De Franca para Mogi das Cruzes, uma transferência curiosa.

Foi anunciada hoje a transferência de Dom Pedro Luiz Stringhini, até então bispo diocesano de Franca, para a diocese de Mogi das Cruzes (ambas em São Paulo). O fator surpreendente na nomeação: Dom Luiz permaneceu pouquíssimo tempo, pouco mais de dois anos, à frente da diocese de Franca, e vai para uma diocese com maior população, mas com menor número de católicos — o que não caracterizaria, propriamente, uma promoção. Stringhini, no passado associado por alguns às idéias da Teologia da Libertação (embora considerado um “moderado”), se mostrou muito aberto à Missa Tradicional em Franca, concedendo o uso da Catedral e até mesmo assistindo a sua celebração.

Também hoje foi divulgada a nomeação de Dom Flavio Giovenale S.D.B como bispo de Santarém, PA.

19 comentários sobre “De Franca para Mogi das Cruzes, uma transferência curiosa.

  1. Essa notícia também saiu na Rádio Vaticana. Lá se diz que Dom Stringhini é Presidente da Comissão Episcopal de Serviço da Caridade, Justiça e Paz. Essa tal comissão, apesar do nome cristão, é idealizada pelos adeptos da TL. Acho estranho que um bispo ligado a essa comissão, ou melhor, presidente da mesma, estivesse apoiando a Missa Tridentina. Não estou duvidando da sincerade do apoio bispo à Missa Tridentina. Acredito nela (na sua sinceridade). No entanto, como já disse a agenda desse tal serviço de caridade, justiça e paz é totalmente orientada por ideais marxistas (da TL) ainda que possam ter uma aparência cristã. Provavelmente os interesses dessa tal comissão falaram mais alto, no sentido de terem sido imposto ao prelado.

    O link do artigo da Rádio Vaticano é este:

    http://pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=622554

    Curtir

  2. A respeito da possibilidade de os interesses da Comissão Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz terem determinado a transferência de Dom Pedro (não sei se foi isso, mas pode ter sido), vejam este texto do própria CNBB que explica os objetivos dessa comissão:

    Comissão Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz

    Traduzir em ações sociais e políticas a solicitude da Igreja para com os mais pobres e indefesos.

    Unir numa mesma preocupação pastoral fé e vida, oração e ação.

    Explicitar e vivenciar a dimensão sócio-política da fé.

    Contribuir para a transformação social, a mudança das estruturas injustas.

    Garantir em toda a ação evangelizadora a evangélica opção pelos pobres.

    Tornar viva a Boa Nova do Evangelho junto aos excluídos.

    Alertar toda a Igreja para os problemas sociais.

    Fazer a ponte entre a Igreja e a sociedade, buscando, em parceria com outras Igrejas, entidades e movimentos sociais a construção do Reino de Deus.

    (Fonte: CNBB Nacional)

    http://www.cnbbco.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=38&Itemid=58

    Curtir

  3. Quando auxiliar da Arquidiocese de SP, responsável pela Região Belém, D. Pedro favorecia bastante os padres oratorianos da paróquia São Filipe Néri, que celebram na forma extraordinária do rito romano. Procedeu à ordenação de um dos sacerdotes do Oratório e concedeu e facilitou, inclusive, a fundação de um ramo feminino da Confederação no território paroquial.
    Seu secretário, até então, era um ex-seminarista oratoriano, transferido para o seminário diocesano de Franca, e bastante zeloso pela liturgia e doutrina católica.

    Curtir

  4. Olá,
    minha paróquia pertence a Diocese de Mogi das Cruzes. Gostaria de saber: O que nós podemos esperar de Dom Pedro Luiz Stringhini ?

    Curtir

  5. Não deixa de ser curioso que uma diocese como Franca, criada em 1971 e regida pelo mesmo Bispo desde então até 2006, tenha tido de lá para cá, em apenas 6 anos, dois bispos diferentes e esteja em vias de ter um terceiro. Parece que Franca tornou-se uma diocese de passagem.
    Penso que a abertura de D. Pedro Luiz Stringhini (que manteve a prática de seu antecessor D. Caetano Ferrari) em relação à Missa tradicional pode ser um alento para os fiéis de Mogi das Cruzes. Por outro lado, rezemos para que o novo Pastor de Franca acolha os fiéis que ali desejam manter a celebração da forma extraordinária tal como vem sendo feita.
    Em tempo, um detalhe que observo, por falar em substituições episcopais: alguém saberia dizer-me por que a diocese de Petrópolis, no Rio de Janeiro, está vacante há quase dez meses? O que estaria havendo por lá?

