Idosa tenta restaurar pintura do século 19 por conta própria e danifica imagem.

Folha de São Paulo | Créditos: Khristianós – Uma mulher de 80 anos tentou restaurar por conta própria uma obra do pintor espanhol do século 19 Elías García Martínez e acabou danificando a pintura.

Há algumas semanas, o Centro de Estudios Borjanos, na Espanha, recebeu uma doação de uma descendente do pintor, do qual o centro conhecia apenas uma obra –“Ecce Homo”, pintura na parede da igreja Santuario de Misericordia.

Quando foram atrás da pintura depois de receber a doação, viram que ela havia sido modificada. Uma mulher vizinha da igreja, localizada na cidade de Borja, ao ver que a obra estava danificada, resolveu restaurá-la “sem pedir permissão”, mas “com boas intenções”. Ela confessou o fato às autoridades.

À esquerda, a imagem original, em foto tirada há dois anos. Ao centro, a imagem em foto de julho; e, à direita, a imagem “restaurada”.

Tags:

17 Comentários to “Idosa tenta restaurar pintura do século 19 por conta própria e danifica imagem.”

  1. Acho que ela adaptou a pintura ao espírito dos novos tempos.

  2. Até as mínimas coisas feitas com as melhores intenções vão contra a Igreja (“foi sem querer querendo”)! Já repararam?

  3. Então vão ter que “restaurar a restauração”? Qualquer semelhança com a Igreja será mera coincidência rsrsrsrs?

  4. Salve Maria!

    Observo uma incômoda semelhança entre as imagens e a Igreja Católica de antes, durante e depois do CVII… Só rezo para que aconteça um milagre como a da imagem de Nossa Senhora de Chiquinquirá, Colômbia…

  5. CNBB APROVA!

  6. Alguém sabe se a idosa foi entusiasta dos republicanos na guerra civil?
    Falando sério agora, como uma vizinha tem acesso a uma imagem valiosa da igreja por tempo suficiente para “restaurá-la”? Ela pegou escondido e ninguém deu falta? Estranhíssimo.
    Estranho também pela falta de cuidado. Não digo nem pelo desrespeito por Jesus Cristo (já vimos coisas piores), mas porque lá na Europa, mesmo tendo perdido a fé, eles são cuidadosos com o acervo de obras de arte.

  7. Uma pintura que combina bem com a sala Paulo VI. Assim ela vai ser chamada para pintar as novas Igrejas.

  8. A boa intenção me traz uma nada vaga lembrança da primavera número 2, e um nada leve odor da TL.

  9. Assim é o leigo católico de hoje em dia, embora tenha virado burro e ignorante dá palpite e faz de tudo, mesmo que não tenha um dom dado por Deus – reza missa e diz que é celebração eucaristica, acha que é prof de catecismo mas seus alunos de nada sabem, pinta, canta, dança, e etc, o vale é a boa intenção da qual o inferno está cheio.

    Vai trocar ideia com um leigo católico, ele sabe de tudo, tem resposta para tudo. Pergunte coisa séria a ele, o que são novissimos ou pecado mortal…

  10. Não mostrem isso para o pessoal da CNBB! É bem capaz deles gostarem e quererem colocar essa imagem disforme como ícone da Jornada Mundial da Juventude.

  11. A sala Paulo VI é tão terrivelmente horrorosa que me remete a tempos em que flertava com o satanismo caótico… Parecem almas saindo do inferno e um Cristo agonizante, como que tragado pelas trevas… pavoroso!!!! E pra mim esse lance da imagem deve ter sido proposital, de acordo com visões teosóficas e/ou ufológicas, Santa Mãe do Céu, transformaram Nosso Senhor num E.T. de outra dimensão!!!!!

  12. Essa idosa não gosta de imagens e deve ser a mãe de Lutero.

  13. Para mim,só existem 3 possibilidades:

    1º- quem fez isso foi uma criança de 8 anos e não uma pessoa de 80.
    2º- se foi de 80 anos,talvez ela esteja precisando de um geriatra
    3º- foi deboche

  14. O cara lê uma reportagem dessas e pensa que só pode ser brincadeira ou pegadinha!

    • Não senhor cara Iedestak,como o senhor cara, lêu mas não entendeu,eu quis dizer que todas as 3 possibilidades se referem a senhora de 80 anos.A 1º é uma critica ao desenho mau feito que parece mais ao de uma criança.

      Entendeu,cara?

  15. A imagem sofreu um processo de inculturação.

  16. Saiu na BBC Brasil um vídeo sobre esse quadro. Estão tentando restaurá-lo, ou melhor, consertá-lo. Mas há alguns “loucos” que querem que ele fique como está, depois da “restauração” da velhinha.

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/08/120829_artes_boletim_dg.shtml