Porque a CNBB serve para… (II)

Convocar congressistas a se empenharem na luta pela erradicação do tráfico de seres humanos, o “maior sonho” do CRB!

Por CNBB

Religiosos do CRB...
Religiosos do CRB…

Um dos mutirões do 3. Congresso Nacional que se realiza neste final de semana em Palmas (TO), aquele formado por membros de várias congregações religiosas discute, neste sábado, o grave problema do tráfico de pessoas.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNDOC), a rede do tráfico de pessoas é altamente lucrativa e ocupa o terceiro lugar na economia mercadológica do crime organizado, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas.  Atinge cerca de 2,5 milhões de vítimas e movimenta aproximadamente, 32 bilhões de dólares por ano. Estima-se que 700 mil mulheres e crianças passam todos os anos pelas fronteiras internacionais do tráfico humano. Isso sem contabilizar o tráfico interno, que no País é alarmante.

“Nosso maior sonho é a erradicação do Tráfico de Seres Humanos”, disse Irmã Eurides de Oliveira, ICM, coordenadora da rede Um Grito pela Vida da CRB, em sua partilha. Dentre as experiências foi feita partilha da caminhada missionária da rede Um Grito pela Vida, formada por Congregações Religiosas, que se empenha na luta pela erradicação do Tráfico de Seres Humanos.

De acordo com Irmã Eurides o tráfico de pessoas, sobretudo de mulheres e crianças, que são as vítimas em potencial deste ilícito negócio, é hoje um dos mais urgentes apelos históricos para a sociedade:

“Faz parte das afirmações fundamentais da teologia cristã recusar qualquer tipo de violência como expressão da violação de direitos humanos, a ela se opor, denunciá-la é contribuir para sua superação” disse.

Em sua colocação, Irmã Eurides destacou a realidade do Tráfico de Pessoas e a resposta da Vida Religiosa Consagrada frente a essa realidade.

A pobreza, o desemprego, bem como a ausência de educação e de acesso aos recursos constituem as causas subjacentes ao Tráfico de Seres Humanos. As mulheres são particularmente vulneráveis ao tráfico de seres humanos devido à feminização da pobreza, à cultura de discriminação e desigualdade entre homens e mulheres, à falta de possibilidades de educação e de emprego, a cultura hedonista que transforma o corpo da mulher em objeto de desejo e cobiça.

A resposta da Vida Religiosa Consagrada

Religiosa do CRB...
Religiosa do CRB…

Segundo a religiosa, é pela força do Carisma a da missão de seguir Jesus no caminho dos pobres, que a Vida Religiosa Consagrada, num movimento dinâmico de fé e solidariedade se sente convocada a viver a Consagração-Missão nas periferias e fronteiras das causas humanas, ouvindo as interpelações de Deus no hoje da história [ndr: Capacidade de síntese da redação da matéria: uma só frase utilizando diversos jargões do eclesialês modernista-TL do Brasil]

“A rede Um Grito pela Vida foi a resposta da Vida Religiosa por meio da União das Superioras Gerais das Congregações, reunidas em Assembleia internacional, com o objetivo de sensibilizar e socializar informações sobre o Tráfico de Seres Humanos; capacitar multiplicadores, multiplicadoras para ações educativas de prevenção e assistência  e intensificar a luta por políticas públicas de enfrentamento desta realidade. A rede tem assumido esta tarefa desde 2006. É Intercongregacional, constituída por religiosas de diversas Regionais e Congregações e se torna um espaço de articulação e ação solidária da Vida Religiosa Consagrada do Brasil. É parte constitutiva da CRB Nacional, relatou.

Os Religiosos e Religiosas promovem e participam de atividades e processos de prevenção, assistência as vítimas e intervenção política que contribuam para instruir e instrumentalizar a sociedade, e coibir o crescimento da inserção de vítimas neste mercado do crime.

“A rede é um caminho que possibilita ensaiar passos de encarnação em novos espaços sociais, políticos e teológicos para incidirmos nesse fenômeno, que cresce de maneira assustadora. Sutil e vorazmente vai ceifando os sonhos e a vida das crianças e adolescentes, juventudes e mulheres de nossas comunidades”, disse a Irmã.