    Curtir

  6. Neste mato tem coelho, estou sentindo o cheiro da Fumaça de Satanás.

    -D. Luiz, não tema, quem sabe Mogi das Cruzes através de seu trabalho santificante e restaurador da Igreja não se aproxime mais da Santa Igreja?
    – Deus sabe e o Divino Espírito Santo o cobrirá com seu poder e sua luz. Vá em frente e restaure a Santa Missa em Mogi, o restante virá por acréscimo.

    Aos católicos de Franca, não desanimem e exigiam do novo bispo o cumprimento do Summorum Pontificum e tentem convertê-lo com penitência e muita oração do rosário.

    Que N. Senhora de Fátima os proteja.

    Curtir

  7. Saudações a todos!
    Saudações a meus queridos padres da Diocese de Mogi das Cruzes.
    É com muita propriedade que escrevo sobre meus pedidos feitos, com o rosário na mão, na virada deste ano na Basilica Nacional.
    Acho que Jesus, o REI sofredor que morreu na cruz, me ouviu.
    Senão, vejamos:
    Eu orei para que o antigo bispo, chamado Airton, fosse transferido da diocese de Mogi das Cruzes para outra.
    Foi o que aconteceu.
    Outro pedido foi para que viesse um bispo simpático a Missa Tradicional para esta diocese.
    Pelos comentários acima, escritos com tanta propriedade, e com aparência de quem conhece Dom Pedro “ao vivo e a cores”, demonstram que este princípe da Igreja é favorável a Missa de São Pio V, e possivelmente a liberará na Diocese de Mogi das Cruzes.
    Espero que eles estejam certos.
    Se estiverem, então meu pedido se completou e foi atendido integralmente.
    Assim, presumo que isto seria um pesar para a grande maioria de nossos padres diocesanos, tão mal acostumados à Missa moderna. Sem contar os possíveis sacerdotes que, por preferência pessoal, optaram por gostar da cor vermelha, e pensam que a Missa deveria ter a mesma tonalidade.
    Esperemos.
    Aos forasteiros, gostaria de convidá-los para assistir Missas em todas as paróquias de nossa diocese de Mogi das Cruzes. Somos bem receptivos e é sempre bom conhecer novas paróquias, além de ser muito enriquecedor para a alma.
    À dom Airton, um grande abraço.
    Aos Campineiros: quem ora se salva, e quem não ora se condena; ensinava Santo Afonso de Ligório.

    Vinícius.
    Obs. interpretativas.: É uma pena que eu esteja ficando cada vez menos católico, se é que ainda o sou.

    Curtir

  8. Pô, gente! Não precisa “esculaxar” Mogi… :-)

    Nossa diocese pode ser menor que muitas por aí, mas tem seus “méritos”: engloba a cidade com a maior proporção de católicos do estado, quiçá do país, segundo dados do IBGE (Salesópolis, à qual pertenço) e já ordenou um bispo (Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, atual bispo auxiliar de Fortaleza, por sinal, meu ex-pároco em Salesópolis e grande amigo).

    Brincadeiras à parte, confesso que imaginava que nossa diocese passaria por um período maior de vacância, mas Deus quis nos enviar um novo pastor apenas sete meses apos a saída de Dom Airton José. Louvemos ao Senhor por isto!

    Também fiquei contente em saber que outros diocesanos de Mogi das Cruzes também acompanham este blog e se interessam pela Missa Tridentina. Penso que seria interessante nos organizarmos de alguma forma para termos uma real noção da demanda pela Missa Tridentina em nossa diocese e, assim, pleitearmos o apoio de D. Pedro Luiz quando este tomar posse.

    Curtir

  9. Caríssimos irmãos,

    gostaria de dizer que, embora Dom Pedro Luiz permita a celebração da Santa Missa no Rito Extraordinário, não existe em Mogi das Cruzes (pelo menos não que eu saiba) um grupo de fiéis que seja favorável à Celebração da mesma portanto, rezo, e também conto com suas orações, para que ele seja não só “um Bispo que permite” mas sim, um Bispo que incentive, ensine e celebre para que nós aqui desta Diocese de Mogi das Cruzes possamos estar cada vez mais próximos da Santa Igreja.

    que Sant’Ana, nossa padroeira, interceda por Dom Pedro Luiz.

    Curtir

  10. Bem, Henrique e Laércio:

    Existe um grupo exclusivista em Guararema que quer a Missa celebrada naquela cidade.

    Esquecem que são poucos os que são adeptos da Missa Antiga, e que somente a união faz a força.

