Bella domanda.

Por Patrícia Medina

Cardeal Velasio de Paolis

Cardeal Velasio de Paolis

O Cardeal Velasio de Paolis, delegado pontifício para os Legionários de Cristo, concedeu uma entrevista à agência Associated Press nesta última semana.

O Cardeal descartou qualquer futura investigação sobre os crimes do padre abusador Marcial Maciel, fundador da ordem: “Não vejo que bem uma investigação mais profunda poderia trazer. Ao contrário, nós correríamos o risco de nos encontrarmos numa intriga sem fim. Pois existem coisas que são privadas demais para eu investigar”.

O Cardeal também afirmou que “quatro ou cinco” vítimas de abuso sexual por parte do padre Maciel vão ser indenizadas. O valor para cada um será de U$ 21.000,00 a U$ 28.000,00. O valor é modestíssimo. No ano de 2007, por exemplo, a arquidiocese de Los Angeles foi obrigada a pagar U$ 660 milhões para 500 vítimas de abuso sexual.

Ao ser perguntado sobre o carisma legionário, o Cardeal hesitou. “Bella domanda,” disse ele. “Boa pergunta”. A resposta dos padres legionários não tardou: “Sobre o carisma, sabemos que o Cardeal De Paolis, com grande visão teológica e canônica, não vê o carisma de uma congregação como algo que pode ser definido numa palavra ou frase famosa, mas acredita que [o carisma] consiste num conjunto de elementos característicos de espiritualidade e apostolado. Assim, a questão de “definir o carisma numa frase” não cabe”.

Como bem lembrou um comentarista do blog Life After RC, os carismas se definem com “frases famosas”. Senão, vejamos, entre outros: Ora et labora  – Beneditinos; Caritas Christi urget nos – Irmãs da caridade; Zelo Zelatus sum pro Domino Deo Exercituum – Carmelitas Descalços; Laudare, Benedicare, Predicare – Dominicanos; Ad maiorem Gloriam Dei – Jesuítas; Stat Crux dum volvitur orbis – Cartuxos; Da mihi animas et cetera tolle – Salesianos.

Finalmente, o Cardeal De Paolis começa a desfazer a estrutura que permitia que os padres Legionários de Cristo tivessem controle sobre o Regnum Christi. No que vem sendo chamado de “divórcio institucional”, o Cardeal eliminou a figura do superior legionário para as pessoas consagradas do Regnum Christi, afirmando, numa carta publicada no dia 17 de outubro, que os membros do “reino” devem ter uma “justa independência” na forma que a Igreja afirma em seu Código de Direito Canônico. Atualmente, disse o Cardeal, existem muitos pontos de devem ser reavaliados e que exigem esclarecimentos.

3 Comentários to “Bella domanda.”

  1. Carisma da hipocrisia, nova igreja novos negócios!

  2. Há alguns errinhos de grafia nos motos latinos. As formas corretas são:

    “Deo Exercituum” (carmelitas);
    “Gloriam Dei” (jesuítas);
    “Da mihi” (salesianos).

%d blogueiros gostam disto: