Jornal do Vaticano presta homenagem a escultura da Ressurreição em sala de audiência papal.

Por Catholic Culture | Tradução: Fratres in Unum.com L’Osservatore Romano prestou homenagem a Pericle Fazzini e sua monumental escultura “Ressurreição”, no 35º aniversário de sua instalação na sala usada para as audiências gerais do Papa.

“O anseio religioso que animou [Fazzini] logo foi acompanhado pelo desejo impaciente de definir o seu próprio estilo com referências culturais variando entre tradição e modernidade”, escreve Chiara Barbato. “Fica claro, em seus breves comentários, que os termos ‘arte e religião’ comunicam e convergem, se em seus respectivos canais, em um único sentimento de fé: ‘para nós, jovens, toda escultura é uma oração'”.

35 comentários sobre “Jornal do Vaticano presta homenagem a escultura da Ressurreição em sala de audiência papal.

  1. Esta escultura parece que está retratando mais é o vale das sombras e da morte e não a Ressureição de Cristo

    Curtir

  2. Que coisa horrorosa!

    Essa escultura parece representar a agonia das almas no inferno.

    A imagem no centro parece a alma de alguém que foi condenado ao inferno e assim que chegou, foi cercado pelos servos do diabo que se preparam para atormentá-lo para toda a eternidade.

    Curtir

  3. Rezamos no Credo que Nosso Senhor desceu à mansão dos mortos. Será que isso que se quer representar? Muito confusa essa escultura. Alguém pode explicar ou decifrar aquelas coisas em volta de Jesus? O que são?

    Curtir

  4. Concordo plenamente com José Carlos, parece mais um vale de sombras, tenebroso e melancólico, do que a ressurreição gloriosa de Nosso Senhor.

    Curtir

  5. Esta escultura parece que está retratando mais é o vale das sombras e da morte e não a Ressureição de Cristo [2]

    Arte contemporânea = lixo desconstruído

    Sem chance de isso aí ser a representação da Ressurreição Gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo!

    Curtir

  6. É impressionte, não podemos negar. Temos ainda que levar em consideração que pelo menos não levaram isso para uma igreja. É como quase toda arte moderna…não é feia nem bonita. É diferente, instigante, inquiridora, mas infelizmente não desperta a piedade. Enfim, eu gostaria de conhecê-la pessoalmente.

    Curtir

  7. Numa ponto concordo: “Toda escultura é uma oração”. No caso desta, uma declaração de amor ao Demônio. Não sei o que é mais feio: as caricaturas de Niemeyer ou esta coisa, à qual deram o nome de Cristo ressuscitado. Parece um Cristo ressurgindo das cinzas. Um horror.

    Curtir

  8. Sendo Deus o autor da beleza, tudo o que for feito para retratá-Lo e honrá-Lo deveria ser belo e de bom gosto. Essa ‘escultura’ é infame e horrenda! Dá medo. Seus idealizadores, realizadores e os que permitem que ela continue lá, um dia receberão a justa paga por essa ousadia sacrílega.

    Curtir

  9. Mesmo vista de longe, é uma cena que exala soberba, ao contrário do Filho de Deus que era manso e humilde.
    Então, se isso aí ilustra uma passagem descrita na Bíblia, eu diria que é aquela narrada em
    (Isaías 14, 13-14):
    .
    13. Tu que pensavas: «Vou subir até ao céu, vou colocar o meu trono acima das estrelas de Deus; vou sentar-me na montanha da Assembleia, no cume da montanha celeste.
    14. Subirei até às alturas das nuvens e tornar-me-ei igual ao Altíssimo».
    Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/24/29/14.php#ixzz278qVUzBS
    .
    Convenham: esse aí era bem soberbinho, né?

    Curtir

  10. Vivemos a Era sem Pé nem Cabeça, era em que o Feio virou Belo. Esse monstrengo não é nem de longe algo que possa simbolizar a Gloriosa Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, sem a qual nossa Fé seria vã. O que mais me deixa chateado é que o Papa aceita uma aberração como essa.

    Chamar de lixo esse monstrengo infernal, cheio de almas penadas, ofende qualquer lixão que se preze.

    É uma ofensa a Nosso Senhor, é uma blasfêmia, pois, Deus é Belo. Viva o funesto Vaticano II, está conseguindo transformar a Igreja em terra arrasada.

    Curtir

  11. Que Papa Bento XVI é conhecedor e admirador da verdadeira Arte Sacra é inegável.
    Esta pavorosa obra ameaçando as cabeças do papa e dos cardeais faz parte da herança….. da qual lamentávelmente ainda não conseguiram se libertar.
    Dai-lhes ó Senhor o espírito decidido! Amén!

    Curtir

  12. “Unum, bonum, verum, pulchrum”; o ser é belo até no caso do Diabo! Mas para a arte sacra não basta a beleza transcendental.
    Sacrosanctum Concilium 124: “Tenham os bispos todo o cuidado em retirar da casa de Deus e de outros lugares sagrados aquelas obras de arte que repugnam à fé e aos costumes, à piedade cristã e ofendem o verdadeiro senso religioso quer pela deturpação das formas, quer pela insuficiência, mediocridade e simulação da arte.”

    Curtir

  13. Olha eu assim que ví essa escultura achei ridícula estranha esquisita e não gostei …. não consigo ver nada de sacro nessa imagem ela ao contrário tem algo de macabro .. bom isso foi o que ela me transmitiu .

    Curtir

  14. Também acho horrível, mas essa “arte” faz parte da evolução – soa como progressismo – e está correta em seu contexto. A verdade, doa a quem doer, é que cada obra expressa seu período. Não é correto uma renascença no século XXI, o período barroco acabou… a era das catedrais góticas, acabou; a era clássica, acabou; a era do romantismo, acabou. Eu sei que é triste, mas… essa é a realidade. A nossa era agora é do modismo ‘diferente’, ‘alienado’, ‘abstrato’, ‘bagunçado’ e ‘feio’, o que consequentemente refletirá em nossas artes.

    Para mudar a realidade artística – mui porca -, é necessário, primeiro, mudarmos a realidade contemporânea, da desgraça do liberalismo modernista, para assim, haver expressão – externa – da beleza correta e coerente – interna-.

    Curtir

  15. É simplesmente pavorosa! Devia ser imediatamente recolhida a um galpão e substituída por uma que elevasse a alma.

    Curtir

  16. Se diz que o Cristão deve ser um outro Cristo.

    Aquela escultura representa o clero católico: feia pra diabos. São Pio X teria mandado destruí-la.

    Curtir

  17. Na mesma linha do horror infernal do “anjo da luz”, na igreja Santa Maria degli Angeli, uma visão dantesca!!! [2]

    E tmbm concordo com o Pe Clecio em partes, pq não acho q deveria ser recolhida, sim destruída… Um Cristo que parece agonizante como que sendo tragado pelas trevas do inferno para mim beira à sacrilegio!!!! Miserável opinião….

    Curtir

  18. “Toda escultura é uma oração”(!?)
    Pode até ser… Mas é uma oração a quem?
    No caso dessa escultura, só pode se tratar de uma oração ao Anti-cristo!
    Deus nos ajude!

    Curtir

Os comentários estão desativados.