Disse ainda que a importância deste tema no Congresso missionário está no fato de a dimensão missionária ser essencialmente o anúncio da vida pela Palavra, pela prática de solidariedade e do cuidado e defesa com essa vida. O tráfico de pessoas fere a dignidade das pessoas e consequentemente fere o próprio Deus. Não é possível conceber uma ação missionária que não tenha um olhar e coração sensível a essa realidade e que não a tome como sua como fez Jesus na sua época olhando para os rostos e para as situações de pobreza do seu tempo.

Irmã Eurides fez um apelo à Vida Consagrada. “Que a Vida Religiosa leve esta reflexão para as suas instituições e revisite a fonte de seu carisma, que com certeza encontrará nele o clamor das vítimas do tráfico de pessoas que tem os seus direitos violados” Pediu também que assumam o trabalho em rede de forma articulada nos núcleos Regionais.

Por Rosinha Martins, da Assessoria de Imprensa do 3º CMN

* * *

Outros artigos da série:

20 comentários sobre “Porque a CNBB serve para… (II)

  1. Caros irmãos,
    é muito estranho o engajamento político nessa agenda por parte da CNBB ao mesmo tempo em que as Organizações internacionais feministas e a Secretaria de Mulheres assumem esta pauta. Chequem nos sites das ongs Patrícia Galvão, Ciranda, Unesco e no site da SPM como esta agenda faz parte do roll das outras agendas: LGBTs, aborto, fim do mercado livre (“capitalismo”), controle da mídia, perseguição aos valores cristãos e etc. Quem está acompanhando as organizações internacionais e as secretarias de Direitos Humanos e das Mulheres enxerga facilmente a sintonia da CNBB com as políticas em execução. Creio que nossos Bispos precisam entender que está na hora de deixar o Estado com o Estado e se voltarem para as coisas de Deus, obedecendo diretamente à Roma. Amén.

    Curtir

  2. É enojante essa linguagem TL-Modernista. Eles usam e abusam de palavras que podem dizer tudo – e nada!

    “Temos que unir Fé e vida”, “Somos uma Igreja-alma-missão que busca o hoje-aqui-agora para construír o Reino-vida-sonho….e blá, blá, blá, blá….”

    Haja Sacooooo!

    Curtir

  3. Até quando os leigos ficarão de braços cruzados vendo a CNBB promover este circo? Transformando igrejas e partidos políticos? Vamos criar um seminário de leigos com o tema A IMPORTÃNCIA DA CNBB NA SANTIFICAÇÃO DAS ALMAS- UMA AVALIAÇÃO DE SUA PASTORAL A LUZ DO MAGISTÉRIO DA IGREJA.
    Os leigos precisam se organizar. Não dá mais!

    Curtir

  4. O Covil Nacional dos Bispos do Brasil possui tempo sobrando para esse tipo de “ação social”, já que em nosso país não há problemas litúrgicos, doutrinais, disciplinares, etc, etc.

    Curtir

  5. Muito interesse da CNBB pelo tráfico de seres humanos, que se diz alarmante no Brasil. Acidentes de trânsito efetivamente matam dezenas de milhares de pessoas todos os anos nesta nossa terra. Aproximadamente a mesma quantidade de assassinatos. E não consigo contar de memória a quantidade de conhecidos vitimados em si ou em seus familiares por tais tragédias nos últimos anos. Alguns milhares de abortos são provocados por anos. E conheço algumas mulheres que supostamente teriam abortado, segundo a voz dos vizinhos. Moro na zona rural do Sudoeste da Bahia, região fornecedora de mão de obra para trabalhos rurais e domésticos no Sul, Sudeste e Centro Oeste, além de no próprio Nordeste. Nunca ouvi ali falar de qualquer pessoa vítima de tráfico ou de trabalho escravo nos meus 47 anos de vida adulta. Ou estou muito mal informado ou alguém está me tapeando, ou ainda estão enganando a CNBB, para que nossos bispos, padres e religiosos se dediquem a cercar o vento.

    Curtir

  6. Problemas Israel TL? Quais? Não viu por acaso o IBGE demonstrando a igreja viva e pujante (sic), problemas doutrinais aonde? estão todos muito bem doutrinados no marxismo cristão da TL, apenas alguns dissidentes querendo se envolver com os capitalistas maçons (vide o caso da diocese de são Carlos), problemas litúrgicos? estes são quase inexistentes, na maioria todos seguem as rubricas do ritus tupiniquins (não são muitas tipo: inovar, inventar, esvaziar…), problemas disciplinares são raríssimos , porem quando alguém ousa usar batina logo se aplica a pena de perseguição (caso do pe. Paulo).

