22 comentários sobre “Faleceu o Cardeal Carlo Maria Martini.

  1. Não o conhecia. Mesmo. É verdade que toda a alma tem um valor imensurável, e que Cristo o ama como qualquer outra pessoa… mas, sendo ele progressista… Bem;

    Quando um câncer é diagnosticado, remove-se as células ruins, a fim de que não se multipliquem no corpo. Ao qual no caso, a cabeça é Cristo.

    É muito duro dizer isso. Não estou agradecendo a morte de ninguém, mas a realidade é essa. E Deus sendo infinitamente bom, não permitiria o mal caso não houvesse um bem maior.

    Curtir

  2. Que Deus tenha misericórdia de sua alma e das almas dos demais modernistas que a tantos erros levaram para dentro da Santa Igreja através de suas fissuras, conforme o próprio Papa Paulo VI lamentou.

    Curtir

  3. A Igreja perde um homem memoravel que soube apresentar com o seu testemunho de Cristão um Cristo ao alcance de todos assim como aquele que o precedera na mesma diocese que tambem era um grande pastor “Ambrosio”

    Curtir

  4. Neste momento, toda as diferenças se esvaem diante premente necessidade de orarmos pela alma do cardeal Carlo Maria Martini. Na hora da morte, não há católico verdadeiro que não se irmane na dor da passagem e rogue a Deus por piedade diante dos que erram.

    Curtir

  5. Enquanto ele ‘descansa em paz’ a humanidade fica com os lixos que ele escreveu e mais recentemente com a aberração do apoio ao homossexualismo.

    Curtir

  6. Alguma alma santa pode-me fazer um breve resumo do ‘mal’ da eminência? Mera curiosidade, já que não o conhecia…

    Curtir

  7. Que o Bom Deus, mostre Sua Misericórdia para este que deveria ter conduzido o Rebanho ao Aprisco do Bom Pastor, porém…
    Pelas almas dos fieís que padecem no purgatório, rezemos ao Senhor:
    Senhor, pela Vossa Dolorosa Paixão: tende piedade e misericórdia das almas dos fiés que padecem no Purgatório!

    Curtir

  8. Aqui está Alex:
    A Igreja Católica está “200 anos atrás” dos tempos atuais, nas palavras do cardeal italiano Carlo Maria Martini, que morreu na sexta-feira aos 85 anos. A opinião do religioso – que chegou a ser citado como cotado ao papado – foi dada durante a sua última entrevista, gravada em agosto e publicada pelo diário Corriere della Sera, de Milão.
    “A nossa cultura envelheceu, as nossas igrejas são grandes e vazias e a burocracia eclesiástica está crescendo, os nossos ritos religiosos e vestimentas são pomposos”, afirmou o cardeal na entrevista, em que propôs uma mudança de direção radical.
    Milhares de pessoas vêm prestando as suas últimas homenagens a Martini na catedral de Milão, onde ele foi arcebispo por mais de 20 anos, até se aposentar em 2002, já sofrendo do Mal de Parkinson.
    Em sua última entrevista, o cardeal afirmou que muitos católicos perderam a confiança na Igreja Católica e defendeu, entre outras adaptações, uma postura mais generosa em relação aos divorciados. Além disso, ele pediu que a mudança comece no topo com uma “transformação radical, começando pelo papa e seus arcebispos”.
    Escândalos sexuais
    Martini tinha voltado à Itália recentemente, depois de passar os últimos se aprofundando em estudos bíblicos em Jerusalém. “Os escândalos sexuais envolvendo crianças nos obrigam a uma viagem de transformação”, disse Martini, referindo-se às várias acusações de pedofilia que surgiram contra líderes católicos nos últimos anos.
    O popular cardeal jesuíta era considerado liberal em diversos aspectos e foi muito respeitado pelos papas João Paulo II e seu sucessor, Bento XVI. Analistas dizem que ele ficou conhecido como crítico corajoso durante a sua passagem pela maior diocese da Europa. Ele não se furtava a tocar em temas que muitos no Vaticano consideram tabu, entre eles, o uso de preservativos para combater a Aids na África e o papel das mulheres no clero.
    Em 2008, ele chegou a criticar a proibição da Igreja à contracepção, afirmando que a postura possivelmente afastou muitos fieis. Dois anos antes, ele declarara publicamente acreditar que camisinhas são, em algumas situações, “o menor dos males”. No entanto, é muito incomum que um integrante do alto escalão do clero critique abertamente a forma com que a Igreja põe seus ensinamentos em prática.
    Analistas afirmam que o papa agora tem pela frente uma decisão difícil: comparecer ou não ao funeral de Martini na segunda-feira – o que, para muitos, seria uma poderosa afirmação da unidade da Igreja Católica. O atual pontífice é conhecido por não premiar líderes católicos que se atrevam a questionar a doutrina.

    Curtir

  9. Obrigado, Tamara, pelo petisco desagradável. Neste caso, acredito que a eminência possa ter passado nesta terra com um lema grotesco: “Permitam o pecado para que tornem-se as igrejas cheias…” Que trágico; muito mais pela sua atitude de que por sua morte.

