Bispo de Ilhéus declara excomunhão de Padre híbrido RCC e Teologia da Libertação.

Dom Mauro Montagnoli (esquerda) e Pe. Nildemar (direita).

Dom Mauro Montagnoli (esquerda) e Pe. Nildemar (direita).

Fratres in Unum.com | Foi divulgada, no último dia 6, uma “nota de esclarecimento” de Dom Mauro Montagnoli, bispo diocesano de Ilhéus, Bahia, sobre a excomunhão do Padre Nildemar Andrade Santos, que abandou a Igreja para ingressar em uma seita anglicana.

No documento, são retomados termos como cisma e excomunhão, atualmente varridos do vocabulário eclesial, assim como passagens das Sagradas Escrituras raramente lembradas.

Padre Nildemar, que era conhecido por suas “missas carismáticas”, estava suspenso desde 2011. As razões, segundo o Jornal Tribuna da Região: as “ambições políticas e prestações de contas de Nildemar tanto em Ilhéus como em Ipiaú. O padre sonhou um dia ser prefeito de Ilhéus, e até foi cortejado por vários partidos antes do pleito de 2008. Terminou candidato a vereador pelo PSL. O padre acabou sendo deslocado da Catedral de São Sebastião para Ipiaú, onde se viu acusado de desviar R$ 70 mil. Ele nega o desvio”.

24 Comentários to “Bispo de Ilhéus declara excomunhão de Padre híbrido RCC e Teologia da Libertação.”

  1. O primeiro número dois me deixou pensativa, será que se fosse o tal nildemar, para a anglicana oficial teria algum mérito?

  2. Não teria. Creio que Dom Mauro tenha incluído para que fique mais bem explicado, já que a denominação para a qual o ex-padre foi tem nome semelhante à Igreja e isso poderia confundir os fiéis menos atentos.

  3. Fiquei impressionado com a clareza de Dom Mauro.. o texto foi totalmente esclarecedor. Parabéns! Que Deus conserve a firmeza do ensinamento católico a todos os nossos sacerdotes e não tenham receio de pregar a doutrina da Igreja tal como ela é!

  4. Finalmente um bispo para salvar a moral do Regional Nordeste III

  5. Se todos usassem o mesmo rigor e zelo, era uma limpeza geral.

  6. A rigor, não deveríamos criticar o padre que foi para uma igreja que nasceu literalmente de um ADULTÉRIO. Afinal, onde fica o tão propalado ecumenismo da Igreja? Todos os caminhos nos levam a Deus?

  7. Bom, o cara (não é mais padre), depois de aprontar todas e mais algumas, abandonou nominalmente a Igreja Católica. Apesar de incorrer na excomunhão “automática” (latae sententiae), seria ridículo demais o Bispo não se pronunciar. Se o “cara” continuasse com suas politicagens e delírios carismáticos DENTRO da Igreja, não seria excomungado. Ninguém leva excomunhão fácil hoje em dia.

    Quantos padrecos por esse Brasilsão afora pintam e bordam, e o episcopado nacional deitado em berço esplêndido…

  8. Estudei em Ilhéus por praticamente dois anos. O agora oficialmente suspenso de ordens Pe. Nildemar foi também pároco da Catedral de Ilhéus. O envolvimento com a política através de candidatura e suspeitas de má gestão paroquial em Ipiaú são elementos que contribuíram para o aprofundamento da crise do referido sacerdote. Certamente um grande sofrimento para o bispo e para o povo que conheceu o agora “clérigo” anglicano em uma fase bem mais positiva de seu ministério. Deixo o seguinte endereço, que pode ser conferido com outros em pesquisa Google: http://www.gazetaipiau.com.br/v1/tag/nildemar-andrade/

  9. Ozires,
    É fácil, coloque no Google tradutor, não sai totalmente correto, mas quando você ler, imediatamente vai lembrar que já ouviu a frase.
    Foi a frase que me veio a cabeça na hora, se colocasse em português não iria ser publicada porque tem uma palavra que que não ia pegar bem…
    Podemos aplicar também essa frase “filosófica” aqui no dia que foi publicado comentários de certo bispo…
    A turma baixa a crina e desata a pedir benção…
    É ruim heim?
    É só o bispo sair e começa de novo.
    Assiste o filme, Perfume de Mulher, e na hora que Al Pacino defende o garoto na universidade.Sempre se aprende alguma coisa.

  10. Tudo bem Ferretti,
    Dureza é o cara ter que assistir “Perfume de Mulher”, e prestar atenção no discurso do Pacino na Universidade,no final do filme, pra tentar imaginar o que isso tem haver como uma excomunhão proferida por um bispo de Ilhéus na Bahia.
    Agora já era.
    Tudo bem, fui eu que comecei.
    Quem leu, leu.Quem não leu, bom filme.

    Foi mal.
    Desculpa aí.
    Abraços.

  11. Realmente uma carta muito firme até mesmo áspera como infelizmente o momento exige, além de dar uma cutucada no embuste anglicano. Não imaginava que no alto clero brasileiro atual algum bispo pudesse ter essa atitude. Rezemos pelo Sr. Nildemar para que Deus o conduza de volta a sua única Igreja e dê firmeza a Dom Mauro, pois é provável que ele tenha que enfrentar muita oposição também dentro da CNBB.

