Começa hoje o processo de filiação à Una Voce Brasil.

Por Una Voce Brasil

A Una Voce Internacional é um grupo formado por associações nacionais presentes em mais de 36 países e atuante na defesa da sagrada liturgia latina – forma extraordinária – desde a década de 60. Sua reputação é conhecidíssima e sua contribuição na preservação da missa tradicional é singular na história recente da Igreja.

No Brasil estamos organizando desde agosto de 2011 a formação de uma associação nacional que possa incorporar todos os fiéis leigos que nutrem um verdadeiro amor pela forma extraordinária da liturgia romana, pela Igreja e pelo Papa. Este grupo nacional quer difundir e aplicar o Motu Proprio Summorum Pontificum no maior número possível de dioceses, como previsto na recente Instrução Universae Ecclesiae 8(a) – oferecer a todos os fiéis a Liturgia Romana segundo o Usus Antiquior, considerada como um tesouro precioso a ser conservado.

Nos últimos seis meses nós estivemos em contato com leigos de todo o Brasil, realizamos visitas em algumas localidades construindo laços e ganhando a experiência necessária para que o trabalho da Una Voce Brasil pudesse ser frutuoso.

Nestes meses ganhamos, além do apoio dos leigos, muitas mensagens de incentivo e reconhecimento de outras associações nacionais federadas à Una Voce Internacional, como é o caso da Argentina, do Chile, Portugal e Espanha!

O mesmo encorajamento foi dado pelos padres do Coetus Sacerdotalis “Summorum Pontificum” e pelo bispo da Administração Apostólica, Dom Fernando Rifan, que esperam da Una Voce Brasil grandes frutos para todo o país!

E para alcançarmos esses objetivos precisamos do empenho de cada leigo, da colaboração de todos os fiéis que lutam pela missa ou que trabalham para a sua preservação nas mais diversas dioceses brasileiras. Sem a participação dos leigos brasileiros e suas orações, a aplicação do Motu Proprio Summorum Pontificum continuará tímida e pontual.

Queremos construir no Brasil uma grande associação, capaz de contribuir positivamente para a queda dos preconceitos ainda cultivados em muitos lugares .

Estamos iniciando hoje, quinta-feira, o processo de filiação à Una Voce Brasil. É através dele que o leigo poderá se tornar membro pleno e participar conosco desse trabalho.

Para isso, pedimos aos interessados que acessem o site da Una Voce Brasil – www.unavocebrasil.org – e leiam com atenção todas as informações ali contidas. Há ainda, antes da formalização da filiação, a possibilidade de enviar ao grupo as suas dúvidas ou outros questionamentos.

Ressaltamos que também há a possibilidade de filiação ou adesão de grupos já constituídos ou de apostolados já criados.

Agradecemos a gentileza do editor do site Fratres in Unum pelo espaço concedido ao nosso movimento e esperamos que todos os leigos do Brasil possam trabalhar conosco para a maior glória de Deus e pelo triunfo da Sua Igreja!

[Comentários e questionamentos devem ser direcionados diretamente à Una Voce]