O novo cartão-postal de São Paulo.

Estadão – Oito anos e várias promessas de inauguração depois, será aberto em 2 de novembro, com a missa de Finados, o megatemplo do famoso padre Marcelo Rossi, na região de Santo Amaro, zona sul. “Será um novo cartão-postal de São Paulo”, entusiasma-se o sacerdote. “Uma construção para durar 700 anos.” Com capacidade para 20 mil pessoas – e mais até 80 mil na área externa -, será a maior igreja católica de São Paulo.

Para a missa de inauguração, às 11h do dia 2, estão confirmadas as presenças dos cantores Alexandre Pires e Agnaldo Rayol. Batizado de Santuário Theotokos – Mãe de Deus, a igreja foi construída em um terreno de 30 mil m² na Avenida Interlagos. Antes, o local abrigava uma indústria de cervejas.

Trata-se do quarto endereço das badaladas missas do sacerdote mais pop do Brasil. Nos outros locais, sempre galpões alugados na região de Santo Amaro, ele enfrentou uma série de problemas com vizinhos, incomodados com o barulho dos eventos religiosos e o grande número de peregrinos católicos.O terreno definitivo foi comprado em julho de 2004. “Custou R$ 6 milhões”, conta padre Marcelo, ressaltando que pagou mais da metade e o restante foi doado pelo empresário Antônio Ermírio de Moraes. Depois disso, toda a renda obtida com a venda de seus produtos é revertida à construção da igreja.

Ainda em 2004 surgiu um parceiro de renome. “O arquiteto Ruy Ohtake doou o projeto”, conta o padre. “Como católico, quero o bem da humanidade”, comenta o arquiteto. “Quando elaborei o projeto, desenhei o espaço procurando reflexão e meditação.”

O que seria um presente acabou se revelando um problema. “Com o projeto cheio de curvas, tudo passou a custar dez vezes mais”, diz o padre. Ele não revela, de jeito nenhum, o valor gasto nas obras. De acordo com suas contas, o templo terá capacidade para 100 mil pessoas. “Será o maior do mundo”, exagera – na Basílica de São Pedro, no Vaticano, cabem 60 mil fiéis apenas na área interna. Ohtake é mais comedido: diz que a igreja comportará em torno de 20 mil pessoas, mais 60 mil no pátio descoberto.

A maquete foi apresentada em dezembro de 2004. No projeto, uma cruz de 44 metros de altura que pode ser vista a 1 km de distância. Tudo em estilo moderno contemporâneo, bem longe da estética tradicional dos templos do catolicismo. Graças às curvas, o pé-direito varia de 6 a 25 metros. A marca principal é o altar, de 5 metros. Outro ponto nobre: uma cripta, sob o altar, onde serão guardados restos mortais de padres e bispos da Diocese de Santo Amaro.

Foram muitas as promessas de inauguração: novembro de 2005, maio de 2006, Natal de 2006, julho de 2007 e… “Será em algum agosto. O de Deus”, passou a esquivar-se, de quatro anos para cá.

Ao jornal “O Estado de S. Paulo”, o padre contou que dinheiro foi o principal problema. “Em 2009, em um almoço, d. Fernando (Figueiredo, bispo de Santo Amaro) disse que nem com décadas de venda de CDs conseguiríamos pagar o Santuário”, relata. “Fiquei muito chateado.” Mas o padre foi salvo por um best-seller. Lançado em 2010, o livro Ágape vendeu 8,2 milhões de cópias. E trouxe na esteira outros sucessos: o CD Ágape (1,9 milhões de cópias vendidas), o livro infantil Agapinho (600 mil), o DVD Ágape Amor Divino (302 mil) e o CD de mesmo nome (283 mil). “Isso tudo viabilizou nossa obra”, conta.

Considerado um polo gerador de tráfego por reunir mais de 500 pessoas, o santuário teve de cumprir uma lista de exigências da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para reduzir impactos no trânsito. Mas o pacote de obras viárias não tem alcance para evitar longos congestionamentos em dias de maior movimento. O órgão solicitou apenas instalação de semáforos, placas de sinalização, câmera de monitoramento e guias rebaixadas, entre outras medidas paliativas.

Erguida em uma das vias mais congestionadas da cidade, a igreja tem acesso pelo corredor norte-sul ou pela Marginal do Pinheiros. Segundo os responsáveis pela obra, a maior parte dos fiéis usa fretados ou transporte público. Nesse caso, a preocupação recai sobre o tamanho do estacionamento para ônibus.

