A guerra na diocese de El Paso continua: Padre Michael Rodríguez sofre mais um ataque sangrento.

Para os novos leitores, sugerimos nossas matérias anteriores sobre o caso aqui.

Inconformado com a sua transferência para a longínqua diocese de Fresno, na Califórnia, e ainda morando e atuando na Cúria de El Paso, TX, Dom Armando Ochoa vem a público para fazer uma declaração bombástica: O Reverendíssimo Padre Michael Rodríguez teria se apropriado indevidamente de fundos doados para a execução de obras em sua antiga paróquia San Juan Bautista!

Artilharia Pesada!

Comunicado de Imprensa de Dom Armando Ochoa publicado no sítio da Diocese de El Paso:

11 de janeiro de 2012 – Como bispo e pastor da Diocese de El Paso, tenho o dever pastoral de salvaguardar os recursos da diocese e de cada paróquia individual. Isso inclui uma responsabilidade fiduciária de responsabilizar todos aqueles que administram os assuntos financeiros de cada paróquia, especialmente, aqueles na administração.

Em 20 de setembro de 2011, o Padre Michael Rodríguez foi destituído como administrador da paróquia de San Juan Bautista com base em informações confiáveis e documentos que mostram que ele intencional e materialmente deixou de cumprir o Manual de Políticas e Procedimentos de Finanças da Paróquia da Diocese Católica Romana de El Paso. O cuidado e utilização pelo padre Rodríguez de fundos doados comprometeu a integridade financeira de San Juan Bautista. Apelei repetidamente ao Pe. Rodríguez para fazer uma revelação completa e uma contabilidade minuciosa de sua administração financeira da paróquia, porém, ele se recusou a fazê-lo.

Devido à gravidade da má administração de fundos pelo Pe. Rodríguez e sua omissão na completa prestação de contas, tive que recorrer a uma medida extraordinária a fim de proteger o patrimônio e restaurar a integridade financeira da Paróquia de San Juan Bautista. A finalidade da ação judicial que movi contra o Pe. Rodríguez e seu irmão David Rodríguez é possibilitar que a Diocese de El Paso e a paróquia de San Juan Bautista realizem uma contabilidade precisa dos valores e utilização de todos os fundos doados e recupere quaisquer fundos que tenham sido apropriados indevidamente.

O Pe. Rodríguez e todos que agem em conluio com ele, não tinham o direito de se apropriar dos fundos doados à paróquia de modo a violar o Manual de Políticas e procedimentos das Finanças da Paróquia da Diocese Católica Romana de El Paso. Somos meros administradores dos bens temporais da Igreja e devemos todos prestar contras de todas as coisas que nos foram confiadas.

Reverendíssimo Armando X. Ochoa, DD

* * *

A resposta

COMUNICADO DE IMPRENSA do Pe. Michael Rodríguez

É lamentável que Dom Armando Ochoa, Administrador da Diocese de El Paso e não mais o seu bispo, tenha decidido mover uma ação judicial contra mim. Essa ação é injusta.

Ao longo dos nove anos e meio como pároco da Igreja Católica de San Juan Bautista dei meu coração e alma no cuidado dessa paróquia, tanto em termos de bens temporais como, especialmente, de bens espirituais. Tenho confiança que centenas dos meus antigos paroquianos estarão ávidos por testemunhar isso.

Em seu comunicado de imprensa do dia 11 de janeiro de 2012, o bispo Ochoa afirmou: “O cuidado e utilização pelo padre Rodríguez de fundos doados comprometeu a integridade financeira de San Juan Bautista.” Isso não é verdade. A declaração do bispo Ochoa também faz referência à “má administração de fundos pelo padre Rodríguez.” Novamente, isso não é verdade. Sempre honrei, respeitei e fiz bom uso do patrimônio financeiro de San Juan Bautista. Arrisco toda a minha reputação nessa afirmação.

Em 20 de setembro de 2011, abri meu coração para o meu bispo, como um filho a um pai, e fui completamente honesto e acessível com ele quanto aos assuntos financeiros de San Juan Bautista. Disse-lhe tudo. Ele preferiu não acreditar em mim. Nos últimos quatro meses, meu advogado canonista envidou repetidos esforços para resolver esse assunto com o Reverendíssimo Armando Ochoa, e ele se recusou.

Tenho um grande amor por minha antiga paróquia de San Juan Bautista, e por meus antigos paroquianos. Estou pronto para lutar e defendê-los, seja qual for o custo. Também estou pronto para proteger o meu bom nome e reputação. Nunca desviei ou utilizei indevidamente os fundos da paróquia. Finalmente, estou convencido de que o motivo real para as ações do meu antigo bispo contra mim se devem à minha defesa do ensinamento da Igreja Católica com relação ao homossexualismo, bem como minha adesão à Liturgia Romana de 1962.

Se necessário, apresentarei provas prodigiosas para corroborar esta alegação. Continuarei fazendo o meu melhor para ser um padre bom e santo, custe o que custar. Continuarei proclamando e ensinando as verdades da Igreja Católica Romana, especialmente na área de moralidade sexual, custe o que custar. Continuarei aderindo ao Rito Antigo da Igreja Católica Romana, custe o que custar.

Por favor, mantenham-me em suas orações durante esta provação difícil. Por favor, confiem a mim e o meu sacerdócio à proteção amorosa da Sancta Dei Genetrix, a Santíssima Mãe de Deus. Obrigado e que o bom Senhor os abençoe nesse alegre tempo de Natal.

* * *

O contra-ataque

Comunicado de Imprensa

13 de janeiro de 2012 – Em 12 de janeiro de 2012, o Reverendíssimo Dom Armando Ochoa, Administrador da Diocese de El Paso, ajuizou uma ação contra mim. Mais uma vez, quero reiterar que a sua ação é desonesta e injusta. Eu faço a simples pergunta: ao longo dos últimos nove anos e meio, quem é que tem trabalhado, lutado, se sacrificado dia e noite, e cuidado do bem estar espiritual e material da igreja católica San Juan Bautista? Será que é o Padre Michael Rodríguez ou o Reverendíssimo Bispo Armando Ochoa? Com base no histórico real, qual dos dois tem maior credibilidade quando se trata de proteger e promover o patrimônio espiritual e material de San Juan Bautista?

BENS ESPIRITUAIS

Ao longo dos meus nove anos e meio como administrador paroquial de San Juan Bautista, pela graça e misericórdia de Deus, os seguintes bens espirituais foram “alcançados”:

1) Restauração da gloriosa Missa Tradicional em Latim
2) Restauração gradual do idioma sagrado da Igreja Católica, Latim
3) Restauração gradual do Canto Gregoriano e da música sacra
4) Recepção devota e digna da Santa Eucaristia na língua e de joelhos, acompanhada por orações preparatórias e de ação de graças
5) Silêncio na Santa Missa e um sentido católico do sagrado
6) Vestimenta modesta e comportamento reverente na Santa Missa e dentro da igreja
7) Duas Missas diárias às 8h e às 18h.
8) Horas Santas com Exposição do Santíssimo Sacramento ao menos quatro vezes por semana
9) Confissões em horários fixos ao menos cinco vezes por semana; Confissão disponível a qualquer momento, dia ou noite, através de agendamento
10) Via Sacra toda sexta-feira, tanto em inglês (12:30h.) quanto em espanhol (18:45h)
11) Retiros Quaresmais na Paróquia, tanto em inglês quanto em espanhol
12) Inúmeras vocações ao sacerdócio e vida religiosa
13) Cristo Rei, Corpus Christi e Nossa Senhora de Guadalupe: Procissões pela vizinhança
14) Além das aulas padrão de Catecismo e Preparação para os Sacramentos, conforme oferecidas em muitas paróquias (em San Juan, essas aulas ocorriam aos sábados e domingos), havia aulas sobre a Fé para toda a paróquia (tanto em inglês quanto em espanhol) às segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras. Pessoalmente eu dava uma aula toda terça-feira à noite, e duas quinta-feira à noite.
15) Promoção de muitas devoções marianas, como, por exemplo, novenas paroquiais à Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora de Guadalupe, orações do Primeiro Sábado à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
16) Promoção da Mensagem de Nossa Senhora de Fátima
17) Recitação diária do Santo Rosário
18) Devoções das Primeiras sextas-feiras
19) Devoções dos primeiros Sábados. Pessoalmente dirigi essas devoções todos os primeiros Sábados do mês das 6:30h às 7:30h.
20) Ministrava um “mini-retiro” mensalmente (em espanhol) nos Primeiros Sábados para as Guadalupanas e outros paroquianos interessados, das 8:45-11:30h, consistindo do Santo Rosário e uma oficina de oração.
21) Missa Especial no Primeiro Sábado do mês à 1h, para ajudar os fiéis a cumprirem as exigências dos Primeiros Cinco Sábados.
22) Santo Rosário todo domingo às 7:30h e às 9:30h, antes da Santa Missa
23) Santo Rosário todo sábado à tarde às 16:30h antes da Santa Missa
24) Diferentes devoções de terços rezados após cada Missa no final de semana
25) Adoração ao Santíssimo de dia inteiro nas Primeiras Sextas-Feiras
26) Adoração ao Santíssimo de noite inteira nas Primeiras Sextas-Feiras
27) Devoção ao Precioso Sangue nas noites de quintas-feiras às 11h.
28) Ao menos uma vez por semana, eu mesmo levava a Santa Comunhão aos paroquianos doentes e que não podiam sair de casa
29) Procissão diária através da vizinhança nos Dias de Rogações (os três dias antes da Quinta-Feira da Ascensão)
30) Promoção de abstinência de carne em toda Sexta-Feira do ano e promoção do aspecto penitencial de toda Sexta-Feira do ano

Tragicamente, desde minha destituição de San Juan Bautista, no dia 20 de setembro de 2011, não é exagero dizer que nenhum dos itens acima existe mais em San Juan Bautista. É absolutamente chocante! Missas foram canceladas. Confissões e Horas Santas foram canceladas, etc. Será que alguém, alguém, pensa seriamente que a diocese está conduzindo o seu “dever sagrado” de salvaguardar os bens espirituais de San Juan Bautista de alguma maneira próxima ao que o Pe. Michael Rodríguez estava fazendo?

BENS TEMPORAIS

San Juan Bautista é uma paróquia pobre, e a coleta semanal de domingo antes da minha chegada, em maio de 2002, geralmente era inferior a US$1.000,00. Ao longo dos meus nove anos e meio como administrador paroquial, pela graça e misericórdia de Deus, conseguimos levar à cabo os seguintes projetos arquitetônicos:
1) Um belo e novo sacrário
2) Uma renovação inicial do santuário, incluindo um novo acréscimo para o sacrário, novas estátuas, uma nova mesa de comunhão e um novo piso de mármore
3) A instalação de dois sinos magníficos para a Igreja
4) Renovação completa da cozinha paroquial, incluindo uma piso de cerâmica novíssimo e armários novos
5) Renovação da garagem de armazenagem do salão paroquial com armários novos
6) Um piso de cerâmica completamente novo para o salão paroquial
7) Um novo alpendre para o salão paroquial
8) Um telhado novíssimo para a Igreja
9) Todas as unidades de ar condicionado da Igreja e salão paroquial foram substituídas por novas
10) Renovação externa da Igreja: duas novas rampas de entrada laterais para a Igreja com corrimãos
11) Renovação externa da Igreja: um novo alpendre lateral para a Igreja
12) Asfalto completamente novo para todo o estacionamento da Igreja
13) Nova iluminação exterior para a Igreja e estacionamento
14) Um complexo do prédio de armazenagem totalmente novo atrás da reitoria
15) Uma nova e bela GRUTA para Nossa Senhora de Guadalupe com múltiplos santuários, uma fonte, um altar, placas, jardins [ainda no processo de conclusão quando fui transferido]
16) A renovação do santuário e um novo altar elevado, de acordo com as normas da forma antiga do Rito Romano [ainda no processo de conclusão quando fui transferido]

Será que alguém, alguém, pode pensar seriamente que a diocese está conduzindo o seu “dever sagrado” de salvaguardar os bens temporais de San Juan Bautista de alguma maneira próxima ao que o Pe. Michael Rodríguez estava fazendo?

