Papa aceita renúncia de Dom Bergonzini e nomeia Dom Joaquim Carreira novo bispo de Guarulhos.

Cidade do Vaticano (Rádio Vaticano) – O Santo Padre aceitou hoje a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Guarulhos (SP), apresentada por Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, que conforme o cânone 401 §1 do Código de Direito Canônico, apresentou pedido para se afastar, tendo alcançado o máximo limite de idade.

Como novo Bispo de Guarulhos, o Papa nomeou Dom Joaquim Justino Carreira, até agora bispo auxiliar de São Paulo. Ele nasceu em 1950 em Portugal, mas se transferiu ainda pequeno, com a família, para nosso país. Formou-se em Filosofia na Faculdade “Nossa Senhora Medianeira – Faculdades Anchieta”, em São Paulo e em Teologia na Universidade Gregoriana de Roma (1973-1976). Também estudou Teologia do Matrimônio e da Família no Pontifício Instituto “João Paulo II” da Pontifícia Universidade Lateranense (2000-2002).

Foi ordenado sacerdote em 1977 foi encardinado na diocese de Jundiaí, aonde permaneceu até 2005, quando foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo. Até o momento, foi o responsável pela Região Santana, zona norte da Arquidiocese de São Paulo. (CM)

6 Responses to “Papa aceita renúncia de Dom Bergonzini e nomeia Dom Joaquim Carreira novo bispo de Guarulhos.”

  1. Ele negou explicitamente o dogma Fora da Igreja Não Há Salvação e disse ser bom o Estado ser laico, lutou contra o pt, mas ao negar o dogma jogou tudo no ralo.

  2. Ana Maria,
    A senhora poderia nos mandar o link onde Dom Joaquim supostamente nega o dogma “Fora da Igreja não há salvação”.
    Obrigado

  3. Dom Bergonzini se destacou entre os bispos brasileiros por ter sido um campeão na defesa da sacralidade da vida e combate aberto contra o PT e, por isso, merece o nosso respeito e apreço. Quanto à frase sobre a possibilidade de salvação para não católicos, podemos especular que talvez ele tenha pensado nos casos de ‘ignorância invencível’, mesmo que ele não tenha dado maiores explicações. Se não temos certeza de que ele se referia aos casos de ignorância invencível, não podemos condená-lo. Muitas vezes uma frase isolada sem contexto ou explicação pode nos levar a falsas impressões.

  4. Pedro, falo do bergonzini.

Trackbacks