O Papa e os sinais no céu.

Por Marco Tosatti, La Stampa | Tradução: Fratres in Unum.com

O Vaticano está atônito, e até mesmo embaraçado; pois na viagem a África, que acaba de terminar, segundo muitos fiéis sem contato entre si, teriam ocorrido no céu fenômenos semelhantes aos que foram verificados durante as aparições mais famosas do século passado, como Fátima e Tre Fontane. Um parente de um bispo teria produzido uma documentação fotográfica ou vídeo do evento, que teria sido entregue ao Secretário de Estado, o Cardeal Tarcisio Bertone.

No dia seguinte à missa celebrada por Bento XVI no Estádio de l’Amitié, em Cotonou, até os bispos de Benim se questionaram sobre o extraordinário fenômeno que permitiu, às 8 horas da manhã, aos 80.000 fiéis presentes, ver juntos a lua e o sol, um evento raríssimo na África naquela latitude, o que causou grande assombro na multidão, como disse aos jornalistas o diretor da sala de imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi. Ainda mais porque não poucos fiéis disseram ter visto também o sol se mover e brilhar sem ofuscar, de modo a poder olhá-lo por um bom tempo sem problemas (mesmo os que baixavam os olhos e os levantavam não tinham nenhum incômodo visual).

Um fenômeno interpretado pelos africanos como um prodígio devido à presença do Papa, mas que também perturbou a mídia e muitos bispos, até porque, pelo que soubemos, não foi um fato isolado, mas se repetiu outras vezes ao longo da visita. Dom René-Marie Ehuzu, Bispo de Porto Novo e Presidente da Comissão Pastoral Social da Conferência Episcopal de Benim, também responsável pela organização da visita papal no país, declarou à AGI que “na tarde de sábado, quando o Papa, a caminho da paróquia de Santa Rita, na periferia de Cotonou, parou para saudar e abençoar os doentes do hospital localizado nas proximidades, se verificou um fenômeno semelhante, tanto que os hóspedes do hospital quiseram ir para a capela para uma oração de agradecimento”. Por todos os três dias da visita — afirmou o prelado — há testemunho de eventos similares e fotos tiradas com os celulares de testemunhas, em alguns casos sacerdotes. Pessoalmente não posso dar uma explicação, mas excluo que se trate de um fenômeno de histeria coletiva”.

“A lua está agora muito perto do sol (uma pequena crescente visível antes da alvorada), por isso é impossível vê-la junto com o sol, isto é, quando ele está alto no céu. Se era visível, é evidente que a claridade do sol foi temperada, precisamente como dizem as testemunhas. Há uma clara analogia com os muitos milagres solares ligados às aparições de Nossa Senhora”, comenta por sua vez um perito no blog “Amici di Papa Ratzinger” e, na discussão que se abriu, os fiéis italianos concordam com os seus companheiros na África, outros posts afirmando, de fato, que se tratou de um milagre: “O Papa trouxe a luz de Cristo”. “Sem a proteção e a força que vem de Deus, como ele poderia superar estes seis anos e meio de ataques ferozes?”, se pergunta Laura; e um anônimo comenta: “Jesus nos diz que o Reino de Deus está entre nós, e não o diz apenas em palavras, mas também através de sinais e prodígios. Deus, com esta Sua intervenção divina,    nos chama à esperança à conversão”.

Como se sabe, o “milagre do sol” ocorreu em Fátima na seqüência das aparições marianas e mais vezes em Roma, em Tre Fontane. Na Cova da Iria, onde rezavam os pastorinhos, em 13 de outubro de 1917 – relatam as crônicas — o sol apareceu como uma gigantesca roda iridescente, que girava e irradiava cores múltiplas. Ele parou três vezes e então parecia se destacar do firmamento para se precipitar sobre a terra. Um fenômeno extraordinário, semelhante ao que ocorreu em Portugal, foi visto por milhares de fiéis em Tre Fontane em 12 de abril de 1947 e se repetiu em 1968 e 1980 (enquanto em Fátima uma réplica teria ocorrido no último 13 de maio). Em Tre Fontane, o disco solar inicialmente se comportou como em Fátima (exceto o fenômeno de parecer prestes a cair sobre a terra), mas em um segundo momento tomou a cor de uma hóstia, como se fosse coberto por uma gigantesca hóstia. Uma nota privada de Pio XII publicada recentemente pelo vaticanista Andrea Tornielli testemunha um episódio análogo nos jardins do Vaticano, que, em 1950, foi interpretado pelo Papa Pacelli em seu coração como uma confirmação da validade do dogma da Assunção de Maria, que estava prestes a proclamar.

