Folha de São Paulo: intervenção de Dom Beni. Chalita “principal afetado”.

Renata Lo Prete | Folha de São Paulo

Foi o bispo de Lorena, d. Benedito Beni, quem comunicou a Edinho Silva a decisão da TV Canção Nova de tirar do ar o programa do presidente do PT-SP, lançado em 3 de novembro. Durante a campanha eleitoral, d. Beni defendeu a divulgação de folhetos que pregavam boicote à candidata Dilma Rousseff, a quem religiosos atribuíam posição dúbia em relação ao aborto.

“Ele disse ter sofrido pressões”, relata Edinho. Fiéis contrários à incorporação do petista ao quadro de apresentadores da Canção Nova promoveram movimento que incluiu, além de protestos, o estímulo à suspensão das doações que ajudam a financiar a emissora.

Sem-tela 1 Edinho diz ter sido convidado pela Canção Nova, em 2010, a comandar um talk-show que aproximasse as pastorais sociais da Igreja Católica e a Renovação Carismática, mais conservadora. “Lamento que esse espaço tenha sido suprimido.”

Sem-tela 2 Mas o principal afetado pela suspensão dos programas ancorados por políticos é Gabriel Chalita (PMDB), pré-candidato à prefeitura paulistana. Nascido em Cachoeira Paulista, sede da Canção Nova, o deputado comandava o “Papo Aberto”, um dos campeões de audiência do canal, com duas horas de duração e gravações itinerantes pelo país.

Trem da fé Em seu esforço de aproximação com a Canção Nova durante a campanha eleitoral, Dilma contou a dirigentes da comunidade católica ter feito pressões, quando ministra da Casa Civil, por uma estação do TAV [ndr: Trem de Alta Velocidade] em Cachoeira Paulista.

Créditos ao amigo Wagner Moura pela indicação

16 Comentários to “Folha de São Paulo: intervenção de Dom Beni. Chalita “principal afetado”.”

  1. “a Renovação Carismática, mais conservadora”.

    Estou num mundo paralelo?

  2. Conservadora? como ? não é o que se vê em nosso pais.

  3. Se todos os programas da CN forem passar pelo crivo da doutrina da fé creio que pouco ou quase nada sobrará na grade de programação
    Essa emissora transmite um pseudo catolicismo adocicado igual as seitas neo pentecostais que até o herege Lutero se tivesse VIVO escandalizaria, Jesus foi bem claro tem que ser sempre Sim Sim ou não não , quente ou frio, por que se for morno ele vomita ou é católico ou não é, e não adianta falar dos carismas do atos dos apóstolos , vai me dizer que depois de 2000 Mil anos em um período que tivemos vários santos doutores com Dom Bosco, Santo Afonso etc. só no ano de 1966 que jovens americanos universitários depois do pseudo repouso no espírito descobriram que até então o catolicismo estava errado e criaram essa RCC. Há!!!!! faça me o favor,para com isso vão estudar e vão ver que essa RCC é mais um novidade passageira igual os Anabatistas, os iluministas e a quase sepultada TL teologia da libertação etc. que Deus nos defenda dessas doutrinas pregadas por cordeiros em pele de lobos

  4. Pena é perceber esse ar de descontentamento de D. Beni, que se diz forçado pelas massas.

  5. A rc”c” é mais conservadora que o protestantismo de fora da Igreja sim.

    **************Cadê o eca, digo, eto? Ele tem que vir a público dizer pq Deus mudou de ideia. Ele disse claramente que tinha certeza que o programa com o petralha amigo dele ERA vontade de Deus.

    E aí ? Apareça no ‘sorrindo para a vida’ estou na rede de intercessão bem-te-vi, amém?

  6. Quando as “pastorais sociais da Igreja Católica” são muitas vezes aliadas íntimas da Teologia da Libertação, não é muito difícil classificar a RCC como conservadora.

