Outeiro da Glória serve de cenário para novela das 21h.

Por Padre Helcimar Sardinha da Silva

Outeiro da Glória: cenário de Missa Tridentina à novela da Globo.

Outeiro da Glória: cenário de Missa Tridentina à novela da Globo.

Não obstante o pedido da Igreja para que os lugares sagrados tenham apenas destinação sagrada, algumas dioceses ainda cedem às filmagens profanas dentro de uma igreja dedicada. A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, não sabemos o porquê, mudou sua forma de agir quanto às filmagens de filmes e novelas. O que antes era restrito, parece que agora foi liberado.

Ficamos perplexos ao saber que a novela “Insensato Coração”, que abertamente apresenta ao público idéias e modelos contrários à moral e à doutrina católica, conseguiu filmar o seu casamento de mentira numa igreja de verdade. Sim, a “celebração” aconteceu na secular Igreja de Nossa Senhora da Glória com pompa e circunstância! Infelizmente vimos atores se portando no templo como se fosse uma praça: escorados nas paredes, sentados nos bancos de maneira inadequada e encenando “desfile” de brincadeira entre uma cena e outra, com direito a assovios e gritinhos (que eu não quero saber nem o que se disse). Fico imaginando a balbúrdia que tenha acontecido; imagine você: atores que pensam estar no set de filmagem, com suas conversas, suas maquiagens, suas mudanças de roupa, suas passagens de texto, as broncas do diretor… Meu Deus, quantas coisas absurdas devem ter acontecido… Chamamos a isso de “profanação do templo”.

Por que será que uma novela que não inspira bons exemplos conseguiu filmar um de seus capítulos dentro de uma igreja que prega bons exemplos? Melhor: por que a Arquidiocese do Rio permitiu a filmagem num templo onde ainda se oficiam Ritos sagrados? A filmagem não tinha valor histórico nem pedagógico; não se filmava a vida de algum santo, nem se falava do valor da missa ou do casamento, simplesmente a secular Igreja do Outeiro serviu de “cenário” para mais um capítulo de uma novela em que se propaga a torpeza, a banalização do sexo, a cultura gay, o adultério, a vingança, o sensualismo, o mal caratismo e tantos outros desvios…

Olhem o que diz a Instrução Geral sobre o Missal Romano sobre o edifício-igreja, em seu número 288, os grifos são nossos: “Para celebrar a Eucaristia o povo de Deus se reúne geralmente na igreja, ou na falta ou insuficiência desta, em outro lugar conveniente, digno de tão grande mistério. As igrejas e os demais lugares devem prestar-se à execução das ações sagradas e à ativa participação dos féis. Além disso, os edifícios sagrados e os objetos destinados ao culto sejam realmente dignos e belos, sinais e símbolos das coisas divinas.”

Rezemos pelo respeito aos lugares santos! Peçamos que os responsáveis pelos templos não compactuem com o seu uso profano.

* * *

Diminuição de impacto. Difusão tranquila da imoralidade.

Palavras do Assessor Eclesiástico para eventos de massa da Arquidiocese do Rio, Padre Omar Raposo:

Desde a criação do Vicariato para a Comunicação foi estabelecida uma parceria entre a Arquidiocese do Rio e a Central Globo de Produções que visa criar a diminuição do impacto televisivo em relação à audiência e ao católico que assiste a emissora. Estabelecemos, então, um diálogo e se viu a necessidade de um padre junto às gravações para dar suporte e assessoria a todas as cenas religiosas que fossem veiculadas pela emissora.

Tags:

18 Comentários to “Outeiro da Glória serve de cenário para novela das 21h.”

  1. Lamentável, uma profanação terrível e com o acompanhamento de um sacerdote, o que é mais grave ainda. Deus tenha misericódia de nós.

  2. Se não me engano,foi ano passado,passei diante de uma tv,e numa dessas novelas da globo,realizava-se uma “cerimônia de casamento”,onde as pessoas dançavam,etc…uma palhaçada.Não sei qual Igreja era.

    Fiquem com Deus.

    Flavio.

  3. …não sabemos o porquê…

    eu sei. Motivo: DINHEIRO.