    Se forem mais flexíveis e tiverem bom senso, vão perceber que a única forma de conseguir a Missa na Diocese é que ela se realize na cidade de Mogi das Cruzes, que é a maior cidade da região e a que está em posição geográfica central, o que permite a aglutinação de diversas pessoas de todas as cidades que pertencem à Diocese.

    Eles (Guararema) tentaram celebrar a Missa, com o auxílio de um padre, mas o antigo bispo não permitiu.

    Já enviei vários mensagens eletrônicas para a Central Diocesana, ou mesmo para Paróquias, sobre a celebração da Missa Antiga, mas não recebi nenhuma resposta.

    Existe um grupo ativo, e que é ligado ao Opus Dei em Mogi das Cruzes.

    Há membros neste grupo que tiveram contato com o falecido prof. Orlando Fedeli e que pretendiam celebrar a Missa Antiga em Mogi das Cruzes, mas o bispo não permitia.

    O grupo ainda existe. Mas, não tenho mais contato com os membros que conheço.

    Enfim, há tradicionalistas em Mogi!

    Simplesmente, estão espalhados em várias cidades e estão desorganizados.

    Com bom senso, flexibilidade das partes, e centralização em Mogi, é possível buscar a realização da Missa Antiga com mais concretude, até porque existe padres dispostos a celebrá-la.

    Busquem com o administrador deste sítio o endereço eletronico do pessoal de Guararema que já é o primeiro passo.

    Até mais.

    Vinicius

    Curtir

  11. Realmente Vinicius, a cidade de Mogi seria o lugar ideal para as celebrações, sobretudo nas igrejas centrais como as Igrejas do Carmo e a Igreja de São Benedito (Santuário do Senhor Bom Jesus), ambas Igrejas históricas e adequadas a celebração da Santa Missa no Rito Extraordinário. Mas como você disse, primeiro devemos nos organizar.

    Agradeço os esclarecimentos e procurarei fazer contato com este grupo de Guararema

    PS :no seu comentário, você disse que existem padres dispostos a celebrar. Você poderia nos dizer quem é esse padre para que possamos fazer contato com ele??

    obrigado.

    Curtir

  12. Henrique:

    Esse é o último “post” que escrevo sobre este assunto.

    Eu não tenho muitas ilusões.

    Pelos meus cálculos, acredito que na DIOCESE de Mogi das Cruzes possa existir no máximo 120 fiéis dispostos a assistir a Missa Antiga. Mas é apenas meu palpite.

    Se a Missa Antiga vingar no tempo, nesta diocese, pode ser que aumente o número acima.

    Ademais, acredito que cem fiéis seja um número razoável para se manter economicamente uma capela.

    Concluo isto pelo número de protestantes no Brasil e a quantidade de igrejas abertas.

    Se não errei no cálculo, perfaz uma quantidade média de 90 fiéis protestantes por templo.

    Também, na SSPX norte-americana chegamos a uma média de 100 cabeças por igreja, caso não tenha errado na conta.

    Quanto aos padres, a informação é do próprio grupo de Guararema que já tem o seu pároco e estaria disposto a celebrar a Missa Antiga. (foi postado em um comentário no Fratres in Unum)

    Agora, o pessoal ligado ao Opus Dei tem acesso a um sacerdote que estaria disposto a celebrar a Missa de São Pio V.

    Porém, não me lembro se este padre é de Mogi das Cruzes, ou se é ligado a Prelazia e viria para Mogi celebrar a Missa.

    Se não bastar, fica a informação que assisti a Missa uma vez em Suzano, ainda neste trimestre, e percebi nos detalhes litúrgicos que o pároco foi zeloso na celebração eucarística.

    Entretanto, não posso escrever ou dizer por ele, mas acredito que seria um forte candidato a celebrar a Missa pelo Rito Antigo.

    Caso nenhum deles tenha interesse, acredito ser possível fazer contatos com o pessoal de São Paulo.

    Mas… são apenas possibilidades. Tudo vai depender do humor do novo bispo e, principalmente, de sua autorização.

    Acredito ter respondido além dos seus questionamentos.

