Um bispo Summorum Pontificum para Lourdes.

Foi anunciada hoje, festa de Nossa Senhora de Lourdes, a nomeação de Dom Nicolas Brouwet, até então bispo auxiliar de Nanterre, como novo bispo diocesano de Tarbes e Lourdes.

Dom Brouwet, de apenas 49 anos, é notadamente um amigo da Missa Tradicional desde quando sacerdote. Um adepto da hermenêutica da “reforma na continuidade” de formação, é membro do Instituto São João, fundado por Hans Urs von Balthasar. No entanto, seu contato com a Missa de Sempre parece tê-lo feito ir além de aspectos acidentais como o latim, gregoriano, incenso e alfaias. Durante um evento em Paris, teria declarado que não só a celebração da Santa Missa Latino Gregoriana o havia enriquecido muito, mas tudo o que a acompanha: pregações, catecismos, etc. Enfim, um ratzingeriano que, ao conhecer o verdadeiro Rito Romano, aprofundou seu conhecimento e amor à Tradição da Igreja.

O bispo, que já participou da peregrinação de Chartres — tanto como sacerdote como bispo, tendo celebrado a missa de encerramento no ano passado (foto acima) –, é agora enviado a uma diocese arrasada pelos frutos pós-conciliares, desolada pela falta de vocações e envelhecimento de seu clero.

Discreto, o outrora encarregado pelo ensino religioso em Nanterre, terá a missão de “recatolicizar” a diocese a que pertence um dos mais visitados Santuários Marianos do mundo.

11 Comentários to “Um bispo Summorum Pontificum para Lourdes.”

  1. Sacra Rosa Mystica et Sancta Dei Genitrix! Hoje mesmo, na Festa de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira de minha cidade, é com imensa felicidade que recebo a notícia de que um bispo verdadeiramente católico foi nomeado a fim de reconduzir o rebanho aos caminhos que percorreu Santa Bernadete! Quanto a nós, da Arquidiocese de Uberaba, ainda aguardamos um pastor “qui tradit quod patres nostri a patribus eorum acceperunt”, ou seja, fiel à tradição da Santa Igreja. Dimas da Cruz Oliveira.

  2. Muito contente com a notícia, um motivo a
    mais que me anima a se esforçar para conhecer
    Lourdes.

  3. Esta notícia trouxe-me imensa alegria. Nas duas vezes que estive em Lourdes, meditava assim no meu coração: Quanto bem às almas, fariam aqui bispos e padres tradicionalistas!!!
    Agradeçamos a Santíssima Virgem Imaculada Conceição mais esta graça, e, em certo sentido, este milagre! Rezemos sempre por Dom Nicolas Brouwet.

  4. Glória a Deus! Que venham mais bispos zelosos para as grandes dioceses do mundo. Deixem os políticos e os pastorais como auxiliares.

  5. “Salve Virgo florens”¹, “Osténde mihi fáciem tuam, sonet vox tua in áuribus meis: vox enim tua dulcis, et fácies tua decóra. Alleluia.”²

    1. Início do hino das Completas do Ofício da Imaculada Conceição.
    2. “Alleluia” da Santa Missa de Nossa Senhora de Lourdes: “In Apparitione B. Mariæ Virg. immaculatæ”.

  6. Mais uma boa notícia.

  7. O mais interessante é a idade: 49 anos. “Subirei ao altar do Senhor, ao Deus que é a alegria da minha juventude”. Enquanto isso, os modernistas e marxistas do clero representam a terceira classe episcopal.

  8. Um exemplo a ser seguido pela nossa Conferência Episcopal!

  9. Que grande graça alcançada!!!! Rezemos pelo Bispo.
    Salve Maria!
    Raquel Machado

  10. Gloria in exelsis Deo.

    Envia um desse pra Maceió, estamos precisando urgente.(http://cojira-al.blogspot.com/2008/06/igreja-pede-desculpas-ao-candombl-e.html).

    Ave Maria Immaculata

%d blogueiros gostam disto: