Novo Arcebispo de Campinas: Dom Airton José dos Santos.

Acaba de ser anunciada a nomeação de Dom Airton José dos Santos, 56, até então bispo de Mogi das Cruzes, como novo Arcebispo de Campinas.

Dom Airton estudou filosofia da FAI – Faculdades Associadas do Ipiranga e teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de São Paulo. É bispo de Mogi das Cruzes desde 2004 e Secretário da CNBB Sul 1, na qual ocupa também a presidência da comissão para a liturgia. Em âmbito nacional, é presidente da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos e membro da Comissão Episcopal para a implementação do acordo Brasil – Vaticano.

Os amigos mogianos poderiam informar o que os diocesanos de Campinas devem esperar do novo arcebispo?

33 Comentários to “Novo Arcebispo de Campinas: Dom Airton José dos Santos.”

  1. “Dom Airton estudou filosofia da FAI – Faculdades Associadas do Ipiranga e teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção

    Um bispo formado na Faculdade de Teologia da Libertação é nomeado para Campinas. Onde até os seminaristas transitam pela cidade com camisas de Che Guevara, onde a militância marxista é ensinada abertamente na maioria das paróquias. Bom, o bispo certo para a arquidiocese certa, afinal, “todo balaio tem sua tampa”.

  2. Pelo tanto de títulos que ostenta, acho que é um progressista de grande marca. Não o conheço, não posso opinar, mas pelo andar da carruagem, concordo com o Eduardo

  3. Basta procurar por textos dele na site cnbbista.

  4. A região da arquidiocese de Campinas (+dioceses sufragâneas) é um território extremamente hostil à missa tradicional. Esperava por um arcebispo que pudesse conduzir os demais bispos rumo à, pelo menos, tolerância com o Motu Proprio (nem busco “acolhimento”, porque é utopia; apenas tolerância).

    Não sei se o novo arcebispo será O arcebispo que estabelecerá essa tão aguardada tolerância.

    De qualquer forma, como membro do laicato da província de Campinas, só me resta aguardar e rezar!

  5. Um amigo de uma cidade pertencente à diocese de Mogi das Cruzes disse que este bispo é hostil à missa tridentina, tendo-a proibido mais de uma vez. ALguém poderia confirmar?

  6. Me parece que para muitos aqui a única forma de saber se um bispo é bom ou não é se ele aplicou o moto proprio na sua diocese. Na minha opinião, isso é apenas um indício de que ele seja bom, mas não é a única questão que deve ser considerada.

  7. Prezados, o assunto é off-topic, mas já que estão tocando no assunto Summorum Pontificum, vocês já viram isso aqui?

    http://www.paulinas.org.br/loja/DetalheProduto.aspx?idProduto=8300

    Comparando o texto do Summorum Pontificum com essa descrição que é feito dele, dá uma certa noção de como a situação está feia no nosso país.

  8. Não o conheço, mas infelizmente a grande maioria dos bispos parecem mais assistentes sociais do que propriamente pastores da Igreja de Jesus Cristo. É com tristeza que falo essas coisas, mas a grande maioria dos católicos estão sem pastor e, por isso procuram outros caminhos. O que nos resta e rezar.

  9. Essa arquidiocese de campinas está jogada a muito tempo, as igrejas, sem falar que existe uma ferida imensa que é a PUC reduto de padres socialistas que servem para difamar a Igreja, em um ambiente universitário corrompido que forma os padres de toda região. E durante muito tempo os seguidos vetos a Missa tradicional transformaram essa diocese em um lugar estéril para a tradição.
    Lembrando que em campinas existe uma pequena missão da FSSPX que tem Missa e fiéis que vivem quase que em catacumbas por nunca terem conseguido uma Igreja ou qualquer simpatia por parte dos padres e bispos.

  10. As pessoas são sempre mistério e carregam consigo toda uma herança biológica, filosófica, teológica, antropológica, ideológica…como constatamos pela maioria dos comentários acima. O novo bispo tem tb. sua herança. A diferença sempre será o contato com a realidade. Em se tratando de pessoas de fé, espera-se que seja pautado pelas atitudes do Nazareno, Crucificado e Ressuscitado: “o que fizerem ao menor dos meus irmãos foi a mim que o fizeram”. Diante desta Pessoa se confronta nossa ‘herança” para ser transformada e convertida.
    Orações pelo novo arcebispo da amada Arquidiocese de Campinas.

  11. Que horror a descrição das Paulinas sobre o Motu Proprio Summorum Pontificum, exaltaram o fim da unidade litúrgica como dom do alto, pelo bem da diversidade, que, segundo eles, não justifica as criatividades litúrgicas. SIC!!

  12. Nas fotos da pesquisa de imagens do google, o bispo parece muito próximo aos Arautos. No mais concordo com Bodini a situação da Igreja em Campinas é deplorável.