    Até

    Vinícius

    Curtir

  13. Antes de qualquer coisa, acredito que o comentário anterior: “Existe um grupo exclusivista em Guararema que quer a Missa celebrada segundo o ritual de Pio V”, não passou de um equivoco. Eu sou diácono incardinado na diocese de Mogi das Cruzes e auxilio na Igreja Matriz de Guararema e tenho percorrido esta cidade, conheço as comunidades, as pastorais e posso afirmar que nenhum grupo exclusivista tem o desejo de celebrar a missa segundo o rito tridentino.
    O que eu acho interessante, é que ninguém motiva neste blog o amor aos mais necessitados, e esquece que a Igreja na América Latina nos fala do preferencial pelos pobres. Porque não pensar em ações caritativas? Jesus na parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37).”Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.”
    Jesus também nos pergunta: E quem é o meu próximo?. Fazer caridade e pensar no próximo não é ideal primordial da Teologia da Libertação com dimensão marxista, pelo contrário, é o amor Deus que se torna ação na vida do próximo.
    Vivemos em um tempo de mudança, ou como nos apresenta as DGAE, “uma mudança de época” em que não são mais as pessoas que procuram a Igreja e seus sacramentos, mas é a Igreja que deve ir ao encontro das pessoas. Devemos celebrar a Eucaristia com zelo e com amor, mas sabendo que a “que a liturgia não esgota toda ação da Igreja: ela tem de ser precedida pela evangelização, pela fé e pela conversão; pode então produzir seus frutos na vida nova segundo o Espírito, o compromisso com a missão da Igreja e o serviço de sua unidade” (CIC-1072).
    Todavia, confiamos que Dom Pedro vai exercer seu pastoreio segundo o coração de Jesus. E que nós rezemos pela sua ação e pela nossa diocese de Mogi das Cruzes.
    Deus abençoe a todos.
    Diácono Valdenilson Pedro.

    Curtir

  14. Diácono Valdenilson Pedro, vou traduzir: comuna= comunista
    tl = tomba lata= teologia da libertação

    Quando vcs defensores da tl falam em alimentar os pobres, até parece que eles eram esquecidos pela Igreja. Nem só de pão vive o homem….

    Curtir

  15. Ana Maria Nunes, eu não pertenço a Teologia da Libertação ou qualquer grupo radical ou conservador no seio da Igreja. Porém, sou contra quando atacam a Teologia da Libertação como se fosse uma pedra na Igreja, sendo que na verdade, em um contexto de opressão, medo, ditadura, o único movimento que levantou a voz e assumiu a causa dos menos favorecidos foi a Teologia da Libertação, e muitos de seus membros foram torturados e até mesmo mortos por assumirem essa causa.
    Evidentemente que antes da TL já existia as obras de misericórdia, os hospitais para socorrer os moribundos, as diversas instituições que visavam o bem comum.
    Meus queridos irmãos, longe de mim querer criticar as celebrações de rito tridentino, a minha preocupação é ficarmos apenas nisso, criar uma Igreja de sacristia e de ritualismo, gestos, entre outras coisas, e esquecermos da realidade que nos cerca. Muitos se preocupam de trazer o latim para a nossa liturgia, mas se esquecem de muitos irmãos que não sabem ler e muito menos escrever, sendo que na verdade a liturgia é uma ação da Igreja e Implica uma participação “consciente, ativa e frutuosa de todos” (CIC-1071). Deus abençoe a todos, e de uma coisa estou certo, toda mudança que houve na Igreja foi obra do Espirito Santo.
    Diácono Valdenilson Pedro.

    Curtir

  16. Porém, sou contra quando atacam a Teologia da Libertação como se fosse uma pedra na Igreja, sendo que na verdade, em um contexto de opressão, medo, ditadura, o único movimento que levantou a voz e assumiu a causa dos menos favorecidos foi a Teologia da Libertação, e muitos de seus membros foram torturados e até mesmo mortos por assumirem essa causa.
    Senhor Diácono, pelo amor de Deus!!! A causa sufocada na ditadura era o comunismo! Informe-se melhor sobre o assunto e o senhor verá que esse blablabla de menos favorecido é para enganar gente de boa fé como o senhor. Se a tl é uma causa boa, pq o boff preferiu cair em apostasia e se juntar a uma mulher em adultério? Que causa boa é essa que seus líderes tem uma vida devassa???

    Meus queridos irmãos, longe de mim querer criticar as celebrações de rito tridentino, a minha preocupação é ficarmos apenas nisso, criar uma Igreja de sacristia e de ritualismo, gestos, entre outras coisas, e esquecermos da realidade que nos cerca.
    Nós que participamos do rito tridentino, como o senhor disse, n somos alienados. Venha nos visitar!

    Muitos se preocupam de trazer o latim para a nossa liturgia, mas se esquecem de muitos irmãos que não sabem ler e muito menos escrever
    Meu filho têm seis anos, está em processo de alfabetização, entende perfeitamente a Santa Missa, reza e canta em latim.

    uma coisa estou certo, toda mudança que houve na Igreja foi obra do Espirito Santo.
    Certeza tenho de uma coisa: uma mudança que trouxe destruição n pode vir do Espirito Santo.

    Deus o guarde, abraço

    Curtir

Os comentários estão desativados.