Vaticano examinará ministério gay de Bispo.

Lima, Peru, 11 de agosto de 2011 / 05:54 pm (CNA – Tradução: Fratres in Unum.com) – Dom Raul Vera Lopez, de Saltillo, México, informou que se encontrará com o Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, no fim de agosto ou começo de setembro.

Os dois discutirão o apoio de Dom Vera à Comunidade San Elredo, uma organização que aceita a homossexualidade.

Em declarações ao jornal mexicano Zocalo, no fim de julho, Dom Vera disse: “Houve um chamado do Vaticano e estou pronto para esclarecer o assunto… Tenho que responder a uma série de perguntas que a Cidade do Vaticano me enviou sobre meu trabalho com homossexuais”.

Dom Vera disse ao jornal El Diario, de Coahuila, que seu encontro com o Cardeal Ouellet tem relação com as notícias publicadas pela ACI Prensa, o site-irmão de língüa espanhola de CNA.

“Esta agência publicou um monte de tolices, e pediram-me para falar sobre isso e tenho o direito de fazê-lo, sou um bispo da Igreja, trabalho pela Igreja e estou em comunhão com a Igreja”.

Ele também declarou não ter sido a primeira nem a última vez que foi chamado pelo Vaticano.

Dom Vera disse que o inquérito do Vaticano não é “uma reprimenda, mas um esclarecimento, especialmente com respeito ao que esta agência publicou”.

Em duas oportunidades o bispo se recusou a conceder informações a ACI Prensa, mas, no entanto, ele acusou a agência de distorcer suas palavras. CNA e ACI Prensa crêem ter meramente relatado os fatos.

O Diario de Coahuila também informou que a Comunidade San Elredo não faz mais parte da Diocese de Saltillo e será agora uma organização separada. No entanto, continuará a promover suas atividades habituais.

O coordenador temporário do grupo é Fernando Hernandez, que afirmou que San Elredo continuaria seguindo o plano pastoral diocesano, mas que iniciaria agora “uma nova fase fora da diocese”.

7 Comentários to “Vaticano examinará ministério gay de Bispo.”

  1. o vaticano é muito lento nas suas decisões.

  2. Vejam só como o apoiador do Grupo Gay San Elredo reagiu…

    Da ACI Prensa:

    “El Obispo de Saltillo (México), Mons. Raúl Vera López, DENUNCIÓ PENALMENTE a quienes colocaron unas mantas en el enrejado de la Catedral el mes pasado en las que se leía el siguiente mensaje: “Queremos un Obispo católico”.

    Según informa el diario Zócalo de Saltillo, el Obispo Vera acudió el 4 de agosto a la fiscalía del estado mexicano de Coahuila para proceder con la denuncia de “actos de intimidación cometidos en su contra”.

    El 15 de julio la diócesis de Saltillo contestó a quienes colgaron las mantas solicitando “un Obispo católico”, mediante un comunicado titulado “La actividad del Obispo no está al margen del Evangelio” firmado por el Vicario General de Saltillo, P. Gerardo Escareño.

    El texto no mencionaba el apoyo de Mons. Vera al grupo gay San Elredo que sostiene principios contrarios a la doctrina católica.

    Hace unos días, Mons. Vera abrió un nuevo frente de controversia (http://www.aciprensa.com/noticia.php?n=34313) al declarar en una entrevista al sitio pro-vida LifeSiteNews.com que APOYA LA DESPENALIZACIÓN DEL ABORTO.

    El Obispo Vera es también presidente del Centro de Derechos Humanos Fray Bartolomé de las Casas (Frayba) desde el 28 de enero de 2011 y fundador del Centro Diocesano para los Derechos Humanos Fray Juan de Larios, cuya sede está en el Obispado de Saltillo.

    Ambas organizaciones han expresado públicamente su apoyo (http://www.aciprensa.com/noticia.php?n=34313) a la despenalización del aborto en México.”

    (…)

    http://www.aciprensa.com/noticia.php?n=34331

    Leiam a notícia inteira.
    Acreditem: tem muito mais desse “plena comunhão”!

  3. Em nome de Deus alguém pode me explicar o que é um “ministério gay”? Penso que o chamado ao arrependimento dos pecados é para todos os homens, e tudo começa através do Sacramento da Penitência no confessionário em qualquer lugar onde haja um Sacerdote Católico. Essa estória de “ministério gay”, homossexual ou seja la como queiram chamar, me remete ideia de “gueto”, “reduto gay”, baixo gay” ou seja, um lugar onde todos são gays e vão continuar gays e vivendo o “seu homossexualismo sem serem incomodados. Uma hora dessas vai aparecer um clérigo criando um “ministério” para cada tipo de pecado. Como na política, hoje na Igreja temos por demais ministérios e ministros pecaminosos. Deus nos defenda!

  4. E quando os Bispos e padres brasileiros que comungam das idéias de D. Raul Vera Lopez terão seus ministérios examinados? QUEREMOS BISPOS CATÓLICOS!

  5. Ele também declarou não ter sido a primeira nem a última vez que foi chamado pelo Vaticano.
    Aí mora o perigo. Até chamam, MAS N RESOLVEM. Se resolvessem, já n teria que chamar mais.

  6. Fico sempre desconfiado quando alguém fica defendendo a causa gay, tal como os que defendem a legalização da maconha. Acho que vcs entenderam o que eu quis dizer.