Faleceu Dom Joviano de Lima Junior, Arcebispo de Ribeirão Preto.

Morreu na tarde desta quinta-feira (21), aos 70 anos, vítima de câncer no intestino D. Joviano de Lima Junior. O arcebispo estava internado desde o dia 10 de junho de 2012, no Hospital São Francisco. Nos últimos três anos e três meses enfrentou a batalha contra o câncer no intestino.O corpo será velado a partir das 22h desta quinta, na Catedral Metropolitana de Ribeirão.

Dom Joviano descobriu a doença há três anos e estava internado em um hospital particular da cidade desde o último dia 10 de junho, segundo informações da Cúria Metropolitana. Empossado em 2006, era o sétimo arcebispo da cidade.

O sepultamento está marcado para as 16h do próximo sábado (23), na Catedral de Ribeirão.

Nascido em Uberaba, Dom Joviano tornou-se padre em 1969 e 26 anos depois foi ordenado bispo de São Carlos (SP). Em 2006, após o afastamento de Dom Arnaldo Ribeiro (1930-2009), recebeu o título de arcebispo de Ribeirão Preto, respondendo por 90 paróquias da cidade e região.

Formou-se em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de São Paulo, em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras de Mogi das Cruzes (SP) e em Ciências Sociais pela Faculdade Medianeira FASP (SP).Concluiu o curso de especialização em Liturgia no Pontificium Athenaeum Anselmianum, em Roma

O arcebispo também foi membro do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e presidente do Conselho Episcopal Pastoral para a Liturgia.

Maiores informações no site da arquidiocese:  www.arquidioceserp.org.br

Réquiem ætérnam dona eis, Dómine,Et lux perpétua lúceat eis Riquiéscant in pace. Amen.

Fonte: Fiéis Católicos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

13 Comentários to “Faleceu Dom Joviano de Lima Junior, Arcebispo de Ribeirão Preto.”

  1. Esse foi o Bispo que me crismou. SMJ antes de ir para Ribeirão ele era o Bispo da diocese de São Carlos – cujo bispo hoje é o conhecido Bispo Paulo Sergio que o frates deu repercussão internacional.

    Em uma Revista antiga da Catolicismo – que os Arautos não conseguiram pegar via judiciário brasileiro e que está nas mãos dos fundadores da TFP, para quem não sabe a Revista Catolicismo foi fundada pelo Prof. Plinio e SMJ teve a participação de Dom Mayer, bem voltemos ao Dom Joviano, me recordo muito bem pois estava no “Buro” da TFP em Frankfurt relendo as catolicismos antigas e Dom Joviano estava em uma reportagem sobre os bispos comunas do Brasil invadindo propriedade alheia junto com o MST…

    Muita gente abandounou o catolicismo por causa disto.

    Fica aí meu depoimento já que fui por ele crismado. Aliás me perdoem minha ignorancia, mas Crisma serve para que mesmo? e Bispo qual é a função dele mesmo? Apoiar MST? Edinho Silva, Geraldo Alckikim e Chalita e sua amiga Dilma Roussef? Defender o ecologismo? Receber a Marta suplici como “papisa”?

    Pois é senhores bispos católicos do Brasil, Dom Joviano já foi julgado, aliás, algo que não aprendi em dois anos de catecismo e um de crisma, é que existe um tal de “novissimos” e que depois da morte fazemos um juizo particular e aí é paraiso ou inferno. Seria melhor que os Bispos e padres parassem com blablablá marxista-ecologista e saisse as ruas de Batina que é o habito de uso obrigatório pelo Código de direito Canonico e atacassem o aborto, o divorcio e o casamento homossexual como fazem seus pares na Austria, EUA e Polonia.

    Nosso Senhor disse a Santa Faustina kowalska para aproveitar a sua Misericórdia enquanto ainda há tempo porque quando viesse o dia da Justiça…

  2. Rezemos por sua alma.

  3. Foi fortemente afinado com as propostas da “igreja latino-americana” e constrangeu a Tradição o quanto pôde. Penso que agia inspirado pelo que ACHAVA ser o certo. Nosso Senhor lhe dará a eternidade que merece, assim como a cada um de nós. R.I.P.

