Um bispo acolhedor e inclusivo: espíritas sim, Católicos não.

Dois artigos de Dom Paulo Sérgio Machado, ordinário de São Carlos, São Paulo. Lá também, como em muitos outros lugares do Brasil, não chegou a carta do Santo Padre dirigida aos bispos que acompanha o Motu Proprio Summorum Pontificum. Embora os cientistas ainda não tenham “inventado um aparelho para abrir cabeças”, muitas delas “de vento”, sua leitura lançaria algumas luzes sobre as trevas da ignorância que cobrem a mente um tanto “fora de linha” do senhor bispo.

O Retorno à Idade Média

Por Dom Paulo Sérgio Machado, bispo de São Carlos, SP – 31 de março de 2012

Não consigo entender como, em pleno século XXI, existam pessoas que querem a volta da Missa em latim, com o padre celebrando “de costas para o povo”, usando os pesados paramentos “romanos”. Estamos celebrando, neste ano, os cinqüenta anos da abertura do Concílio Vaticano II, quando já sentimos a necessidade da realização de um Vaticano III e encontramos gente que quer retornar ao passado. E, o que é mais  preocupante, são pessoas que freqüentaram a universidade, que entraram na universidade, mas a universidade não entrou neles. Penso que é hora de os nossos cientistas inventarem um aparelho para “abrir cabeças”. O “desconfiômetro” já está ultrapassado, mesmo porque estas pessoas não desconfiam que estão “fora de linha”, “fora de época”. Querem, a todo custo, a volta ao passado. Vivem de milagres e aparições, de devoções e pieguismo já, felizmente, ultrapassados.

Imaginemos um padre celebrando em latim numa capelinha rural. “Dominus vobiscum”. “Et cum spiritu tuo”. O nosso povo simples vai pensar que o padre está maluco ou, pelo menos, que o está xingando. Lembro-me de meu tempo de criança, quando a missa era em latim. As senhoras piedosas, não entendendo nada, rezavam o terço. Não tenho nada contra o terço -aliás eu rezo o rosário todos os dias- mas terço é reza, não é celebração.

Só falta defenderem a volta às famosas “mantilhas” que cobriam as cabeças das mulheres. E eu pergunto: por que não a dos homens? Seria até bonito ver os homens de “mantilhas rendadas”. Difícil seria encontrar quem as quisesse usar. A não ser alguns “cabeças de vento” que andam por aí querendo ensinar o pai posso ao vigário.

Mas, persiste a pergunta, o que está por detrás disso? Um saudosismo? Penso que não. É mais do que isso: é um desejo mórbido, um medo do novo. Uma aversão à mudança. É o que poderíamos chamar de -para usar uma expressão francesa – um “laissez faire, laissez passer”, um “deixa estar para ver como é que fica”. É uma tentativa de manter o “status quo”, mesmo que esse “status quo” beneficie a uma meia dúzia. E os outros é que se danem.

Para esses puritanos o inferno está cheio de gente; quando na verdade, cheio está o céu, porque Deus quer salvação de todos. E não apenas de uma minoria moralista que vê pecado em tudo e para quem o capeta é mais poderoso do que Deus. “Rasgai os vossos corações e não as vossas vestes”, diz o profeta. Gente que se preocupa em lavar os copos, as taças, e não as mentes e os corações. É a velha posição dos fariseus – que ainda hoje são muitos – que criticavam Jesus por curar no dia de sábado. Lembro-me da história de uma pessoa que, ouvindo a notícia de que o João havia assassinado Pedro na sexta feira santa, disse: “por que ele não deixou para matar no sábado?“ Para esta pessoa o dia era o mais importante.

Termino citando dois pensamentos que fazem pensar: “O passado é uma lição para se meditar, não para se reproduzir” (Mário de Andrade — autor de Macunaíma); “Leve do altar do passado o fogo, não as cinzas” (Jean Jures — líder socialista francês).

Nosso agradecimento ao leitor Dionisio Lisbôa pela indicação.

* * *

Espiritismo: teoria ou religião?

Por Dom Paulo Sérgio Machado, bispo de São Carlos, SP – 1º de fevereiro de 2012

Nós encontramos, na história, vários codificadores de teorias. E teoria, segundo o Aurélio, é o conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou ciência. Marx codificou as teses socialistas; Adam Smith, as capitalistas; Charles Darwin, as evolucionistas; Allan Kardec, as espiritistas. Cada um no seu campo específico.

Allan Kardec, por exemplo, preocupado com a vida após a morte, defendia a tese da reencarnação, fundado num princípio de “nova chance”, talvez preocupado com a condenação eterna. Foram muitos os seus seguidores e, principalmente no Brasil, o espiritismo assumiu características de religião. E o vasto tempo de apologética da Igreja católica contribuiu para isso. Daí os espíritas terem sido estigmatizados pelos católicos como hereges.

No meu ponto de vista, três coisas devem ser consideradas. Primeiro, que toda religião tem doutrina e culto. O espiritismo tem doutrina e não tem culto. Daí ser uma teoria e não uma religião. Basta ver que os espíritas estão mais ligados à Igreja Católica. Dificilmente se encontra um espírita evangélico, isto é, protestante. Eles fazem questão de batizar os filhos na Igreja Católica, casar na Igreja Católica e chegam até encomendar missa de sétimo dia, na igreja Católica, para os familiares falecidos.

Em segundo lugar, o que leva uma pessoa a ser espírita? São várias as razões: uns, por tradição: os pais são espíritas, os avós foram espíritas. Outros porque procuram respostas imediatas para questões insolúveis: a morte, por exemplo. Quando uma “alma” envia mensagens, ela, de certa forma, alivia o sofrimento dos que ficaram. Se um filho perdeu a mãe, indo ao centro espírita, julga que se “comunica” com ela, isso serve de alívio para ele.

E, em terceiro lugar, onde o espiritismo se desenvolveu? Nos países subdesenvolvidos. Não se fala de espiritismo, por exemplo, na Europa. Lembro-me que, uma vez, numa visita ad limina – visita que os bispos fazem ao Papa – um bispo brasileiro tentava falar do crescimento do espiritismo no Brasil. E o Papa não conseguia entender o que era o espiritismo de que o bispo falava. É, de certa forma, o “animismo” que caracteriza o “africanismo” e seus cultos.

A única coisa que, no espiritismo, contraria a Igreja Católica é a teoria da reencarnação. Isso porque ‘bate de frente’ com a fé na ressurreição. Eu chamaria isso de “atalho”, E o que é um “atalho”?  O dicionário vem em nosso socorro: “caminho que encurta a distância entre dois pontos”. No mundo moderno temos muitos atalhos: o quebra-molas, por exemplo. É mais fácil colocar um obstáculo na estrada do que educar para o trânsito; o preservativo: é mais fácil recomendar o seu uso do que promover uma educação para a castidade. Assim, a reencarnação: é mais fácil “dar uma chance” à alma penada do que exigir dela, em vida, uma conversão.

Outro aspecto relevante no espiritismo é a caridade. Os espíritas são caridosos, isto é, promovem a caridade como forma de purificação. Basta ver o exemplo de Chico Xavier. Inúmeras foram as obras de caridade por ele sustentadas. Apesar de seu “status” de médium famoso, procurado por tanta gente, viveu e morreu pobre. Talvez tenha sido esta a “isca” para atrais tantos admiradores. Com certeza, foi isso que fez dele o “papa” do espiritismo.

Espiritismo: teoria ou religião? Para mim, perguntar se um espírita pode ser católico é o mesmo que perguntar se um evolucionista ou capitalista também pode. Ou, para ser mais radical, um corintiano pode ser católico? Ou, então, um católico pode ser corintiano? Não só pode, como deve.

Anúncios

130 Comentários to “Um bispo acolhedor e inclusivo: espíritas sim, Católicos não.”

  1. Enviem um preambulo doutrinal para ele assinar…

  2. As vezes dá vontade de desistir, olha…

  3. Bispo ele até pode ser, mas Católico, somente ele acha que é, e para aqueles que possam dizer: estão se achando mais Católicos que os outros, é o próprio Bispo que escreve idéias anti-católicas condenando até os milagres. Sem falar nas citações, enquanto que o Bispos de verdade citam os Santos e o Evangelho, ele se prendem ao socialista francês.

  4. Não cabe divulgar aqueles endereços para entrarmos em contato com as autoridades responsáveis?

    • Seguem os endereços solicitados A QUEM INTERESSAR. Aos que consideram inútil escrever às autoridades, ao menos não encham a caixa de comentários com “não adianta nada escrever”, etc, etc…

      NUNCIATURA APOSTÓLICA
      Av. das Nações, Quadra 801 Lt. 01/ Cep 70401-900 Brasília – DF
      Cx. Postal 0153 Cep 70359-916 Brasília – DF
      Fones: (61) 3223 – 0794 ou 3223-0916
      Fax: (61) 3224 – 9365
      E-mail: nunapost@solar.com.br

      SECRETARIA DE ESTADO DA SANTA SÉ:
      Eminência Reverendíssima Dom Tarcisio Cardeal Bertone
      Palazzo Apostolico Vaticano
      00120 Città Del Vaticano – ROMA
      Tel. 06.6988-3438 Fax: 06.6988-5088
      1ª Seção Tel. 06.6988-3014
      2ª Seção Tel. 06.6988-5364
      e-mail: vati026@relstat-segstat.va; vati023@genaff-segstat.va ; vati032@relstat-segstat.va

      CONGREGAZIONE PER LA DOTTRINA DELLA FEDE
      Eminência Reverendíssima Dom William J. Levada, Prefeito desta egrégia Congregação,
      Palazzo del Sant’Uffizio, 00120 Città del Vaticano
      E-mail: cdf@cfaith.va

      CONGREGAZIONE PER IL CULTO DIVINO E LA DISCIPLINA DEI SACRAMENTI
      Eminência Reverendíssima Dom Antonio Cardeal Cañizares Llovera, Prefeito desta egrégia Congregação,
      Palazzo delle Congregazioni
      Piazza Pio XII, 10
      00120 CITTÀ DEL VATICANO – Santa Sede

      CONGREGAZIONE PER I VESCOVI
      Eminência Reverendíssima Dom Marc Cardeal Ouellet
      Palazzo della Congregazioni, 00193 Roma, Piazza Pio XII, 10
      Telefone: 06.69.88.42.17
      Fax: 06.69.88.53.03

      CONGREGAZIONE PER IL CLERO
      Eminência Reverendíssima Dom Mauro Cardeal Piacenza
      Palazzo delle Congregazioni, 00193 Roma, Piazza Pio XII, 3
      Telefone: 06.69.88.41.51
      Fax: 06.69.88.48.45

      SUPREMO TRIBUNAL DA ASSINATURA APOSTÓLICA
      Eminência Reverendíssima Dom Raymond Cardeal Leo Burke.
      Piazza della Cancelleria, 1 – 00186 ROMA
      Tel. 06.6988-7520 Fax: 06.6988-7553

  5. Rasguei as vestes aqui…com vontade de chorar…sério…
    “Exsurge Domine!”

  6. Fiquei espantado ao ler as palavras desse bispo! Isso nos mostra como há de fato uma crise na Igreja.

  7. Este sim, está em plena comunhão… Kyrie Eleison!!

  8. ????? Falar o que?

