Medjugorje, a história definitiva (I): Credibilidade das Mensagens.

As mensagens de Medjugorje são, na maioria das vezes, de uma banalidade ímpar e poderiam ser compiladas por qualquer criança de 10 anos com um conhecimento mínimo de orações e devoções tradicionais e de doutrina. Eis um exemplo típico de mensagem (publicada no dia 6 de outubro de 1996):

Medjugorje

Medjugorje

Queridas crianças, hoje eu vos convido a oferecer suas cruzes e sofrimentos pelas minhas intenções. Filhinhos, eu sou sua mãe e quero ajudá-los a alcançar a graça de Deus. Filhinhos, ofereçam seus sofrimentos como um dom de Deus de modo que eles se tornem a mais linda flor de alegria. Por isso, filhinhos, rezem para que vocês possam compreender que o sofrimento pode se tornar alegria e a cruz, o caminho para a alegria. Obrigada por atender meu chamado.

Pode-se notar que é normal oferecer orações, sofrimentos e alegrias de cada dia pelas intenções de Nosso Senhor através do Imaculado Coração de Maria, e não pelas intenções de Nossa Senhora.

Desejo lhes transmitir mensagens de uma forma inédita na história.[1]

Dificilmente alguém poderia negar que a “aparição” ocorre sempre que um dos visionários deseja é, certamente, algo inédito na história.

Rezando, vocês me ajudaram a realizar os meus planos. Implorarei de meu Filho que todos os meus planos sejam realizados. [2]

Filhinhos, sem vocês eu não posso ajudar o mundo. [3]

Isso significa que a intercessão da nossa Advogada cheia de graça depende totalmente dos videntes de Medjugorje?

 Deixarei um sinal para os infiéis.

Este é um desenvolvimento interessante, pois, como demonstrarei mais tarde, o sinal prometido tinha, originalmente, a intenção de provar a veracidade das aparições para os fiéis.

Filhinhos, eu quero que vocês vivam e mudem toda a negatividade interior, de modo que tudo se torne positivo e vivo.  [4]

Esta mensagem parece ter vindo direto de um manual Nova Era.

Algumas mensagens são de ortodoxia dúbia. No dia 1º de outubro de 1981, a aparição anunciou: “Para Deus, todas as religiões são iguais”, usando a palavra croata “iste”. Numa declaração mais detalhada, a aparição insiste que todas as religiões são iguais:

Só há um Deus para todos, mas as pessoas inventaram [5] várias religiões. Meu Filho é o único Mediador e Salvador de todas as pessoas, mas, do modo que vejo, as pessoas vivem bem se elas praticam bem as suas religiões, se elas seguem as suas consciências.

Nossa Senhora está dizendo aqui que a religião Católica foi inventada pelos homens? Como uma religião que foi fundada pela encarnação de Deus pode ser colocada no mesmo nível que as religiões inventadas pelos homens?

Medjugorje depois de 21 anos – 1981-2002 – A História Definitiva, Michael Davies. Tradução de Patrícia Medina.


[1] R. Franken, A Journey to Medjugorje (1999),  p. 36

[2] Ibid.

[3] Ibid.

[4] Franken, p.37

[5] Nota da Tradutora: a expressão utilizada originalmente foi “conjured up”. O verbo traduz-se por “fazer truques” ou “fazer aparecer”, ou ainda, “intentar por meio de conspiração. Conspirar, tramar, maquinar. Insurgir-se, rebelar-se”. Uma outra forma de traduzir a infame frase seria: “as pessoas maquinaram várias religiões”.

20 Comentários to “Medjugorje, a história definitiva (I): Credibilidade das Mensagens.”

  1. Para os que assim mesmo insistem em acreditar, uma leitura recomendada é “A Subida do Monte Carmelo”, de São João da Cruz, onde o santo nos mostra com clareza e autoridade como o demônio se manifesta das maneiras mais enganosas, e arrasta as almas soberbas com ele, pois essa últimas preferem seguir aparições e visões ao invés de se agarrar na Doutrina e na Fé Católica.

    E não esqueçamos também das palavras de São Luiz de Montfort, que dizia que um falsificador sempre procura copiar uma coisa de muito valor. Ninguém tenta imitar algo barato e sem valor. Dessa forma, o inimigo também procura falsificar a devoção a Nossa Senhora, que é a mais cara, depois da devoção ao Santíssimo Sacramento.