  4. Rezemos para o próximo Arcebispo de RIbeirão Preto ser amigo da Missa de São Pio V e inimigo do MST, pois infelizmente Dom Joviano era o oposto disso e criou todo tipo de obstáculo para impedir a missa que, ao final, aconteceu, por intercessão da Santíssima Virgem. Mas, ele não deixou de atrapalhar, impedindo outros padres além do que ele escolheu de celebrar, impedindo o convite de padres de cidades vizinhas para celebrar na ausência do que foi ”autorizado”. A situação hoje é orar para que o próximo Arcebispo seja, PELO MENOS, mais ”tolerante” com o rito tradicional. Aliás, esse Grupo de Estudos de Ribeirão Preto é interessante: Missa tridentina, aulas de latim e Schola Cantorum…
    Enfim, Dom Joviano não está mais nesse mundo e será julgado pelo Justo. A nós, agora, cabe oras aqui, in haec lacrimarum valle, para um bom próximo Arcebispo. E orar muito. Peguemos nossos terços.

  5. A reportagem referida pelo Lucas é
    http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=E4961732-E8F9-9280-B8769776E6DA4ADF&mes=Fevereiro2000

    Sobre Ribeirão Preto, posso dizer apenas que, por ordem de Dom Joviano, na época da gripe suína, houve impedimento da comunhão na boca. Em visita à cidade, fui impedido de comungar de joelhos e na boca na época da gripe suína, e o padre me mandou levantar. Levantei, mas pus a mão para trás e abri a boca. Ele me negou na boca, pedindo que estendesse a mão, ao que voltei para o banco. Foi a única vez na minha vida que me negaram a comunhão na boca. Dias mais tarde, na mesma igreja, já com outro padre, fechei até os olhos para não ver a cara do padre me dando, e ele me deu, mas quando me levantei me disse “caridosamente” que isto estava proibido, por questões de “saúde pública”. Aqui em São Carlos, também houve essa hipócrita proibição, mas o clero os padres nunca me negaram a comunhão na boca (mas negaram a amigos).

    No entanto, o julgamento não nos cabe, mas a Deus apenas, por não conhecermos o íntimo do ex-bispo de São Carlos e bispo de Ribeirão Preto. Deus não faltaria com sua salvação a um bispo que lhe tenha servido.

    Rezemos por sua alma, e pela santificação do clero.

    Em Jesus e Maria

    Miguel Frasson.

  6. Esperava encontrar um pouco daquela “pietas” que nos ensinaram os antigos…
    É verdade sim que “O Justo e MIsericordioso” irá julgá-lo. Ainda bem. Porque pelos pré-julgamentos dos “Fratres…”
    “Nolite iudicare, ut non iudicemini. In quo enim iudicio iudicaveritis, iudicabimini” (Mt 7,1-2)

  7. Foi religioso da Sociedade do Santíssimo Sacramento, fundada pelo grande São Pedro Julião Eymard, o Apóstolo da Eucaristia. Que na hora da morte, seu pai fundador tenha obtido para ele junto da Santíssima Trindade a graça de uma profunda contrição de seus pecados.

  8. Ao Tarcisius: se eu fosse ficar naquela pietà que nos ensinaram os antigos, seria que nem a minha avó, professora de catecismo ignorante que não sabe nada, e defendendo clero podre (para a minha avó e suas velhas que ainda frequentam a Igreja o fato de ser sacerdote já está salvo, quando é o contrário), só conseguiu converter seus filhos ou ao protestantismo ou ao espiritismo. Como advogado eu defendo pessoa que cometeu ato ilicito por bons honorários e, sempre digo ao bandido que é meu cliente para assumir o delito mesmo porque juridicamente fica mais fácil sua defesa e a pena é menor. Digo isso “laicistamente” porque se fosse analisar pelo lado do Direito Natural o ato ilicito contra Deus que é invadir propriedade alheia publicamente e ainda mais para um Bispo, no minimo D. Joviano teria que ter pedido publicamente desculpas aos fiéis de sua diocese, o que não o fez.

    Aliás se fosse começar a descrever os podres – inclusive dos escandalos dos sacerdotes de sua diocese demoraria tempo. Mas terei oportunidade.

