Rebelião e ousadia dos progressistas: Bispos de língua alemã esboçam iniciativa de desobediência.

Por FSSPX-Alemanha | Tradução: Fratres in Unum.com – Conforme noticiado no portal “Summorum pontificum” , as conferências episcopais de língua alemã planejam uma ação conjunta contra a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, caso esta seja canonicamente reconhecida.

Segundo uma carta circular ainda não divulgada, todos os bispos de língua alemã deverão necessariamente tomar medidas contra a Fraternidade logo após o reconhecimento: expulsão de todos os membros, proibição de qualquer atividade e fechamento de todas as fundações existentes, informou o sítio.

Isso seria um ato declarado de desobediência contra o Santo Padre e, assim, o início de um cisma.

Comunicação do portal “Summorum pontificum” em 15 de junho de 2012:

Conforme tomamos conhecimento através de fontes geralmente bem informadas, os bispos das conferências episcopais de língua alemã partem do princípio que a reconciliação da Fraternidade Sacerdotal São Pio X – e também o retorno da Fraternidade à plena comunhão canônica com o Papa – é iminente. Como preparação para esse evento, os mentores dessas conferências desenvolveram um “Plano de Emergência”, que atualmente está circulando para votação dentro das conferências episcopais, que visa impossibilitar toda a atividade da Fraternidade em sua jurisdição. Com esse gesto de desobediência deliberada, eles se desligam da plena comunhão com o Bispo de Roma e trilham o caminho do cisma legal.

Segundo essa circular secreta, os membros das conferências episcopais envolvidas estarão obrigados a adotar os seguintes procedimentos:

Em caso de regularização da Fraternidade como Prelazia Pessoal, os ordinários locais, na qualidade de prelados responsáveis, exigirão imediatamente que todos os membros da Prelazia Pessoal sujeitos a diretrizes se retirem de suas dioceses, que todas as fundações [i.e., capelas, priorados, etc] sejam fechadas e que nenhuma nova fundação seja estabelecida. Assim, de acordo com o direito canônico atualmente em vigor, toda a atividade da Fraternidade nas dioceses de língua alemã seria ilegal.

Em caso de estabelecimento da Fraternidade Sacerdotal São Pio X como Ordinariato, os bispos locais deverão instruir suas autoridades subordinadas e organizações, bem como todos os padres de suas dioceses, para que de maneira alguma colaborem com os padres e instituições do ordinariato e lhes neguem qualquer uso de prédios e instalações das dioceses.

Assim, os mentores das Conferências Episcopais trilham um caminho de rebelião, ainda obscuro com o chamado das diversas iniciativas de desobediência. Eles declaram abertamente a intenção de contrariar medidas da Igreja universal para as suas jurisdições e abusam do slogan “colegialidade” como um meio de dividir a Igreja universal em igrejas nacionais. Eles querem instalar um aparato centralizador dentro dessas igrejas nacionais – mesmo em contradição ao direito em vigor, para negar aos bispos locais, que representem posições minoritárias, o direito ao governo independente de suas dioceses.

Comentário da FSSPX-Alemanha – Uma luta tremenda está causando fúria: a volta da Tradição da Igreja é um espinho penetrante nos olhos dos bispos conciliares. Naturalmente, os progressistas dentre os bispos farão tudo para continuar o curso do Concílio com todas as forças. É necessário, que os (poucos) bispos conservadores na Alemanha ou pelo menos os bispos fiéis ao Papa se decidam pela Tradição, e o façam abertamente.

O Cardeal Ranjith e o Bispo Huonder já mostraram como se faz. Todavia, quem terá coragem de imitá-los? Em todo caso, a intenção traiçoeira da Conferência Episcopal – de não apoiar o Papa após o reconhecimento consumado – teve um efeito surpreendente: o plano vazou para o público. Ele lança ainda mais sombras sobre as intenções e maneira de proceder das forças motrizes desse grêmio, que tenta exercer pressão maciça sobre os seus membros.