    Curtir

  10. “Os escândalos sexuais envolvendo crianças nos obrigam a uma viagem de transformação”

    É o tipo de comentário blasé modernista mais repugnante, que avilta tanto a doutrina da Igreja como a dignidade das vítimas. Os escândalos sexuais na Igreja devem ser punidos com rigor e ponto.

    Curtir

  11. Que ele descanse em paz!

    Vídeo que mostra algumas cenas da missa de corpo presente do Cardeal.

    Funeral services held in Milan for Cardinal Carlo Maria Martini

    Curtir

  12. O Papa sugeriu que “quando não se crê, é melhor ser ‘honesto’ e deixar a Igreja”. Mas sobre a morte do Cardeal Martini, ele disse:

    “Pensando com afeto neste caro irmão que generosamente serviu ao Evangelho e à Igreja – escreve o Papa num telegrama ao arcebispo de Milão, Cardeal Angelo Scola –, recordo com gratidão a sua intensa obra apostólica profusa qual zeloso religioso filho espiritual de Santo Inácio, experiente docente, respeitável biblista e apreciado reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana e do Pontifício Instituto Bíblico e, depois, zeloso e sábio” arcebispo de Milão.
    Bento XVI ressalta também o “competente e fervoroso serviço” prestado à Palavra de Deus por esse “insigne pastor”, “abrindo sempre mais à comunidade eclesial os tesouros da Sagrada Escritura, especialmente através da promoção da Lectio divina”.
    Pesar do Papa pela morte do Cardeal Martini: insigne pastor e caro irmão, serviu generosamente ao Evangelho e à Igreja – http://www.news.va/pt/news/pesar-do-papa-pela-morte-do-cardeal-martini-insign

    Enquanto o blog “Messa in Latino” noticiou a sua morte, com um post intitulado “È morto l’ante-Papa” (Ante-Papa, era como o próprio Cardeal se auto-definia). No mesmo post, o blog da notícia de que ele recusou o tratamento mais agressivo, e se abriu ao aborto e a eutanásia. Em outro post, o autor comenta que seu livro “Conversações em Jerusalém”, existem graves afirmações contra o magistério e deixa uma lista de artigos escritos, por ocasião de sua morte, vejam:

    di…, Il gesuita, il Foglio, 31 agosto 2012;

    di M. INTROVIGNE, Martini come l’ho conosciuto io, da ilQuintuplo, 1° settembre 2012;

    di A. SOCCI, Io non sono martiniano, sono cattolico. Cosa possiamo fare per l’anima di Carlo Maria Martini, dal suo blog Lo Straniero del 1° settembre 2012;

    di C. LANGONE, Martini il Card. preferito da atei e nemici della Chiesa, Libero 1° settembre 2012;

    di A. RIGHI: Un requiem per Martini? da Libertà e person, 1° settembre 2012;

    di P. RODARI, In memoria del Card. Martini, il grande ante-papa, il Foglio 02 settembre 2012- blog di Rodari;

    di S. MAGISTER, Martini, il “Grande Elettore” immaginario, dal suo blog SettimoCielo, 3 settembre 2012;

    di M. Crippa, Controversie su Martini, Il Foglio 1° settembre 2012;

    di…, Una verità su Martini nel giorno dell’addio al possente gesuita, il Foglio ,2 settembre 2012;

    di A. MORRESI, La morte del Card. Martini, dal suo blog LoStranoCristiano, 2 settembre 2012″ Funerali del Card. Martini. ‘Eminente’ ecclesiastico, ma… – http://blog.messainlatino.it/2012/09/funerali-del-card-martini-eminente.html

    Recebeu também, uma homenagem do “Grande oriente da Itália”:

    “”Um homem de diálogo e profunda cultura, que soube falar aos jovens e foi sempre aberto ao debate e a mudança. Uma espiritualidade forte, grande expressão da Igreja-Palavra, isto é daquele “kerigma” que esta além de toda estrutura e convenção”. Gustavo Raffi, Grande Mestre do Grande Oriente da Itália, recorda assim o Cardeal Carlo Maria Martini, morto hoje aos 85 anos de idade

    “Acreditou no ecumenismo e no diálogo com a sociedade e com as outras religiões a começão com o judaísmo – prossegue Raffi – e faltará aos crentes e não crentes, a sua grande humanidade e o exemplo de uma reflexão que abordou os grandes temas da vida humana. Em cada ocasião – concluí o Grande Metre – soube sempre olhar o outro nos olhos, buscando juntamente a verdade”.me la verità”.

    Roma, Villa il Vascello 31 agosto 2012″ Omaggio del Grand’Oriente al card. Martini –
    http://www.corrispondenzaromana.it/omaggio-del-grandoriente-al-card-martini/

    Enfim, as palavras de Bento XVI a respeito do Cardeal Martini são repugnantes, pois demonstram um prelado que não existe na realidade.

    Curtir

  13. Ele demorou a morrer. Deveria ter morrido antes se tornar sacerdote da Santa Igreja. Que Deus tenha piedade e misericórdia dessa alma que construiu castelos ideológicos podres sustentados na areia do modernismo, do progressismo, do liberalismo. Que Nosso Senhor Jesus Cristo tenha compaixão dele e de todos nós! Que a maldita obra desse homem seja jogada no lago do esquecimento: seus livros, entrevistas, etc. Que assim seja! Amém!

    Curtir

Os comentários estão desativados.