    Acasos os leitores acham que existem bebes em risco de serem assassinados com o apoio do governo? Isso não é tão importante quanto os possíveis crimes eleitorais (para a CNBB deve ser não votar no PT), quanto o trafico de humanos, quanto os sem terras, quanto a invasão ianque na Amazônia, quanto a opressão dos malditos colonizadores contra a bela cultura indígenas? Não os bebes tem é de morrer, pois são alienados com as verdadeiras causas do evangelho acima elencadas.

    Contra factum nom argumentum est – esta é a imagem de igreja que a CNBB passa para a sociedade, não é surpresa haver cada dia menos pessoas na igreja.

    Curtir

  7. Quando o Vaticano II abandonou a Religião de Deus e fundou a Religião do Homem, só poderia dar nisso, os religiosos se reunirem para tentar erradicar o tráfico humano e ainda dizem que é o maior sonho deles.

    Tráfico humano só ACABA NO DIA EM QUE ACABAR O PECADO, eles não acreditam mais no pecado!

    POR QUE NÃO ANALISAR ESTA QUESTÃO:

    – A QUESTÃO DO PECADO EM QUE O MUNDO ESTÁ METIDO? Falta de fé, de religião, mau exemplo de padres, bispos e religiosos?

    – A alienação do mundo ante os religiosos, não sabe mais que os religiosos existem, deixaram de ser sinal, sal da terra, luz do mundo, se laicizaram e desapareceram. Muitos vivem de forma escandalosa.

    – A orfandade em que os católicos se encontram após o funesto Vaticano II?

    Curtir

  8. A cnbb é fruto da primavera cinquentona, uma ação missionária da fumaça teológica, política e social dos ares de 1789.

    Curtir

  9. Onde mais se percebe a contaminação marxista é nas ordens religiosas.
    Tanto masculinas como femininas.

    Essa gente é que gangrena a Igreja.
    Dominam tudo: CNBB, CRB, etc. e dão as cartas.
    40/50 anos de domínio e estrago.

    Fazem isto também nos sindicatos, meios de comunicação,etc.

    Curtir

  10. Respondendo ao Cleir e sua exortação: “Vamos criar um seminário de leigos com o tema A IMPORTÃNCIA DA CNBB NA SANTIFICAÇÃO DAS ALMAS- UMA AVALIAÇÃO DE SUA PASTORAL A LUZ DO MAGISTÉRIO DA IGREJA.
    Os leigos precisam se organizar. Não dá mais!”;

    Cleir e irmãos, é muito importante que nos organizemos. Acredito, pelos comentários que vejo aqui nesse site abençoado por Maria, que muitos que frequentam o Fratres Unnum estão conscientes do que está sendo implementado pelo governo e pelas fundações internacionais no Brasil. Acredito também, que muitos aqui, já exercem atividades pela defesa da Igreja, da família e da Vida. Eu mesma, pela graça de Deus, hoje sou uma Provida. Quero dizer que muitos aqui já possuem suas articulações com católicos ativos e que podemos unir essas pontas pelo Brasil.

    A questão do genocídio de massa de bebês nos ventres de suas mães é muito grave. A norma técnica anunciada semanas atrás pelo Ministro da saúde e por Eleonora Menecucci que será distribuída em farmácias para que as cidadãs brasileiras abortem seus filhos em casa, hoje deveria estar sendo combatida fortemente por toda a nação católica.

    A aparelhagem de parte da Santa Madre Igreja no Brasil por parte de cientistas sociais como esta freira, articuladora política das políticas da ONU, e por este SINDICATO DE ESQUERDA CHAMADO CNBB, precisa de nossa superação do estado de perplexidade crítica para a uma ação concreta, agora, na direção de uma coalizão entre os católicos conscientes. Que troquemos emails, estabeleçamos contatos e saiamos em busca de apoios posteriores a partir dessa sugestão magnífica e urgente proposta pelo CLEIR. Se concordarem, que escrevamos endereços postais na área de comentários para o princípio de uma conexão entre nós. PRECISAMOS TER CORAGEM, IRMÃOS.
    SALVE MARIA!