  9. Esse bispo chegou em São Carlos, fez da catedral uma pequena capela privada, criou indisposição com o Clero, sem contar na sua fama de beberrão! Agora é preciso ele encontrar um “aparelho” que abra seu coração diante dessa estupidez… “culpa maior é de quem o colocou como bispo”!

  10. Ele deve ser “ BISPO´´ daquela dita IURD, Ferreti tem certeza que quem escreveu isso é mesmo católico não seria um cabeça de vento pseudo intelectual alá TL escrevendo artigos para a net.

  11. Se não estou enganado, não foi esse tal que há um ano atrás mais ou menos disse aquela palhaçada de que Nossa Senhora lhe havia revelado que queria a missa em latim e estava triste porque os padres a recusavam?
    Como disse um leitor em comentário acima, talvez sua fama de beberrão explique tudo.
    E pensar que a colenda diocese de São Carlos, fundada por São Pio X, teve grandes bispos como D. José Marcondes Homem de Mello e D. Gastão Liberal Pinto.
    Não só o Brasil, mas a hierarquia eclesiástica também, foram dominadas pela escumalha de hereges e socialistas.
    No fundo esse homem não passa de um saduceu que vê na Igreja um istrumento de lucro e prestígio.
    João

  12. Como sou de Araraquara-SP (cujo Bispo é este ******), posso afirmar que quando o Edinho Silva promoveu as passeatas homossexuais nos oito anos de seus governo em Araraquara, este bispo e os padres de sua diocese não deram nenhuma censura ou critica. Um católico como Edinho promover os pecado do homossexualismo e aborto pode, agora os jovens que estão fazendo pressão pelo “moto próprio” e retorno da missa tradicional em sua diocese são para eles um bando de malucos.

    Mas não é só, faço a denuncia que um padre de sua diocese está preparando a chegada do coelhinho da páscoa, pois é, Jesus para os carismáticos não deu seu sangue infinitamente precioso para nos salvar:

    http://devotosdamisericordiadivina.blogspot.com.br/2012/03/catolicos-cancao-nova-celebram.html

    PS. peço aos leitores que entrem no sitio da paróquia Nossa Senhora Aparecida e mandem comentários ao Padre Nelson pela missa com chegada do coelhinho da Pascoa, vamos infernizar a vida destes hereges como fizemos com o Edinho Silva e Chalita.

  13. Sou de São Paulo, mas passarei Sexa-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa na diocese do Exmo. e Revmo. Dom Paulo Sérgio Machado. Rezemos pela sua conversão.

  14. É lamentável. Todas essas palavras aí cairiam bem da boca de um esquerdista pseudo-intelectual que escreve artigos para blogs ou jornais de cidade pequena, mas da boca de um bispo?
    Não sei como o Santo Padre aguenta. Deus o ajude.
    Rezemos pela conversão deste bispo, cujo pensamento demonstra uma total aversão à comunhão com o Santo Padre.
    E depois “cismáticos” são os outros… ‘tá bom.

  15. Invés de rasgar as vestes, minha esposa disse que vai rasgar as Escrituras e o Catecismo, depois destes textos de S. Excia. Revma.

  16. Esse “pseudo-Sacerdote” já vive um cisma pessoal contra a doutrina Tradicional na Igreja. Ele pode ter tido uma má formação, mas não é suficiente para tamanha vergonha em palavras que mais parece um leigo (desses bem leigos mesmo!) ao falar da doutrina.

    Esse sacerdote não está em “plena Comunhão” com a Igreja.Ele já vive uma apostasia pessoal.E é modernista: porque eles vivem se repetindo e mudando o discurso , conforme nos orientou São Pio X.Amanhã ele pode negar tudo o que disse ou reinventar as palavras.Típico.

    Não há muito o que fazer em casos desses.Só a denúncia e oração.

    Em Cristo,

  17. “O inferno está calcetado com os crânios de Bispos!” (São João Crisóstomo) Cada vez me vejo mais perplexo! O rebanho está confiado aos lobos. Exsurge Deus!

  18. Até que dia tem esse [b]ispo para assinar um preâmbulo doutrinal para “evitar uma ruptura de dolorosas consequências” na Santa Igreja?

    Ah sim, nunca! Ele é “plena!”

  19. Um Bispo que perdeu completamente o sentido de eternidade.

  20. “E, o que é mais preocupante, são pessoas que freqüentaram a universidade, que entraram na universidade, mas a universidade não entrou neles.”
    – Felizmente, isso mostra o quanto os jovens estão sedentos de uma sacralidade litúrgica, não querem mais estar na igreja pensando estar em uma “Balada”. A falta de amor de alguns padres pela Santa Missa incomoda a juventude!
    “O nosso povo simples vai pensar que o padre está maluco ou, pelo menos, que o está xingando.”
    – Assim , vossa excelência humilha as pessoas “Simples”, hoje em dia não existe isso mais, qualquer um poderia acompanhar a missa em latim e compreender perfeitamente o que esta dizendo e ou acontecendo, ate pq hoje pode ser feito livretos onde contenha o latim e sua tradução ao lado!
    “Só falta defenderem a volta às famosas “mantilhas” que cobriam as cabeças das mulheres. E eu pergunto: por que não a dos homens? ”
    – Mais do que ninguém o senhor deveria saber sobre a dignidade da mulher Católica que se apresenta como maria Santíssima. Podemos ver em imagens que Maria estava usando véu na anunciação, ora, se Maria recebeu o Cristo em seu ventre coma cabeça coberta, o que ha de ser para as demais? Por acaso não foi São paulo que nos disse: “julgai entre vós mesmos: é conveniente que uma mulher com a cabeça descoberta ore a Deus? ” Não deboche da fé católica de 2000 anos, Senhor Bispo.

  21. Tenho dó é do povo de São Carlos. “Pastores que pastoreiam a si mesmos…” já dizia o profeta. Ai deles!

  22. Desta vez não aguentei, eu tive de protestar! Este bispo JAMAIS poderia ser tão desrespeitoso e agressivo com os católicos que pensam diferente dele.

  23. Ainda bem que “a faculdade não entrou em nossas cabeças”… Já imaginaram? Todo mundo aqui seria comunista, modernista, ateu e/ou homossexual e estaria achando “muito lindooooooo” o que este sucessor dos Apóstolos escreveu…

    Sei que ainda existem padres e bispos que têm noção do pecado e vivem vidas piedosas e de penintência, são poucos, porém sei que existem! No entanto, quando vejo “pérolas” como a desta autoridade, entro em desespero!

    Meu Deus! Como Paulo VI e seus sucessores deixaram a formação e a fé do clero entrar em tamanha decadência? Ler estes absurdos logo um homem que deveria confirmar a fé do rebanho a ele confiado é de deixar estarrecido qualquer leigo um pouco mais esclarecido, mesmo os neocons! Este lobo travestido de bispo prestará altas contas a Nosso Senhor no Dia do Juízo por tamanhos absurdos e por desviar seu rebanho da verdadeira fé!

  24. Sinceramente não queria, mas a RAIVA, isso mesmo, RAIVA, me perdoem essa confissão, pois isso não é comum em mim, mas quando se trata da minha fé, da única Igreja de santos, e da perseverança na continuidade dos ensinamentos apostólicos, ainda não consigo evitar. Ela é tão grande, tão revoltante. Não consegue entrar em “minha cabeça de vento” uma coisa tão ESTÚPIDA vindo de alguém que se UTILIZA da religião CATÓLICA deixando tão claro para o que veio. Para mim ele é apenas mais uma, entre tantos outros, labareda de FOGO NO LIXO DAS HERESIAS que espalha a “fumaça de satanás” dentro da Igreja, como disse o Papa Paulo VI.
    Virgem Santa, dai-nos força para suportar e prosseguir com o pouco que podemos, ou seja, pelo ao menos no contato aos órgãos competentes. Porque a minha vontade mesmo é bem outra, tirá-lo de lá com chicote, como CRISTO fez no TEMPLO. Mas devo respeitá-lo por obediência à Igreja. DEUS PERDOE este meu pensamento nesta semana santa!!!!

  25. “vamos infernizar a vida destes hereges”???? Inacreditável ver que alguem que se diz católico tem a coragem de postar algo assim…
    Farisaísmo é isso aí… e nesse ponto específico, D. Paulo Sérgio tem toda a razão.
    Alguém pensou em se informar sobre veracidade e contexto? Onde está o respeito?

  26. Excelência, por que não te calas?

  27. Meu Deus, ele quer um Vaticano terceiro para completar a obra de destruição do segundo!
    Se houvesse um antipapa hoje no poder (Deus nos livre) de que lado ele estaria?

    Santa Virgem convertei Dom Paulo.

  28. Ok. Calo-me para não dizer besteira à Excelência, não tão excelente, Reverendíssima, afinal o caráter sacerdotal está presente mesmo nos hereges. Afinal, o Bispo passa, eu passo, os tradicionais passam, os modernistas passam. A Tradição e a Igreja não passam, afinal Christus Vincit, Christus Regnat, Christus Imperat. Já os servos da Igreja que querem agradar aos homens…

  29. “Só falta defenderem a volta às famosas “mantilhas” que cobriam as cabeças das mulheres. E eu pergunto: por que não a dos homens?”

    E eu, excelência, pergunto: – Porque não um trapo para tapar sua boca e nos livrar de suas cincadas?
    – Vá caçar o que fazer!

  30. Evelise, sei que no meio tradicional, no qual me incluo, não existem anjos, mas também, sei que ainda temos noção de pecado – coisa que muitos que se dizem “católicos” perderam!

    Não quero defender quem disse “vamos infernizar a vida destes hereges”, mas se o próprio bispo ofende Nosso Senhor, sua atitude não merece reprovação? Você bateria palmas a alguém que estivesse insultando e xingando seus pais ou alguém que amas? Estas atitudes não mereceriam, segundo os grandes santos, raiva justa?

    Este bispo errou, ofendeu, criticou, fez chacota da Missa Tridentina, onde Nosso Senhor se faz presente em Corpo, Alma e Divindade e você quer que as pessoas se calem? Evelise, se este é vosso pensamento, só tenho a lamentar e orar por você!

  31. Não sei se dou risada ou se fico triste, com o que o bispo escreveu.
    Mais um ex-aluno da escolinha da TL.
    Melhor seria que ele apostatasse de vez a fé católica, ao invés de ficar na Igreja plantando a semente do mal.

    “Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica…” (Simbolo Niceno-Constantinopolitano)

  32. Um bispo com argumentos mais relativos do que muito espirita. O que fazer com um irresponsável e incoerente desses?

  33. E isso e um Bispo Católico?So falou porcaria!

  34. vamos infernizar a vida destes hereges (2)

  35. Poderíamos enviar uma cópia do livro “O Espiritismo no Brasil: Orientação para os Católicos” e “O Reencarnacionismo no Brasil” ambos de Dom Boaventura Kloppenburg urgentemente para Dom Paulo Sérgio pois ele não sabe o que está dizendo. Um espírita não pode ser católico e vice-versa. E quem vai acusar Dom Boaventura de estar querendo ensinar o pai nosso ao vigário?

  36. Estava demorando para aparecer alguém revoltado por nos indignarmos com as palavras do ilustre senhor intitulado bispo…
    O homem pode falar 1 milhão de heresias e blasfêmias, mas se alguém se combate seus erros, logo aparece um mestre da piedade, rasgando as vestes, clamando por respeito ao sacerdote…

    É sempre assim, colocam o respeito ao ser humano (e que seres humanos!) acima ao respeito por Deus…

  37. Se a caridade espírita fosse verdadeira caridade, então, Cristo teria transformado a pedra em pão, quando foi tentado no deserto. Segundo o Bispo, o único ponto da doutrina espírita que contradiz a doutrina católica, é a reencarnação, então, a mediunidade é uma doutrina católica? Será que os espíritas também estão em meia comunhão com a Igreja?

    Os textos produzidos pelas autoridades, depois do Concílio Vaticano II, são apenas avaliações dos fenômenos. Daí aqueles que aplicam a regra de Mons. Ocariz de ler o magistério pré-conciliar a luz do Concílio e o magistério pós-conciliar a luz da tradição, acabarão por ver os julgamentos papais pré-conciliares, como julgamentos dos fenômenos. Assim, por exemplo, quando Pio IX condenou a liberdade religiosa, ele teria condenado na verdade o conceito liberal de tal liberdade (não propriamente a liberdade religiosa). Mas condenar o conceito que alguém faz de alguma coisa, não é condenar a coisa, mas o uso que dela se faz. Deste modo, os Papas pré-conciliares negariam um princípio básico do direito romano: “o mal uso de determinada coisa, não justifica seu desuso”. Neste ponto reside uma das principais controvérsias entre os neo-conservadores e os tradicionalistas, que acham que os tradicionalistas julgam na verdade o uso que se faz do Concílio e não propriamente as doutrinas conciliares. Porém, este texto diante de tudo aquilo que tem de ruim, tem ao menos o mérito de demonstrar que, a reforma litúrgica de Paulo VI, julgou o uso da Missa Tridentina, pela língua e pelo tempo (como o faz o próprio Bispo). É como o diálogo entre Dom Marcel Lefebvre e o Cardeal Ratzinger (hoje Bento XVI) sobre a “Quanta Cura” e a “Gaudium et Spes”, onde o tempo para o segundo, justificaria o desuso do primeiro documento. Se o único conhecimento que podemos ter das coisas, é que elas não podem ser conhecidas, como diz Kant, só podemos julgar os fenômenos e a verdade só pode ser definida em função de uma ação (tempo). Assim, quando está ação cessa, a verdade para de ser verdade e pode se torna uma mentira. A questão é que, contrariamente a Kant, nosso Senhor ensinou-nos que as coisas podem ser conhecidas e através deste conhecimento é que alcançamos a liberdade (“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”). Não existe compatibilidade entre a filosofia moderna e a doutrina da Igreja, quando as autoridades irão tomar consciência disto?

  38. Ridículo!

    Não se trata de uma “crise” na Igreja, haja vista o significado original do termo grego: “crisys = purificação”… Antes fosse! Mas é disso que a Igreja está precisando: de ‘limpar’ as sujeiras, para não dizer as ca***** de muitos prelados. (Me perdoem a baixaria, mas o nível já está baixíssimo!)

    De fato, nem é possível afirmar que este “bispo” relativiza a doutrina católica; antes, ele a joga fora tranquilamente. Aliás, de tão traumatizado que parece ter ficado – desde a infância [e “Freud explica”] – não tem nem a pachorra de querer o bem das almas das suas ovelhas. Tipicamente anti-moralista e afeito às ‘novidades’, não percebe que é na e pela história, pelos exemplos, pelas imagens, que se evangeliza, que se catequiza…

    Talvez não seja possível modificar o Alto Clero atual do Brasil, mas seja possível rever, pensar bem e realmente avaliar e consultar os fiéis acerca da escolha dos novos, além do próprio clero, como infere o CDC…

    O novo Núncio do Brasil terá trabalho… se quiser trabalhar.

  39. Esse “senhor” aí desconsidera e ignora 100% as lutas dos Santos em seus tempos, contra a Maçonaria (São Maximiliano Maria Kolbe, por exemplo), o Espiritismo e tantas outras coisas…

    Fé? Realmente, ele precisa de umas aulinhas com o Santo Padre Bento XVI.

  40. O Vaticano teria de ao menos tirar-lhe a jurisdição ( do Bispo comunista de minha diocese também, assim como de outras tantas dioceses), se não fizer isso, infelizmente temos de constatar que estão pecando por grave omissão. Estimo o Santo Padre, mas me parece que a tática pontifícia para combater o modernismo padece de certo modernismo, querem acabar com os modernistas, mas sem ações comissivamente fortes. Triste esse pacifismo eclesiástico.

  41. Evelise, segue o link onde podemos encontrar (infelizmente) vários textos deste sr. Bispo. Estou passando o link para comprovar a veracidade do que foi postado no blog, quanto ao contexto, não existe contexto que justifique o que o Bispo escreve.
    http://www.diocesesaocarlos.org.br/v2/index.php?option=com_content&view=category&id=42&Itemid=9

  42. Vaticano III?? kkkkkkkk

  43. Esqueci de ressaltar que justamente por sermos “pessoas que frequentaram a universidade” é que temos a consciência do que seja realmente coerente, ao contrário do que o sr. Bispo chamou de “cabeças fechadas”, “fora de linha”, “fora de época”, “cabeças de vento” e “saudosistas”… Afirmo que quem está “fora de linha e de época” não somos nós, Excelência Reverendíssima!

  44. Parece que, dos Apóstolos, o que tem o maior número de sucessores é Judas Iscariotes!

  45. É sempre a mesma conversa:

    “Não consigo entender como, em pleno século XXI”.

    Eles querem ensinar que em pleno século XXI nada deve ser mantido, nem a verdade!

    No final tudo se justifica, pois estamos em pleno século XXI….

  46. “Terei eu prazer com a morte do malvado? – oráculo do Senhor Javé. – Não desejo eu, antes, que ele mude de proceder e viva?”(Ezequiel 18,23)

    Preces sejam feitas em intenção da Santa Igreja e seu clero, em especial pelo clero do Brasil.

    Interceda-nos a Virgem Santíssima, Mãe de Deus e nossa. Já não nos basta os ímpios pregando suas mentiras, mas até mesmo no seio da Igreja há adversários?

    Se já não soubéssemos de antemão da vitória de Cristo, até cairíamos em descrédito de tudo. Mas como conhecemos as promessas de nosso Deus, oremos confiantes.

  47. Ao Excelentíssimo (não tão excelente) Senhor Bispo: O costume de se usar “mantilha” sobre as “cabeças de vento” adotado pelas mulheres católicas, costume este que Vossa Excelência Reverendíssima chacoteia, foi recomendado por ninguém menos que o Apóstolo Paulo (sabe, aquele de um livro antigo e ultrapassado chamado Bíblia Sagrada, aquele que escreveu diversas Epístolas, coisa já superada) e adotado por São Lino, segundo Papa, sucessor direto de São Pedro, costume este em vigor por 2 milênios na Igreja.
    À Senhorita Evelise: Você pergunta se o Fratres e comentaristas desta notícia verificaram a veracidade de tais artigos, mas obviamente que o Fratres não publicaria ãlgo tão sério simplesmente porque alguém “ouviu falar” que o Bispo disse tais barbaridades. Basta verificar no início das 2 defesas de heresias, digo, dos 2 artigos, onde constam os links das notícias.

    No mais, devemos REZAR e DENUNCIAR na esperança de obtermos a graça de alguma reparação ou a exigência de aderência por parte do Bispo a algum “preâmbulo doutrinal”.
    Tristes tempos onde leigos católicos devam “ensinar o pai nosso ao vigário e o padre a rezar missa”.

  48. Se os bispos são os legítimos sucessores dos apóstolos. Temos nesse ordinário um legítimo sucessor de Judas Iscariotes.

  49. Como podem ordenar bispo, uma pessoa como essa ?

    Ainda mais, Um defensor do espiritismo !!

    Deve ser mais um dos ecumenicomunista, filhote da TL !!

  50. e ainda tem gente que diante disso se espanta com um “vamos infernizar a vida desses hereges”, pelo amor de Deus!! Um bispo expor a Igreja ao ridículo e disso tudo o que escandaliza é o “vamos infernizar a vida desses hereges”???? Pela Santa Igreja é que devemos nos doer… Rídiculo o texto do Sr.Bispo, tanto no conteúdo quanto no uso das palavras. De fato parece mais um leigo TL escrevendo.

  51. Este senhor é apenas uma fraude. Eu não tenho o menor respeito por ele. Ele nem católico é, muito menos é bispo.

  52. Excelencia me perdoe mas já não esta em tempo do senhor “pedir as contas” e se candidatar a uma vaga na igreja Brasileira? É certo que lá tem vaga para “pensadores” como a vossa excelencia.
    O senhor por acaso tem um Catecismo? Acho que não!

    Segue um pouco dele, se quiser comprar um esta a venda em qualquer livraria “católica” (hoje é dificio afirmar)

    §2117

    “Todas as práticas de magia ou de feitiçaria com as quais a pessoa pretende domesticar os poderes ocultos, para colocá-los a seu serviço e obter um poder sobrenatural sobre o próximo – mesmo que seja para proporcionar a este a saúde – são gravemente contrárias à virtude da religião. Essas práticas são ainda mais condenáveis quando acompanhadas de uma intenção de prejudicar a outrem, ou quando recorrem ou não à intervenção dos demônios. O uso de amuletos também é repreensível. O espiritismo implica freqüentemente práticas de adivinhação ou de magia. Por isso a Igreja adverte os fiéis a evitá-lo. O recurso aos assim chamados remédios tradicionais não legitima nem a invocação dos poderes maléficos nem a exploração da credulidade alheia.”

