Por Catholic Culture | Tradução: Fratres in Unum.com – L’Osservatore Romano prestou homenagem a Pericle Fazzini e sua monumental escultura “Ressurreição”, no 35º aniversário de sua instalação na sala usada para as audiências gerais do Papa.
“O anseio religioso que animou [Fazzini] logo foi acompanhado pelo desejo impaciente de definir o seu próprio estilo com referências culturais variando entre tradição e modernidade”, escreve Chiara Barbato. “Fica claro, em seus breves comentários, que os termos ‘arte e religião’ comunicam e convergem, se em seus respectivos canais, em um único sentimento de fé: ‘para nós, jovens, toda escultura é uma oração'”.
Esta escultura parece que está retratando mais é o vale das sombras e da morte e não a Ressureição de Cristo
CurtirCurtir
Concordo José Carlos, parece mais o vale das sombras da morte.
CurtirCurtir
Que coisa horrorosa!
Essa escultura parece representar a agonia das almas no inferno.
A imagem no centro parece a alma de alguém que foi condenado ao inferno e assim que chegou, foi cercado pelos servos do diabo que se preparam para atormentá-lo para toda a eternidade.
CurtirCurtir
Sempre que vejo essa escultura lembro do filme Alien.
Fiquem com Deus.
CurtirCurtir
Rezamos no Credo que Nosso Senhor desceu à mansão dos mortos. Será que isso que se quer representar? Muito confusa essa escultura. Alguém pode explicar ou decifrar aquelas coisas em volta de Jesus? O que são?
CurtirCurtir
Concordo plenamente com José Carlos, parece mais um vale de sombras, tenebroso e melancólico, do que a ressurreição gloriosa de Nosso Senhor.
CurtirCurtir
Esta escultura parece que está retratando mais é o vale das sombras e da morte e não a Ressureição de Cristo [2]
Arte contemporânea = lixo desconstruído
Sem chance de isso aí ser a representação da Ressurreição Gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo!
CurtirCurtir
Essa escultura não exprime em nada a Glória da Ressurreição, pelo contrario, é desesperadora e feia!
CurtirCurtir
É impressionte, não podemos negar. Temos ainda que levar em consideração que pelo menos não levaram isso para uma igreja. É como quase toda arte moderna…não é feia nem bonita. É diferente, instigante, inquiridora, mas infelizmente não desperta a piedade. Enfim, eu gostaria de conhecê-la pessoalmente.
CurtirCurtir
Até os gostos dos nossos Pastores são duvidosos. E olha que gosto não se discute…
CurtirCurtir
Numa ponto concordo: “Toda escultura é uma oração”. No caso desta, uma declaração de amor ao Demônio. Não sei o que é mais feio: as caricaturas de Niemeyer ou esta coisa, à qual deram o nome de Cristo ressuscitado. Parece um Cristo ressurgindo das cinzas. Um horror.
CurtirCurtir
Sendo Deus o autor da beleza, tudo o que for feito para retratá-Lo e honrá-Lo deveria ser belo e de bom gosto. Essa ‘escultura’ é infame e horrenda! Dá medo. Seus idealizadores, realizadores e os que permitem que ela continue lá, um dia receberão a justa paga por essa ousadia sacrílega.
CurtirCurtir
Mesmo vista de longe, é uma cena que exala soberba, ao contrário do Filho de Deus que era manso e humilde.
Então, se isso aí ilustra uma passagem descrita na Bíblia, eu diria que é aquela narrada em
(Isaías 14, 13-14):
.
13. Tu que pensavas: «Vou subir até ao céu, vou colocar o meu trono acima das estrelas de Deus; vou sentar-me na montanha da Assembleia, no cume da montanha celeste.
14. Subirei até às alturas das nuvens e tornar-me-ei igual ao Altíssimo».
Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/24/29/14.php#ixzz278qVUzBS
.
Convenham: esse aí era bem soberbinho, né?
CurtirCurtir
Vivemos a Era sem Pé nem Cabeça, era em que o Feio virou Belo. Esse monstrengo não é nem de longe algo que possa simbolizar a Gloriosa Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, sem a qual nossa Fé seria vã. O que mais me deixa chateado é que o Papa aceita uma aberração como essa.
Chamar de lixo esse monstrengo infernal, cheio de almas penadas, ofende qualquer lixão que se preze.
É uma ofensa a Nosso Senhor, é uma blasfêmia, pois, Deus é Belo. Viva o funesto Vaticano II, está conseguindo transformar a Igreja em terra arrasada.
