Eles ousaram dizer em alto e bom som: o voto em candidatos com propostas intrinsecamente más pode colocar a alma do eleitor em risco.

Por Fratres in Unum.com | Com informações de Corageous Priest – Nos dias que antecedem a eleição presidencial nos Estados Unidos, dois bispos americanos se pronunciaram publicamente e resgataram expressões católicas ultimamente caídas em desuso nas declarações episcopais contemporâneas: salvação eterna; atos gravemente pecaminosos; risco de perdição da alma.

Parabéns, Excelências! Que vossos confrades no episcopado tenham a mesma coragem e alertem seus rebanhos sobre as consequências eternas de suas escolhas.

À esquerda, Dom Thomas Paprocki, bispo de Springfield, IL; à direita, Dom David Ricken, bispo de Green Bay, WI.

À esquerda, Dom Thomas Paprocki, bispo de Springfield, IL; à direita, Dom David Ricken, bispo de Green Bay, WI.

“O voto em um candidato que promove ações ou comportamentos intrinsecamente maus e gravemente pecaminosos, torna [o eleitor] moralmente cúmplice e coloca a salvação eterna de sua alma em sério risco.” Dom Thomas Paprocki, bispo de Springfield, IL.

Ao denunciar a Plataforma [cartilha que define as prioridades partidárias] intrinsecamente má do Partido Democrata e observar inclusive a retirada das referências a Deus na minuta do documento, Dom Paprocki, afirmou: “Meu trabalho não é dizer-lhes em quem votar, mas eu tenho o dever de falar sobre questões morais. Eu estaria abdicando deste dever se permanecesse em silêncio por medo de parecer ‘político’ e não falasse nada sobre a moralidade dessas questões.”

 “Votar em alguém a favor dessas posições significa que você pode ser moralmente ‘cúmplice’ dessas escolhas que são intrinsecamente más. Isso pode colocar a sua alma em perigo.” Dom David Ricken, bispo de Green Bay, WI.

Em uma carta pastoral distribuída a todas as paróquias de sua diocese, Dom Ricken foi ainda mais explícito e citou nominalmente as seguintes propostas como “intrinsecamente más” e que, portanto, não podem ser apoiadas por alguém que acredite em Deus e na dignidade humana sob o risco de ocasionar sua condenação eterna: aborto, eutanásia, pesquisa com células tronco embrionárias, clonagem humana e “casamento” homossexual”.

8 Comentários to “Eles ousaram dizer em alto e bom som: o voto em candidatos com propostas intrinsecamente más pode colocar a alma do eleitor em risco.”

  1. Canção Nova, RCC, Bispos e Padres Modernistas, estes dois bispos nos enchem de orgulho, são católicos, não têm medo da Verdade Revelada por Nosso Senhor Jesus Cristo e garanto que se preciso for derramam seu sangue em defesa da Fé Católica, do Papa e da Igreja.

    No Brasil podem ter certeza jamais apoiariam alguém do PT mesmo com o risco de perderem as TVs , Rádios e Jornais, a Fé acima de tudo, Jesus acima de tudo.

    Quantos católicos ordinários, iludidos votaram em petistas e partidos que os apoiam,estão excomungados, ipso facto, em pecado mortal e se não houver arrependimento desgraçadamente o inferno os aguarda..

  2. Ele n podiam se calar mesmo. Obama fez apologia ao aborto abertamente, usando as filhas como exemplo. Ele disse: se elas cometerem um erro, n quero que sejam punidas com um bebê!

  3. Parabéns , fiquei emocionado lendo isso. Como é bom ver um bispo ensinando a doutrina católica sem medo de ser “politicamente correto” .
    Que esse excelente exemplo de Dom Thomas Paprockisirva e de Dom David Ricken sirva de lição para muitos bispos brasileiros que são mais políticos do que bispos católicos .

  4. Errata: “politicamente INcorreto”.

  5. Creio que o Sr. Sebastian Baldi tem muita razão.

    O maior problema é que o PT, o partido que mais apodreceu o Brasil, foi cria da esquerda católica. Não só se omite sobre verdades da fé como salvação, como se promove e prega como certo algo intrinsecamente mal como o aborto e o casamento homossexual, dentre outros vicios.

    Todos que votaram no PT e qualquer outro partido esquerdista irão sim responder sim perante a Deus, isso é, sorte se no dia do juizo Final não forem para a esquerda de Deus, onde haverá dor e ranger de dentes.

    Agora o silencio do clero brasileiro em questão de moral é como a passagem em que judas iscariotes reclama de Maria que comprou um perfume caro para Cristo, sendo que este dinheiro poderia ser dado aos pobres. Só se fala dos pobres, da caridade com os pobres. A “doutrina” católica de hoje só se resume a isto.

  6. Qualé o paradeiro da Conferência Episcopal Americana? Há Teologia da Libertação proliferada como aqui? Porque se os bispos contornarem este perfil, não dou nem meia década para o número de católicos saltaram mais uns 10%.

  7. Esses sim são exemplos de bispos. Com coragem.

    Alguns por aqui, poderiam se inspirar com o exemplo….

  8. Amados, não podemos generalizar, pois sou da RCC e não defendo partido algum… me desculpem, pois Deus vai julgar o coração do homem conforme o seu conhecimento… portanto não julguem para não ser julgados. Deus os abençoe.