    §1013

    “A morte é o fim da peregrinação terrestre do homem, do tempo de graça e de misericórdia que Deus lhe oferece para realizar sua vida terrestre segundo o projeto divino e para decidir seu destino último. Quando tiver terminado “o único curso de nossa vida terrestre”, não voltaremos mais a outras vidas terrestres. “Os homens devem morrer uma só vez” (Hb 9,27). Não existe “reencarnação” depois da morte”

    O Ecclesia Una postou um bom texto que deve ajudar o senhor a encontrar “um rumo”:

    “Em 1953 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil reafirmou a determinação feita pelo Episcopado Nacional na Pastoral Coletiva de 1915, revista pelos bispos em 1948 nestes termos:“Os espíritas devem ser tratados, tanto no foro interno como no foro externo, como verdadeiros hereges e fautores de heresias, e ‘não podem ser admitidos à recepção dos sacramentos, sem que antes reparem os escândalos dados, abjurem o espiritismo e façam a profissão de fé’”.”

    E segue:

    “Segundo o novo Direito Canônico (de 1983), “chama-se heresia a negação pertinaz, após a recepção do batismo, de qualquer verdade que se deve crer com fé divina e católica, ou a dúvida pertinaz a respeito dela” (cân. 751). E no cânon 1364 § 1, a nova legislação eclesiástica determina que “o herege incorre automaticamente em excomunhão”, isto é: deve ser excluído da recepção dos sacramentos (cân. 1331 § 1), não pode ser padrinho de batismo (cân. 874), nem da confirmação (cân. 892) e não lhe será lícito receber o sacramento do matrimônio sem licença especial do bispo (cân. 1071) e sem as condições indicadas pelo cânon 1125. Também não pode ser membro de associação ou irmandade católica (cân. 316).”
    Cuidado, acho que o senhor, abraçando esta HERESIA pode cair em um destes canones, não acha?

    Ave Maria Immaculata.

  53. Impressionante. O leão está mesmo solto, buscando a quem devorar….

  54. Faz tempo que não ficava chocado com palavras tão malignas vindas de um sucessor dos apóstolos. Realmente, senhor bispo, precisamos de um Concílio Vaticano III mesmo para endurecer com bispos como o senhor que envergonham toda a Igreja com palavras assim.

  55. “vamos infernizar a vida destes hereges”???? Inacreditável ver que alguem que se diz católico tem a coragem de postar algo assim…Farisaísmo é isso aí… e nesse ponto específico, D. Paulo Sérgio tem toda a razão.Alguém pensou em se informar sobre veracidade e contexto? Onde está o respeito?

    Ah,sempre ele,o contexto! O Bispo fala como um não bispo,diz absurdos um atrás do outro,ai um católico,com razão,se indigna,e ai a sra Evelise vem e critica quem reage aos absurdos ditos pelo Bispo,e não diz nada sobre as palavras do religioso.Ou seja,a sra Evelise inverte tudo,o ofensor passa a ser o ofendido.Estas inversões da realidade são cada vez mais comum hoje em dia.

    Fiquem com Deus.

    Flavio.

  56. Isso é inacreditável! Já vimos muitas declarações preconceituosas contra o rito antigo e os católicos tradicionais, mas essa supera todas. Não há muito o que dizer diante de tamanha falta de discernimento. E o que ele fala sobre o pecado é de uma superficialidade inigualável, isso sem nem comentar a sua leniência perante o espiritismo.

    Será que Roma vai chamá-lo para assinar um “preâmbulo doutrinal”?

  57. Eis as palavras de um plena comunhão… na nova igreja do Vaticano II. sua Excelência é coerente com ela. parabéns pela profissão de fé.

  58. Absurdo!!!
    E o pior é que ele autorizou a Missa na própria Catedral, em três ou quatro oportunidades…

    Santos Apóstolos, rogai por nós!!!

  59. por qual razão, motivo ou circunstancia um ser como esse foi nomeado bispo?

  60. Eu recomendo que escrevamos para o e-mail desse antibispo. Os modernistas adoram falar mal com argumentos ruins, criticar com ar de superioridade, mas basta que falem grosso com eles, que saem todos chorando. Podem experimentar. São homens vaidosos e, assim, frágeis quando criticados.
    Portanto, além de mandarmos e-mail para as autoridades, creio eu que seja muito interessante mandar um e-mail para ele.
    Ademais, uma das melhores coisas que o Fratres in Unum fez, se é que, dentre tanto bem, faça-se possível medir qual é maior, foi mandar um buquê de e-mails para o Liturgo de Uberaba. Esse senhor deveria receber uma resposta também, de todos nós, pedindo explicações. Mesmo que ele responda uma linha de grosseria e displicência, já foi um ganho: mostrou-se-lhe que não somos apenas uma ”minoria perigosa”.
    Portanto, meus irmãos, pensem nisso, por favor. Eu pretendo mandar-lhe um e-mail sozinho, de qualquer modo. Mas, juntos, teremos mais capacidade de ”encher-lhe o saco”, e isso é benéfico.

    Que Deus nos ajude a perseverar na fé nesse vale de lágrimas.
    E quem precisa de ”abridor de cabeça”? Nós ou ele?….
    Eu sou bem mais jovem do que esse ”velho retrógado” (hehe), que ama os anos 1970 como se ele fosse a verdade…

  61. “Será que Roma vai chamá-lo para assinar um “preâmbulo doutrinal”?”

    Pelo jeito que andam as coisas, é bem mais fácil ele receber o barrete cardinalício…

  62. Prezados leitores
    Salve Maria

    Eis o golpe. Dom Paulo ataca quem comenta sobre seu artigo. O universitário a quem ele se refere é minha pessoa (sou professor da USP de São Carlos), que venho organizando, na medida de minhas pobres forças, a Missa tradicional na diocese. Descubro o ataque à Missa tradicional apenas agora, lendo o Fratres in Unum.

    Entendamos o modus operandi de Dom Paulo:

    No início de Fevereiro, ele publica o artigo “Espiritismo: teoria ou religião?” que afirma que o espírita pode e deve ser católico. O artigo gerou repercussão negativa, obviamente, e Dom Paulo aparentemente afetou-se.

    Eu usei a caixa de comentário, que pode ainda ser lido lá (há erros de tipografia no original; além do próprio site mudar “da” por “the” automaticamente). Eis meu simples comentário:

    >>> Um espírita não pode ser católico, por aderir a uma heresia, coisa que o artigo nega, como um “erro” da Igreja no passado. Minimiza a heresia da reencarnação como uma “única” coisa que o espiritismo bate de frente com a Doutrina de Cristo. O espirita não pode recitar o Credo sem entrar em contradição. Na seção Palavra do Bispo e se saiu da pena de Dom Paulo Sérgio Machado, então, é uma completa vergonha, pois logo dirão “Viram, a Igreja não condena mais o espiritismo!”. O artigo é um convite a baixarmos ainda mais a guarda diante que todo erro, a “abraçarmos” os lobos, o que na prática, joga nossa população na mão das seitas. <<>> O jornaleco “Eco da Paz”, do “Santuário da Paz” (que de paz nada tem) publicou um comentário maldoso a respeito de meu artigo “Espiritismo, teoria ou religião?” (artigo que, aliás mereceu elogios de cabeças pensantes) e, além do mais, enviou cópia para a Nunciatura e para Roma, como se isso me intimidasse. Aliás, a palavra “eco”, em Minas, significa aquilo que não presta, que não cheira bem. O que parece se aplicar ao jornalzinho em questão. <<>> As celebrações ali realizadas não têm nenhum valor de sacramento e, digo mais, um católico que freqüenta o referido “santuário” não está em comunhão com a Igreja Católica e, portanto, está “excomungado”, não podendo, consequentemente, receber os Sacramentos da Igreja. <<<

    Ora, mesmo sendo falsas as aparições, quem frequenta não tem intenção de sair da comunhão da Igreja. Quem é mais católico: o espírita ou o frequentador do santuário? Coitados dos frequentadores, que não tinham nada com a denúncia feita pelos cabeças, mas a ira do bispo respingou neles e foram "excomungados"… Se a excomunhão tem qualquer validade é outra questão.

    A denúncia do pessoal das aparições versava somente sobre o artigo do espiritismo. Dom Paulo não responde à denúncia feita, apenas ataca quem o denunciou.

    Finalmente agora, com o artigo no Fratres, descubro que o mesmo aconteceu comigo. Ele me atacou indiretamente como "pessoas que entraram na universidade", atacando a Missa Tradicional por tabela. Eis seu modus operandi: atacar quem denuncia seu artiguinho filo-espírita, nem que seja por um comentariozinho. Pensarei numa forma de responder às suas investidas.

    Em Jesus e Maria

    Miguel Frasson

  63. Segundo Vossa Excelência, a verdade muda de acordo com o tempo? Não entendi… acho que deves voltar à sua realidade que é a Sancta Mater Ecclesia Catholica et Apostolica Romana, e não aos vossos absurdos episcopais. Nossa sorte que, como disse o Santo Padre, nós jovens e “medievais” somos o futuro da Igreja, da Igreja de sempre, aquela que reconquistou a península ibérica, e teve seus fieis dados aos leões, que como vemos, tem pra dar e vender.

    Pax Domini no eterno latim, aquele que se usa no Vaticano.

  64. “E, o que é mais preocupante, são pessoas que freqüentaram a universidade, que entraram na universidade, mas a universidade não entrou neles.”

    Pois é, como disse meu amigo Raphael ao ler o post: “Há muitos, que como ele, entram para o Episcopado, mas o Episcopado não entra neles.”

    Rezemos!!!

  65. Pise mesmo no sangue dos mártires e dos santos, senhor bispo!
    Cuspa nas palavras dAquele que se disse o Único Caminho, Verdade e Vida, Aquele que fundou a Igreja que o senhor difama e ridiculariza com essas palavras que, no fundo, só demonstram que o problema não está nos “universitários”, mas em quem não leu uma linha do Catecismo da Santa Igreja, dos documentos papais, do Código de Direito Canônico e, por que não?, da Santa Bíblia.

  66. Em tempo: senhor Miguel Frasson, não desanime. O papa e a Igreja estão do seu lado, em especial após o Summorum Pontificum.

    Portae inferi non praevalebunt!

  67. Gente, a Ana Maria Nunes ainda não postou algo a respeito! Só quero ver o que a Ana Maria Nunes vai escrever… Que esta eminência “equivocada” segure a mitra pq ela não é brinquedo!

