Arquidiocese de São Paulo eleva o tom contra “Pastor” — com aspas — da Universal.

Folha de São Paulo – A três semanas da eleição, a Igreja Católica fez ontem um duro ataque à campanha de Celso Russomanno e à Igreja Universal do Reino de Deus insinuando que eventual vitória do candidato do PRB representa uma ameaça à democracia.

Russomanno lidera as pesquisas de intenção de voto para prefeito de São Paulo e tem o apoio da Universal, que é ligada ao PRB.

Em nota, a Arquidiocese de São Paulo ressalta o vínculo do candidato com a igreja neopentecostal, que acusa de incitar a intolerância religiosa, e expõe preocupação com sua possível eleição.

“Se já fomentam discórdia, ataques e ofensas sem o poder, o que esperar se o conquistarem pelo voto? É para pensar”, diz a nota assinada pela arquidiocese, que é comandada pelo cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo.

A nota acusa o bispo da Universal Marcos Pereira, que é presidente do PRB e chefia a campanha de Russomanno, de disseminar posições “ridículas, confusas e desrespeitosas” sobre os católicos.

Ela é uma resposta a texto que Pereira publicou em maio de 2011 em seu blog e que voltou a circular recentemente nas redes sociais.

No artigo, o presidente do PRB vincula a Igreja Católica à proposta de distribuição do chamado “kit gay”.

Idealizado na gestão de Fernando Haddad (PT) –hoje também candidato a prefeito de São Paulo– no Ministério da Educação, o tema despertou reações negativas de evangélicos, o que levou a a presidente Dilma Rousseff a determinar sua suspensão.

O “kit gay” tinha o objetivo de combater a homofobia nas salas de aula com vídeos e material didático [ndr: a leniência com que a Folha de São Paulo se refere ao famigerado “kit gay” apenas indica a ideologia do jornal. Para conhecer a realidade da iniciativa petista, clique aqui]

O texto de Pereira tem sido vinculado, nas redes sociais, à campanha de Russomanno. A arquidiocese disse que só agora conheceu o seu teor.

“Estamos vivendo a política da catequização da Igreja de Roma. (…) Dias de absurdos e depravações. Dias em que filhos e netos chegam à escola e recebem ‘kits’ distribuídos pelos próprios professores lhes ensinando como serem gays ou como optarem por serem gays”, diz Pereira no artigo. de 2011

“Precisamos salvar o Brasil e torná-lo um país verdadeiramente laico, completamente livre da influência da religião”, conclui o bispo.

A arquidiocese classificou o texto de Pereira como “destempero”. “Atribuir o malfadado ‘kit gay’ e os males da educação no Brasil à Igreja Católica não faz sentido e cheira a intolerância.”

PERFIL FALSO

Procurado, Pereira disse que o texto foi escrito em “outro contexto” e que, hoje, é letra morta. “Esse texto não diz nada sobre o momento atual, e a mim não interessa ressuscitá-lo”, afirmou.

“Criaram um perfil falso e começaram a divulgar no Twitter. A quem interessa trazer isso de volta agora?”, questionou. A assessoria de Russomanno disse que ele não comentaria.

Esse não é o primeiro embate entre a Igreja Católica e a Universal. O episódio mais rumoroso ocorreu em 1995.

No feriado de Nossa Senhora Aparecida, o bispo Sérgio Von Helde, da igreja evangélica, chutou uma imagem da santa em um programa da Universal transmitido ao vivo pela TV Record.

A emissora pertence ao bispo Edir Macedo, líder da denominação –que também já atacou a Igreja Católica em diversas ocasiões.

Leia na íntegra: Nota de repúdio da Arquidiocese de São Paulo

31 Comentários to “Arquidiocese de São Paulo eleva o tom contra “Pastor” — com aspas — da Universal.”

  1. Sei não, acho que estou ‘vendo coisas’… Russomano não foi recebido e ovacionado por Pe Marcelo Rossi? Como é que o Arcebispo não ficou sabendo? Assim os ‘fieis’ vão ficar confusos!!!

  2. Falando em denunciar e em política, tres bispos aqui da arquidiocese (incluindo o próprio arcebispo) do Rio de Janeiro gravaram vídeos de conscientização do rebanho: http://oandarilho01.wordpress.com/2012/09/13/arquidiocese-do-rio-de-janeiro-contra-a-cultura-da-morte/

    Como a IURD é abortista, vai de encontro com eles, também.