Por favor continuem confiando-me à proteção amorosa da Santíssima Virgem Maria, nossa Mãe Imaculada e Dolorosa.

Pe. Michael Rodríguez
Vigário Paroquial, Igreja Católica Santa Teresa de Jesus
Presídio, TX

* * *

O que pedimos aos nossos leitores?

Orações pelo Reverendíssimo Padre Rodríguez, para que Deus o sustente e fortaleça nessa provação. Faremos chegar ao conhecimento do referido padre todos os oferecimentos de terços e outras práticas de piedade depositados na caixa de comentários.

O que os fiéis da paróquia de San Juan Bautista pedem?

Orações pelo novo bispo, para que seja um bispo católico de verdade e restaure a fé na Diocese, bem como a ereção de uma paróquia pessoal para o rito antigo e a volta do Pe. Rodríguez.

Pedem também a intervenção do núncio apostólico nos EUA, para que ele ou alguém designado de outra diocese apure todas as acusações contra a boa fama de seu pastor. Em alguns fóruns da Tradição comenta-se que estes fiéis pedirão seu dinheiro de volta, uma vez que não confiam nos projetos pastorais da diocese.

Cartas com as intenções acima podem ser endereçadas a:

Arcebispo Carlo Maria Vigano
Núncio Apostólico para os Estados Unidos
3339 Massachusetts Avenue, N.W.
Washington, D.C. 20008-3687

* * *

O poder da oração

Fiéis da Paróquia de San Juan ajoelham-se em frente à Cúria de El Paso para suplicar a Deus que lhes envie um bispo verdadeiramente católico, que corajosamente promova a fé católica em sua liturgia, doutrina e sacerdócio.

Nota: segundo o sítio da Diocese de El Paso, Dom Armando Ochoa só tomará posse em Fresno no próximo dia 2 de fevereiro.

14 Comentários to “A guerra na diocese de El Paso continua: Padre Michael Rodríguez sofre mais um ataque sangrento.”

  1. “Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.” (Mt 5, 11-12)

  2. Contem com as minhas orações.
    Acho injusto o padre voltar para antiga paróquia, afinal outros Católicos tb precisam dele, e na atual paróquia tinha senhoras rezando pedindo a Deus pela Missa Tradicional.

  3. Rezei uma dezena do terço pelo Pe. Michael.

  4. “O circo pegando fogo” e “Roma” só assistindo né? Em El Paso como aqui também tem bispos PTralhas. Gente suja!

  5. Onde estão as medidas cabíveis oriundas de Roma?

  6. O que me preocupa é que devido ao comportamento dos que estão hoje no Vaticano, ainda vai sobrar para o Padre Michael Rodríguez.

    Aguardem só para ver.

  7. O Padre está na intenção diária de meu Rosário. Se o problema de todas as paroquias fossem padres sem competência para a administração, mas com a Verdadeira Doutrina não haveria tamanha crise.

  8. O Revmo Padre Michael é o “sonho” de pastor de toda ovelha! Oferecerei o Santo Rosário nas suas intenções, bem como pela conversão de seu ex-bispo, tão contaminado pelo flagelo do modernismo.

  9. Tomara que o Padre Rodriguez perceba que é impossível se submeter a estas autoridades modernistas que aliás só Deus sabe se continuam católicas. Por mais que ele consiga um espaço, sempre será ou estará minado, sempre marginalizado. Autoridades legítimas, concordo, porém modernistas, ou seja, já incapazes de usarem sua autoridade sobre um católico que quer viver e ter a herança de Nosso Jesus Cristo. Lamentável. Resista, Padre! Resista! Não se submeta a esta raça, até que se convertam!