  68. Como é difícil interromper o fervoroso ritmo da Semana Santa para ocupar-se de ler os disparates de um bispo, matutar um pouco para entender o que o mesmo tem dentro de sua episcopal cabeça para permitir-se tanto e, por fim, interpretar o fenômeno para compreender o que se passa com este espécime infelizmente não raro da constelação cnbbista!

    Pensei em deixar pra lá, rezar minhas Vésperas e fingir não ter lido estas aberrações. Contudo, o fato é em si mesmo significativo e merece uma pequena digressão, que facilite nossa digestão digital.
    Os textos do bispo de São Carlos são um excelente exemplo dum expediente usado por não poucos autores relativistas. O método, evidentemente, é simples, pois a “inteligência” destes não é afeita a complexidades e distinções.

    Primeiramente, eles se subtraem da realidade como se não estivessem incluídos nela. Assim, por exemplo, o sr. bispo “esquece-se” voluntariamente de ser católico e não espírita, de fazer parte da tradição da Igreja e não de ser uma partícula cancerígena desta que pulou enlouquecida nas passarelas carnavalescas da vida.

    E, depois, abstraindo-se de si mesmo, o sr. bispo arroga-se uma posição de neutralidade, com tons de uma suposta maturidade intelectual que lhe permite dar pitos em todo mundo, e, assim, revestir-se de uma superioridade auto-declarada, que lhe faz colocar-se acima de qualquer discussão acerca do conteúdo dos temas abordados. Ele finge fazê-lo, mas não o faz… Simplesmente encena-o, pois se dedica apenas a criar dialéticas inexistentes, escolher uma das partes e desautorizar a outra, ridicularizando-a.

    Por exemplo, quem disse que modernidade e tradição são incompatíveis?… A própria existência deste blog demonstra exatamente o contrário do que pressupõe o sr. bispo. Aliás, penso que ele deve ser bem mais brega e demodèe (já que ele gosta tanto de francês) que a maior parte dos tradicionalistas do planeta. De fato, gente como ele, na Igreja do Brasil, adora liturgias cheias de forró, baião, arrasta pé… o máximo que conseguem de modernidade é, quem sabe?, uma valsinha, tipo aquelas do Pe. Zezinho, “minh’alma dá glórias ao Senhor”… Progressita, no Brasil, é sinônimo de antigualha. Eles é que não percebem.

    No caso do espiritismo, ele concebe um tipo de catolicismo espírita e um catolicismo anti-espírita, escolhendo o segundo a despeito do primeiro, do qual escarnece à vontade, ébrio de galhofa.

    Ou seja, a dialética, como sempre, é artificial, inexistente, injustificada. Esta é uma estratégia para desentender-se do mais importante: a análise do conteúdo da preposição. Notaram que ele nem se preocupou de demonstrar as presumíveis inconsistências doutrinais das teses tradicionalistas e em analisar as teses doutrinais do espiritismo naquilo que têm de incompatíveis com a fé cristã?… Neste último caso, ele se limita a dar um “jeitinho tupiniquim” para “salvar” a “catolicidade” do espiritismo. Afinal de contas, que importância tem que duas teses sejam em si mesmas incompatíveis?… Isso é coisa de gente ultrapassada e imatura! O sr. bispo é suficientemente maduro para fingir que a incompatibilidade não existe e oferecer um brinde corinthiano* ao cinismo e à falsidade; a mesma falsidade que permitiria um homem usar véus rendados sobre a cabeça, salve-se o confessado bom senso estético do sr. bispo, que admitiu achar bonito um tal eventual uso… Oh, mon Dieu!

    Em soma, ele simplesmente foge da argumentação, senta-se como um Jeca para conceber em sua fértil imaginação uma suposta contradição entre os termos da realidade que ele mesmo criou dentro de sua mente e chamou de real, escolhe um dos opostos e começa a troçar do outro, sem ocupar-se de demonstrar a sua risibilidade. E, deste modo, quer que o levemos a sério.

    Sinceramente, o sr. bispo é que se faz risível nestas linhas, infelizmente risível.

    (*) O autor destas linhas é um convicto corinthiano! “Salve o Corinthians”.

  69. Estou surpreso e muito confuso. Ano passado assisti a Missa de Sempre na Catedral Diocesana de S. Carlos celebrada por um padre diocesano, depois de uma aula do Legado Montfort na cripta da mesma Catedral! Segundo o pessoal “trad” de la o Bispo era muito amigo dos PADRES DE CAMPOS!

    A “colegialidade” dos mitrados tupiniquins me maravilha: ele nao desconfia da existencia de um exuberante colega seu la no norte do Estado do Rio, tao em plena comunhao quanto ele, que poderia ofender-se com estas palavras tao descabidas?

    A vantagem para o Bispo de S. Carlos ‘e que o Titular de Cedamusa nao se ofende e nao se defende, nao se levanta mais para defender o rito dos santos pelos seculos, insiste na “ortodoxia” da missa do outro (que ataca a sua) e finge viver um episcopado plenamente realizado servindo de saco de pancadas e de palhaco para a CNBB. Mais do que eu ou qualquer leitor desse blogue, sao os padres e bispos que celebram essa “Missa em latim obscura e retrograda” que antes deveriam responder devidamente o glorioso Antistite de S. Carlos.

    Sentirei vergonha do “clero” conservador se isso nao ocorrer…

    Suponho que deva ter ocorrido algum desentendimento entre o “zeloso pastor” e suas ovelhas reacionarias desgarradas para ele, desculpem a expressao, DEFECAR PELA BOCA desta maneira!

    Uma Santa Pascoa a todos!

  70. meus caros, vc’s não entenderam, o sr. bispo é a reencarnação da reencarnação da reencarnação de Lutero. ou será Calvino?

  71. “Querem, a todo custo, a volta ao passado. Vivem de milagres e aparições, de devoções e pieguismo já, felizmente, ultrapassados.” O que dizer de um infeliz desse…O que esperar de uma mente doentia como a desse “senhor”.
    Se alguém puder leia “QUANDO OS SACERDOTES SÃO CASTIGO DE DEUS de SÃO JOÃO EUDES, de um SANTO: http://refletirhoje.blogspot.com.br/2012/03/quando-os-sacerdotes-sao-castigo-de.html

    “Os sacerdotes, ministros de meu Filho, pela vida ruim que levam, pelas suas irreverências e falta de piedade ao celebrarem os santos mistérios, pelo amor ao dinheiro, às honrarias e prazeres, transformaram-se em cloacas de impureza. Muitos abandonaram a fé, e grande será o número de padres e religiosos que apostatarão da religião verdadeira: entre eles haverá até bispos. Será o tempo das trevas. Ai dos sacerdotes e das pessoas consagradas a Deus que, pelas suas infidelidades e má vida estão crucificando novamente ao meu Filho! Os pecados das pessoas consagradas clamam ao céu, pedindo vingança, e a vingança agora está às portas, porque não se encontra mais ninguém para implorar misericórdia e perdão pelo povo; não há mais almas generosas; não há mais ninguém digno de oferecer um sacrifício sem mancha ao Deus Eterno em favor do mundo. (Por isso) Deus vai castigar de maneira sem precedentes. Ai dos habitantes da terra! Deus vai esgotar sobre eles sua cólera e ninguém conseguirá escapar de tantos males juntos. Os chefes, os guias do povo de Deus, negligenciaram a oração e a penitência, e o demônio obscureceu suas inteligências; tornaram-se assim aquelas estrelas errantes, que a velha serpente arrastará com sua cauda para fazê-los perecer. Deus permitirá que a antiga serpente ponha divisões entre os que regem as sociedades e as famílias. Sofrer-se-ão angústias físicas e morais. Deus abandonará a humanidade a si própria e enviará um castigo após outro. A sociedade está às vésperas das mais terríveis calamidades e dos maiores acontecimentos. Que se prepare para ser governada com vara de ferro e beber o cálice da ira de Deus”. Nossa Senhora em La Salette.

  72. Parabéns Padre Cristóvão. O senhor lavou minha alma agora.

  73. Bispo? Sim. Catolico? Nao.

  74. A questão é que Dom Hélder, após a morte, teria se “convertido” ao espiritismo, como indica o artigo:
    http://espiritismoemmovimento.blogspot.com.br/2010/02/livro-espirita-com-dom-helder-camara.html
    Já pensaram se Dom Hélder – eu só estou brincando, embora com o devido pesar pela grave situação – resolver visitar alguma Assembleia de bispos? Já imagino a cena! O problema para ele é que Dom Pestana poderia querer vir junto!
    Quanto ao véu, várias senhoras de minha paróquia colocam-no para comungar, desde o meu antecessor, sem qualquer solicitação do mesmo, mas de livre iniciativa. E creio que o uso vai aumentar, em muitas paróquias. O medo do bispo vai, a meu ver, realizar-se. A Tradição é assumida por universitários, portanto, gente que é capaz de criticar responsavelmente as informações que lhe chegam. Quereria o bispo que os universitários engolissem o marxismo de seus professores? E esses universitários é que vão assumir no futuro o lugar que os esquerdistas tomaram por infiltração nas boas instituições. Os seminaristas de hoje são os bispos mais conservadores ou menso progressistas do futuro. Que medo, hein?
    De qualquer forma, há bons bispos, mas a crise é evidente, pois muitos bispos são dedicados, amam muito mas o objeto do amor está equivocado, ou então o meio de amar o objeto é que permanece uma série de equívocos. Estou certo de que esse bispo, comparado comigo, é muito menos pecador e, se fosse meu bispo, procuraria amar, respeitar e obedecer em tudo o que não fosse pecado.

  75. Desculpem-me os erros de digitação no comentário que acabei de fazer!

  76. O que me deixa perplexo não é o fato de um “bispo” desses dizer tais coisas! O que me deixa perplexo é que uma pessoa dessa espécie tenha sido eleita e sagrada bispo da Igreja e o pior, supostamente, com a aprovação da Santa Sé! Será que em Roma são tão desinformados acerca das qualidades dos candidatos a bispo ou os modernistas que tomaram Roma nomeiam esses de propósito e depois o próprio papa, cardeais, secretários desconversam, se fazendo de conta que não sabem das coisas? É simplesmente lamentável, lastimável, para não dizer pior…

  77. Eis um candidato à vaga do Chico Anísio.

  78. Isso é lamentável, defende idéias do socialismo e acha que o espiríta pode ser católico como o corinthiano (nada contra os corinthianos), acha que fazendo faculdade vamos defender sempre o novo e que não podemos achar que a tradição, um dos pilares, da Igreja é o correto. Isso é um absurdo, esse elemento tinha que ser expulso da Igreja, pois não entende nada da fé.