  7. Dom Beni n tinha recuado com o lance dos panfletos nas eleições?

  8. Claro,se se exclui a tradição da Igreja,e sobre a TL e a RCC,esta última passa a ser a conservadora,.Obviamente,comparada com a tradição de sempre da Santa Igreja,se vê claramente que a RCC não é conservadora.A RCC adquiri este papel pelo abafamento da verdadeira tradição.

    Talvez por isso que o Pe Paulo Ricardo ache que a RCC seja importante.

    É similar a situação politica do pais.Como não existe mais direita,a esquerda chama o psdb,que tbm é de esquerda,de direita.Na verdade o que se tem é só um campo agindo e dominando,a esquerda.

    Cadê o eca, digo, eto? Ele tem que vir a público dizer pq Deus mudou de ideia. Ele disse claramente que tinha certeza que o programa com o petralha amigo dele ERA vontade de Deus.

    É verdade,Ana,essa é uma coisa que me incomoda muito.Essa facilidade de se referir ao espirito santo como justificativa de tudo.

    Pena é perceber esse ar de descontentamento de D. Beni, que se diz forçado pelas massas.

    Pois é Vinicius,isso é uma coisa que tbm me incomoda.Um grande mal que adentrou na Santa Igreja é o excessivo respeito humano.

    Fiquem com Deus.

    Flavio.

  9. A RCC e a TL são lados diferentes de uma mesma moeda modernista e estão cada vez mais próximos!

  10. “Cadê o eca, digo, eto? Ele tem que vir a público dizer pq Deus mudou de ideia. Ele disse claramente que tinha certeza que o programa com o petralha amigo dele ERA vontade de Deus.”

    Eto não passa de um falso profeta que para justificar seus objetivos usa o nome de Deus em vão para ludibriar , enganar e seduzir o povo mais simples que ainda ajuda financeiramente a Canção Nova .

  11. Graças a Deus Dom.Beni acolheu o clamor do povo cristão fiel a Igreja.
    Isso mostra como a juventude católica tem força.

  12. Parabéns a D. Beni !!

  13. Fiquei indignada com a fala de Dom Beni,ele foi vitima deste petista imumdo e põe a culpa no ..povo???
    E o Eto??Para censurar o Pe Jose Augusto ele mostrou a cara cinica de defensor do PT,e agora manda o bispo que se pronunciar,ou melhor nem se dirige ao povo,so´comunica ao petista que tem que sair,e vai ficar tudo por isso mesmo….continuarão calados como se nada tivesse acontecido e dentro da comunidade continuarão fazendo trabalho de formiguinha para promover essa corja petista ,seja através de “mala direta “junto c/ a revista e no boca a boca mesmo,e por ai vai…..a CANÇÃO NOVA. E SEUS MEMBROS……..SORRINDO PRA VIDA,e no´s é que saimos perdendo pois esta progamação,tirando as missas , os terços,Pe.Paulo Ricardo e Felipe Aquino o que sobra????

  14. “A RCC e a TL são lados diferentes de uma mesma moeda modernista e estão cada vez mais próximos!”

    Perfeito!

    Quando é certos católicos que irão acordar para a realidade de que a RCC não é católica?

    Há os que aceitam porque pensam que devem aceitar já que é reconhecida pelo Vaticano…mas ora, alguém aí se lembra do Sillon?

  15. A Igreja promoveu o avanço do comunismo na américa latina. O comunismo que há cem anos prega o ateísmo. E agora… agora retiram crucifixos e biblias de locais públicos, pregam com orgulho o gayzismo, o abortismo, as prevaricações morais…. Quem patrocinou tudo isso foi a I. católica!

  16. Lamentável a postura desses bispos atrelados às pastorais do socialismo demoníaco que prega o NIHIL – niilismo, apostasias com a instrumentalização política da fé cristã. Deus está punindo os malévolos pregadores do comunismo. Os exemplos são públicos e notórios.

    Nas palavras do próprio Paulo VI: “Por alguma fissura, a fumaça de Satanás está no templo de Deus: a dúvida, a incerteza, o questionamento, a preocupação, a insatisfação, o afrontamento surgiram.”