O que importa agora é a oração! Ninguém pode dizer ao certo o que acontecerá. O modernismo ainda é muito forte? A batalha é grande demais, como se tivesse que ser travada corpo-a-corpo. Pedimos a todos os fiéis da Fraternidade São Pio X que continuem rezando. A Cruzada de Rosários se encerra; no mundo todo milhões de Terços são rezados, Dom Fellay os entregará às mãos do Santo Padre. Então, ao final a vitória não será atribuída a artimanhas diplomáticas ou a uma tática de negociação sofisticada, mas sim ao Coração Imaculado de Maria!

Viva o Sacratíssimo Coração de Jesus! Viva Cristo Rei!

* * *

Comentário do Fratres in Unum: Os bispos procurarão se precaver o tanto quanto puderem e ninguém deve se surpreender com isso. O que definirá o poder de fogo de cada um nessa guerra são os termos do estatuto futuro da Fraternidade. De acordo com o cânon 297 do Código de Direito Canônico de 1983, “os estatutos definirão as relações entre a prelazia pessoal e os ordinários locais”. Como repetiu várias vezes seu Superior-geral, a Fraternidade não aceitará qualquer limitação em seu apostolado. Portanto, os bispos podem elaborar todos os planos de ação em sua falta do que fazer, mas se o estatuto conceder à FSSPX liberdade de ação, só lhes restará oficializar o cisma.

As limitações de atuação dispostas no atual Código de Direito Canônico eventualmente reivindicadas pelos bispos podem ser facilmente revertidas pelo Santo Padre, se ele assim desejar. Como disse certo articulista, Prelazia, Ordinariato ou mesmo um “Abacaxi Apostólico”, diante da vontade do Sumo Pontífice, são questões menores; nada o impede de estabelecer uma estrutura canônica ainda inédita para a Fraternidade. Caberá a ele decidir se indispor ou não com o episcopado.

Tags: ,

30 Comentários to “Rebelião e ousadia dos progressistas: Bispos de língua alemã esboçam iniciativa de desobediência.”

  1. É só colocar os bispos da FSSPX no lugar dessa corja!

  2. E a CNBB do PT o uqe acha disso? alguem sabe? desconfio que nada bom eles pensam

  3. Essa é a hora de punir com todo rigor esses sucessores de Judas Iscariotes.
    Que sejam excomungados, banidos e expulsos, nem que seja todo o episcopado de língua alemã.
    Além do mais, quem precisa dos Schoborn da vida? Não fazem falta alguma, a porta pra rua é a seventia da casa, se fundarem uma seita, será apenas mais uma, com uma diferença, será uma moribunda seita do Vaticano II que logo vai falir.

  4. que venha logo … é o que falta para tornar iminente a volta à Tradição: a clarificação das posições! Deus guarde e dê forças ao Santo Padre!

  5. É claro que, se pensarmos em termos práticos e puramente terrenos, o cisma de bispos desobedientes e o ingresso de homens com grande zelo à Santa Igreja tem saldo muito mais positivo.

    No entanto, que grande tristeza não deve causar ao Nosso Senhor Jesus Cristo ver essa triste atitude, essa enorme cisão. Rezemos com serenidade à Misericórdia Divina e ao Sacratíssimo Coração de Cristo. Agradeçamos também a coragem do papa, que certamente previa tudo isso quando estendeu a mão a Dom Fellay; peçamos por sua fortaleza e tranquilidade.

  6. Ao que me parece, de um ponto de vista leigo (isto é, sem entender de questões de direito canônico), se esses bispos fizerem isso mesmo, essa ordem deles será totalmente desvinculante, seráuma ordem subversiva, contrária à ordem do Santo Padre, portanto não teria valor algum.

    No entanto, se isso for feito mesmo, muitos fiéis ficarão ainda mais confusos sem saber a quem obedecer, a confusão e o caos se espalharão ainda mais. Em vista desse perigo real, penso que seria oportuno o Santo Padre deixar claro que quem não obedecer a esses bispos rebeldes não estará cometendo pecado. (Irmãos, o que vocês pensam sobre isso?)

