e encorajo aos leitores desse site que façam o mesmo.

    O email é campanhafacoparte@redecatedral.com

    Que Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, não permita que essa catedram seja erigida.

    Em Cristo Jesus,

  38. Por quê não fazem a petição ao Bispo para que abandone o projeto em prol da construção de uma Catedral que seja compatível com a história de Minas Gerais, de um arquiteto mineiro…

    Poderia ser uma boa iniciativa, não sei ao certo, mesmo as cidades buscando cada vez mais e mais o “prestígio” de ter alguma obra de Niemeyer…

  39. É a nave da xuxa???

  40. O pior de tudo: sou de Belo Horizonte!

  41. Higor R, 3:41 disse:
    Ana Maria Nunes, eu falo meio seriamente, mas também com um ar de riso aqui, me parece até comédia: mas você tem uma implicância tremenda com Sua Santidade, não é!? hauhauhaahuah

    Para quem fala ‘meio’ seriamente com ar de riso parecendo comédia, n vou levar em consideração sua implicância comigo, não é?! hauhauhaahuah ( 2 )

  42. Nem mesmo para construir uma catedral em estilo moderno esse pessoal tem competência, há muitos templos em arquitetura moderna interessantes, mas infelizmente não é o caso .

    Vejam as imagens de belos templos mormons, vendo estas imagens fica evidente que nem para fazer um Catedral modernosa esse pessoal tem competência.

  43. como se diz na engenharia: arquiteto é o sujeito que não foi macho para fazer engenharia, e ao mesmo tempo é tão enrustido que não teve coragem de fazer design.
    tá aí mais uma profissão para eu desprezar juntamente com artes, jornalismo e psicologia.

  44. Ridícula é um elogio para tamanha monstruosidade!
    Mas daí a ficar adivinhando o que o papa acha ou deixa de achar sobre a tal catedral (Nave da Xuxa! Perfeito! rsrs) existe uma tremenda diferença! O adjetivo ridículo é mais bem aplicado a quem, imprudentemente, se põem a julgar o que o papa acha, a ponto de “apostar”. Um jejum de língua faria muito bem à algumas pessoas! E como faria! Se aplicassem tamanha energia à própria santificação seriam verdadeiros santos e santas de Deus…

  45. Eu não entraria num lixo desses jamais.Uma agressão dessas só contribui para afastar as pessoas da religião, e para hostilizar ainda mais esse clero horroroso.
    Depois tem gente que ainda implica com os sedevacantistas. Pois engula-se mais essa: o projeto foi até Roma e ninguém NADA FEZ. Por isso que, quando vejo os que dizem que o papa deixou de ser papa, que os bispos são um conciliábulo de hereges, eu não encontro mais motivos para me indignar… Como soltar raios para os que chegam a essa conclusão, se até para nós que não somos sedevacantistas, isso é de dar um nó no juizo?
    Complicado… Niemayer conseguiu fazer uma catedral ainda mais feia que a de Brasília. Agora, vai dizer que o clero e o arcebispo apenas querem parecer contemporâneos? Que nada… Eles são tão humanos quanto nós. Eles têm tanta capacidade de discernir pelos sentidos o que é belo e o que é feio… Isso é a ruptura escancarada com a Igreja!
    Essa Igreja que eles propõem não é a Igreja Católica. Não pode ser.
    Eu fui crismado por esse arcebispo, e não pretendia pedir uma crisma sob condições, mas acabo de mudar de idéia. Quem empurra uma construção dessas, demonstra não ter uma gota de espírito católico… E se não têm, quem garante que administra sacramentos válidos?
    Nojento. Lamentável. Ridículo!

    • Caríssimo Bruno, não seja injusto. O projeto foi a Roma e fizeram algo sim: o Cardeal Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, selecionou o projeto para ser apresentado ao Papa, juntamente com outras 59 obras, em uma exposição comemorativa do 60º aniversário do Sumo Pontífice!…

  46. Percebam, é – como eu ouvi dizer -, o capacete do Darth Vader em forma de catedral (ainda branco, para disfarçar “o lado negro da força”).

    A abominação não somente entrou no templo santo de Deus; neste caso, ela é o próprio templo.

    Satan é quem guia a pena de Niemayer, não duvidemos.