41 comentários sobre “O novo cartão-postal de São Paulo.

  1. Esse galpão aí – ué, tem uma cruz ao lado… NÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO… não pode ser!

    [Agora chega um carismático e diz que o que importa é trazer pessoas pra Igreja, que a prática religiosa tradicional é muito “engessada”, que beleza na arquitetura de igrejas é algo subjetivo e que não pode haver divergências entre católicos…]

    Curtir

  2. Acho que temos um problema com essas missas do Pe Marcelo: vejamos.

    Roma, 10 de Setembro de 2012
    Prezado Sr. Flores,

    Esta Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos escreve em resposta a sua carta de 25 de Junho redarguindo acerca da “dança litúrgica e ministério de teatro” em sua paróquia.

    A lei litúrgica do Rito Romano não prevê o uso de dança ou teatro dentro da Sagrada Liturgia, a não ser que uma legislação particular seja promulgada pela Conferência Episcopal e confirmada pela Santa Sé. Qualquer outra prática é considerada um abuso.

    Estas atividades pode, contudo, ser feitas fora da Sagrada Liturgia no trabalho catequético e de evangelização, se apropriadamente direcionada pelo Bispos e seu clero.

    O senhor é encorajado colocar esta questão sob a atenção daqueles responsáveis em sua paróquia. Caso alguma prática ilegal persista, a matéria deve ser levada ao Bispo da Diocese.

    Com gratidão por sua preocupação com a Sagrada Liturgia e com gentil respeito, eu sou,

    Sinceramente seu em Cristo

    Fr. Anthony Ward, SM

    Curtir

  3. Que lixo…Ainda a arquitetura delirante custa dez vezes mais… Pergunta que não que calar: por que não fazem o prédio tradicional (em forma de cruz) e colocam mais dinheiro no altar-mor, adornando-o ricamente para evidenciar a presença do Senhor Sacramentado??? A resposta é simples: os padres pop querem aparecer por eles mesmos e se não aparecem entram em depressão. Marcelo Rossi só não é pior que o herege de melo.

    Curtir

  4. VALHA-NOS , DEUS, MAIS UM MONSTRENGO.

    A maquete foi apresentada em dezembro de 2004.Tudo em estilo moderno contemporâneo, bem longe da estética tradicional dos templos do catolicismo. O próprio autor do projeto confessa que ele não tem nada de católico.

    O pior de tudo é que foi construído com dinheiro arrecadado com a venda de um livreco herético, gnóstico de capa a capa, água com açúcar tipo “pega trouxa.” Se eu disser que esta coisa parece protestante poderei estar ofendendo os ditos cujos.

    Que vergonha para nós católicos.De padres, bispos e igrejas assim, livrai-nos , Senhor.

    Curtir

  5. Este monstrengo tem como único objetivo mostrar o PADRE, e arrecadar dinheiro.

    Enquanto o Padre aparece, Jesus desaparece. Parece um Palco de Teatro, parece também um Circo.

    Por que será que essas construções modernistas, equivocadamente chamadas de igrejas, se parecem muito com CIRCOS ?

    Curtir

  6. Pequeno demais esse Santuário. Não é suficiente para caber o ego do Pe. Marcelo Rossi lá dentro!

    Curtir

  7. Mais uma casa de shows. Com certeza Fábio, Reginaldo & Cia já têm apresentações agendadas…Vai bombar!!!!!!!!

    Curtir

  8. Como bem apontado pelo sr. José, a obra atrasou justamente por causa do lixo tóxico que tem ali naquele terreno…

    Curtir

  9. O templo parece feio mesmo…..
    Detesto muito do modo como o Padre Marcelo celebra a liturgia,mas não posso negar que ele é um instrumento para o “povão”, para muitos católicos batizados que não sabem nada e que Deus também quer salvar e que o padre continuaria ser esse instrumento sem destruir a liturgia !

    É se para nos salvar Deus não poupou seu próprio filho…..porque não usaria instrumentos que as vezes “achamos” imperfeitos e estranhos para propagar o evangelho ?

    Padre Marcelo, o senhor parece um homem bom, que ama a Jesus, e a Igreja, mas muito inocente ainda. Começe a celebrar a liturgia dignamente, é direito dos católicos, faça os shows, pule, salte, e as danças depois da Benção final e o senhor verá o quanto as coisas vão melhorar.
    Siga de uma vez por todas o que o Santo Padre faz na liturgia.

    Pare também de fazer média com alguns políticos. Eles quere somente os votos do rebanho….e não estão comprometidos com o evangelho.