  3. Como fiquei na dúvida, sai daqui e fui no site da arquidiocese perguntar ao Arcebispo. Será que a confusão acaba?

  4. Continue indo na onda, D. Odílio.
    Já deu para ver que as eleições em SP são barra pesada!

  5. Pode ser que eu esteja interpretando de forma errada mas parece que nossos bispos só elevam o tom quando seus interesses particulares são ameaçados. Batem palmas para o Chalita e rosnam contra o Russomano só porque ele não faz parte do grupinho.

  6. Russomano quer uma “igreja” em cada rua. Pobre povo paulistano.

  7. D. Odilo tem meu apoio e pode contar com minhas orações!

  8. Demorou para subir com o dom essa corja herege. Isso era para ter sido feito há 30 anos atrás. Agora a cobra virou uma anaconda e está destruindo a espiritualidade do povo brasileiro.

  9. Toda vez que Dom Odilo elevar o tom em defesa da Igreja, terá o meu apoio. Em outras atitudes só oração.

  10. Por que a CNBB não pede a volta da Monarquia, com um Príncipe Católico Apostolico Romano?

    Uma coisa é verdade, a esquerda católica que tem o Chalita e o Haddad como prefeituráveis, ligado a Igreja Católica – de onde os Bispos deveriam ter excomungado, são sim promotores do kit Gay e da revolução homossexual.

    Os evangélicos denunciaram uma verdade.

    Já que a heresia modernista é a soma de todas as heresias, os católicos estão sim piores que os evangélicos.

    Quando um candidato católico é eleito ele promove aborto e casamento homossexual (Dilma, Edinho Silva, Chalita, Fernando Haddad).

    E quando um evangélico é eleito ele combate a revolução homossexual.

    Exceção feita ao Bolsonaro e o Cel. Paes de Lira que são católicos.

  11. A Arquidiocese de São Paulo quer a eleição dos candidatos marxistas Haddad do PT ou Serra do PSDB.

  12. “Exceção feita ao Bolsonaro e o Cel. Paes de Lira que são católicos.”

    Bolsonaro é favorável à descriminalização do aborto.

  13. Lucas Janusckiewicz Coletta, bolsonaro (que luta contra a agenda gay, e nisso está de parabéns) n é Católico. Ele tem projeto lei para esterilização da população.
    Controle da natalidade e aborto ele é favor e por aí.
    Isso é público, há entrevistas e tem no google.

  14. Muito bem dito pelo Lucas: ”Uma coisa é verdade, a esquerda católica que tem o Chalita e o Haddad como prefeituráveis, ligado a Igreja Católica – de onde os Bispos deveriam ter excomungado, são sim promotores do kit Gay e da revolução homossexual.” Não nos esqueçamos de que Marco Aurélio Garcia disse que as ”comunidades eclesiais de base tiveram papel importante na formação do Partido (PT)”.

  15. De certa forma, concordo com o comentário acima do Lucas. Essa ala “progressista” da Igreja é lamentável…
    São “católicos” por conveniência.. Como o rapaz que não gosta e nem acompanha futebol, ele fala que torce pra um time só por ter mesmo..

    Quanto a notícia, tenho minhas discordâncias em relação a Dom Odilo, mas nessa ele foi bem.
    Creio que é nessa semana que nas paróquias paulistanas será distribuido a cartilha do Arcebispo sobre orientação sobre as eleições…

  16. E os anti-Cristos falam contra a Igreja, sempre! Todos os candidatos podem ir`à Igreja e assistirem à missa que quiserem. Só não podem tentar vincular sua campanha à Igreja, pois ela é apolítica, e vincular a Dilma à Igreja Católica, faça -me o favor! Ela foi à missa em Aparecida do Norte uma vez na época da campanha, e é tão católica que não soube fazer o sinal da cruz na hora da leitura do Evangelho. Ela não tem religião nenhuma, e ninguém se preocupou ao colocar lá uma “Presidenta atéia”. Ela é tão falsa quanto o Lula. Só tem ganhado dele na hora de permitir as investigações contra os criminosos de colarinho vermelho. Pelo menos nisto tem sido mais honesta.

  17. Muito estranho a divulgação disso próximo da eleição. Embora não seja a favor nem contra o Russomano, tenho certeza que tem dedinho vermelho nessa estória. Será que não querem indispor os católicos contra o candidato não ?