  2. A usina de força dos carismáticos. Delenda est!

  3. Se acontecer mais uma desgraça que seria a aceitação por um papa dessas aparições, o CVII vai virar dogma.

  4. Nossa, eu nunca tinha visto essas mensagens e, realmente, destoam da doutrina de Jesus Cristo.

  5. Taí um livro, que os carismáticos deveriam ler ” Subida ao Monte Carmelo”. De fato nunca estudei nada sobre Medjugorje.

  6. Aqui na minha quadra uma amável senhora costumava reunir todos os católicos da rua para fazer um cenáculo onde eram lidas mensagens deixadas por Nossa Senhora em Medjugorje.
    Ela tinha um livro só com mensagens de Medjugorje.
    Eu nunca acreditei nessas supostas revelações/aparições de Nossa Senhora. EM NENHUMA DELAS. E nem sou obrigado a acreditar pois não faz parte do depósito da fé.
    Infelizmente parece que virou moda agora. Tem aparição em tudo quanto é canto do mundo e o povo correndo atrás desses videntes.

    No dia 23/11, o programa De Frente com Gabi do SBT fez uma entrevista com um vidente católico chamado Pedro Siqueira que diz receber mensagens dos Santos e da Virgem Maria.
    A igreja fica lotada para receber as mensagens da “Virgem Maria”

    Eis a entrevista do vidente católico para o De Frente com Gabi.

    parte 1

    parte 2

    parte 3

  7. Muito boas essas traduções da Patricia sobre o que ocorre em Medjugorje. Vou aguardar as próximas,visto ser esta só a primeira.Eu que era simpatizante de Medjugorje vejo hoje tudo isso com muito cuidado e prudência.

    Mais cedo ou mais tarde isso tudo vai ter que vir as claras.E fico imaginando se ficar provado que não é uma mensagem realmente de Nossa Senhora o estrago que vai fazer no meio católico.

    O tempo está passando,os videntes estão ficando velhos,e o sinal visivel e indestrutivel que eles dizem que Nossa Senhora deixará sobre o monte onde ocorreu a primeira aparição custa a chegar.

    Estas incongruências que mostra o livro realmente impressiona.Complicado!

    Fiquem com Deus.

    Flavio

  8. É necessário prudência com revelações particulares. São Paulo já afirmava que “se alguém – ainda que nós mesmos ou um anjo do céu – vos anunciar um evangelho diferente do que vos anunciamos, seja anátema” (Gl 1,8). Se essa aparição de Medjugorje ensinar qualquer coisa fora da doutrina da Igreja Católica, não é a Virgem Maria e sim uma farsa ou fanatismo.

  9. Sempre achei e acho Medjugorje muito esquisito, Deus me perdõe se estiver errado.
    Mas vejam só, são recebidas mensagens desde a fundação do santuário, TODOS OS DIAS…
    NS aparecer todos os dias durante 20 anos, ou mais??
    Por que essa frequencia? E, parece, na hora que os videntes querem?
    Infelizmente eu acho estranho, outras aparições de NS não foram assim, continuadas, levadas à exaustão… repito, Deus me perdoe se estiver errado, mas isso tem que ser melhor investigado.
    A Fé não pressupõe acreditar em tudo e abrir mão da razão, como sempre ensinaram os grandes padres.

  10. Ou o próprio Capeta!

  11. De todos os crimes, o mais hediondo é enganar a fé e a esperança do próximo!
    Seja com aparições convenientes, seja com milagres e expulsões de demônios inconvenientes!

  12. Ave Maria!
    Pelo que vi as pessôas que deixaram seus comentários,parecem estar com grande ódio das aparições da Santíssima Virgem em Medjugorje, este local santo.Ou melhor,se julgam no dieito de julagr Medjugorje.Li várias obras do Carmelo, inclusive as de São João da Cruz.É fato que le afirma que a alma não deve buscar visões etc…Mas se o próprio céu vem até nós através da Mãe de Deus, porque não acolhermos ao invés de jogar pedras?Também gosto de tudo que seja tradicional na Santa Igreja, mas também sei que a maioria dos tradicionais, infelizmente perseguem as aparições de Medjugorje.
    “PARA VIR A SABER TUDO,
    NÃO QUEIRAS SABER ALGO EM NADA.
    São João da Cruz.