Tags:

35 Responses to “O Papa e os sinais no céu.”

  1. Interesante! Mais ainda é nao haver praticamente nenhuma repercussao na mídia tradicional.
    Bento XVI se assemelha muito com o que se lê sobre Fátima e os sonhos de Dom Bosco.

    PS: nao consigo acentuar os “ao”, nao reparem.

  2. alguém tem os vídeos ou fotos?

  3. Caríssimos,

    “um evento raríssimo na África naquela latitude”

    “de modo a poder olhá-lo por um bom tempo sem problemas”

    Isto me faz lembrar a aurora boreal (também raríssima) que aconteceu em 1938, pouco mais de 16 meses antes do segundo castigo proferido por Maria em Fátima. Naquela ocasião a duração do fenômeno também foi inexplicável, tal qual neste caso em que as pessoas conseguiram ver.

    ……………

    “Um fenômeno interpretado pelos africanos como um prodígio devido à presença do Papa”

    “tanto que os hóspedes do hospital quiseram ir para a capela para uma oração de agradecimento”. (como se tudo estivesse às mil maravilhas, em outras palavras…)

    Porém, com essa onda de permissividade apoiada por aqueles que deveriam corrigir o povo, não se atentam que pode ser como àquele espírito que não se atentou para as calamidades que estavam por vir:

    “Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e os destruiu a todos.” (Lc 17, 27)

    Graça e Paz.

  4. Ou,

    “foi interpretado pelo Papa Pacelli em seu coração como uma confirmação da validade do dogma da Assunção de Maria, que estava prestes a proclamar.”

    Àqueles que dizem ser o Papa Bento XVI o Papa do sonho de Dom Bosco, taí um bom motivo para ele demonstrar o que vai dentro de si.

    Esperemos os resultados disso tudo.

  5. Pessoal, não quero ser profeta da desgraça, mas lembrem-se de que Nossa Senhora, em Fátima, advertiu que Deus mandaria um sinal de que iria punir o mundo atravé da guerra. Esse sinal, durante a visita do Papa, pode significar muita coisa. Desde uma Graça para os ali presentes quanto um sinal de graves acontecimentos. As hostilidades entre Israel e Irã, se se desembocarem numa guerra, pode trazer consequências inimagináveis

  6. Não analiso numa perspectiva extrínseca ao catolicismo, muito pelo contrário.

    A Igreja Católica é o Farol do Mundo e como Ela está eclipsada durante todas essas décadas por aqueles que deveriam ser Luz do Mundo e Sal da Terra, um acontecimento como esse (penso) não deve se referir a coisas distantes de nós, senão adjacente!

    Digo o que digo porque em todas as grandes manifestações marianas dos últimos tempos levou os fiéis à penitencia, coisa que não estou vendo no caso em tela.

  7. Nossa, isso é surpreendente!!

  8. Pois é, depois de assis III, Deus no centro da vida de lutero e tantas outras coisas, talvez Deus esteja dando um sinal para O papa.

    O nosso povo n sabe o que é penitência e muito menos como ser Católico, por culpa dos sacerdotes e dos últimos papas.

  9. Não encontrei nem um vídeo ou foto se alguém encontrou posta ai por favor quero muito ver… Grato e Deus com Nossa Senhora protejam a todos.

  10. O calor muito forte na África deixa qualquer vendo alucinação. Acordem!!!!

  11. É precipitado dizer que é uma mensagem de penitência! Certamente é um sinal divino. Mas por que é um sinal de penitência, ou melhor, de um castigo divino?

    É mais provavél que seja um sinal da benevolência de Deus que quer que todos se salvem!

    Se fosse alguma mensagem de castigo, melhor dizendo, haveria também algum aviso indicativo disso.

    É melhor não tirar conclusões apressadas!

  12. Há alguns equívocos no pontificado de Bento XVI. Entretanto, a situação está muito melhor se comparada ao Pontificado de JPII. O Papa Bento resgatou a Tradição do exílio que lhe haviam imposto desde o último Concílio. Temos que rezar por ele e seu sucessor. Para que conduzam a Igreja de volta a Tradição Católica.

  13. Não há como se negar que é uma notícia interessantíssima. Preocupante, por um lado e, claro, motivante e inspiradora por outro.