    Isso me faz pensar nas palavras de Santa Teresa de Ávila sobre a Reforma ou Revolução Protestante:

    “Vendo eu tantas desgraças, compreendi que forças humanas não bastavam para atalhar o fogo ateado por esses hereges.” (Caminho de Perfeição)

    Também são oportunas estas outras palavras da santa:

    «Pois, que é isto, meu Senhor e meu Deus!
    Ou dai fim ao mundo ou ponde remédio a tão gravíssimos males;
    não há coração que o sofra, ainda dos que o somos maus.
    Suplico-Vos, Pai Eterno, não queirais mais sofre-lo:
    atalhai este fogo, Senhor, pois o podeis, se quiserdes.
    Vede que ainda está no mundo o Vosso Filho;
    por respeito para com Ele, cessem coisas tão feias, abomináveis e sujas;
    por Sua formosura e limpeza, não merece estar onde há coisas semelhantes.
    Não o façais por amor de nós, Senhor, que não o merecemos,
    mas fazei-o por amor a Vosso Filho.
    Suplicar-Vos que não esteja connosco, não ousamos pedir: que seria de nós?
    Se alguma coisa Vos aplaca, é termos cá tal penhor.
    E pois algum meio há-de haver, Senhor meu, ponha-o Vossa Majestade.»

    Santa Teresa de Jesus, Livro da Vida 35,4

    Que chegue logo o TRIUNFO DO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA!!!

  7. E ainda tem gente que, de forma sincera ou fingida, teme pelo cisma. O cisma já começou pelo menos desde a década de 1960 — vide a reação de algumas conferências episcopais em relação à encíclica Humane Vitae.

    A única coisa que falta é tornar oficial o cisma que, de fato, já existe.

  8. Com esse gesto de desobediência deliberada, eles se desligam da plena comunhão com o Bispo de Roma e trilham o caminho do cisma legal. UM ENTRA E O OUTRO SAI. QUE LINDOOOO!!
    Como é do conhecimento de todos (exceto os plenas) existe uma falsa unidade na Igreja. Mas em se tratando da alemanha, terra do filho de lúcifer (lutero), está dentro da normalidade.

  9. Solução. Enviar os bispos revoltadinhos para os países islâmicos e para a China.

  10. Um cisma modernista gritante e explícito!

    Diferente daqueles que vemos em todo o mundo, sobretudo, aqui no Brasil, discreto (às vezes) e implícito (sempre), porém, o mesmo!

  11. Parece que os maiores cismáticos da Igreja estão na Alemanha e na Áustria, porque são aqueles que não têm vergonha de tomar iniciativas de rebeldia. Não é à toa que o papa que temos hoje, para enfrentar essa questão, é ele mesmo alemão, ou seja, bem indicado para lidar com os rebeldes.
    Agora, falando em Cruzada de Rosários, algum blog católico daqui do Brasil poderia pensar em promover uma, assim como os fiéis de Ribeirão Preto fizeram, com resultados miraculosos, para essa questão central, principalmente para que o papa ”não fuja por receio diante dos lobos”.

  12. Cismáticos já são, só falta oficializarem esse acto, pois já não obedecem ao Santo Padre e apelam à desobediência há muito tempo!

    Nem sei o que é melhor. Declararem-se abertamente lobos ou serem lobos em pele de cordeiro, mas que já não enganam ninguém.

    Rezemos, rezemos MUITO pelo Santo Padre!

    Avé, Maria…

  13. Impressionante. O clero de língua alemã nunca deixa de me surpreender. E apelidam eles a FSSPX de cismática! Com que direito depois de todos os casos que são conhecidos?

  14. Faço minhas as palavras do Daniel:

    “Agora, falando em Cruzada de Rosários, algum blog católico daqui do Brasil poderia pensar em promover uma, assim como os fiéis de Ribeirão Preto fizeram, com resultados miraculosos, para essa questão central, principalmente para que o papa ”não fuja por receio diante dos lobos”.

    Seria proveitoso e importante que quanto antes, se inicie uma cruzada de oração pelo Santo Padre e pela Igreja!

    Esta é uma luta sobrenatural contra o poder do Inferno, que se vê atormentado com o corajoso Pontificado de Bento XVI – que Deus o conserve!! Invoquemos sem cessar Aquela que já venceu o poder do Demónio, para que proteja o Papa e a Igreja de todo o mal! Rezemos diariamente a Oração de São Miguel Arcanjo!

    Rezemos, rezemos e rezemos…

    Avé, Maria!

  15. “Os bons serão martirizados, o Santo. Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas: por fim o Meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-me-á a Rússia que se converterá e será concedido ao mundo algum tempo de paz.” – Nossa Senhora, em Fátima.