  13. Parabéns Dom Airton José dos Santos, pela nomeação para a arquidiocese de Campinas, rogo as bençãos de Deus para esta nova missão, se perseverante na fé e em sua vocação. Aos servos de Mogi das Cruzes peço que rezem por Dom Airton e acolham o seu novo Bispo com obediência e fidelidade a Igreja de Cristo. Que Deus, abençoe a todos os fiéis.

  14. Bom, eu jápedi para d. Airton permissão para rezar a missa tridentina aqui na diocese, todavia ele disse que não havia necessidade para isso. Na minha cidade, Guararema, existe um grupo de socialistas “cristãos”, mas d. Airton nunca deu bola para eles e sempre procurou evitar participar de suas convenções. Esperemos para ver. Mas esperemos com orações!

  15. Mensagem do bispo:
    ……. Aos que pertencem a outras comunidades cristãs e a outras Igrejas e Denominações; a todos os que crêem em Deus e a todos os de boa vontade, saúdo e cumprimento em Cristo, Caminho, Verdade e Vida.
    http://www.arquidiocesecampinas.com/imprensa/mensagem-de-dom-airton-jose-a-arquidiocese-de-campinas/

    Lema episcopal:

    “Para Fazer ó Deus a Tua Vontade”.

    ****************
    Os de boa vontade são os que n creem em Deus, só para avisar.

  16. Bom, é facil falar sem estar no meio. Aguardamos tanto por um bispo para qualquer um ficar falando bobagem. Já que querem um bispo tão radical assim, por favor, entrem no semionário, e peçam logo depois da ordenação, a sagração episcopal. Se fosse tudo a ferro e fogo (logico que precisa-se de atitudes firmes) as coisas não andariam. E não venham com baboseiras de tal santo fez isso, tal santo falou aquilo. nenhum de vocês sabe o que é viver em Campinas. Não é facil, mas deplorável é o xingamento de vocês ao invés de ajudar a Igreja a crescer.

  17. Dom Airton sempre foi um excelente sacerdote e é muito querido na Diocese de Santo André. Não é do tipo que se aproxima de movimentos políticos e está concentrado nas atividades da Igreja.

  18. A situação da Igreja no Brasil é tetrica.

  19. Dom Airton, ao menos na diocese de Mogi, foi responsável por um período de grande crescimento. É um bispo neutro, eu diria, nem liberal, nem conservador.

  20. Bruno Ferrão esclareça, por favor. D. Airton disse não era preciso pedir permissão para celebrar a Missa Tridentina? Ou, ao contrário, ele disse que celebrar a Missa Tridentina era desnecessário?
    Leonardo aconselho-te, por caridade cristã, a seguir os exemplos dos santos. Em especial os mártires que, literalmente, levaram tudo a ferro e fogo.

  21. Parentemente ele assinou aquele documento “”apelo a todos os brasileiros e brasileiras” contra o aborto e a Dilma: http://cavaleirodotemplo.blogspot.com/2010/10/divulguem-apelo-todos-os-brasileiros-e.html
    Isso não é tudo, mas é um bom sinal de que está comprometido com a vida e que não se alinha automaticamente com o PT.

  22. Aparentemente ele assinou aquele documento “”apelo a todos os brasileiros e brasileiras” contra o aborto e a Dilma: http://cavaleirodotemplo.blogspot.com/2010/10/divulguem-apelo-todos-os-brasileiros-e.html
    Isso não é tudo, mas é um bom sinal de que está comprometido com a vida e que não se alinha automaticamente com o PT.

  23. Foi Dom Airton quem conseguiu colocar alguns fiéis no seu lugar, alguns padres no seu lugar, e fazer entender que Paróquia e comunidades tem que ter respeito. Uns gostaram, outros xiam até hoje, mas confesso aqui que a minha comunidade cresceu, não em tamanho, mas na fé e no respeito. Aos que ainda não aceitam, e aos que estão alheios, fé e respeito é a base de tudo. Escrevo como cristã, como comunidade, como paroquiana, como equipista, como membro de pastoral, e desejo que Campinas o acolha como será acolhida por ele, espero que o nosso próximo bispo continue nos auxiliando
    na fé e perseverança que ele esteve, sem se preocupar em agradar, mas em fazer a diferença que Jesus espera de cada um de nós.