  14. Senhor Osires,
    Câmaras fotográficas, filmadoras e celulares não ficam alucinados.

  15. Senhores,
    É bom notar que a notícia não saiu em um meio de comunicação religioso. O La Stampa é um jornal secular de grande circulação na Itália. Se a questão fosse falsa ela certamente não seria noticiada em um jornal secular de grande repercussão.
    Essa notícia me lembra o evangelho da missa de hoje: “Haverá grandes terremotos, fomes, pestes e aparecerão fenômenos espantosos no céu” Lc 21,11.
    Para encerrar acho muito gozado que os ditos tradicionalistas não tem dificuldade nenhum de reconhecer fatos extraordinários com Pio XII, mas se negam até a morte reconhecer fatos milagrosos com Bento XVI.

  16. Estranho que com os meios hoje disponiveis não estarem já na web as imagens e/ou videos destes fenômenos.

    Agora,tem-se que se ter cuidado,pois um milagre é algo indiscutivel,como o de Fátima.Portanto me parece um exagero querer comparar com Fátima.

    Fiquem com Deus.

    Flavio.

  17. Poxa vida, as pessoas têm suas dificuldades, afinal Pio XII n se sentou com hereges e nem os chamou de amigos.

  18. Bem, realmente a notícia é bastante interessante e o real motivo não sabemos.
    Penso que este prodígio possa ser interpretado por aquele povo que na maioria são adeptos do VOdu como um sinal de conversão ao Catolicismo ROmano .
    Bendito seja Deus pelos seus insondáveis juízos !

  19. “Acho muito gozado que os ditos tradicionalistas não tem dificuldade nenhum de reconhecer fatos extraordinários com Pio XII, mas se negam até a morte reconhecer fatos milagrosos com Bento XVI.”

    Disse tudo.

  20. Queridos, já há relatos de outras aparições semelhantes nesse ano na Costa do Marfim. Vejam o vídeo:

  21. Câmaras fotográficas, filmadoras e celulares não ficam alucinados.

    A um abismo enorme entre esses “fenômenos” e sinais do céu. Tenho calma… o nordeste é tão quente quanto a África, que estamos assando calango na estrada.

  22. Pode ser um sinal de que Deus está prestes a punir o mundo pelos seus pecados e por conta dos pastores da Igreja, que conduzem os fiéis ao erro e já não ensinam mais a verdadeira doutrina e não oferecem o verdadeiro Sacrifício. É assim que eu interpreto esse fenômeno. Como disse o amigo Rogério, se as contendas entre Israel e Irã, que acompanhamos com receio nos jornais, forem para as vias de fato, creio que teremos uma guerra de proporções assombrosas, com bomba atômica e tudo…

  23. Bem essa notícia realmente mexeu comigo e penso que nossa época mais do que nunca abandonou a Deus e caiu num paganismo pior do que quando a Igreja Católica cristianizou o ocidente .
    Nossa Igreja desde o Concílio Vaticano II está dividida.
    Nossos pastores cairam numa apostasia tremenda muitos até perderam a fé e a moral cristã.

    Em Fátima a Irmã LUcia viu o Santo Anjo com uma espada gritar PENITÊNCIA PENITÊNCIA PENITÊNCIA e quem hoje se preocupa em se sacrificar ?? Alguma coisa realmente muito importante esse sinal no céu da Africa está a nos alertar e a toda a IGreja .

    O mundo ficou pior do que naquela época. Temos que levar Deus mais a sério porque como dizia Santo Afonso de Ligório “o que está em jogo é a salvação de nossa alma , isso é o negocio mais importante e o mais deixado de lado”
    Que Jesus tenha misericórdia de nós e não permita que nos separemos dele eternamente.

  24. Senhora Ana Maria,
    Acaso Nosso Senhor não se sentou com prostitutas e gente de má vida?
    Calma lá com essas críticas….

  25. Uma réplica de Fátima, mas também pode ser uma réplica das Teofanias que são lembradas no primeiro e no quarto mistério Luminoso, um acréscimo ao Rosário, feito pelo Beato João Paulo II, onde Deus Pai, tanto no Jordão como no Tabor, diz: “Esse é meu Filho amado: ouvi-O!” Esses mistérios lembram uma Teofania acompanhada de sinais atmosféricos, como o trovão, a luz, e a voz que soa pelo ar. Também esses sinais na África dão a entender o que os africanos entenderam. Parece que os céus se manifestam de uma forma eloquente para repetir, por sinais, a Voz de Deus Pai dizendo: “Esse é meu Papa, escutai-o!”. Este é o Papa de Fátima e de São João Bosco, e de São Domingos Sávio, é o Papa que o próprio céu não exita em nos convidar a escutá-lo. Ele vem com a doutrina esplêndida, anunciada por São Domingos Sávio, em sua famosa profecia. Essa doutrina esplêndida é a doutrina da Caridade, de que Deus é Amor, e que esse Amor é um Amor que se comunica, ou seja, Ele Ama e faz amar. Deus é Amor. Ora, Deus ama todas as pessoas. Logo, é impossível tirar de Deus ódio por quem quer que seja. Em Deus as inimizades devem se dissolver, daí o amor pelos inimigos. Na África o Papa anunciou o Deus da Paz.