  47. Ana Maria,

    Sim, com ar de riso falo novamente, falei com ar de riso, mas com propósito de seriedade…
    Bem, cabe a você interpretar bem as coisas: assim está a me parecer os “intérpretes do CVII”…
    Perdoe-me pelo “meio”, não percebi que o pusera, melhor termo é: “falo com séria intenção, sem desviar do assunto, o que não deixa de fazer de você uma personagem um tanto “engraçada” já que, por tudo, implica com S. S. (às vezes até sem motivo algum)…”

    Ei Italo! Espera aí, né!? Eu sou arquiteto viu, e sou homem e, mais do que qualquer outra coisa, católico!
    Erra você ao desprezar o arquiteto: já que sempre foi ele que projetou e calculou as belíssimas igrejas: essa dissociação entre arquitetura e engenharia veio à tona a mui pouco tempo…

    E Paulo, gostei do seu comentário, mas reitero que Niemeyer não usa a nobre pena, mas o carvão… Ai ai ai

  48. Meu Senhor, Vós não mereceis isto!

  49. caro hugo, eu disse: como se diz na engenharia…… se vc é arquiteto sabe bem que essa brincadeira é feita nas faculdades de engenharia civil. não precisa se sentir ofendido. quanto ao desprezo me refiro apenas aos loucos a la Niemeyer.

  50. ops. errei. leia-se caro Higor

  51. Italo, não se preocupe! Não me senti ofendido! ^^)
    A gente escuta muito isso hehehehe XP

    Sou mais risonho que a Ana Maria… Não se preocupe.

  52. Os artistas também apresentaram o Espírito do Concílio ao papa:

  53. Higor R, vou te responder sem ar riso: n me cabe culpa pelo fato de ser uma pessoa alegre, n me abater com problemas e muito menos ficar dando voltas no mesmo e, se isso parece ofensa ao sentimento religioso de quem n concorda comigo, lamento.
    Vc e seus familiares, passando por São José dos Campos, avisem-me, terei prazer em recebê-los em minha casa.
    Aah, só para constar, conheço o Italo pessoalmente e ele sabe que sou alegre e n um personagem debochado da net. abraço

  54. Sou artista sacro há 10 anos tenho apenas 28 e me formo arquiteto em 2013, bons artistas com caráter fidedigno a tradição da santa igreja são poucos, esse comunista já arquitetou as catedrais mais ridículas do Brasil, mesmo assim ainda se confia um investimento para o esteticamente plástico, agora o sagrado caráter Católico deixa se passar e bem longe do sagrado.
    Basta a dessacralização, oremos para que a autentica arte sacra triunfe junto a Cristo para sua maior glória.
    Leandro – Ara Christus.

  55. A pergunta que faço é: desde quando Oscar Neymer, apesar de seus projetos modernistas, entender de arquitetura religiosa? Parece mais um… disco voador estacionado! Minha nossa! E os antigos é que não sabiam fazer templos!? Eu hein! Será que ajuda a rezar o ambiente?

  56. É difícil pensar que um homem da cultura de Bento XVI ache esse troço parecido com uma Igreja, além de tudo, Catedral… Não consigo enteder…
    Mas, como dizia um velho cônego com os seus noventa e lá vai fumaça de idade, “Jesus Cristo viveu pouco para ver o que eu vi e estou vendo”…
    “Eu acho impressionante como existem ainda pessoas que abrem a boca pra dizer que a Idade Média foi uma época de trevas intelectual .
    As obras arquitetonicas da Idade Média tipo : Igrejas , Catedrais e Basilicas deixam as Igrejinhas de hoje no chinelo … são sombras se forem comparadas com as da Idade Média”.
    Vc tem toda razão Cristiano…
    Comparar um tralha como essa com a arquitetura medieval, com a beleza das Igrejas medievais e similares, só mesmo na época de perna pro ar em que estamos vivendo
    Na música também, não tem gente que compara as pérolas da polifonia clássica, as músicas antigas de nossa Igreja, com a “músicas” melosas e decadentes do hinário “litúrgico” da CNBB ou pior ainda, com as músicas mais “litúrgicas” ainda da rcc e companhia, ao som do reco reco e da cuíca embelezadas pelos blablablalalalllllllchahhhhhrsssssss………
    Santa Cecília, rogai por nós!

    Deus nos defenda…………………………….

  57. Saiu na Rádio Vaticana uma entrevista com Dom Walmor, arcebispo de Belo Horizonte, sobre os motivos que o levaram a escolher Oscar Niemayer, como arquiteto dessa “catedral”. Notem que não contam entre os motivos dados pelo arcebispo nenhum motivo católico.

    http://www.radiovaticana.org/bra/articolo.asp?c=503166

  58. Depois da peteca em Brasilia e da catedral nuclear do Rio de Janeiro, agora é a vez da “catedral” estilo congresso nacional….deve ser para fazer analogia entre os corruptos do congresso e os que estão infiltrados na Igreja. Haja paciência…

%d blogueiros gostam disto: