Cardeal Francis Arinze celebra Missa Gregoriana.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Cardeal nigeriano Francis Arinze, prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, celebrou, no último dia 28, uma missa no rito latino gregoriano nos Estados Unidos.

Sua eminência não expressava muita simpatia pela missa tradicional em seus tempos de Cidade Eterna. Já próximo de sua aposentadoria, em 2005, durante o Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia, Arinze circulou, juntamente com o seu secretário Dom Domenico Sorrentino, uma nota contra a liberação do que viria a ser declarado por Bento XVI, em 2007, como um rito “nunca ab-rogado”.

Após esta manobra que pretendia minar os planos de Bento XVI, Sorrentino, protegido pela ala bugniniana-montiniana da cúria e tido como figura certa nos próximos consistórios, foi transferido para Assis num autêntico “promoveatur ut amoveatur”. Seu sucessor na secretaria do Culto Divino foi Dom Malcom Ranjith,  outrora exilado de Roma pelos próprios bugninianos-montianos.  Sorrentino até hoje espera a púrpura cardinalícia. Ranjith, bem, vocês sabem o que aconteceu!…

Fotos: New Liturgical Movement – agradecimento a um grande amigo pelo envio da notícia.

7 Comentários to “Cardeal Francis Arinze celebra Missa Gregoriana.”

  1. è… Quem diria….
    Que os frutos do rito ajude tal Cardeal a ser “sempre assim”!

  2. Eu não sei o que aconteceu com Dom Malcom Ranjith, alguém poderia me explicar? =D

  3. Não esperava isso. Estou profundamente feliz!

  4. Cuidado com os recém convertidos!!!! Sempre é pouco qualquer cuidado.

  5. Arinze em 2008 expressa todo seu desprezo pela missa tradicional:

    Infeliz essas brincadeirinhas: “povo não sabia latim”, e um monte de risadas. Só contribui para a dissolução da liturgia.

  6. Para quem nao sabe, foi a primeira vez em 41 anos que a Sua Eminencia celebrou com o Missal de Joao XXIII.