    “Eu vi o Santo Padre numa casa muito grande, de joelhos diante de uma mesa, com as mãos na cara, a chorar. Fora da casa, estava muita gente: e uns atiravam-lhe pedra, outras rogavam-lhe pragas e diziam-lhe muitas palavras feias. Coitadinho do Santo Padre! Temos de pedir muito por ele!” – Pequena Beata Jacinta Marto, vidente de Fátima.

    Nossa Senhora do Rosário de Fátima, salvai-nos, salvai Portugal, salvai a Igreja e salvai o mundo, que em Vós confia!

  16. Bendito seja Deus , e que assim seja !!
    Ao menos ficará claro e evidente a todos quem são o joio e quem são o trigo na Igreja de Deus !

    “Pois não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não existe nada de oculto que não venha a ser conhecido”. (Mt 10, 26)

  17. Excomunguem então todos filhos bastardos de Lutero que adentraram na Santa Igreja. Mas duvido que vão fazer isso. O episcopado germânico vai enfiar a viola no saco e entubar, pois dificilmente vai querer abrir mão de suas posições privilegiadas na Igreja da Alemanha, a mais rica de toda a Europa.

    O desespero dos hereges infiltrados na Igreja já é visível. Sinal de as negociações em Roma já devem ter se encerrado e a assinatura do preâmbulo doutrinal é uma questão de tempo. É triste, e certamente desagrada ao Senhor tanta desordem, tanta vocação à violência. Mas são as dores necessárias, indispensáveis, para que se purgue o Corpo da Igreja das putrefatas doutrinas modernistas e marxistas. Basta daquela tolerância mole, que ojeriza à Cristo, que não admite tibieza por nossa parte quando se trata de defender a fé.

  18. Que saiam esses lobos ferozes de uma vez…
    Que assumam sua desobediência claramente e não de maneira safada e hipócrita, ignorando o que o Santo Padre pede e dando uma de “obedientes”…
    Penso que isso, se for verdade, não é surpresa para o Papa, ele sabe muito bem onde quer chegar, só não percebem isso os pertinazes extremistas de direita, ou melhor, sedvacantistas camuflados, ou os extremistas de esquerda, moribundos da tl maldita e modernistas maquiavélicos que tanto mal fazem à Igreja…
    Rezemos muito!
    Que bom que, se realmente acontecer a regularização, ao menos mais um Bispo do grupo dos 4 se juntasse a D. Fellay. Mas, quem governa a Igreja é Deus e não nós, que aconteça o que for melhor para maior glória de Deus e purificação da Mãe Igreja.
    São Pio X e Beato João Paulo II, rogai por nós!

  19. Quando os lobos abandonam suas peles de cordeiro, ou estão desesperados com a iminência da derrota, ou se sentem tão seguros de não haver quem os ataque que não precisam mais se disfarçar.

  20. Nao ha duvida de que uma possivel proxima regularizacao canonica da Fraternidade Sao Pio X incomoda e irrita muitissimo os lobos modernistas em todos os graus da Hierarquia eclesiastica no mundo inteiro. E ha um rebanho imenso de fieis que os segue. Faz algum tempo que ja soaram o alerta vermelho. Eles sabem que tal regularizacao e’ inevitavel e iminente, e simplesmente nao a suportam. Mas, se nao temem nada, nem mesmo perder as almas (as dos outros e as deles mesmos), por que temerao um cisma? Esse sera’ o ultimo recurso do qual, sem duvida alguma, lancarao mao. Ameacam, portanto, faze-lo sem o menor constrangimento. Que grande horror esses homens da Igreja tem ‘a doutrina e ‘a Missa de Sempre! Com o vazamento da noticia dada acima – verdadeiramente espantosa e alarmante – esperam que o Santo Padre volte atras e nao mais aceite conversas com a Fraternidade Sao Pio X. Deus ha de punir devidamente e com justica os que tem tamanha audacia de colocar o Sucessor de Sao Pedro contra a parede, pois querem evitar que ele realize algo para o bem da Igreja. Nao nos devemos admirar: Nossa Senhora disse que o Santo Padre teria muito que sofrer. So’ nos resta rezar para que o Papa Bento XVI permeneca firme. Nossa atitude deve ser: joelho no chao e rosario na mao.