  12. Se o padre fosse para a igreja anglicana oficial citada no segundo 2,será que haveria essa nota? Não sei,fica a pergunta.Ou essa nota só existe porque o padre foi para a seita anglicana não oficial?Ou seja,a Santa Igreja Católica neste caso seria como um vigia,vendo o padre não indo para os anglicanos oficiais apontou o dedo para ele,como se dissesse: Lá vai o padre indo para os anglicanos não oficiais.
    Estou errado ou notei uma defesa do Bispo em relação aos anglicanos oficiais?

    TEMPOS TRISTES E ESTRANHOS ESSES!

    Se entendi errado me corrigam.

    Fiquem com Deus.

    Flavio.

  13. Victor, pra mim vc creu errado. N tem como confundir os nomes, pq são extremamente diferentes!!

  14. Deus me livre algum dia precisar pegar carona com alguns que comentam neste blogue, ô gente sem visão!

    Qual a necessidade de frisar que a seita é dissidente da seita oficial?

    CONIC
    CONIC
    CONIC

    A oficial faz parte do

    CONIC

    Se a tal alma fosse para a oficial… seita, essa nota seria emitida????? Se fosse como ficaria os trabalhos e blablabla com o

    CONIC
    CONIC
    CONIC

  15. Flávio:

    Não é verdade que há uma aproximação, cada dia mais firme e mais sólida da Igreja Anglicana, que rigorosamente nasceu de um capricho do Rei Henrique VIII, com o bastião católico?

    Até onde minha memória me ajuda, o assunto recrudesceu depois que os anglicanos começaram a aceitar a ordenação de mulheres, o que é um rematado absurdo.

    Se eu estiver certo, o bispo baiano matou dois coelhos com uma cajadada só. Expulsou em boa hora o padre que além de alguns comportamentos teológicos estranhos ainda se meteu em política aparentemente espúria, ainda cuidou de observar que o Pe. Nildemar ia para uma dissidência da Anglicana.

    Ou seja, já começava sectário também no novo berço.

    Tenho para mim, digo de novo, que se tivesse partido para a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, talvez não houvesse tal desfecho, dada a aproximação – se eu estiver correto – da Igreja Anglicana com a Igreja Católica nos últimos tempos.

    De qualquer forma, valeu o ato. De qualquer forma valeu a iniciativa, valeu a exortação final, onde se pede a leitura em todas as paróquias e comunidades de Ilhéus.

    Gostaria de ver atos como este, fundamentados e oportunos, muitas e muitas vezes.

    Penso que o clero está mais do que necessitado de uma boa vassoura.

  16. Prezada Ana Maria Nunes;

    Não se preocupe, eu não tenho habilitação e moramos em cidades diferentes.

    Discutir sobre um futuro condicional: “SE o Sr. Nildemar TIVESSE ido para igreja anglicana “oficial” ele não TERIA sido excomungado nem Dom Mauro TERIA emitido esse documento” não me parece levar a lugar algum. Parabenizo Dom Mauro, foi corajoso e agiu como um verdadeiro pastor.

  17. Finalmente um bispo objetivo e claro, cumprindo seu dever.

  18. Parabéns a D. Mauro.
    Espero que outros tomem o seu exemplo.
    Tem muitos que já estão em cisma na Igreja.

  19. Parabenizo a atitute do Bispo de Ilhéus, Dom Mauro. Não vou ficar levantando questões sobre a possível ida para os Anglicanos “plena comunhão” com o CONIC ou não, mas de certa forma as palavras usadas na Nota foram CATÓLICAS.

    O Fratres in Unum poderia iniciar a contagem de dias para que a CNBB se manifeste e faça o bispo se retratar…

  20. Pobre bispo. Depois de agir com correção e coragem contra um péssimo sacerdote, nem mesmo teve o direto a “ser interpretado no bom sentido” por alguns fiscais de plantão.
    Do Catecismo de São Pio X:
    454) Que é o juízo ou suspeita temerária?
    O juízo ou suspeita temerária é um pecado que consiste em julgar ou suspeitar mal
    dos outros, sem justo fundamento.

    464) Que nos ordena o oitavo Mandamento?
    O oitavo Mandamento ordena-nos que digamos oportunamente a verdade, e que
    interpretemos em bom sentido, tanto quanto pudermos, as ações do nosso próximo.

    Se a Igreja nos ordena que assim ajamos em relação a qualquer pessoa, imegine-se, então, com um sucessor dos apóstolos. E veja-se que ele estava fazendo a coisa certa.
    Mas quê!
    “E aquele cisquinho lá, bem no canto do olho dele”?

  21. Sim João,o ato contra o padre foi bom,mas fiquei pensando qual seria a atitude do Bispo se fosse somente a seita anglicana envolvida na história.Haveria a nota ou não haveria? Ou só não haveria os 2 itens 2?

    Fiquem com Deus.

    Flavio.

  22. Quando alguém que recebeu o augusto privilégio de ser consagrado “sacerdos in aeternum ut sacrosanctum sacrificium celebret”, simplesmente rejeita a “Ecclesiam unam et sanctam” para vagar pelo quintal sombrio do heresiarca Henrique VIII, só nos resta de fato lamentar, enquanto relemos o pensamento de Cícero: “o tempora, o mores!”, ou seja: “que tempos e que costumes!” Dimas da Cruz Oliveira.

  23. Dou graças ao Pai pelo intermédio de Jesus Cristo por esse bispo zeloso no compromisso da nossa igreja.
    Que Deus o abençoe e proteja.