  4. Mas esse é Dom Orani!

    O que mais vocês queriam desse arcebispo em “plena comunhão” e no seu comportamento pra lá de mundano?

    A ARQUIDIOCESE DO RIO TAMBÉM FEZ ALGUIMA PARCERIA COM AS IMUNDAS ESCOLAS DE SAMBA?

    SIM, DOM ORANI TAMBÉM TODO ANO RESOLVE “ABENÇOAR” ALGUMA IMORAL ESCOLA DE SAMBA.

  5. Os autodemolidores não pretendendem deixar pedra sobre pedra da Igreja ?????

  6. Esse sacerdote em pouco tempo vai ser ator da globo,

  7. “Desde a criação do Vicariato para a Comunicação foi estabelecida uma parceria entre a Arquidiocese do Rio e a Central Globo de Produções que VISA CRIAR A DIMINUIÇÃO DO IMPACTO TELEVISIVO EM RELAÇÃO À AUDIÊNCIA E AO CATÓLICO que assiste a emissora.”

    Nossa, e isto funciona? As telenovelas globais são tão católicas quanto o “Pânico na TV”…

    Nos últimos tempos tornou-se patente o alinhamento ideológico da Globo com o governo do PT com relação à promoção indisfarçada da agenda gayzista e dos novos “modelos de família” e mesmo fazendo lobby do clero progressista – na novela das 6 (não sei o nome) há um personagem que seria um sacerdote TL, que vive no meio da selva, dedica-se exclusivamente aos pobres e cuido de crianças e rejeita o “dogmatismo” da Igreja. Não vou atrás dessas coisas, minha mãe é quem assiste.

    Ouvi um boato de que a ecumênica Globo fez a mesma .’. parceria .’. com a Rosa Cruz e entidades kardecistas para trabalhar o tema da REENCARNAÇÃO. Assim foi ao ar a novela “Alma Gêmea” em 2005, levando a doutrina espírita pro povão, bem como uma novela seguinte tratando do mesmo assunto.

    O “catolicismo” (e vão aspas nisto) teria tido sua vez com a exibição de “A Padroeira” em 2000, mas era o “catolicismo” tupiniquim da CNBB, onde os padres conservadores eram os vilões exploradores do povo, e os padres joviais e “maleáveis” em questão de doutrina eram os mocinhos.

    O mais contraditório na questão de se emprestar uma igreja secular para a arte ímpia é que tanto a mídia quanto o clero plenista insistem numa nova “identidade católica” liberta dos cerimonialismos tridentinos e dos exageros medievo-barrocos e querem um TEMPLO TRADICIONALMENTE CATÓLICO para suas brincadeiras. Porque não vão gravar suas novelas no Santuário do Padre Marcelo Rossi ou no “Rincão” da Canção Nova, que traduzem com maior fidelidade a “atual” identidade “católica”?

  8. Ontem assistia à Rai Internazionale e me deparei com um show-arrecadatório para alguma criancinha (e eu me perguntou pq o aumento da miséria está proporcionalmente relacionado com o aumento das ONGs) realizado “dentro” do Santuário da Virgem de Pompei (bellissímo, aliás).

    Este evento, chamado LE NOTE DEGLI ANGELI (as notas dos anjos), foi dedicado “aos grandes valores da Paz e da Caridade”, transmitido de Pompei pq, segundo diz a RAI, desde sempre foi um “símbolo e lugar universal” dessa Paz e dessa Caridade.
    O tema ANJOS é pq quiseram homenagear aqueles seres humanos que colocavam a propria vida ao serviço dos outros, contra a marginalização, difuculdades, guerra e racismo.
    Realizado pela RAI e o Santuário, desfilou uma série de figuras patéticas, semi-nuas (inclusive as idosas), acompanhadas por corais – ora meio-clássicos, ora afro-tribais. Dentre essa figuras, destacou-se, como uma celebridade, a ilustre desconhecida Tara Gandhi (http://2.bp.blogspot.com/_XDkMzDleomI/TQuSSCkGTGI/AAAAAAAADhI/upSVQ0V96Bo/s1600/TaraGandhi_pace.jpg), cuja grande qualidade para justificar sua presença naquele lugar santo seria ser neta do outro Gandhi, Mohandas Karamchand Gandhi (conhecido como Mahatma ou Grande Alma – SIC).