  79. Caro Bispo, falta, então, combinar com os russos – como disse uma vez o Garrincha!

    O senhor sabia que hoje, – sim sem exagero, hoje mesmo – em média, a cada 5 minutos assassinam um cristão porque é cristão? Em pleno século XXI, padre!!!! Como sempre assassinaram por ódio a Jesus Cristo. O senhor já leu o Talmude? Sim aquele que foi apresentado a São Luís IX, rei de França; daí ele promoveu um debate entre o judeu convertido à Igreja Católica e um rabino. Depois disso, Rei Luís deu ordem de queima total desse livro proibindo-o em todo seu reino. Esta história talvez o ilumine a entender a diferença entre os israelitas que viram seu Messias em Jesus, e aqueles judeus que o mandaram matar.

    Quanto ao segundo tema, não vejo outro jeito de argumentar senão com a boa vara de São Bento!

    Por fim, eu entendo seu ponto de vista, porque, fosse outros tempos – antigos, puritanos – esse bispo seria enviado para algum país africano – Sudão, por exemplo para testar sua riquíssima sapiência modernista! Jesus, o que digo, em outros tempos, Monsenhor Lefebvre foi enviado para lá, e ainda colhem-se bons frutos por onde ele passou.

    Santa Páscoa a todos!

  80. Um Bispo Católico.
    Só tenho vontade é de chorar…
    Senhor porque esta perseguição a FSSPX, enquanto os hereges estão soltos?
    Vide logo senho,r não demore, pois creio que quando vires não restará muita coisa.

  81. “Não só pode, COMO DEVE?” Como assim, Dom Paulo? Sua excelência perdeu a razão?

  82. Rasgar as vestes e se lamentar!! É o que nos resta !!!

  83. “Imaginemos um padre celebrando em latim numa capelinha rural. “Dominus vobiscum”. “Et cum spiritu tuo”. O nosso povo simples vai pensar que o padre está maluco ou, pelo menos, que o está xingando”.

    Acontece, Dom Paulo, que aqui na Bahia, além da Missa em Salvador, também temos Missa Tridentina celebrada em uma comunidade rural, em Candeias, no meio da Mata Atlântica, pelo excelente sacerdote Padre Jahir Brito e, adivinhe? A missa é sempre cheia (inclusive com pessoas que andam léguas) e o pessoal responde muito bem à missa e sabe o que está sendo celebrado no altar! Tentaram até construir uma destas igrejolas protestantes nas proximidades, mas, adivinhe mais uma vez… ela FECHOU AS PORTAS porque ninguém ia lá, a não ser que se considere o público que comparece atualmente ao local: gado, galinhas, porcos e cavalos (os animais, mesmo, pois hoje em dia foi o que virou – celeiro de animais)!

    Dom Paulo, quando as pessoas sabem no que acreditam e procuram vivenciar a Fé Católica de forma autêntica, não se deixam leva por qualquer destes comércios da fé que vemos aí em qualquer beira de esquina! Ademais, qualquer jovem minimamente BEM CATEQUIZADO sabe perfeitamente que o espiritismo nega 40 (quarenta) verdades da Fé Católica!

    Despeço-me por aqui pois senti náuseas ao ler os absurdos transcritos por V. Eminência e não fica bem eu me aporrinhar (ou, como dizem vcs aí do Sul/Sudeste, me chatear) com estas baboseiras em plena Semana Santa…

  84. Parabéns Sr. Bispo! O senhor está certíssimo! Entendeu tudo da hermenêutica da continuidade que aqueles “malucos” lefebvristas não entendem.

    Foi ironia, obviamente.

  85. Ele esta mais para sucessor de Judas (Iscariotes) do que para algum dos outros apostolos.

  86. Luciano Cenci
    abril 4, 2012 às 3:07 pm

    por qual razão, motivo ou circunstancia um ser como esse foi nomeado bispo?
    Pq faz parte do plano de destruiçõa da Igreja de dentro pra fora, tramado pela maçonaria e comunistas para destruição da Fé. Coisas imundas vindas de padres, bispos, cardeais e pq n papa? Faria a alegria do capeta e muitos perderem a Fé.
    (O engraçado é que se pode citar padre, bispo, cardeal, mas se citar papa os plena” ficam exaltados.) Então é isso: abriu-se ao mundo e n quer como mundo? É isso aí.

  87. Ei, povo!!! dom aldo fez prefácio em livro espírita. Vcs esqueceram????

    O dom dadeus tem link provando que ele é representante da cnbb em eventos de lojas maçônicas.

    Vcs estão sensíveis devido a semana santa!!!!!

    E os que falaram que vão rasgar as vestes, poupem roupas! Na hora que vier a ordenação feminina vcs n vão ter o que rasgar.

  88. Por aí se tem a idéia em que estado se encontra a cnbb.

    Uma lástima!

    Triste saber de uma notícia desta….

  89. Oremos, irmãos, e não desanimemos; apesar da tempestade e dos buracos no casco, sabemos que a barca não afunda. A certeza do fim nos motiva no caminho!

  90. Gente, porque esse escândalo?
    O Bispo está em plena comunhão, vocês esqueceram?
    “PLE-NA COM-MUN-NHÃO”. E isso é o que interessa, o resto não tem pressa!!!!!!!!!

    VIVA A PLENA COMUNHÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    E querem exigir o que da FSSPX? Ortodoxia?

  91. Deuteronômio 18:10 e 11 diz: Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos.

    Acho que isso basta, né? O Catolicismo dar as mãos ao espiritismo é o fim dos tempos!

  92. ‘Os católicos tradicionais são uns retrógrados, apegados ao passado e a seu pó, à devoções e pieguices superadas. Preferem as tradições ridículas ao novo.’ (sic)

    Gostaria de alertar 2 pequenos pontos ao bispo:
    – o laissez fare é o ‘slogan’ do LIBERALISMO, não do tradicionalismo.
    – que faz o senhor numa instituição BIMILENAR tão antiquada? A igreja (sic) (sic) (sic) do Macedo tá novinha…

    Esses comentários descabidos de bispos do Brasil fazem pensar a que ponto nós chegamos, afinal, é esse mesmo senhor que, com a cara mais lavada do mundo, vai pedir democracia, paz, união, respeito e fraternidade. Ora senhor bispo, vá às favas…

  93. “Meu Deus! Como Paulo VI e seus sucessores deixaram a formação e a fé do clero entrar em tamanha decadência? Ler estes absurdos logo um homem que deveria confirmar a fé do rebanho a ele confiado é de deixar estarrecido qualquer leigo um pouco mais esclarecido, mesmo os neocons! Este lobo travestido de bispo prestará altas contas a Nosso Senhor no Dia do Juízo por tamanhos absurdos e por desviar seu rebanho da verdadeira fé!”

    Ele deve ter bebido um pouquinho mais do “normal” que está acostumado…
    É muito vômito de uma vez só…
    Ou será que algum orixá se encarnou nele no momento de escrever essas pérolas???
    Infernizar as autoridades??? Nunca… Protestar contra os desmandos da tl, que foi abafada por Bento XVI, mas continua agindo na surdina pelos Valentinis da vida, por esse senhor do artigo, e o novo sr. de S. Félix do Araguaia, e mais os celsos e morelis da vida, é caridade…
    Chover e-mails pra todos os dicastérios romanos possíveis, é obrigação de quem tem. no mínimo, amor pela Igreja de Deus e pelo Papa…
    Não faz mal mandar um e-mail pra D. Rifan pra ele ter uma pequeeeeena mostra do que o espera na próxima Assembléia Geral no fim de abril…
    Nós vos adoramos Senhor Jesus e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

