O Papa interrompe discurso por problemas de vista.

Joseph Ratzinger, de 85 anos, sofre problemas circulatórios há anos.

O Papa tropeça durante Missa de Pentecostes em 2008.

O Papa tropeça durante Missa de Pentecostes em 2008.

Por El periódico De Catalunya | Tradução: Fratres in Unum.com“Desculpe-me, meus olhos não funcionam bem”. Bento XVI interrompeu, nesta quinta-feira a leitura de um breve discurso para mudar, por alguns segundos, a direção do olhar com que estava lendo e ajustar os óculos. Estava lendo algumas palavras sobre a festa de Todos os Santos, da janela de seu aposento, quando interrompeu o discurso e pediu desculpas. Talvez o responsável tenha sido o sol que, em um dia de grandes nuvens, apareceu repentinamente iluminando a janela papal e, talvez, ofuscando a vista de Bento XVI.

Ninguém apareceu em seu socorro, pelo que se supõe ter se tratado de um acidente de pouca relevância, embora tenha sido suficiente para que algumas agências de notícias e emissoras de televisão o destacassem. Naquele momento, estava lendo que “só a fé na vida eterna nos faz amar verdadeiramente a história e o presente, embora sem apegos; como os peregrinos, que amam a terra porque têm o coração colocado no céu”.

Joseph Ratzinger tem 85 anos e qualquer detalhe sobre sua saúde desperta o interesse, às vezes mórbido, de alguns círculos acostumados a se aprofundar na intimidade das pessoas. Seus problemas de vista são conhecidos há anos e derivariam do quadro clínico em que a pessoa tem um sistema circulatório delicado. Nos anos passados, ele caiu no chão durante a noite, por não ter visto um pequeno degrau no quarto dos Alpes onde passava alguns dias de férias.

Exatamente depois do primeiro ano como Papa, ele mudou o local em que descansa por alguns dias, que era o mesmo usado por João Paulo II, por recomendação dos médicos, que o consideravam muito alto e, portanto, não adequado a quem sofre problemas de pressão arterial.

No passado, quando ainda era Cardeal, esteve hospitalizado no norte da Itália por um desmaio, fato que voltou a ocorrer mais tarde em Roma.

Fontes vaticanas asseguram que a atenção quanto a sua saúde é constante e que, com freqüência regular, é submetido a alguns exames básicos sem deixar os seus aposentos vaticanos.

Créditos: Secretum Meum Mihi

Tags:

13 Comentários to “O Papa interrompe discurso por problemas de vista.”

  1. Viva tanto ou mais que Pedro!

  2. Vivas tanto ou mais que Pedro! (2)

  3. Lendo uma notícia assim, sinto como se Bento XVI fosse um membro da família ou um amigo muito estimado, que gostaríamos de ter eternamente ao nosso lado (quem sabe um dia o teremos, de fato…)

  4. Deus o guarde e dê saúde e força. Amém! E reitero as palavras do citadas acima, da marcha pontifícia!

  5. Vivas tanto ou mais que Pedro! (3)

  6. Que susto quando vi o título, imaginei que o Santo Padre repentinamente tinha “perdido” a visão…

  7. Vivas tanto ou mais que Pedro! (4)

  8. Que Deus continue dando força e saúde ao Santo Padre! Apesar de alguns problemas de saúde, pode-se dizer que ele é um homem forte e de boa saúde.

    Pope excuses himself during Sunday Angelus, for eyesight problems

  9. “Que queres que te faça, amigo? Senhor, que eu veja!”

    Que o Senhor lhe dê a luz da fé e o calor da caridade para que, por palavras e exemplos, conduza o rebanho que lhe foi confiado às alegrias da vida eterna. Amém.

    Curai, Senhor, nossa falta de visão e de fé para que possamos seguir-vos com os corações abrasados pela caridade. Amém.

  10. Como se diz em Minas: “praga de urubu não pega em boi gordo” . Que o Santo Padre viva mais que Pedro e fique conosco por muitos anos!

  11. Vivas tanto ou mais que Pedro! (5)

  12. Vivas tanto ou mais que Pedro! (6)

  13. Vivas tanto ou mais que Pedro! (6)