  10. Jamais deixarei de fazer as minhas orações em intenção do Pe. Michael Rodriguez. Ele se fez amar por muitos. Foi-se Pe. Pio tão covardemente perseguido por inimigos da Igreja, e sucede Pe. Michael em caminho semelhante. Assim subsiste a verdadeira Igreja de Cristo, sustentada por perseverantes combatentes da fé que carregam suas cruzes sem desistência. Corajosos e destemidos entre uma delirante e ruidosa alcatéia de lobos pérfidos disfarçados de pastores fiéis a bens temporais, mesmo não comprovados, esquecidos de sua real finalidade, a salvação das almas. Como Cristo disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra a sua Igreja, assim ela tem sobrevivido em todos os tempos. Principalmente neste de “modernidade” onde seus potenciais inimigos estão mais próximos e dentro de seu próprio corpo. Sobreviverá, mesmo que com NÚMERO INSIGNIFICANTE DE PASTORES, mas fiéis nos ensinamentos que foram adquiridos através do Santos Apóstolos. Zelosos guardiães das almas que é o bem mais precioso do ser humano, resgatado pelo sangue DIVINO do filho de DEUS CRIADOR. Pe. Michael sabe do pêso de sua cruz bem como o de sua recompensa…. A salvação de sua própria alma e a de MUITAS que por sua dedicação o acompanharão. Quanto a isso, NINGUÉM poderá impedí-lo, esteja ele onde estiver, porque o SANTO ESPÍRITO DO SENHOR ESTARÁ COM ELE. Maria Santíssima protegei-o, renove sempre sua forças e mostrai-lhe o caminho, assim seja!

  11. 37 pessoas ofereceram o terço pelo Padre Michael. Favor Fratres, poderiam pedir a este santo uma benção especial para mim e minha família?

  12. Permiteme desenganar a las personas, siendo yo uno de los feligreses, donador de una cantitad significante a los proyectos de la parroquia de San Juan Bautista en El Paso, Texas, EUA.

    Que si tengo yo dudas en cuanto a la disposicion de mis fondos? Por supuesto que si. Ahora la Diocesis de El Paso se cuenta con mi dinero, lo cual nunca fue mi intencion ni la intencion de un grupo numeroso de personas, quienes le dirian exactamente lo que yo les vengo diciendo aqui. Nosotros tenemos una confianza total en el Padre Michael Rodriguez y no hubieramos donado ni un centavo sabiendo que la diocesis o el obispo Armando Ochoa tuviera cualquier control sobre nuestros fondos. Ultimamente estamos preparando una accion legal contra la diocesis para recuperar nuestros fondos y la diocesis se da cuenta de esto.

    Mi dinero? Yo hago lo que yo quiero con ello, muchisimas gracias, “reglamento” de la diocesis no obstante.

    La persona que, por un lado, entiende lo que la Iglesia Catolica ensena,y por otro lado, entiende en lo que se involucra la Diocesis de El Paso, y de todas maneras contribuye cualquier dinero a esa diocesis, se pone en riesgo de cometer pecado mortal por haberlo hecho.

    Se dara luz a la verdad de lo que esta pasando en esta situacion? Eso queda de ver. Pero la persona que tenga dudas se puede aprovechar de esta persona que conoce la situacion personalmente. Buscaras en la historia de la Iglesia Catolica un sacerdote, un obispo, un cardenal, un papa, mas heroicoa y mas honesto que el Padre Michael Rodriguez, y buscaras en vano. Ha quien lo alcanze. No hay quien lo supera. Sobre el tema de los demas personajes involucrados en este drama, esos comentarios los dejo para la posteridad y para Dios que decida.

    Dismas

  13. Colocarei tbm o Pe. Rodriguez em minhas intenções.

    Fiquem com Deus.

    Flavio.

  14. Oremos pelo padre Michel e pelas autoridades do Vaticano para que tomem a atitude que se espera da Santa Igreja.