  94. “Perigosíssimos” FRATRES;
    Por quê tanto escândalo?
    Essa é a igreja conciliar!
    Alguém se espanta de que isso seja falado pelo bispo? Oras, os bispos reunidos em Itaici devem falar o quê daqueles que lhes pedem a Missa Gregoriano-Tridentina?
    Ou vocês imaginam que essa gente conciliarista ainda teria certa simpatia com a Tradição da Igreja?
    Creio que seria muita ilusão acreditarmos que estes senhores nos vejam com respeito.
    Sempre falam da dignidade humana, da liberdade, da livre expressão de pensamento, porém isso só serve me benefício deles e de suas ideias filo-marxistas.
    Quanto às asneiras propaladas por este senhor aí, percebe-se claramente que ele se mostra insatisfeito e infeliz.
    Não sou psiquiatra, mas é muito simples perceber neste senhor uma espécie de “apelação”, como disse o Professor acima. O tal bispo deve estar chateado com alguém e resolveu despejar essa diarreia mental.
    Minha preocupação é que este bispo, após tanta diarreia, vá ficar com acefaleia, ou seja, sem cérebro, se é que algum dia o teve.
    Fico imaginando como alguém em seu juízo perfeito escreveria tal asneira.
    Isso é um atentado contra o bom senso, uma total falta de cultura e de erudição, o que fica muito mal para a igreja conciliar, visto que este senhor seria o “pastor”da cidade de São Carlos, uma cidade universitária com algumas das melhores universidades deste país.
    Aprendi, desde minha tenra idade a me calar diante daquilo que não sei ou que não entenda e, principalmente, diante daquilo que não consiga explicar…
    primeiramente, devo estudar algo a respeito, entender do assunto, para falar sobre tal, já que contra um fundamento, não há argumento…
    Mas, sobretudo, devemos demonstrar o mínimo de respeito, de sensatez e de bom senso.
    Outro dia, tive o desprazer de “participar”de uma “reflexão”sobre a “campanha da fraternidade”, num hospital no qual trabalho, tendo como “palestrante” um “colega”de episcopado deste senhor.
    Apesar de tão filo-marxista como o bispo de S. Carlos, o tal bispo palestrante mostrou-se preparado e com muita cultura, uma vez que foi abordado por inúmeros questionamentos de vários médicos.
    Apesar de conciliarista e, claramente adversário da Sagrada Tradição da Igreja, mostrou-se refinado, culto e extremamente educado, algo totalmente diverso do infeliz autor do texto em debate.
    O que posso perceber no texto escrito pelo bispo de S. Carlos é que o autor mostra-se inseguro, imaturo e muito pouco inteligente.
    Ademais, falta-lhe bom senso e diplomacia.
    No que diz a respeito do espiritismo, creio que boa parte dos “pseudo-católicos”deste país também tenham uma inclinação para este pensamento sincrético.
    Porém, alguém que no mínimo deveria conhecer o básico dos princípios da Fé Cristã, uma vez que o espiritismo despreza a Morte e Ressurreição de Cristo, como essenciais à Salvação…
    Ou mesmo mostrar-se acima de uma interpretação tão mesquinha, tão simplória, já que o autor do texto em debate demonstra ter uma certa aversão pela gente simples, uma vez tão culto e preparado…
    Agora, um homem que fala de quem passou pela Universidade, isso e aquilo, escrever tamanha insensatez… Bem, ou ele não passou por nenhuma Universidade (já que apenas os seminários lhe outorgaram os títulos necessários para a ordenação, não exigindo a passagem por uma Universidade) ou sua admiração pela “democracia cubana”é tamanha que entende que todos nós deveríamos pensar da mesma forma que ele, o “El Comandante Fidel”, o Leonardo Boff e o pai deles todos, o velho parlapatão, Satanás.
    Inclusive peço até desculpas aos luciferinos de plantão, uma vez que o que falta realmente a este senhor, o autor do texto infeliz, não seria nem tanto a Fé, mas sim, a falta de cultura, de bom senso e do mínimo de diplomacia.
    Quando este senhor fala de Universidade, esquece-se, por nunca ter participado de uma Universidade, que o que move o “espírito universitário”seria justamente uma grande variedade de ideias e de maneiras de se conceber e entender a realidade acadêmica, os problemas que nos cercam.
    Essa “diversidade” de pensamentos e de ideias, nada têm a ver com a falta de respeito e de bom senso que ele demonstra.
    Talvez assim o faça, porque nunca tenha frequentado um ambiente universitário saudável, ou porque tenha dificuldades em se relacionar com opiniões divergentes, afinal no marxismo leninismo/trotsquismo e maoísmo, sempre vale a ideia e o pensamento do “Camarada Coordenador”, ainda que este nem saiba pensar, uma vez que nem cérebro tem…
    Tenho muita pena dos Católicos da Diocese de S. Carlos.
    Não só por ter um bispo sem Fé, sem respeito, sem bom senso, tão “pequeno”, tão limitado…
    Mas sim por terem que conviver em ambientes tão intelectualizados, e vergonhosamente ter a certeza da limitação intelectual do “pastor”.
    Creio que se nós ficamos escandalizados com tais asneiras, perdemos a noção de que esta é a triste realidade conciliar: clero mal formado (deformado mesmo!), bispos sem Fé, claramente apóstatas, sem o mínimo de cultura, de respeito, de uma formação humana e de entendimento das diferenças culturais e religiosas.
    Para esta gente conciliarista, o povo simples da zona rural é um exemplo de ignorância, seria totalmente ignorante em matéria de Fé e sem mínimo de cultura escolar…
    Certamente eles nunca vêm até a zona rural, já que acabam ficando em seus gabinetes a digerir e depois despejar no papel, ou na tela do computador, sua diarreia mental.
    Não digo pensar, criar ou mesmo imaginar, uma vez que diante de tais textos, acho melhor entendê-los como seres ineptos para a atividade intelectual…
    Porém, diante de tudo isso, volto a insistir, não imaginemos que os outros bispos conciliaristas nos vejam de outra forma. Não se iludam, FRATRES!
    O que os outros bispos possuem é mais bom senso e mais erudição.
    Vide o caso do arcebispo da Meca do Espiritismo, aquele senhor foi categórico, porém, com mais tato, com um mínimo de educação.
    Este aí, pobre homem, mostra-se mal educado, mal preparado teológica-cultural e academicamente.
    Ele pode ter a certeza de que quando for a qualquer “comunidade”haverá alguém que frequenta uma Universidade e, que sem dúvida, olhará para ele e terá certeza de seu despreparo intelectual, emocional e teológico-filosófico.
    Essa é a igreja conciliar, esse “balaio de gatos”que ironicamente ocupou o lugar da Igreja de Cristo.
    Daí, quando falo que essa desgraça conciliar criou essa meretriz que tenta usurpar o lugar da Esposa do Cordeiro, esse “balaio de gatos”tem gente que fica brava, muito nervosinha…
    Como foi o caso de outro comentário que eu havia feito e que um outro participante disse que o “balaio de gatos tratava-se da Igreja de Cristo”…
    Hummm, creio que diante do texto do tal bispo, digníssimo Sucessor do Apóstolo ISCARIOTES, irá pensar duas ou mais vezes ao afirmar que isso aí é a Igreja de Deus, a UNA SANCTA CATOLICA ET APOSTOLICA ECCLESIA CHRISTI.
    Portanto, como diz meu pai, “antes de se escrever qualquer coisa, há que se pensar naquilo que se escreverá e, depois de escrito e lido por outras pessoas”..,
    Creio que ele pensa assim por ter frequentado um bom ambiente Universitário, ter experimentado ideias e opiniões diversas, aprendido a respeitar, porém, mantido seu ideal, suas ideias (bem mais claras e obviamente mais fortes – uma vez enfrentado contradições em nível universitário) e, sobretudo, ter guardado a Fé.
    Enfim, divergir sim, porém com argumentos inteligentes e plausíveis.
    Se for para apelar, a gente chama o bispo… Kkkkkkkkkkkkkkk
    Que pena, antigamente a gente mandava aqueles queixosos para “se queixar com o Bispo”…
    Hoje, depois de uma destas, a gente tem que mandar os “apeladores”ir aprender (ou desaprender?) a apelar com o bispo…
    Êta balaio de gatos que virou essa igreja conciliar!
    E, para arrematar, aquela perguntinha de sempre:
    ESSA IGREJA CONCILIAR É SÉRIA?

  95. Que miséria! Um bispo Herege parido como tantos outros pelo cv2 e inspirados pelo satanás continuam a lutar contra a Igreja de Deus. Padre Francisco Ferreira tem razão quando diz: “…não desanimemos”. O inferno está em pavorosa pois as coisas estão mudando; aos poucos mas estão. Esses bispos filhos da apostasia estão com medo de perder as regalias e a vida dissoluta que muitos levam. O povo de Deus não sabe a força que tem. Antes era mais fácil lutar contra dois velhos Bispos alguns padres e um punhado de fies. E Hoje? Nem precisa citar o número de Padres, seminarista, religiosos e fies da FSSPX. Junte-se a esse número as fraternidades e associações amigas. Padres diocesanos e fies que estão reconhecendo na tradição católica a Igreja Militante. Quando o “caldeirão no inferno entra em ebulição” bispos como este se mexe e exala o odor de satanás.

  96. Não adianta reclamar porque este quadro não é uma novidade. Isto foi o que restou da Igreja depois do Vaticano II: os verdadeiros católicos do lado de fora, os hereges e apóstatas do lado de dentro, em comunhão plena com o erro.

  97. Se me é permitido, duas questões ao comentário do Pe. Cristóvão:
    Primeiramente, eles se subtraem da realidade como se não estivessem incluídos nela. Assim, por exemplo, o sr. bispo “esquece-se” voluntariamente de ser católico e não espírita, de fazer parte da tradição da Igreja e não de ser umadesta que pulou enlouquecida nas passarelas carnavalescas da vida.

    Eu, último dos últimos pecadores filhos da Santa Igreja, ansioso por aprender e buscando converter-me a cada dia, como posso considerar Católico um Bispo que “esquece-se” voluntariamente de ser católico? Será mesmo que ele não faz parte de uma partícula cancerígena modernista que vemos em todo lugar? Padres que negam sacramentos em homilias, padres que ensinam práticas orientais, padres que se preocupam apenas com fama e sucesso (ou pior, confundindo fama e sucesso com evangelização), padres que se preocupam apenas em ser diplomáticos com comunistas, umbandistas, e tudo mais….

    Pe. Cristóvão, reze pela minha conversão e, que Deus nos permita, rezemos juntos pelo clero. Tanto pelo clero perseguido e marginalizado por ser fiel a Deus quanto pelo clero que precisa urgentemente ser católico.

  98. Salve Maria,

    Será que o problema é o bispo mesmo? Sabe quando as autoridades vão exigir que ele se retrate? NUNCA.

    Quem nomeia os bispos mesmo??????????

    É, pelo jeito, linha dura, só com a FSSPX.

    Vamos acordar, o problema não é do episcopado e sim do papado, que deixando de punir este tipo de bispo, desacredita toda a estrutura.

    Atenciosamente.

  99. Salve Maria,

    Caro Vinícius Farias (abril 5, 2012 às 8:15 am), li o link, o problema é este, o papa só manda cartinha, punição que é bom mesmo, NADA. Ou melhor, punição só para a FSSPX.

    Atenciosamente.

  100. Que nojooooooooo!

  101. Esse bispo está pra lá de desorientado..

  102. Francisco, eu te garanto que uma correção pela via racional é muito mais eficaz que uma punição que poderia levar a um ou mais cismas. A história já mostrou isso.

  103. Não é sem razão que São João Crisóstomo, Doutor da Igreja, declara: “Os corredores do inferno estão pavimentados com crânios de bispos.”

  104. Não me causam admiração de maior as palavras do Senhor Bispo: todo o seu raciocínio está minado por um vício de base, decorrente da ignorância do que seja a liturgia e de qual o seu destinatário – Deus e não o povo. A liturgia existe sempre, quer seja acompanhada pelo povo ou não. Não é o povo que faz a liturgia! O Senhor Bispo saberia isto se se tivesse dedicado ao estudo da boa doutrina e não de hereges litúrgicos…

    Já muito maior preocupação me causa o facto de saber que por esse mundo fora muitos outros bispos também pensam desta maneira, tendo porém muito maior discrição na publicização das suas ideias. Por isso, até é bom que “artistas” como este tenham os seus quinze minutos de fama: mostram à saciedade não só a decrepitude doutrinária em que a Igreja se encontra depois de cinquenta anos de modernismo e progressismo destravados, mas também o estado de espírito dos responsáveis por tal situação.

  105. Padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior foi denunciado ao Conselho Permanente da CNBB por defender a ortodoxia da fé, enquanto esse prelado é abertamente herético e a Conferência não faz nada. As vezes eu fico em dúvida se a CNBB se parece mais com um sindicado de Bispos comunistas ou com um partido Não-Católico, Não-Apostólico e nunca Romano.

  106. Ecclésiam, se na época de São João Crisóstomo os corredores do inferno estavam pavimentados com crânios de bispos imagina hoje, o inferno não tem mais espaço abarrotou, ou melhor hoje em dia aposentaram o Diabo, pode acessar os arquivos do INSS que o nome dele está lá, nada mais é pecado, pelo contrario o mundo virou do avesso, tentar ser santo que é pecado,

  107. Salve Maria Vinicius,

    Com todo o respeito, eu discordo. É melhor um pequeno rebanho com qualidade do que a união de todos os “cismáticos práticos”.

