No “Espírito de Aparecida”: discípulos-missionários ou ridículos-salafrários?

Bizarrice circense na última sexta-feira, 5 de outubro,  na “Novena Solene” (!) da festa de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional.

[Atualização – 08 de outubro de 2012, às 09:52] Sob o aplauso do Cardeal Raymundo Damasceno Assis, novena de domingo, dia 7, celebrada pelo vice-presidente da CNBB, Dom José Belisário da Silva:

87 Comentários to “No “Espírito de Aparecida”: discípulos-missionários ou ridículos-salafrários?”

  1. Ridículos salafrários, com certeza.

  2. Pensei que fosse Carnaval!
    “Unidos do CVII, nota: deeeeeeeezz!”

  3. O Brasil surgiu para ser a pátria da Imaculada Conceição. A imagem aparecida da Senhora da Conceição, foi um sim de Deus ao culto da Imaculada Conceição de Maria do povo brasileiro. Enquanto o Brasil não reverenciar a Imaculada Conceição de Maria, rejeitando o pecado e buscando a santidade, nada dará certo neste país. A separação da imagem do título que a mesma representa, faz com que a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, sempre venerado em todo território Nacional, seja esquecida.

  4. E que venha o Juízo Final, é o que nos resta.

  5. E pior que tudo isso esta sendo feitocom a ajuda da Vai Vai…

  6. E pensar que vai gente de todo o Brasil para ver esse Circo. E pensar que eu também olho torto para os Evangélicos. Pensando, com razão, que os evangélicos não fazem parte do Corpo místico de Cristo, porque “fora da Igreja não há salvação”.

    Mas, será justo imaginar que isso aí é a Igreja de Cristo? Será então, que um evangélico com suas vestes normalmente bem aprumadas (a roupa domingueira) que canta, que toca harmoniosamente no seu culto, com hinos de louvor a Deus com a dignidade que o ato merece, são menos Igreja do que nós?

    Será que esses padres ensaboados que fazem qualquer discurso, enfrentam qualquer sermão com o “Deus é amor” e mais nada, estão diferindo muito dos pastores que pregam com devoção às vezes iradas contra esse mundo de fantoches ridículos?

    Jamais abandonarei a minha Igreja, porque ela é a Igreja de Jesus Cristo. Apesar de tudo; apesar de seus dirigentes.

  7. Gente, não sei vocês, mas é uma das coisas mais ridículas que eu já vi em toda a minha vida. Ainda aplaudido pelos redentoristas que lá estavam – imaginem como santo afonso maria de ligório não olha para seus filhos lá do céu? -, eu só fico pensando, em buraco se afundou a LITURGIA da Igreja e não aparece ninguém que a tire desse poço! Mesmo com os inúmeros documentos contra os abusos litúrgicos, é necessário ainda um ato mais severo da parte da Santa Sé.

  8. Sem desmerecer as críticas acima apresentadas, bem como a inoportunidade dessa “palhaçada” na Novena de Nossa Senhora Aparecida, é preciso só deixar claro que isso tudo aconteceu na Novena, fora da Santa Missa. Isso não justifica o espetáculo dado, nem garante de que, os reverendíssimos filhos de Santo Afonso não farão igual ou pior dentro de alguma Santa Missa…

    • Luis Henrique, como houve a “aclamação do Evangelho” após a entrada da “Palavra” (veja o segundo vídeo), ficou a impressão de se tratar de uma Missa… Alguém poderia confirmar?

  9. Então se na missa tradicional acontece a Renovação do sacrifício da Cruz para relembrar que o inocente Cristo deu seu sangue para nos salvar, na missa nova os católicos aplaudem e riem o fato de Cristo ter sido flagelado e coroado de espinhos, morto e crucificado injustamente.

    Prestem atenção ao que o padre fala, é so blablablá. Cade a doutrina católica?

    Depois os espiritas dizem que a igreja católica não tem doutrina e não há o que possamos fazer porque nem os pagãos, os espiritas e os evangélicos fariam tamanha afronta em seus cultos.

    Se você dissesse a um espirita para fazer uma encenação circense dentro do centro espirita, ou a um evangélico bem neo-pentecostal dentro da igreja evangélica você seria “excomungado”. Aí com os católicos é tudo perdão, tudo vale e tem gente lá no youtube defendendo a atuação dos redentoristas. É para atrair os jovens dizem as velhas que fazem estas encenaçõezinhas.

    Aliás, por falar em redentoristas, isso é o oposto do ensinado por Santo Afonso Maria de Ligório.

    Do mesmo jeito que as ex-igrejas católicas que seguiram o padre martinho lutero quando criou os “evangélicos” não pode ser chamado de Católica, a que está aí no Brasil não pode mais também ser chamada de Igreja Católica Apostólica Romana, já é outra “religião”.

    Aliás nem o padre martinho lutero foi tão longe com sua falsa reforma protestante.

  10. Circo de graça!! Êbaaaaaaaaaa!!

  11. A Basílica nacional deveria, dada a sua projeção inclusive através dos meios de comunicação, ser um modelo de celebração litúrgica, com zelo e piedade, para todo o país. Pena que, na mão desses religiosos que a dirigem, tenha se convertido num laboratório de bizarrices, fábrica de espetáculos ridículos como esse que se retrata. A Comissão para o Santuário Nacional – uma das tantas que se penduram na inflada estrutura burocrática da CNBB (parece até ministério petista…) – formada pelos mais altos dignitários da Igreja no Brasil (Cardeais e arcebispos de cidades importantes), poderia se pronunciar a respeito, estendendo sua missão para além da mera sustentação econômica da Basílica. Acho que isso seria, contudo, sonhar demais… infelizmente.

  12. O demonio que inspirou esta palhaçada tem senso de humor…esta apresentação circence vai para os meus favoritos

  13. Não era uma missa, apenas pseudo-celebração onde muito se brinca e pouco se reza.

    E não foi a primeira vez (vejam a partir dos dois minutos e meio:

  14. Circo!???? Carnaval!??? Nunca vi nada assim!! Isto, de facto, não é a imagem da Igreja Católica, mas uma imagem das seitas que abundam por aí!
    É uma vergonha para todos os católicos…

  15. Que vergonha!!!! Foi certamente uma das piores ações leiga prevista pelo cinquentão sem flores, aniversariante da semana!

  16. Que palhaçada (literalmente) !

  17. Nossa Senhora Aparecida , nos livre dessa dessacralização da Igreja do seu Filho!

    O segundo vídeo , é de dar boas gargalhadas . A música de fundo é hilária .

  18. Altamente depressivo. Que dor no peito!

  19. Lucas Janusckiewicz Coletta, isso tudo é a herança maldita do herege Martinho Lutero.

    Afinal, foi o herege Lutero que disse que para destruir a Igreja Católica tem que primeiro destruir a Santa Missa.

    Ele conseguiu!

  20. Inculturações!

  21. Da Igreja do Brasil nada mais me impressiona.. estamos entregues à própria sorte, aqueles que poderiam fazer alguma coisa são quem mais colabora com toda essa des-graça que estamos assistindo..
    Só nos resta mesmo é pedir socorro ao céu porque aqui na terra ninguém vai ajudar a Igreja não !

  22. Grotesto! Nojento! Nossa Senhora não merece isso.

  23. O pior de tudo foi ter visto o Evangeliário sagrado (muito belo por sinal) sendo profanado por leigos sem autoridade. Aliás, está tudo errado. Escrevi sobre isso: http://sentinelanoescuro.com/2012/10/08/o-sacro-e-o-profano-em-aparecida/

  24. Mas vocês são uns conservadores muito radicais. Onde está a caridade de vocês? A explicação disso é simples:as inúmeras indústrias químicas situadas na região (Basf,Orica, Johnson…) vazaram produtos no Rio Paraíba e poluentes no ar que provocaram danos irreversíveis no cérebro dos fiéis. Agora estão todos numa “badtrip” católica-lisérgica-circense oras.

  25. Ah, detalhe, não só dos fiéis!

  26. Quando eu penso que vi coisa ruim com o vídeo do circo, aparece um pior embaixo, tem até música dançante eletrônica dentro do Templo Santo de Deus! “A fumaça de satanás penetrou o templo de Deus, como por uma fresta”.

  27. Meu Deus até quando Senhor Arcebispo de Aparecida (Dom Raimundo Damasceno de Assis), permitirá tais ofensas a Jesus Cristo e à sua Mãe Santíssima. Eu me lembro quando era pequeno e visitava o Santuário Nacional, já naquele tempo havia algumas coisas estranhas…mas hoje está demais, o pior é que muitas pessoas gostam…vivemos hoje a socidade do espetáulo, infelizmente até dentro da Igreja. O que podemos fazer? Ligar para sua Eminência? será que ele atende? Ele é tão ocupado com as coisas deste mundo tais como: O grito dos excluídos, A Campanha da Fraternidade e outras coisas..Quanto a Campanha da Fraternidade (o cardeal Dom Eugênio de Araujo de feliz memória deve estar muito tristeo, o quanto à mesma foi detrupada desde sua origem). Vou ligar para o Sr. Cardeal para ver o que ele pode fazer. espero que ele me atenda, talvez após passar por uma secretária, um assessor e o vigário geral da arquidiocese e aí ele não me atenderá.

  28. Horripilante!

  29. Só me resta xingar essa corja, porque não tenho nenhuma esperança de mudança, afinal de contas os 50 anos do Vaticano II serão uma festa pra Igreja pós-conciliar. Eu estou fora dessa “comunhão”.

  30. Ruim sou eu, que vou nas Missas da FSSPX!

  31. Grotesco, e ofensivo.

    De muito mal gosto.

  32. Dá-lhe Vaticano II !!!!!!
    O futuro da Igreja começou!!! Quem achar ruim pode espernear!!

  33. Realmente a novena não acontece durante a missa, mas após a benção final. Porém tá tudo equivocado…. não sou, ainda, uma católica conservadora mas até a mim causou uma estranhesa sem tamanho… só de olhar dá pra ver que tá tudo fora do lugar… gostamos de arte, dança, mas dessa forma não dá… é difícil ver a bíblia só vemos a arte e os artista….

  34. É definitivamente a decadência da Igreja Católica. O mais triste é que a própria CNBB contribui para degradar a própria Igreja Católica… Rezemos a Deus e a Nossa Senhora pedindo perdão, pois eles não sabem o que fazem…

  35. Lembrando toda a veemência com que NOSSO SENHOR JESUS CRISTO expulsou os vendilhões do TEMPLO , não podemos deixar de imaginar o que haverá ELE de fazer com os irreverentes que insistem em dessacralizar a CASA DO ALTÍSSIMO e vilipendiar Sua OBRA … SANTO ANJO ZELADOR DOS TEMPLOS , VINDE EM NOSSO AUXÍLIO !!!

  36. Eu nunca me manifestei vendo essas aberrações,mas agora tô a fim! Como se fala com o Bispo de lá?

  37. Poxa,hoje dentro das Igrejas eles tocam de tudo,menos o canto Gregoriano.Que loucura!

    Fiquem com Deus.

  38. Que isso, gente!?!?!?!?!?!?!?
    Vocês se esqueceram que eles estão em plena comunhão?

  39. A novena não é após a benção final. A novena é totalmente fora da missa. A missa é às 18:00 na basílica velha, e a novena às 19:00 no santuário.

  40. Se Sto Afonso estivesse vivo, não permitiria tamanhas aberrações no seio de sua Congregação! Isto não pode ser nem de longe enculturação do Evangelho. Acredito que nem o Concilio imaginaria estes erros.

  41. Corrigindo: não é a Vai-Vai que está organizando o “desfile”, é a X-9 Paulistana…está na própria página oficial da novena

    http://www.a12.com/padroeira/cardeal-e-reitor-apresentam-detalhes-da-novena-e-festa-da-padroeira/

  42. Santo Afonso? E o que não dirá a Santa Mãe Aparecida por tantas bizarrices acontecendo no seu santuário?

  43. “A Liturgia não é um show, um espetáculo que necessite de diretores geniais e de atores de talento. A liturgia não vive de surpresas simpáticas, de invenções cativantes, mas de repetições solenes. Não deve exprimir a atualidade e seu efêmero, mas o mistério do sagrado” (Papa Bento XVI)

  44. Eu enviei ao Padre Evaldo um comentário a respeito do video e Ele respondeu:
    Obrigado pelas observaçoes, mas a NOVENA e uma paraliturgia popular, nao um RITO estabelecido, como o da MISSA, por isso os responsaveis pela novena ousam travzer o espirito do povo brasileiro para a festa, ainda mais que este ano o tema e alegria…
    mas agradecemos sua observacao e na avaliacao da novena e festa sera considerada! obrigado

  45. Vocês ainda não viram nada!

    Isso é só o prenuncio do que vai acontecer na tal Jornada Mundial da Juventude.

  46. Corrigindo: prenúncio.

  47. No Dia do Juízo Final , coitados dos que fizeram essa palhaçada!

  48. Estarrecedor! Dentro da maior igreja do país (Basílica da Padroeira) e televisionado para todo território nacional?! Mesmo se fosse em outro local, em um encontro de leigos, a coisa seria brega em último grau. E a música comunistinha do segundo vídeo (Caminhando e cantando…)? A Teologia da Libertação está mais viva do que nunca. Márcio (Goiânia – GO).

  49. Ridículos salafrários e blasfemos! Pois, com Missa ou sem Missa, continua um Templo Católico, lugar de respeito e silêncio.., Esse tipo de “culto” é tipico do paganismo, mas não elogiemos demais os satanistas e os protestantes pq esse “modismo” pega…

  50. Isso foi umas das coisas mais cafonas que vi na minha vida !

    Será que não tem ninguém que é capaz de pegar a manifestação popular e catolicizá-las ?

    Aqui no Brasil acontece o contrário. Pega-se o que é da Igreja e descatoliza-se.

    Senhor Bispo, Senhores Padres, bota o povo para rezar e parem de inventar.

    Socorro !

    obs : Versão remix do hino “pra não dizer que nâo falei das flores” foi hilário ? Quem é o dj ? Tuntz tuntz dentro da Igreja ? Um hino marxista dentro da Igreja ?

    Isso não é manifestação popular, isso é Marxismo Cultural.

    Paraliturgia ? Pa…pa…pa……pa…..panamericano…….

  51. Conheço o livreto da novena. É bem feito, bem trabalhado, enquanto à influência da Teologia da Libertação, é certo que há, mas muito pouco aparente, mais para menos que para mais. Se de fato, houve uma missa, é provável que possa ter acontecido antes ou depois da novena, ao menos que por má intenção, tenha-se substituído o Rito Inicial e a Liturgia da Palavra pela mesma, coisa que é muito pouco provável, impossível aliás, para não alienar. Enquanto à aclamação, ela consta no livreto para a leitura do Evangelho, levando-se em conta que ela também remonta a uma celebração com um sacerdote, e quando este está presente, pode haver adoração com o Santíssimo Sacramento, conforme o indicado. Eu, pelo que li, não vi nenhuma indicação sacrílega ou blasfema, apenas uma oferta de alimentos (para no fim, dar aos necessitados) e de flores (para por aos pés de Nossa Senhora).

    Enquanto ao espetáculo a el maniqueismo, é coisa da equipe litúrgica da basílica, com apoio sacerdotal, é provável. Enquanto a empregar este absurdo ao Vaticano II, com que base se diz isso? Há algum documento? Porque se há, certamente o Santo Padre não leu, aliás, ele muito vem falado nessas bobagens pós-conciliares, que na verdade, não tem nada a ver com Vaticano II, mas sim um equívoco primaveril de interpretação dos documentos deste.

    Já ao baile Funk Ferretti, não é impossível, desde que seja fora de uma missa, pois para quem assiste ao canal, bem se vê que na missa, as coisas por andam muito quase-bem, obrigado.

  52. “Mesmo com os inúmeros documentos contra os abusos litúrgicos, é necessário ainda um ato mais severo da parte da Santa Sé.”…

    Eis a solução para essa palhaçada sórdida e vulgar em que rebaixaram os nossos atos litúrgicos, desde a Santa Missa até as novenas…
    Roma pode lançar documentos, o Papa pode pedir, pode dar o exemplo de como deve ser feito, como tem agido nos atos litúrgicos e nas Santas Missa que oficia e celebra, tudo cai em terra seca…São 50 anos de decadência litúrgica…São 50 anos de palhaçadas ridículas como estas…São 50 anos de laboratórios “litúrgicos” de dona Buchooooo pelo Brasil a fora…Sem uma chamada séria e severa, a “primavera” vai continuar…
    Engraçado, pra chamar a atenção os redentoristas usam o hábito…Fora isso, se vestem como playboyzinhos da mídia…
    Rezemos muito.

  53. Alguma novidade ? Os redentoristas estão comprometidos com a TL até a medula.
    Desta vez resolveram botar o bloco para desfilar, não na rua, mas no Santuário !!
    Nossa Senhora Aparecida, rogue por nós !!

    E o Cardeal ? Não faz nada ?

  54. Noooooooooossaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!
    Que coisa mais brega!!!
    Isso aí é uma novena?
    Não, isso está mais para uma ****
    Depois pergunto se ESSA IGREJA CONCILIAR É SÉRIA, e tem gente que fica me xingando…
    Hummm
    Viva o cinquentão!

  55. Renato Lima, muito bem lembrado! Nada pode se comprar ao que acontecerá na balada com o papa.

  56. Ah não, ai já passou dos limites, é uma profanação no Santuário… Céus…
    Não consegui nem ver todo o vídeo, só a palhaçada no começo…

    O novo Núncio, quando vê essas coisas, o que será que ele pensa???
    Já virou piada…

    Os Estados quando estão em situação calamitosa sofrem inervenção federal.
    Deveria ter intervenção direta do Papa na Igreja do Brasil. Pois a situação já passou e muito da calamidade.

  57. Pessoal, há no mínimo uns 15 anos a Novena de N. Sra Aparecida tem sido infelizmente um “ato para-litúrgico” de mal-gosto.
    São encenações ridículas que em nada acrescentam a fé e a piedade.
    Essa novena tem sido a expressão máxima da “criatividade” do pós-CV II.
    Vale a pena lembrar que não se trata de missa.
    Assistam as transmissões da novena pela Rede Vida e TV Aparecida. (e chorem de desgosto).

  58. A parte do quão impróprio é tudo isso, tenho alguns comentários:
    Vídeo 01) Qual a relação entre anjos e circo? Esse pessoal tira essa ideias de onde?
    Vídeo 02) Atores frustrados (os organizadores). Atividades impróprias, e não bastasse isso, de mal gosto.

  59. Quando o papa João disse que precisava abrir a Igreja para que entrasse o ar fresco e se levasse embora o pó tridentino de uma instituição cristalizada, eis aí o resultado…
    Quando advertiram-no que as coisas da Igreja não estão à toa em seus lugares, que tudo na igreja tem uma razão de ser, e que o mesmo não poderia simplesmente tirar as coisas de onde estavam, o mesmo retrucou chamando-os de profetas de desgraças.

    E não é que nesse aspecto o papa acertou? Profetizaram direitinho… Só que ver um cego caído na vala, depois de tê-lo pedido por várias vezes para não trilhar o caminho da ribanceira, isso não faz de ninguém um profeta. É efeito da teimosia do obstinado.

    Simpatia pelo mundo leva a concessão para o mundo.
    Liturgia antropocêntrica leva ao esquecimento de Deus.
    Como perderam o sentido do pecado, da virtude, do ridículo, do sagrado, do ambiente, de tudo, então estão celebrando a si próprios. Deus é o que menos conta nessa história, é um pretexto. Não passa de puro entretenimento. Um espetáculo, como tantos espetáculos que agora se tornaram comuns em todo o mundo.
    A preocupação deste ato na igreja é o de ser criativo, de entreter, de promover talentos, de exibir, de distrair.
    E Deus? Onde Deus entra nessa história?
    ONDE ESTÃO os direitos DE DEUS?
    Qual é a resposta, cristãos, qual a resposta ao SANGUE DERRAMADO?
    Estamos na Terra unicamente para servir a Deus e ganhar o céu.
    Se isso é catolicismo, então não quero mais ser católico.
    Se para ser católico, terei que ter comunhão com loucos, não quero ser católico.
    Tenho uma alma para cuidar. E a Escritura diz: quem ama o perigo, nele perecerá.
    Não posso falar pelos leitores daqui, mas eu já sou miserável demais onde estou. Imagine quantos degraus mais eu cairia se regredisse em direção a um ambiente destes, que faz Deus de refêm para experimentos de animação litúrgica?
    Quando Cristo foi levado a Herodes, este o mandou vestir com vestes de louco para divertir os cortesãos.

  60. Deveria ter intervenção direta do Papa na Igreja do Brasil. Mas não terá, pois A IGREJA CONCILIAR NÃO É SÉRIA.

  61. Gente, vocês estão sendo injustos com Geraldo Vandré, autor da música “Pra não dizer que nâo falei das flores”!

    Geraldo Vandré nunca foi de esquerda e nunca apoiou os movimentos terroristas de esquerda na época do Regime Militar.

    Infelizmente os demoníacos esquerdistas fizeram de sua canção um falso hino para eles.

    Para vocês verem como Geraldo Vandré até simpatizava com o Regime Militar, leiam essa entrevista:

    http://midiaamais.com.br/artigo/detalhes/567/Vandre+75

  62. O que nós, Católicos, podemos fazer para tentar concertar esta situação??

    Penso que ficar só reclamando aqui no fratres não causará efeito nenhum. Poderíamos nos organizar de alguma forma e fazermos contato com o Santuário Nacional (provavelmente não adiantará) ou, fazer contato com o Nuncio Apostólico mostrando a nossa indignação, o que acham??

    Irmãos, não adianta ficar reclamando e ficar de braços cruzados enquanto a nossa Fé, simplesmente, morre diante dos nossos olhos.

    Que N.S. Aparecida interceda pela Igreja do Brasil.

    Vamos nos unir !!!!

  63. Nunca imaginei que a Igreja um dia convidaria uma escola de samba para “abrilhantar” a Liturgia.

    Sob o olhar do Presidente da cnbb.

  64. Gente, isso vai ficar assim? Impune?? Não vamos nos organizar para fazer uma denúncia formal a quem de direito?

  65. Denunciar pra quem??? Pra que???
    Adiantou a denúncia do conciliábulo diabólico que está acontecendo em S. Leopoldo com direito a Genésio Bofado e Bofento, a Queiruga, a Sobrino, a fina flor dos excrementos liberteiros e infernais, pra coroar com uma conferência de abertura do D. Valentini, um inebriado e anestesiado pela tl, mesmo com sua Diocese com pouquíssimos padres e menos vocações ainda. Se bem que pra D. Valentini Roma bem que poderia permitir a “ordenação” até de um cachorro ou uma cadela para “liderar” as “comunidades”…
    Cadê D. Zeno?
    Cadê o Núncio que até usou ferraiolo, para enganar os trouxas, rssss, quando foi se encontrar com a dona Dilma???
    E para nos acender os ânimos, somos presenteados com circo, com “moças” patinando, tudo sob o olhar complacente e aplaudidos por um cardeal, outros Bispos, mais padres, e até redentoristas de hábitos… dentro de uma Basílica tão cara e que tanto carinho e respeito merece de nós como é Aparecida…
    A primavera continua de vento em polpa…
    A hermenêutica da continuidade indicada pelo Papa continua e continuará no seu discurso à Cúria, bem escritinha e bem lida por ele para os cardeais; quiçá tenha sido pelo menos ouvido, pelo menos ouvido, por alguns, pouquiiiiinhossss cardeais…
    N. Senhora Aparecida, rogai por nós!

  66. Acabei de ver isso logo após o almoço. Estou me sentindo mal. Vergonha!

  67. Aqui neste blog os leigos entram defendendo a Igreja do clero perdido, confuso e desorientado!!
    Falta saber o que é Espaço Sagrado e Território Sagrado; – ninguém erra por querer errar, mas por NÃO saber o que é certo.
    Os espetáculos populares que são apresentados na Basílica sem dúvida pertencem às praças públicas!
    N.B. Não faz muito tempo que Bento XVI assistia espetáculo particular circense no território de Vaticano. Eis aqui o resultante que nos apresentam no espaço sagrado da Basílica!
    As missas crioulas ocorrem sendo celebradas pelo papa Bento XVI ( ex: Missa de Nossa Senhora de Guadalupe)no Vaticano.
    O que é mais doloroso que “os pequenos” sejam escandalizados!O povo em geral, os simples da roça que chegam à Basílica cheios de Fé e imenso carinho esperam uma atmosfera de serenidade e paz!
    Escrevam sempre os comentários!!!!
    Os padres lêem e levam em conta! Muitos comentaristas deste blog têm excelentes conhecimentos da liturgia e teologia.
    Vamos ajudar, suprindo as omissões da TL dos seminários.

  68. Acredito que a única coisa que se possa fazer é parar de contribuir financeiramente com tudo isso.

    PAREM DE DAR DINHEIRO NAS OFERTAS.

    Sem dinheiro no bolso, a CNB do B não poderá fazer essas aberrações. Os pobres que a CNB do B tanto defendem (estou sendo irônico), não tem condições financeiras de sustentarem esse circo mambembe.

    Aqueles que falarem que é pecado deixar de contribuir nas ofertas, que arquem com as consequências quando a CNB do B destruir o pouco de catolicismo que ainda existe no Brasil.

    Ou alguém tem uma ideia melhor?

  69. Irmãos,

    o que faremos?
    A nossa Igreja está “morrendo” e as autoridades que deveriam zelar pela tradição, aplaudem os abusos.

    Eu gostaria de saber se há algo de concreto a se fazer, algo que realmente “incomode” as
    “pseudo autoridades” da Igreja.

    Que N.S. Aparecida rogue a Deus por nós, perdoe e ampare a Santa Igreja que hoje sofre tanto nas mãos dos progressistas.

    Que neste 12 de Outubro lembremos de incluir nas nossas orações, os nossos pedidos a favor da Santa Igreja. Peçamos para N.S. Aparecida já que, as autoridades eclesiásticas, na sua grande maioria, não vão nos ajudar.

  70. Renato Lima,

    Não aliene. Abusos litúrgicos e sandices blasfemas hão de acontecer mesmo sem dinheiro. O problema não é financeiro, mas sim litúrgico, eu sei porque frequento paróquias e capelas bem carentes. O que se deve fazer é abolir uma interpretação errada dos documentos do Vaticano II, a começar pelos seminários, conscientizando todos a agir de modo correto, coerente com a Tradição, por mais difícil que possa ser; por que é certo que, como todos bem sabem, o Vaticano II foi bem mal-elaborado. Aos amiguinhos que gostam de “ferver o caneco”, meu singelo aviso: cuidado para não caírem no sedevacantismo e negarem a autoridade Papal, cuja qual, admite a validade do concílio. Lembre-se, “fora da Igreja não há salvação”.

    Já sobre os “amiguinhos defensores da sandice”, é um grande equívoco. Só estão em plena comunhão aqueles que levam consigo a Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério, quem nega o concílio, nega o magistério e é excomungado, mesmo sem formalidade; quem nega a tradição, também deixa de estar em comunhão, pois a fé, também é fundamentada nela.

  71. Renato, há muito tempo que não contribuo com um centavo para perpetuar essa sandice. De jeito nenhum vou tornar mais fácil a vida destes destruidores. Deveria-se fazer uma campanha de boicote geral, como reação a estes desvarios.
    Já no mosteiro onde assisto Missa Tridentina e recebo formação católica com 0% Vaticano II, lá eu me sinto em dívida, nada que posso fazer pode suprir o beneficio que recebo. E graças a Deus, os leigos que se dirigem até lá e que são cada vez mais numerosos, contribuem poderosamente para erguer a igreja, o convento e todo o resto. Meu álbum de fotos não me deixa mentir :)

    https://picasaweb.google.com/bruno.luis.lima.santana/TradicaoCatolicaNaBahia2012

  72. Prezados, Salve Maria

    Estive em Aparecida a duas semanas atrás e o que vi lá,infelizmente é assustador.
    Um show de horror, pessoas sem modéstia alguma, vestida como se tivessem ido a uma festinha mundana, tomando cerveja, aglomeradas no comercio que ali se fez.
    Em frente a Basílica em um palco, uma Senhora gritando, parecia uma pastorzinha protestante, com duas pessoas tocando e cantando uma música no ritimo de samba.
    E a Missa, meu Deus….
    Muito triste, um Santuário como aquele se limitar a isso.

  73. Alex 8:13, deixa de agir com papolatria! Negar o CVII é questão de inteligência e n de excomunhão. Ele n é dogmático, n quis ser, isso foi dito na abertura do mesmo. O papa tem que admitir a validade do CVII pq ele ajudou a fazer.

  74. como todos bem sabem, o Vaticano II foi bem mal-elaborado. Aos amiguinhos que gostam de “ferver o caneco”, meu singelo aviso: cuidado para não caírem no sedevacantismo e negarem a autoridade Papal, cuja qual, admite a validade do concílio. Lembre-se, “fora da Igreja não há salvação”.
    Se cujo qual admite a validade e vc mesmo diz que foi mal elaborado, temos que aceitar o erro só pq cujo qual virou papa? Pq depois vc diz que negar o concílio é ser excomungado. Como excomungado ?? Agora calar diante do erro dá excomunhão? Se vc mesmo disse que foi mal elaborado. Pra ferver o caneco tem que ter raciocínio rápido!

  75. Alex, a crise é doutrinal, culpa do Vaticano II. Eu não nego a Sã Doutrina Católica, pois não sigo o Vaticano II. Quem aceita o Vaticano II, este sim está contra a Madre Igreja e tudo o que ela sempre ensinou.

    Não seja utópico, Alex. Achar que a crise na Igreja Católica se deu apenas por uma simples má interpretação dos documentos do Concílio Vaticano II é de uma infantilidade que já encheu.

    Todos sabemos que esses sacerdotes modernistas adoram dinheiro. Quanto mais dinheiro na mão deles, melhor para eles divulgarem as suas aberrações. Parando de colaborar financeiramente com a CNB do B, e essa vendo que a grana diminuiu, como você acha que esse pessoal vai fazer para divulgar essas loucuras.

    Alex, arque com as consequências dando dinheiro para CNB do B para depois esta repassar para MST, Via Campesina, pastorais inúteis etc etc etc.

    Aqui vai a minha contribuição para combater as heresias, pelo menos no Brasil:

    Parem de dar dinheiro para a CNB do B.

  76. Na boa gente, sabem o que é isso (além de uma total perda de reverência pelo que é sagrado)? Excesso de gente com vocação pra carnavalesco dentro da Igreja. Lá realizam o desejo de produzirem teatrinhos, dancinhas, “expressão corporal”, achando que isso é lindo. Como a vaidade reina, mesmo quando haveria espaço para alguma apresentação (uma encenação de Natal, por exemplo), jamais fazem o tradicional. Pra que, né? Isso é sem graça. Bom mesmo é “deixar a própria marca” (sic). Aí já viu, o festival de bizarrices aumenta a cada dia.

  77. É engraçado, as vezes parece que eles “tomam jeito”………..ontem mesmo estava assistindo a Novena e, após a benção do Santíssimo, houve uma procissão durante a qual foi entoado o “Panis Angelicus”.
    Confesso que estranhei…….depois de ver estes videos postados aqui, pensei que isso não aconteceria nunca naquele Santuário. Engraçado, as vezes parece que, durante as celebrações em alguns lugares e em alguns momentos, acontece uma “relembrança” da fé Católica………..vejo que o problema não é “rebeldia” mas sim, falta de informação, falta de interesse……….

    Rezemos por eles.

    Que N.S. Aparecida interceda por nós!

  78. Vamos com calma…
    Temos que ter cuidado para não cair em uma defesa exagerada de certas coisas.
    Sou simpatizante e frequentador esporádico do rito tridentino e TOTALMENTE CONTRA a qualquer “apresentação artística” e congenêres dentro da santa Missa, incluindo teatros, danças, exorcismos, louvores etc. Fui cerimoniário por longos anos e por isso não abro de uma liturgia série e bem preparada.
    Mas é preciso lembrar que a novena de Nossa Senhora Aparecida não é composta por missas, e sim por outras ações paralitúrgicas, daí não vejo problema da apresentação teatral.
    O espaço sagrado pode sim ser usado para apresentações artísticas fora das missas, não podemos esquecer que a arte também evangeliza, principalmente as populações mais simples: uma peça, um quadro, uma música pode evangelizar mais que mil palavras as vezes.
    Para encerrar: o teatro já foi útil à evangelização e era encenado nas Igrejas, é só lembrarmos do Teatro Medieval na Europa, e no Brasil, o teatro de Anchieta.

  79. Infelizmente, muitos devotos não compreendem que o que o Santuario faz é uma grande homenagem, e que todas as coreografias tem a ver com o tema do dia, e são acompanhadas de perto pelos padres redentoristas. Na verdade quem se dispõe a criticar nem sempre está disposto a escutar a explicação. Muitos fieis estão meio empolvorosos hoje em dia com o que é anti-litúrgico ou não e esquece que acima das regras está a pessoa humana e no Deus Humano Jesus Cristo, a regra não pode se exceder o humano , você viu quantas pessoas que estavam envolvidas naquilo , imagina quanto trabalho tiveram, quantas pessoas saíram de suas casas pararam de dar mais valor a novela das nove pra preparar aquele momento. meu amigo essa coisa de profano e anti-litúrgico é farisaico essas carolas que criticam uma manifestação de fé tão bonitas não entendem o mal que estão causando – As divisões
    Que Deus e a Mãe Aparecida abençoem a todos!

  80. “não podemos esquecer que a arte também evangeliza, principalmente as populações mais simples”

    Carlos, esse raciocínio está fazendo com que milhões de “pessoas simples” tornem-se adeptos da heresia protestante. É arte prá cá, inculturação prá lá.

    Sempre achei que Novena fosse para o povo rezar, não para assistir espetáculo circense com
    direito a coreografia “made in Sambódromo”.

    Parece-me que Carnaval é em Fevereiro,e tem local próprio para isso. O Santuário deveria ser
    um local impróprio para tal. Todo católico brasileiro supõe que lá seja destinado à Santa Missa,
    Adoração, Oração, etc.
    Aquilo que lá fizeram tem diversos nomes para mim: Zombaria, Profanação, Desrespeito, Negligência,
    Banalização da Fé,etc. só não consigo encaixar “para liturgia”.

  81. Calma pessoal! Vocês não precisam perder tempo salvando os videos antes que tirem do Youtube! Tem uma propaganda no segundo vídeo informando que basta ligar 0300-210-1210 e adquirir “os melhores momentos (?)” desse espetáculo!

  82. Renato Lima, sua sugestão é absolutamente sensata e eu comungo inteiramente com ela. Realmente, a melhor coisa que os católicos de verdade podem e devem fazer é deixarem de contribuir indiretamente com esse circo de mau gosto ao darem o dízimo para a Igreja.

    Na minha casa eu já sugeri (e foi acatado) de continuarmos dando nosso dízimo, mas não diretamente à Igreja (cujas dioceses do Brasil inteiro não fogem muito ao exemplo circense de Aparecida, infelizmente), mas sim a onde vemos resultados muito melhores: resolvemos canalizar o dinheiro para uma entidade de benemerência que cuida de crianças cancerosas.

    Tenho para mim que meu dinheiro será bem melhor empregado, afinal de contas se a igreja, que somos nós, não é feita de tijolo e pedras, mas sim de nós mesmos, estou sendo Igreja do mesmo jeito, ou, valha-me Deus, muito melhor.

  83. Santuário, ofereça aos carolas, ao menos, UM DIA da novena do ano que vem que vamos lá ensinar à vcs como se faz novena Católica!

  84. Olha pra falar a verdade nem tenho palavras pra expressar o meu sentimento….tristeza.indignação,dor,… não consegui vê os videos….nem de circo eu gosto. Que Deus tenha Misericordia da alma desses infelizes fora da graça…portanto “desgraçados”