  13. “Só há um Deus para todos, mas as pessoas inventaram [5] várias religiões. Meu Filho é o único Mediador e Salvador de todas as pessoas, mas, do modo que vejo, as pessoas vivem bem se elas praticam bem as suas religiões, se elas seguem as suas consciências.”

    É o céu que diz isso?

  14. Zulmar Marques, a questão de Medjugorje n tem nada a ver com as opiniões dos tradicionalistas mas sim a Doutrina da Igreja e com as outras aparições de Maria Santíssima.

    Medjugorje não pode ser verdadeira aparição da Imaculada Conceição, ela foi concebida sem pecado ia pecar justamente agora? Por quê?

  15. O Católico no geral parece cachorro sem dono, n pode ver uma porta aberta que entra. Nem digo que é fé infantil, pq as crianças são inocentes, mas um bando de adultos que insistem em n crescer na fé e temem em crescer, pq isso os fará tomar decisões e ninguém quer largar o osso da missa nova que fica a uns 200 metros da sua casinha para ir rodar na Dutra quilômetros e quilômetros para assumir que cresceu!

  16. Fiquemos com Nosso senhor: Pelo fruto conhecereis a árvore! Ao que me constam, salvo grave falha de informação, não são frutos dos mais saborosos que saem de Medjugorge: Escândalo com padre, enriquecimento dos videntes, “todas as religiões são boas”….

    “Respondeu-lhes Jesus: Cuidai que ninguém vos seduza. Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu o Cristo. E seduzirão a muitos. Ouvireis falar de guerras e de rumores de guerra. Atenção: que isso não vos perturbe, porque é preciso que isso aconteça. Mas ainda não será o fim. Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome, peste e grandes desgraças em diversos lugares. Tudo isto será apenas o início das dores. Então sereis entregues aos tormentos, matar-vos-ão e sereis por minha causa objeto de ódio para todas as nações. Muitos sucumbirão, trair-se-ão mutuamente e mutuamente se odiarão. Levantar-se-ão muitos falsos profetas e seduzirão a muitos. E, ante o progresso crescente da iniqüidade, a caridade de muitos esfriará. Entretanto, aquele que perseverar até o fim será salvo. Este Evangelho do Reino será pregado pelo mundo inteiro para servir de testemunho a todas as nações, e então chegará o fim.” Mateus XXIV

  17. A questão Medjugore tomou uma forma bem canalha ultimamente. Enquanto o Bispo de Mostar-Duvno (a Diocese onde está Medjugore) se esforça por fazer valer a autoridade da Igreja e do Papa, um cardeal austríaco imune aos cânones sagrados, de nome Schonbörn, a quem prefiro chamar de Show Burn, agora inventou de promover essa “devoção” em detrimento da autoridade apostólica de seu “colega de episcopado”. Atitude de canalha, de cafajeste essa: o libertário é cardeal, o conservador é bispo diocesano — o maior abusando do menor.

    Ambos são bispos da Igreja e divergem. Repito a pergunta que li aqui no Fratres: tendo em vista a colegialidade episcopal, qual lado do colégio estará certo?

  18. Irmãos só tenho uma dúvida: como uma falsa aparição pode suscitar tantas conversões, desejo de rezar, desejo de confessar-se e de rezar o terço/rosário ?
    O demonio quer causar discórdia, confusão e afastamento de uma vida pura e santa.

    Não podemos definir esta questão como simples paradoxo.

    Estela Dias

  19. como uma falsa aparição pode suscitar tantas conversões, desejo de rezar, desejo de confessar-se e de rezar o terço/rosário ?
    É fator psicológico de um povo sedento de quem os orientem, já que os padres estão saindo dos seminários com anemia e com lesão no cerebelo.
    Exemplo: pague 4 pessoas para sair por aí falando que em tal lugar tem um ‘padre que cura na missa’, na semana seguinte terá excursão para tal lugar.

  20. Ave Maria!
    Estou com vc Estela Dias.Como pode o demônio levar as almas a Deus como no caso de Medjugorje?Se ele quer e luta justamente pelo contrário?Se a Própria Mãe de Deus nos ensinou entre outras coisas 5 maneiras de derrotá-lo?Como o jejum, a confissão, a comunhão, a leitura da palavra de Deus e o Santo Rosário diário.É, pelo que li dos comentários, parece que tem gente que não gosta de nada disto.
    Sim, Medjugorje é um lugar Santo que pela misericórdia Divina recebe todos os dias a Visita da Rainha!