  26. No entanto, acho no mínimo curioso o fato de que nenhum dos principais jornais de Benin – o Fraternite, o La Nouvelle Tribune, o L’Autre Quotidien, o Quotidien Le Matinal, e o L’Option – tenha relatado qualquer coisa a respeito. A cobertura da visita papal foi abrangente, mas nada relativo a sinais no céu.

  27. III – “Acho muito gozado que os ditos tradicionalistas não tem dificuldade nenhum de reconhecer fatos extraordinários com Pio XII, mas se negam até a morte reconhecer fatos milagrosos com Bento XVI.”

    Saibamos distinguir os tradicionalistas dos sedevacantistas, os primeiros estão com o papa Bento XVI, já os últimos, que Maria os guie para a plena união da Igreja.

    Oremus pro pontifice nostro Benedicto.
    R. Dominus conservet eum, et vivificet eum, et beatum faciat eum in terra, et non tradat eum in animam inimicorum eius.

  28. Como seria bom se o santo padre ao testemunhar esses fenômenos, se dispusesse a Consagrar definitivamente a Rússia ao Imaculado Coração de Maria como foi pedido em Fátima, e promulgasse o Dogma da Co-redentora, medianeira e advogada. Isso atrairia grandes graças para o mundo e para a Igreja que tomando o caminho do falso ecumenismo eclipsou-se neste século de trevas.
    Rezemos o Rosário e a oração de Amsterdam, ensinada pela Virgem para suplicar a Verdadeira paz para o mundo!
    Prece de alcance mundial entregue pela SENHORA DE TODOS OS POVOS:

    “SENHOR JESUS CRISTO,
    FILHO DO PAI,
    DERRAME AGORA O TEU ESPÍRITO SOBRE A TERRA.
    FAÇA HABITAR O ESPÍRITO SANTO NO CORAÇÃO DE TODOS OS POVOS,
    A FIM DE QUE ELES SEJAM PRESERVADOS
    DA CORRUPÇÃO,
    DAS CALAMIDADES E DA GUERRA.
    QUE A SENHORA DE TODOS OS POVOS,
    A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA,
    SEJA NOSSA ADVOGADA.
    AMÉM”

  29. São Matheus XII: 38, 39.

  30. A eficácia do ministério papal ou qualquer outro ministério não deve se focar apenas no extraordinário. Não é isto que lhe dá autenticidade. Essa mania de querer presenciar milagres é típica dos pentecostais católicos (?) ou protestantes.

    Se aconteceu algo na visita do Papa à África obiviamente será analisada sua autenticidade, mas, lembrando bem, que não seria dogma de Fé, assim como Fátima, la Sallete e outras.

    O Papa tem, certamente, graças especiais, mas, conforme ele mesmo já disse, não é um oráculo de Deus. Sua doutrina, quando TRANSMITIDA conforme a Revelação, o Magistério e a Tradição, É nosso Senhor quem fala.

  31. Pedro
    novembro 22, 2011 às 7:40 pm

    Senhora Ana Maria,
    Acaso Nosso Senhor não se sentou com prostitutas e gente de má vida?
    Calma lá com essas críticas….

    Pedro
    novembro 22, 2011 às 2:49 pm
    Para encerrar acho muito gozado que os ditos tradicionalistas não tem dificuldade nenhum de reconhecer fatos extraordinários com Pio XII, mas se negam até a morte reconhecer fatos milagrosos com Bento XVI.

    Senhor Pedro, calma lá com suas críticas o senhor! Foram citados pelo senhor Pio XII e Bento XVI numa clara tentativa de nos colocar como desobedientes ao papa. Vcs podem criticar, mas n podem ser criticados? Nosso Senhor Jesus Cristo sentou e conversou sim com os piores do tempo dele PORÉM ao se levantar teve seguidores. Qual a estatística de conversões dos encontros de Assis? ZERO!
    Logo, a diferença absurda entre o que Nosso Senhor fez e o que fazem na sua Igreja que é gozado (usando seu termo, que fique claro!).

  32. Impressionante…parece que só a midia italiana deu espaço a tão grande graça

Trackbacks