    É bom lembrar dos “boffs”, “betos” e padre Pinto: imagine se esta turma não tivesse sido condenada??? E mais, é incalculável o número de almas que correm risco de se perder pela pesta do erro da TL. E o que dizer do cardeal Marini (tenho nojo ta “teologia” deste cardeal).

    Para enriquecer, poderia citar quais punições levaram a cismas na história, bem como o que seria a correção pela via racional.

    Abraço.

    Salve Maria.

  108. Senhores, a caixa de comentários não é caixa de diálogo. Os comentários devem ser relacionados ESTRITAMENTE ao post. Obrigado.

  109. Dos maus bispos: livrai-nos, Senhor!

  110. Amigos,

    Eu acho que não adianta nem argumentar com este bispo. Se ele chegou a bispo, já teve muitas chances de conhecer a fé católica. Não adianta nada ganhar um debate com ele. Ele tem o báculo, o poder.
    Eu não consigo pensar que ele está onde está SOMENTE para destruir a igreja. Não adianta, portanto, mostrar que ele está errado. Alguém tem que tirá-lo de onde ele está porque uma pessoa dessas com poder é um perigo enorme para as almas e para a Santa Igreja.

    Que Nossa Senhora nos livre de bispos como este.

    E ainda dizem que nunca houve estado de necessidade…

    Um abraço!

  111. O Espiritsmo nega mais de 40 verdades de Fé, e esse bispo tem a coragem de dizer que “apenas” difere quanto à reencarnação? Gente esse bispo é católico mesmo, fiquei com duvidas…

    É uma vergonha ler textos assim vindos de um bispo! Vergonha total. Mas também, o que esperar dessa gente progressista?

    Não vai ter preâmbulo doutrinal para ele não? É plena, minha gente, é plena comunhão… com o erro!

  112. Vossa Excelência quer um Vaticano III? Que venha:
    Para a Comissão Teológica: Dom Fellay
    Para a comissão da Liturgia: Cardeal Ranjith
    Para a Comissão de Diálogo Inter religioso: Padre Bruno Gerardini
    Para a Comissão de Moral Cristã: Padre Michael Rodriguez

  113. Bom dia, peço licença para colocar minha opinião pessoal.

    Jesus não só acolhia pessoas de todas as religiões, filosofias e práticas, como também para facilitar o entendimento de suas mensagens – além de falar claramente, fazia em formas de parábolas, para as mentes da época entenderem que devemos amar ao próximo, como a nós mesmos, independente de quem seja.

    Jesus está acima das religiões e Ele é meu exemplo que sigo acima de qualquer coisa. Penso que, se algum irmão leitor tiver dúvidas quanto a procederes diversos de líderes de sua comunidade religiosa, acredito que a maior carta de todas chama-se Evangelho Segundo Lucas, João, Matheus, Marcos… Ali podemos refletir quem está com a razão.

    E se mesmo assim ainda o julgarmos dentro do erro, que possamos exercer o perdão setenta vezes sete para com eles.

    Não seria uma oportunidade de exercitarmos os ensinamentos do Mestre Jesus em nós mesmos?

    Contudo, pessoalmente penso que se os Espíritas são representantes do mal praticando caridade, certamente Jesus os acolheria, da mesma forma como todos os errantes das mais variadas formas e condutas.

    É minha opinião de Cristão antes de tudo.

    Obrigado.

  114. Diz o Bispo: > Não consigo entender como, em pleno século XXI, existam pessoas que querem a volta da Missa em latim.
    Não podemos querer a volta, pois ela nunca foi extinta, sobrevive a mais de 600 anos, embora sejam grandes as forças contrarias, mas temos a promessa de Jesus Cristo, que as portas do inferno não vão prevalecer contra ela.
    (l Cor 12,20 > Os Apóstolos falam de uma única Igreja, que Cristo amou e pela qual se entregou de um único corpo /
    (Ef 5, 25) Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, (Ef.5,27) para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível.
    Quanto as recomendações de Deus: > Tiago 4, 11-12 > 11 – Não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de seu irmão, ou o julga, fala mal da lei e julga a lei. E se julgas a lei, já não és observador da lei, mas seu juiz. 12 – Não há mais que um legislador e um juiz: aquele que pode salvar e perder. Mas quem és tu, que julgas o teu próximo?
    Quanto ao espiritismo, vemos nas Palavras de Deus:
    Deuteronômio, 18, 10-12 > 10. Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, 11. à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou â invocação dos mortos, 12. porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações.

  115. a este “obispo” hay que darle su merecido!!!!!!!!!!!

  116. Como verán, por lo escrito por el Obispo, la estupidez no tiene límites ni respeta jerarquías. Pax Tecum. Gabriel F. (Argentina)

  117. QUANDO VEJO, TANTAS ABERRAÇÕES, COMO ESTA. ONDE UM BISPO QUE DEVERIA SER UM DOS SUCESSORES DOS APÓSTOLOS. FALA TANTAS HERESIAS, TANTOS ERROS, QUE PODEMOS PERGUNTAR? O SENHOR ESTUDOU ALGUM DIA O CATECISMO? O SENHOR JÁ OUVIU DIZER QUE A SANTA IGREJA É INFALÍVEL? O QUE ELA ENSINOU NAS CATACUMBAS, CONTINUA VIVA, VERDEJANTES NOS DIAS ATUAIS? A MISSA EM LATIM, FOI CELEBRADA POR MILHARES DE SANTOS, DE TEÓLOGOS, PADRES, BISPOS, PAPAS DOUTOS. AGORA VEM O SENHOR, DIZER TANTA BOBERA POR AÍ.
    PELO AMOR DE DEUS. CASO O SENHOR NÃO TENHA NADA DE BOM PARA FALAR. PELO MENOS FIQUE CALADO. ASSIM FAZ MENOS MAL A SANTA IGUEJA.
    JOELSON RIBEIRO RAMOS.

  118. Alex, por gentileza, evite comentários escritos inteiramente em letras maiúsculas. Obrigado.

  119. NUNCIATURA APOSTÓLICA
    SECRETARIA DE ESTADO DA SANTA SÉ
    CONGREGAZIONE PER LA DOTTRINA DELLA FEDE

    La Pace di Cristo.
    Sono appena tornato dalla messa di Pasqua e leggo notizie sul vescovo di San Carlos, stato di Sao Paulo, Brasile.
    Quanto dolore mi causano le sue parole e chissà quanta distruzione nella sua direzione.
    Paulo Sergio Machado mi sta forse chiedendo di essere spirita e di credere in reincarnazione?
    Magari devo essere comunista per evitare che qualcuno mi apra la testa a forza e mi faccia un lavaggio celebrale!!!
    Devo accettare il sesso libero, l’omosessualismo e per finire la pedofilia???
    Continuo a credere nei miracoli che questo vescovo tanto deride e denigre e continuo a pregare per ricevere miracoli!
    Ma comincio a sentir vergogna di essere Cattolico Apostolico e Romano……
    Carlos Josè d’Amore
    Campo Grande MS Brasile

  120. Meu Deus … o que mais falta?

    Perdoa a nossa falta de fé!

  121. 1.O Bispo de São Carlos nunca viu um bom Catecismo (e nem ouviu catequese).

    2.Os fiéis rezavam o terço na Missa por culpa do clero: sem folhetos, sem catequese, sem interesse em ensinar ao povo mais do que Pai-Nosso, Ave-Maria e Salve-Rainha, o povo brasileiro é semi-pagão. O Bispo deve ter-se formado nesse ambiente…

    3. Mantilha na cabeça dos homens? São Paulo determinou que as mulheres devem cobrir a cabeça e os homens, descobri-la. Nem o Novo Testamento ele conhece…(Não seria ele o faxineiro a ocupar o cargo?)
    4. E essa aversão neurótica pelo antigo? Cuidado, gente, ele vai querer queimar as Escrituras…nem o Lutero ousou tanto!

    5. Espiritismo? Não conhece nem o espiritismo e nem o catolicismo: parece os “católicos não-praticantes” (que ignorância!). Invocar espíritos não conta, Bispo? E a caridade feita para angariar simpatizantes, no mais puro estilo maçônico? (Allan Kardec era maçom de grau 33! Qualquer semelhança com a “caridade maçônica não é mera coincidência…) E as divergências doutrinais? E os ataques feitos à Igreja nos livros espíritas? E a mentirada dos falsos profetas? E as picaretagens do Chico Xavier, imitador de escritores, denunciado por seu próprio sobrinho? Os crentes não aceitam espíritas porque entendem de Bíblia mais do que a sua pessoa!

    6. Fariseu? Quem discorda do “papa” de S. Carlos é fariseu? Ah, ele segue o catolicismo e o catecismo dos comunistas, dos maçons, da TV Globo… Cita escritores que subverteram a cultura nacional, quiçá poetas (sintomas do clero modernista). Com tanta ignorância (ou seria má-fé mesmo?), nunca citaria os Padres da Igreja. Não saca nada, esse Bispo. Pelo jeito, o vigário precisa aprender o Pai-Nosso e o catecismo. Não traia sua Igreja, Sr. Bispo!

    7. São Carlos Borromeu, rogai por nós para que Deus nos livre dos hereges e das heresias!

  122. São Carlos rezava a Missa Tridentina, siga-lhe o exemplo!

  123. Que barbaridade! O que mais teremos que aguentar? Quanta dor se abate hoje sobre o coração dilacerado da Igreja de Cristo! Que nos resta mais meu Senhor? Um bispo dito “católico”, alguém que deveria resguardar o seu rebanho e promover a verdadeira fé, vir a renegar tudo aquilo que essa fé proclamou durante séculos! Comparado a esse homem, o ex- arcebispo de Uberaba é um santo! Mas o senhor falso bispo não nos fará desistir de nossa luta em prol da única, verdadeira missa proclamada pelo Sacrosanto Concílio Tridentino; pelo contrário, em meio à nossa dor e à nossa indignação, estamos dispostos, mais que nunca a defender a tradição católica. Tu absterges lacrimas ab oculis nostris, sancta Dei genitrix! Miserere nobis! Perde liberos Diaboli et merge illos in inferos profundos! Sancta Ecclesia Catholica, in sinu tuo nati sumus; et in brachiis tuis maternis mori intendimus!

  124. O bispo de São Carlos merece todo o respeito visto ser alguém que demonstra ter bom senso e visão de futuro. A igreja, se quer prosseguir na sua missão, tem que renovar suas idéias, assim como as pessoas também devem fazê-lo. Quem quiser permanecer fanático que seja. A igreja agradecerá no futuro as idéias propulsoras do bispo de São Carlos.

  125. O INFERNO agradecerá as palavras e idéias propulsoras do bispo de São Carlos! E as suas também…