    Se votasse em SP, não votaria nem no Haddad (kit-gay) comunista nem no Chalita (“católico” à sua maneira) socialista e de caráter bem duvidoso.

    Agora: Se a Igreja (CNBB) se pronunciasse com tanta “eficácia e zelo” como faz com outros assuntos,
    o “pastor” não teria respaldo algum nas suas asneiras. Por isso que cobramos sempre o posicionamento dela e nada acontece.

    Mais, tenho impressão que não foi D.Odilo que escreveu, deve ter sido algum assessor !
    .
    “Vidas foram ceifadas até que os direitos mais elementares negados pelo regime militar fossem novamente respeitados”

    Quem conhece sabe que isso é “esquerdinha” pura.

  18. Só agora, a noite li na integra o texto da CNBB, é confuso – ataca a ditadura, fala de liberdade de expressão, e ao final ainda chora que no brasil ainda há 60% de católicos.

    Mas quanto ao fato de que é a Igreja Católica (digo os seus membros podres que na verdade estão fora da Igreja católico como muito bem ensina o catecismo, pois estão fora da igreja os hereges sejam bispo ou padres), a principal culpada por este código penal que vai liberar o aborto. Cade a indignação dos católicos?

    Quem criou o PT que por fim criaram essas leis que vão contra a Lei de Deus? O PT foi fundado no Colegio Sion em S. Paulo. Aqui em minha cidade foi fundado dentro da Igreja de São Bento.

    Bobagens dizem os padres pós CVII em seus sermões. Os leigos viraram sinônimo de burros e ignorantes e agora a culpa é dos que seguem o Padre Martinho Lutero?

    E digo mais: como disse o beato Pio IX sobre a ignorancia irresistivel, então os católicos perante a Deus estão pior do que os evangélicos.

    E pergunto ao D. Keller que lê este blog: aqui em araraquara estão sendo colhidas assinaturas contra a liberalização das drogas promovido por um conselho de combate as drogas, porque a os Bispos da CNBB não começam um abaixo assinado contra este código penal. Vocês arrecadaram 1 milhão de assinaturas contra o ficha limpa, mas nunca fizeram nada contra o divorcio, o aborto e o casamento homossexual.

    Mas nós sabemos o porque: porque seguem o liberte, igualite e fraternite da maçonaria, são republicanos ao invés de defenderem o regime monárquico medieval.

  19. Quem vota no Russomano faz o mesmo que votar no Edir Macedo que todos conhecem muito bem e as acusações que pesam sobre ele; católico que confiar o voto a seu candidato para prefeitura é traidor de Cristo e da igreja, no mínimo.
    É só lembrar quantas acusações injustas que fez contra a Igreja e sua igreja não passa de centro espírita, com as entidades que baixam lá em cultos…

  20. A direita está perdida, falando com as paredes e servindo de chacota. A esquerdalha tomou conta de tudo. Salve-se quem puder!

  21. Eu não sei o que se passa no íntimo de cada um aqui no Fratres, mas eu não confio nos Bispos (CNBB), e eles – na minha opinião – de fato não representam a Igreja Católica e nem mesmo os fiéis e agora é a hora de saber de fato quem (dentro da Igreja Católica: Bispos, padres, leigos etc) que de fato lutam pela santificação e salvação das almas e quem são os anti-cristos. São fatos como esses (“disque denúncia eleitoral, justiça, grito dos excluídos, fraternidade e fazer o bem” etc) que mostram que “os discípulos perguntavam a Jesus – Mestre é agora que vais instaurar “o seu reino em Israel”?…. coitadinhos…….

    Esses sinais nos mostram claramente que de fato estamos no FIM DOS TEMPOS e que enquanto muitos “ditos cristãos católicos” preocupam-se em somente comer, beber e dormir, paz, justiça, fazer o bem e bla, bla, bla, os verdadeiros cristãos tornam-se mártires no Oriente Médio e em outras regiões do mundo, defendendo a VERDADEIRA FÉ CATÓLICA, PROMOVENDO A TRADIÇÃO BI-MILENAR ATRAVÉS DA SANTIFICAÇÃO E SALVAÇÃO DAS ALMAS!!!

    Enquanto toda essa “safra woodstock da igreja católica” não acabar, não confiarei em nada do que promoverem através de palavras e ações e o que posso fazer é rezar para que essa fumaça de satanás seja completamente banida da Igreja Católica e que o Reino de Maria e sua promessa feita em Fátima venha o quanto antes.

  22. Encontrei um artigo bastante esclarecedor sobre essa contenda ou polêmica. É um artigo do Júlio Severo, que é um homem bastante honesto para admitir a verdade, mesmo que ela não esteja do lado “evangélico”:

    14 de setembro de 2012
    Acusação ridícula: Vaticano está por trás do kit gay

    http://juliosevero.blogspot.com.br/2012/09/acusacao-ridicula-vaticano-esta-por.html

  23. Dom Keller n segue a linha 1789 e ele n é responsável pelas besteiras da cnbb! Ninguém é perfeito, mas este Bispo pode ser colocado entre as raras exceções de Bispo decente neste país!

  24. Acho engraçado que ninguém se pergunta o pq dom bergonzini (que negou dogma Fora da Igreja N Há salvação), só apareceu na vida ‘virtual’ depois de virar bispo emérito e ter coragem de enfrentar os petralhas. Pq os bispos n enfrentam a cnbb??? Forças ocultas….

  25. A reclamação de Dom Odilo é um choro diante da fraca influência da Igreja na esfera política. O relaxo dos bispos em cuidar das suas ovelhas e a covardia de enfrentar o lobo das heresias produziu esse monstro chamado IURD & Cia. Qual a repercussão dessa nota que foi divulgada? Francamente, nenhuma. Esse Russomano será eleito e a Igreja de São Paulo ira sentir na pele. O lado positivo é que de todo mal, Deus tira um bem maior….

  26. A Igreja contra-atacar essa seita é algo muito bem-vindo. Apoio atitudes em defesa da Igreja. A atitude em si foi boa.

    Dito isso, podemos fazer algumas considerações:

    – É no mínimo estranho que essa nota tenha sido divulgada mais de um ano depois da odiosa declaração do herege. No meu tempo de vida (nasci na década de 80), jamais vi uma nota da Igreja Católica ser tão incisiva quanto esta daí. Me entristeço quando penso que esta ira (muito justa) não se deva à defesa do Catolicismo, mas uma manobra política (onde o principal beneficiário será um outro inimigo da Igreja, o PT);
    – Mesmo pra quem se revolta contra religiosos modernistas que deram esteio para o crescimento de políticas anti-cristãs (como o “kit gay”), apoiar o que o herege da universal disse não é uma atitude inteligente nem justa. Se membros da Igreja no Brasil tiveram culpa pelo kit gay, quem é alguém da odiosa “igreja universal” para fazer esse tipo de ataque? A “igreja universal” apoia oficialmente o PT. Se a Igreja Católica é responsável pelo kit gay por causa de apoio ao PT, a “universal” também o é.

    Resultado, a nota de repúdio foi boa, mas as considerações que temos que fazer sobre o contexto são deprimentes. Nesse ponto acredito que o melhor é apoiar o que é óbvio, ou seja, a defesa da Igreja.

  27. @Tereza Crisina R. Santos: a CNBB é um órgão da Igreja que não tem poder algum. É uma invenção nascida após o CVII buscando fazer o jogo do “telefone sem fio” entre o Papa e os fieis… Ignorá-la não é pecado. Sobretudo qdo fala bobagens. Qdo fala heresias, confrontá-la é dever!

    E, ‘mutatis mutandis’, sobejam entre os comentaristas os “martelos de todas as virtudes”. Decidindo quem está no inferno e quem foi para o Céu, pq – claro!!!! – conhecem o que vai no interior das pessoas e todos os seus pecados e/ou virtudes!!! Não há um mínimo de caridade e de lucidez!!! Até qdo? Acho que infinitamente, pq a mãe dos imbecis está sempre grávida. E me pergunto se na Missa, na hora de bater no peito o “mea culpa” sabem o que fazem! #semfrescuras,please!

  28. A fundação da CNBB em 1952, e de outras Conferências Episcopais antes do Vaticano II, mostra como a penetração modernista dentro da Igreja Católica já era muito forte.

  29. Obrigada Ferretti pelo esclarecimento. Eu pouco sei dessa excrescência que vitima o tecido da Igreja. Nem fazia muita questão de saber. Mas é necessário não falar bobagens, né? Mesmo que nada mude em relação à CNBB (se foi antes ou depois do CVII) pq é fruto desse movimento modernista que penetrou na Igreja, devemos conhecer bem o inimigo.