CurtirCurtir
Que Papa Bento XVI é conhecedor e admirador da verdadeira Arte Sacra é inegável.
Esta pavorosa obra ameaçando as cabeças do papa e dos cardeais faz parte da herança….. da qual lamentávelmente ainda não conseguiram se libertar.
Dai-lhes ó Senhor o espírito decidido! Amén!
CurtirCurtir
Ilustra bem a Igreja pós-conciliar.
CurtirCurtir
“Unum, bonum, verum, pulchrum”; o ser é belo até no caso do Diabo! Mas para a arte sacra não basta a beleza transcendental.
Sacrosanctum Concilium 124: “Tenham os bispos todo o cuidado em retirar da casa de Deus e de outros lugares sagrados aquelas obras de arte que repugnam à fé e aos costumes, à piedade cristã e ofendem o verdadeiro senso religioso quer pela deturpação das formas, quer pela insuficiência, mediocridade e simulação da arte.”
CurtirCurtir
Gente, a intenção era boa! Mas todo mundo sabe que de boa intenção o inferno está lotado! kkkkkkk
CurtirCurtir
Se os senhores acham isso feio, procurem Paulo VI Brescia.
Um verdadeiro rascunho do inferno.
CurtirCurtir
Nesta mesma sala,creio que na parte lateral,há um vitral representando o “Olho que tudo vê”.
CurtirCurtir
Olha eu assim que ví essa escultura achei ridícula estranha esquisita e não gostei …. não consigo ver nada de sacro nessa imagem ela ao contrário tem algo de macabro .. bom isso foi o que ela me transmitiu .
CurtirCurtir
Horrível!
CurtirCurtir
Também acho horrível, mas essa “arte” faz parte da evolução – soa como progressismo – e está correta em seu contexto. A verdade, doa a quem doer, é que cada obra expressa seu período. Não é correto uma renascença no século XXI, o período barroco acabou… a era das catedrais góticas, acabou; a era clássica, acabou; a era do romantismo, acabou. Eu sei que é triste, mas… essa é a realidade. A nossa era agora é do modismo ‘diferente’, ‘alienado’, ‘abstrato’, ‘bagunçado’ e ‘feio’, o que consequentemente refletirá em nossas artes.
Para mudar a realidade artística – mui porca -, é necessário, primeiro, mudarmos a realidade contemporânea, da desgraça do liberalismo modernista, para assim, haver expressão – externa – da beleza correta e coerente – interna-.
CurtirCurtir
Lembrei do prof. Orlando, que falava “a horrível sala Paulo VI com seu Cristo explodindo como um homem bomba da Al Qaeda”.
CurtirCurtir
Na mesma linha do horror infernal do “anjo da luz”, na igreja Santa Maria degli Angeli, uma visão dantesca!!!
CurtirCurtir
Esta imagem sempre me traz a mente a imagens de pessoas sendo consumidas pelo fogo infernal , o aspecto dos personagens mais parece com o de pessoas condenadas a danação, do que de fieis ressurretos .
CurtirCurtir
É simplesmente pavorosa! Devia ser imediatamente recolhida a um galpão e substituída por uma que elevasse a alma.
CurtirCurtir
A escultura faz jus ao nome da sala!
CurtirCurtir
Se diz que o Cristão deve ser um outro Cristo.
Aquela escultura representa o clero católico: feia pra diabos. São Pio X teria mandado destruí-la.
CurtirCurtir
Realmente ela impressiona logo quando a vemos.Apesar das criticas aqui em cima ela não deixa se der uma Obra Arte. Eu gostei.
CurtirCurtir
Concordo com José Carlos….que coisa feia… chega ser assombrosa!
CurtirCurtir
Provavelmente eles não gostaram da Ressureição de Nosso Senhor!
CurtirCurtir
Na mesma linha do horror infernal do “anjo da luz”, na igreja Santa Maria degli Angeli, uma visão dantesca!!! [2]
E tmbm concordo com o Pe Clecio em partes, pq não acho q deveria ser recolhida, sim destruída… Um Cristo que parece agonizante como que sendo tragado pelas trevas do inferno para mim beira à sacrilegio!!!! Miserável opinião….
CurtirCurtir
Figura horrível !
CurtirCurtir
“Toda escultura é uma oração”(!?)
Pode até ser… Mas é uma oração a quem?
No caso dessa escultura, só pode se tratar de uma oração ao Anti-cristo!
Deus nos ajude!
CurtirCurtir