  9. “Perigosíssimos” FRATRES;
    Que o senhor arcebispo descanse em Paz!
    Esperemos que venha um bom Bispo, afinal, Ribeirão merece.
    Infelizmente, atualmente é muito difícil, já que os membros da cão ferrância têm demonstrado que fazem parte de uma nova igreja, ou melhor, da igreja conciliar, salvo raríssimas exceções, contadas nos dedos de uma mão.
    Trabalho um dia por semana na cidade de Ribeirão Preto, ali tenho grandes amigos, bons colegas, alguns que até foram frequentadores das Missas na Capela de São Benedito.
    Um desses amigos disse-me que o arcebispo descansou, uma vez que sofria muito, já que o conhecera pessoalmente no Hospital, e, padecendo dores fortíssimas, devido à gravidade e ao rápido avanço das metástases, verdadeiramente desumano.
    Que suas dores possam ser o alívio para sua alma!
    Creio que em Sua Infinita Bondade, Deus, nosso Senhor, possibilitou ao senhor arcebispo como se penitenciar e se converter, ainda que no final de sua existência terrena.
    Sabemos que na enfermidade, o coração se abranda.
    Que o Coração de Jesus tenha Misericórdia de sua alma, e que o sofrimento desse arcebispo seja acolhido por Deus como uma expiação pelas atitudes que tenham escandalizado suas ovelhas, desagregado e levado muitos a se afastarem do redil.
    Que a Imaculada Virgem Maria possa interceder por sua alma!
    Peçamos a Deus que envie um novo arcebispo que seja realmente zeloso e que tenha como prioridade a formação e santificação de seu rebanho, começando pelo clero.
    Infelizmente, quer por sua enfermidade, quer por vaidade, uma vez que não renunciava a seu cargo, o arcebispo falecido deixou seu rebanho a mercê de um bispo aposentado, um lobo voraz, (que nem se ocultava sob peles de ovelhas), mas assumia publicamente sua atitude impiedosa, liberal e modernista, um declarado inimigo da Missa e da piedade, “ultra libertador”, e, pior que isso, o arcebispo falecido parece que nunca se importou com a formação de seu clero, uma vez que esta é pérfida, modernista, impiedosa, mundana e vulgar…
    Quem conhece alguns membros do clero arquidiocesano de Ribeirão Preto, entende perfeitamente o que a Virgem Santíssima disse em la Salette: “cloacas de impureza”…
    Que o Coração de Jesus envie um Bom e Santo Arcebispo, ainda que conciliarista.
    Um arcebispo verdadeiramente fiel seria uma grande Graça, especialmente porque na Arquidiocese de Ribeirão Preto estudam seminaristas de várias dioceses do interior paulista e sul-mineiro.
    Ah, quem dera que viesse para esta grande Arquidiocese um Bispo tal qual Dom Keller!
    Rezemos que Deus envie um bom e santo bispo para esta importante arquidiocese, um bispo que seja segundo o Coração de Jesus e que tenha pulso firme e força suficiente para expulsar os lobos, curar as ovelhas feridas, alimentar seu rebanho, conduzindo-o por pastagens verdejantes e saciando a sede nas águas puras da Tradição Católica!
    Que a Virgem Santíssima interceda por esta grande Arquidiocese.
    E, que o forte e valoroso Soldado de Deus, São Sebastião, padroeiro da cidade e do Arcebispado, possa interceder a Deus por um Bispo que possa servir “primeiro a Deus e depois aos homens”, tal qual o milagroso Mártir, ainda que lhe custe a vida, como outrora fizera o Santo Mártir, e atualmente, os Grandes Bispos: Mons. Lefebvre e Dom Mayer.
    Não nos custa pedir aos Céus uma graça como esta!
    Afinal, “sonhar, não custa nada!”

  10. Lucas, o senhor não respondeu…
    Descrever os podres… Prefiro ser beija-flor a ser barata. Prefiro as flores às podridões.
    Pax

  11. Por favor, ajudem-nos! Só com a intercessão da Santíssima Virgem para, por milagre, termos um bom Arcebispo!…

    catolicosribeirao.blogspot.com.br/2012/06/ii-cruzada-de-rosarios.html

  12. Seria uma grande hipocrisia não critica-lo só porque morreu.
    Se foi um bispo pró-marxismo merece críticas, em vida ou morto.
    Isto não significa um julgamento que só cabe a Deus.

    Descanse na Paz do Senhor !

  13. Tarcisio: pois é, eu não tenho sangue de barata e sigo a Igreja Católica Apostólica Romana “Polonesa”, não a brasileira: http://devotosdamisericordiadivina.blogspot.com.br/2012/06/marcha-contra-aborto-divorcio-e.html

    Aliás o beija flor é um animal que tem no paraíso e duvido que nossos bispos estejam com os beija-flores, ou melhor, como disse um santo da Igreja que o inferno é forrado de cranios de bispos…

    Eu tenho todo o direito de me irar (ver em Santo Tomas a boa ira) contra o bispo que me crismou e reinou em minha diocese, pois vendo meus familiares e amigos descendo os abismos eternos do inferno por falta de sacramentos só a Santíssima Virgem dando a graça para não enlouquecer.

    Outrossim, como o pessoal daqui ja está falando que ele é um santo homem, eu não tenho nenhum escrupulo de participar do seu processo de beatificação como advogado do diabo.