    Fica a dica !

    Curtir

  10. Só faço uma pergunta: isso é uma igreja mesmo? para que isso?

    Luiz a diocese de Santo Amaro é sufraganea é da Arquidiocese de Sao Paulo…….

    Eu particularmente acho q nas “missas”do padre marcelo, Nosso Senhor Jesus infelizmente é deixado de lado infelizmente…… Vejo mais o Bispo celebrando do que o Padre Marcelo. e é mais músicas e danças do que MISSA…..

    Curtir

  11. Graças ao bom Deus, faltam oficialmente três anos para que dom Fernando Figueiredo apresente sua renúncia ao Vaticano. A atitude imediata de seu Sucessor, se este for um Bispo católico decente, seria VENDER esse clubão de terceira idade aí para a Wolkswagen ou para a Prefeitura de Santo Amaro, enfim, dar utilidade ao imóvel e livrar essa triste Diocese do Showbusiness sagrado para sempre!

    Curtir

  12. Caro editor, não é aceitável que um comentário seja ancorado em mentiras. É o que faz o primeiro comentador, o mentiroso ‘josé’ (ele mesmo se apresenta em minúsculo) afirmando irresponsavelmente que o terreno lindeiro é um depósito de lixo nuclear.
    Ninguém precisa perder tempo pesquisando para desmentir tamanha irresponsabilidade, bastando olhar a foto para ver os milhares de apartamentos construídos em volta.
    Mentiras não são aceitáveis.

    Curtir

  13. Lutero disse “Para acabar com a Igreja, tem que acabar com a Missa” alguém tem alguma dúvida de que não tem missa mais, é apenas shows encenando a ultima ceia, não mais o sacrifício.

    Curtir

  14. Horrível… parece um tempo neopentecostal ou um walmart… Essa gente não tem limites mesmo… Tristeza profunda e vergonha!

    Curtir

  15. Esperem que na inauguração dessa coisa as presenças de Chalita, a elite carismática, muitos políticos, entre eles o próximo prefeito de São Paulo, algumas celebridades musicais, como foi noticiado na matéria,…

    Curtir

  16. Até o teatro feito no Ibirapuera ao lado da Oca, desenhado pelo comunista do Niemeyer é mais bonito que esse galpão…

    Mas ruim sou eu que reclamo disso, que elogio as catedrais com simbolismo…

    Curtir

  17. Como comentou acima o sr Sebastian Baldi, é esta a intenção do Marcelo Rossi: que ele apareça e Jesus desapareça (é o oposto de S. João Batista).
    A construção é simplesmente medonha. Ela reflete o que o Marcelo Rossi é: Medonho, vil, repugnante.
    Antigamente falava-se em DEDICAÇÃO/ SAGRAÇÃO das Igrejas: unção das paredes com as 12 cruzes, unção do altar, das portas, etc; deposição das Santas Relíquias… Geralmente eram convidados dignatários eclesiásticos como algum arcebispo, cardeal, núncio apostólico…. Agora com Marcelo Rossi é diferente: inaugura-se um “templo” tendo convidados Alexandre Pires e Agnaldo Rayol… É deprimente.
    Melhor, os “sagrantes” do “templo” do Marcelo Rossi são: Alexandre Pires e Agnaldo Rayol. Realmente estamos no fim dos tempos.

    Curtir

  18. Para quê aumentar o tamanho dos santuários se a grei só diminui? Não seria melhor construir igrejas que atraíssem mais pessoas ao invés de construir igrejas onde cabem mais pessoas?

    Curtir

  19. Outro ponto nobre: uma cripta, sob o altar, onde serão guardados restos mortais de padres e bispos da Diocese de Santo Amaro.
    Eles n mereciam isso.

    Curtir

  20. Sr. JB. Pra seu conhecimento é só chegar na cerca e ver o simbolo avisando que o local é radioativo, e também conhecido como triangulo da morte, haja vista ter o depósito de lixo, nuclear, um lixão (desativado, mas tem) e o rio pinheiros/represa Billings.

    Curtir

  21. Feio. Gosto de igreja com “cara” de igreja. Mas se não é possível, que aí seja um local de conversão e arrependimento. Quando o Espírito Santo quer , Ele sopra até debaixo da ponte.

    Curtir

  22. A Diocese de Santo Amaro não precisa desse “mega templo” construído para as “megas vaidades” de seus idealizadores e patrocinadores. Precisa sim, da sua Catedral que atualmente se encontra fechada, abandonada e arruinada, bem no centro de Santo Amaro, no Largo 13.

    Pena que ninguém sabe dizer onde foi parar o dinheiro que o Metro de São Paulo pagou pelos danos que causou à estrutura da velha catedral que, materialmente, se tornou para os católicos conscientes daqui, um símbolo arquitetônico do real estado espiritual e doutrinal da Diocese.

    Se excessivo é o número de pessoas que dizem caber dentro desse “mamarracho atômico” construído num terreno contaminado por lixo nuclear, também o nome é um “excesso”: “Theotókos”, em alusão à Mãe de Deus. Ficaria mais perto da realidade se fosse chamado de “Rossitókos” pois a verdadeira “padroeira” do local é outra mãe, não a de Deus!.

    Curtir

  23. FRATRES;
    Depois a gente fala que essa gente conciliarista não entende nada de arte e eles ficam nos xingando…
    Será que vão colocar algumas figuras de “Cubert” nas paredes para “deocrar”?
    Ah, não tem paredes…
    Que gosto mais medíocre dessa neo igreja!
    Desculpem-me, mas acredito que deveriam ter alertado essa gente sobre o limite de ser brega…
    Quanto ao “novo cartão postal”, desculpem-me a sinceridade, mas será outro monumento ao gosto brega: a “réplica” do Templo, da IURD…
    É cada uma…
    Como disse a Menina Jacinta:
    “Coitadinho de Nosso Senhor!”
    Diante de tudo isso…
    Hummm
    Lamentável

    Curtir

  24. Errata:
    Onde se lê “deocrar”, entenda-se “decorar”
    Desculpem-me, afinal, a “pressa é inimiga da perfeição”
    Abração a todos!

    Curtir

  25. sou do interior de sp, e não gosto muito da capital pra ser sincero, muito grande, muito predio, carro, poluição, gente estranha, eu como caipira-pira-pora num me sinto bem nessa cidade.

    agora chamar esse trem ai de Cartão postal ai esculhambol de vez meu, o treco feio, virgem santa.

    se alguem que tem o minimo juizo, e não conhece são paulo, ve isso ai, e alguem diz que é 1 cartão postal da cidade, como a pessoa não pensará que é o resto.

    ou vai ver que o feio ficou bonito e o bonito ficou feio e não me avisaram!!!

    Curtir

  26. olá irmãos,

    É interessante repararmos que em toda a história da igreja, a arquitetura dos templos acompanha as “tendências” de cada época, PORÉM, sempre podemos perceber, nas igrejas de diferentes épocas, a preocupação do arquiteto em fazer, através da arquitetura, transparecer a face de Deus ( e não de se fazes mera “reflexão” como disse o arquiteto Ruy Ohtake!!).

    Sempre deve existir um esforço para que seja feita uma igreja digna do Sacrifício de Cristo de forma que mesmo aquele fiel mais humilde, vindo de longe, com pouco estudo, possa olhar aquela igreja e dizer não só com a boca, mas com o coração: “Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo, céus e terras proclamam a Vossa Glória, Hosana nas alturas!!”.

    As vezes fico imaginando, o que passava pela cabeça dos camponeses franceses, por exemplo, ao contemplarem os gigantescos vitrais da Catedral de Chartres. Ou então os peregrinos que, após vagarem dias e dias chegavam finalmente a Santiago da Compostela e podiam ver a fachada da Catedral toda adornada em estilo Barroco.

    Esta “igreja” (galpão) que será inaugurada no próximo dia 2 é um exemplo claríssimo, que reflete à igreja no Brasil :: É Católica, mas está desfigurada…..sem vitrais….,sem torres….,sem sinos…. ,se simetria……e, sobretudo, sem sacerdotes dignos do Ministério Sacerdotal……

    Que Nossa Senhora, Mãe da Igreja, possa nos ajudar a escapar das ciladas deste modernismo sem sentido que tenta, a todo custo, destruir o sagrado……Amem!!

    Curtir

  27. Infelizmente a Igreja do Brasil tem se reduzido ao que todo mundo já sabe! Eu nem digo o nome desse padre e nem deste bispo. Que eles têm contribuÍdo no sentido da DIGNIDADE DA LITURGIA CATÓLICA!? É melhor a tentativa da não-ofensa aos sacerdotes de Deus, mas caminhos de superação das atitudes dos mesmos. “Que Deus apresse sua vinda”

    Curtir

  28. Bem, para uma Igreja não é lá a edificação mais adequada. Mas para uma casa de shows, até que o traçado vulgar é bastante pertinente.

    Curtir

Os comentários estão desativados.