    O grande e piedoso quadro de Nossa Senhora, servia de fundo para os apresentadores.
    Os afrescos e as abóbadas serviam de clipe para as canções modernas e profanas, junto com as danças de todo tipo.

    Sim, houve homenagens e entrevistas sobre o Beato JPII, grande incentivador (mesmo que não tenha desejado) das igrejas transformadas em casas de espetáculo.

    O altar! Lá há um altar belíssimo em honra de Nossa Senhora de Pompei… que lástima! Por lá desfilava toda essa gentalha e seus malabarismos. Tantas ofensas e tantos apláusos! Raça de víboras!
    Os artistas eram de todo tipo, partidários de várias vertentes musicais, políticas e religiosas: bem ecumênico!

    Se a Itália dá tamanho escandaloso exemplo para o mundo, de baixo do nariz de Roma… porque o Brasil ficaria de fora dessa nova moda? Provavelmente, a Globo fez alguma contribuição para alguma entidade espírita (trocadilho intencional) que a Arquidiocese do Rio deve entender ecumenicamente que se trata do mesmo bolso, afinal se todos os caminhos levam a Nosso Senhor…

    Ah! E as criancinhas? Well, no site da RAI diz que os fundos são para a realização do projeto “Pequeno Cotolengo em Africa – Nossa Senhora do Rosário de Pompei”. Bom… deve existir! Ma outra coisa não paro de indagar aos meus botões: a Itália – solidaríssima – já fez alguns shows para arrecadar fundos para as vítimas do terremoto do Haiti, por exemplo (eu assisti a alguns deles): eu não tenho acompanhado muito a sorte desta pobre gente, mas pelo volume arrecadado na época a ilha deve ter virado um Paraíso!!!

  9. Volta, Dom Eugênio Sales! Papa Bento, esquece esse negócio de colegialidade e manda brasa na CNBB, que fica indicando essas figuras nefastas para presidir dioceses e arquidioceses pelo Brasil.
    Dom Orani não é o único. Será que Vossa Santidade não tem conhecimento disso?

  10. Em nota, a Rede Globo afirmou que ninguém pode acusá-la de desrespeito com o sagrado, ou de que algum de seus profissionais tenha tido qualquer atitude irreverente com os valores religiosos. Ocorreram, sim, muitas conversas, risos, brincadeiras, e posturas inadequadas, mas nada que não aconteça em qualquer casamento católico na vida real. E até em muitas missas…

    A nota não é real, mas se fosse, estaria perfeitamente coerente.

  11. A Igreja no Brasil é uma vergonha.

  12. Nossa, moro no Rio e não sabia disso! Que absurdo! Que pavor! Meu Deus, como a nossa Arquidiocese permitiu isso? Fico muito triste pela nota do assessor de comunicação… ligação com a Globo? Parabéns ao Pe. Helcimar que denunciou esta profanação!

  13. “(…) Estabelecemos, então, um DIÁLOGO (…)”. Olha o tal do diálogo aí. O engraçado é que sempre que esse bendito entra em cena, quem cede e, obviamente, sai perdendo, é a Igreja de Cristo.

  14. De-nos links ou email p/ protestarmos, em especial o do dom tempestade…

  15. Concordo com o Luiz; seria bom recebermos links e emails para protestarmos. Aqui mesmo na Arquidiocese, poucas pessoas souberam disso. Parecem até que estão escondendo…

  16. É uma prova de que o Satanás insiste em escarnecer das Realidades Sagradas do Senhor e da Sua Santa Igreja. Categoricamente, trata-se de uma situação execrável e extremamente condenável.

  17. Era melhor o padre ter dado uma de Lula e falar que não sabia de nada. Como dizia um monge amigo meu: “Seria bom que você pensasse antes de dizer uma imbecilidade dessas e passar uma vergonha na frente dos seus colegas…”