Papa: “A verdadeira crise da Igreja no mundo ocidental é uma crise de fé”.

Na Alemanha, a Igreja está otimamente organizada. Mas, por detrás das estruturas, porventura existe também a correlativa força espiritual, a força da fé num Deus vivo? Sinceramente devemos afirmar que se verifica um excedente das estruturas em relação ao Espírito. Digo mais: a verdadeira crise da Igreja no mundo ocidental é uma crise de fé. Se não chegarmos a uma verdadeira renovação da fé, qualquer reforma estrutural permanecerá ineficaz.

Papa Bento XVI ao Conselho do Comitê Central dos Católicos Alemães, 24 de setembro de 2011.

Tags:

6 Comentários to “Papa: “A verdadeira crise da Igreja no mundo ocidental é uma crise de fé”.”

  1. “A unidade não cresce através da ponderação de vantagens e desvantagens, mas só graças a uma penetração cada vez mais profunda na fé mediante o pensamento e a vida. Assim nos últimos cinquenta anos, e particularmente desde a visita do Papa João Paulo II há trinta anos, cresceram muito os pontos comuns, fato este de que podemos apenas sentir-nos agradecidos.” Bento XVI, em homilia aos luteranos

    Eis, nos lábios do Papa, o motivo dessa crise de Fé, e a justificativa para os atos ecumênicos. Se cresceram os pontos comuns entre Católicos e protestantes, pergunto: quem se aproximou de quem nesses últimos 50 anos? Quem abriu mão de parte do que acreditava até então? E que fato misterioso provocou essa mudança há 50 anos?

    Sabemos as respostas.

  2. Amigos,

    E ainda tem gente que quer vencer ou passar essa crise na base do “grito” ou do “decreto lei”.Qualquer Católico de bom senso reconhece que a crise é na base da fé.E, para professarmos a nossa fé nos 12 artigos do credo, se faz mister uma renovação diária e um testemunho concreto.

    Em Cristo,

  3. Sim,mas quais os fatores que geraram a crise de fé que o Papa aponta?

    Fiquem com Deus.

    Flavio

  4. Crise de Fé na Alemanha, por conta de Bispos… …que, há muito, apostataram, perderam a Fé.

  5. … qualquer reforma estrutural permanecerá ineficaz.?

    É evidente, este estado funesto que sobreveio e sobrevém no seio da Santa Igreja, e consequência da
    ” reforma ” estrutural ( CVII ). e faz-se necessário uma outra reforma estrutural sob luz da Tradição,

  6. * é consequência da ” reforma “