  21. Juridicamente a Santa Sé pode mandar todos os bispos comunas para a rua, algo que não foi feito no passado com o protestantismo onde muitas propriedades ficaram na mãos dos protestantes por inercia. Muitos alemães seguirão o Papa Bento XVI. Aliás já existe um cisma, não se assustem o que ocorrerá no futuro.

  22. A Igreja Alemã nunca mais será a mesma depois de Lutero…

  23. Quando se descobre o que esses bispos estão planejando – e revelando quem realmente são – lembro que até FORA da Igreja há gente muito mais católica que eles e que apóia o Papa na reconciliação com a FSSPX.
    .
    “Apóio esta medida” de reconciliar a facção tradicionalista [FSSPX] na Igreja, disse, “porque entendo o panorama maior, que é que a Igreja Católica tem um problema. Há uma ala esquerda poderosa na Igreja que está fazendo um dano incomensurável à fé”. “Me dou conta que é muito importante encher os bancos da Igreja Católica com católicos culturais ou esquerdistas que contribuem para destruir a Igreja e corromper seus valores”. “O que está fazendo o Papa? Está tentando trazer de volta os tradicionalistas porque têm muitas coisas muito importantes para contribuir para o bem do Catolicismo.” (Rabbi Yehuda Levin)

    FONTE: Fratres in Unum – “O rabino lefebvrista – Cardeal já!”
    https://fratresinunum.com/2009/03/02/giro-de-noticias-da-semana/

  24. Certamente haverá ameaças dos bispos progressistas de outros países.
    Quando o “grapin” ficava mais furioso, o Santo Cura d’Ars dizia: “Tanto melhor! É sinal que virá “peixe gordo na rede”. E assim era.
    Mas caríssimos, o que mais devemos temer é o cisma dentro da Fraternidade. Rezemos! “QUAM BONUM EST ET QUAM JUCUNDUM, HABITARE FRATRES IN UNUM”.

  25. Serão em breve futuros sedevacantistas ?!

    Ou novos “anti-acordo” ?!

  26. Concordo com o padre Elcio Muruci, nesse momento tão delicado já se esperava a reação dos progressistas, mas uma divisão dentro da Fraternidade deixaria os católicos que lhe são contrários ainda mais perplexos e contrários. Rezemos por Dom Fellay, para que Deus lhe dê a sabedoria, a santidade e coragem para resistir às pressões internas (às externas ele já está acostumado) e também pelo Santo Padre, para que faça o que tenha que ser feito para o bem da Igreja e santificação das almas.

    Quanto aos bispos de língua alemã a reação é prevista pelo modernismo que vêm demonstrando. Temos que levar em conta que é na Alemanha onde a FSSPX possui mais capelas e centros de missa e também lá onde se aplica o tal do ‘imposto religião’ quase que compulsório. Parece-me que a pessoa tem que pedir seu desligamento para não ser descontado na folha de pagamento.

  27. Concordo com quem disse para unirmos um grupo no Brasil para orações conjuntas pelo Santo Padre e também pela Fraternidade São Pio X. Maria é a Mãe que está organizando tudo isso com Sua Imaculada Autoridade e precisa da ajuda de seus filhos em oração.
    Gostaria de sugerir que montássemos uma lista de emails para juntos, por todo o Brasil, rezarmos, VIA SKYPE, TERÇOS UMA VEZ POR SEMANA. O que acham? Será possível conectar muitas pessoas a mesmo tempo via skype?
    Salve Maria!

  28. Aqui no Brasil já existem alguns bispos nessa linha de raciocínio, falta apenas que eles legalizem o cisma.

  29. N tenho skype mas, boa idéia Ana, vejo pelos blogs q os católicos (não os apenas de nome) estão dispersos d+, ta na hora de montar uma rede que una todos nós que defendemos a Sã Doutrina, alguma idéia? (não estou descartando o skype). Alista de emails é boa idéia tbm.

  30. Ah, por favor, qual o “milagre” acontecido em Ribeirão Preto?
    Contem-me, afinal, vou uma vez por semana em Ribeirão, porém, não fiquei sabendo de nada.
    Conta, vai…