    Curtir

  11. No artigo, a religiosa cita a “União das Superioras Gerais das Congregações”. Eu acabo de ler um livro muito bom que explica como essa União está tentando, entre outras coisas, reformular o sentido dos votos religiosos. Esvazia-se o sentido espiritual e unitivo e preenche-se com um palavreado bla-bla-blento que significa, no fim das contas: ser feminista-ecologista-anti-cristã. É isso mesmo! Essas grandes assembleias e congregações que reúnem diversos movimentos de vida religiosa estão sendo propositalmente guiadas para tornar impossível a santificação das freiras e freis/ irmãos. Se existem religiosos consagrados que leem este blog, eu peço que não deem o menor ouvido ao que diz essa União. Continuem, tranquilamente, nas pegadas das santas mulheres e dos santos homens fundadores e não percam seu tempo com mulheres e homens vazios de Deus como essas figuras de “destaque” em tais assembleias. Ah, o nome do livro é: “Poder Global e Religião Universal”. Eu adquiri durante um ciclo de conferências que o autor do livro, Mons. Juan Claudio Sanahuja, proferiu em São Paulo. Quem pode dar maiores informações sobre como adquirir é o Prof. Felipe Nery, pois foi ele quem organizou o evento no qual eu adquiri o livro. O e-mail dele é proffnery@hotmail.com

    Curtir

  12. Sou plenamente favorável ao combate ao tráfico de seres humanos, principalmente quando a CNBB parar de roubar almas do céu e entregar ao inferno. Esse tráfico precisa ser combatido com vigor pelos Bispos, padres, religiosos, e todo povo Católico.

    Ó meu Bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, elevai as almas todas para o céu, principalmente as que mais precisarem da vossa misericórdia.

    O problema é que, ao invés de combater o tráfico de almas para o inferno lembrando os novíssimos e as penitências quaresmais, é mais fácil encontrar gente disposta a defender a não existência de inferno…

    Curtir

  13. Fratres, pensamos que a cnbb tem que se preocupar com as almas, porém, quem tem essa premissa é a Igreja, com isso podemos concluir que, a cnbb a muito tempo não é Católica, não está na Igreja. Ela finge que é Católica para usar a “máquina administrativa” e o prestigio que a Igreja pode lhe dar. Esqueçam, não esperem nenhuma ação voltada para a fé por parte da cnbb, ela segue cada vez mais para o lado da apostasia e da heresia. Já disse isso antes, quando Pedro retomar o controle da Nau de Cristo, esse povo será um dos primeiros as oficializar o cisma.

    Curtir

  14. Eu pensei que o maior sonho de qualquer católico era a salvação de sua alma. Bem, pelo menos é o meu sonho ainda e rogo a Deus pela sua piedade para com os meus pecados, as minhas misérias.

    É aquele negócio: uma causa certa no lugar errado. A CNBB gasta tempo, energia e dedicação a causas absolutamente estranhas a uma instituição que deveria zelar pela doutrina da Igreja no Brasil e promover a evangelização.do povo. Por essas e outras que o catolicismo declina velozmente no Brasil. A razão está aí, estampada: esses cidadãos, que deveriam ser os próceres da defesa da fé católica, estão se lixando para o Magistério da Igreja e fizeram-na de uma trincheira para a promoção de suas atividades políticas e sociais.

    Curtir

  15. O tráfico de seres humanos é um problema muito grave em algumas regiões do mundo, deve ser combatido é claro. Mas e o senso de prioridades? É claro que a CNBB totalmente aparelhada (podem reparar) se alinha automaticamente às pautas da esquerda. Nesse sentido aplaudo as observações do Galvão 9:17,Marina 9:01 e Cleir 5:44. O tráfico de almas de seres humanos para o inferno é muito mais preocupante. A pauta esquerdista ora discutida se alinha à pauta feminista e os dados da ONU (UNDOC)…ora, a ONU…sede do governo e religião mundiais…Bem fratres, a batalha é duríssima, maior que todos nós, mas uma coisa pra mim já ficou clara: com tudo isso que vemos HOJE e com a série de ataques à Igreja ONTEM, e ela não caiu…é porque as portas do inferno não vão prevalecer MESMO! O que não quer dizer que devemos abandonar a luta.

    Curtir

  16. Já o meu maior sonho é que termine o TRÁFICO DE ALMAS rumo à apostasia, comandado pela facção do clergima e tendo como “laranjas” idiotas úteis como a irmã Eurides…

    Curtir

Os comentários estão desativados.