  24. O que é equipista?

  25. O bispo tal é muito bom…
    O problema é saber conceitualizar o que é Bondade…
    Algo bastante filosófico.
    Como isso é muito trabalhoso e demanda muito tempo, prefiro ficar com aquilo que nos ensinou Nosso Senhor:
    “Pelos frutos conhecereis a árvore”
    Muito mais simples, rápido e objetivo.
    Bem, os frutos, hummm… Vejamos… Hummm…
    Pobre Campinas…
    Que mal fez essa Arquidiocese para receber tantos castigos?
    Já dizia São Bento que um mau sacerdote, tal qual o padre Florêncio, seria um castigo para um povo incrédulo…
    Nossa, lá em Campinas, deveriam os Católicos se dedicarem a árduas penitências e várias procissões penitenciais… Uma sincera conversão de vida… O castigo está “brabo”!!!
    “Fazei penitência!”
    Afirmou a Santíssima Virgem em Fátima.
    Talvez, em Sua Infinita Misericórdia, o Senhor Altíssimo teria compaixão e enviar-lhes-ia um Bom Pastor…
    No momento, bem…
    Rezemos por nossos irmãos campineiros!
    Mergulhados num oceano de apostasia e de uma aridez espiritual sem iguais…
    E, a situação tende a piorar, cada vez mais!

    PS. Não se preocupem com os Católicos (fiéis à Doutrina herdada dos Santos Apóstolos e cultivada pela Santa Igreja).
    Estes estão a salvo:
    Há uma Missão da FSSPX lá em Campinas e bem pertinho de lá, em Jaguariuna.
    Num lugar de trevas, ainda que seja uma pequenina luz a brilhar, já é uma esperança para aqueles que jazem na escuridão!
    Ânimo!
    Sejam firmes, Nosso Senhor mesmo quem nos prometeu: “Eu Reinarei!”
    Viva Cristo Rei!

  26. Bruno, uma vez, quando programei um retiro para coroinhas e cerimoniários aqui em Guararema, convidei um padre amigo meu e pedi que rezasse a missa em latim para começar o retiro. Inclusive o padre da minha paróquia permitiu e gostou da ideia, todavia, dois dias antes do retiro d. Airton liga para mim e diz que não será possível que a missa seja rezada no rito tridentino. Algumas semanas depois reuni documentos pontifícios e fui ter uma audiência com ele sobre este e outros assuntos que queria discutir. Apesar de ter sido tratado muito bem, o senhor bispo insistiu que para a missa ser rezada neste rito deveria pedir permissão para ele, antecipadamente, e que nesta diocese não havia necessidade deste rito visto que o problema não é o rito da missa, mas antes os abusos que os maus padres cometem.

  27. Deo gratias! Já não agüentava mais ficar sem arcebispo. Vamos ver como será o governo dele, mas eu estou confiante! Meus amigos de Mogi me disseram que ele é bão!

  28. Olá pobres Campineiros,o que eu tenho à dizer é que esse Bispo Dom airton pode ser uma pessoa muito culta,porém sem o minímo de educação e carisma com o povo mais humilde é claro.No ano de de 2006 em Setembro na Festa do Seminário de Mogi,estava lá o excelentissímo Dom Airton fiscalizando a festa é claro,meu irmão que na época tinha 12 anos,pediu para tirar um simples foto com ele,Dom Airton com uma
    estupidez enorme simplesmente falou para ele e minha mãe em alto e bom som:Não!!!!,pois se eu tirar foto com você,terei que tirar foto com toda essa mutidão e simplesmente virou as costas para meu irmão e minha mãe,que teve que consolar o meu irmão em plantos pela grande desepção dele naquele dia.
    Poxa se não gosta de tirar foto tudo bem!Mas ser mal educado e grosso aí já é demais,pois foi Jesus acolhia todas as crianças que vinham ao encontro dele com muito amor.
    Dom Airton pode ser um bom administrador,porém sem educação e nenhum carisma com o povo mais humilde…..

  29. O que posso dizer aos campineiros é:
    Dom Aírton é uma pessoa inteiramente dedicada ao serviço da igreja, preocupado com cada situação que a igreja particular vive. Uma pessoa que sabe ouvir cada um, com um zelo sem igual pela Sagrada Liturgia. Não é de ficar fazendo visitas sem necessidades, sempre que vai a uma paroquia é ara melhor estrutura-la. Uma pena sua saída de nossa diocese, mas tudo concorre para o bem dos que Amam a Deus e sua missão não pode ficar apenas em uma diocese. O Santo padre confiou esta nova missão em suas mãos e saibam que estarão em boas mão s com certeza.
    Welton Rodrigues -Membro de Aliança na Comunidade Católica Palavra Viva.

  30. Viver em Campinas é como viver no deserto, exceto que não há a Voz que nele clama. Pra nós, qualquer bispo é bom. Vocês não sabem como estamos felizes só por ter um bispo. E meus amigos de Mogi falaram muitíssimo bem dele.

  31. Tudo em Campinas está decadente… a Religião e a Polítca…
    O protestantismo mercadocêntrico domina a cidade!
    O novo Arcebispo terá que ser muito fiel… não pode se deixar contaminar pelo meio!
    Deus o ajude!