De horroroso para feio.

Estátua de Papa João Paulo II é refeita em Roma após críticas

Segundo críticos, estátua se parecia mais com o ditador Mussolini. Artista Oliviero Rainaldi culpou os construtores pelos defeitos da obra.

G1 – Uma nova estátua em homenagem ao Papa João Paulo II foi inaugurada nesta segunda-feira (19) em Roma, depois de a primeira versão, inaugurada em maio de 2011, ter sido ridicularizada pelo público italiano e pelo Vaticano.

Primeira versão da estátua de João Paulo em 2011 e a segunda inaugurada nesta segunda (19) (Foto: Gregorio Borgia/AP)

Primeira versão da estátua de João Paulo em 2011 e a segunda inaugurada nesta segunda (19) (Foto: Gregorio Borgia/AP)

O artista Oliviero Rainaldi disse que estava satisfeito com o produto final da nova versão. Ele culpou os trabalhadores pelo fracasso da primeira estátua.

Quando a estátua foi revelada em maio de 2011, foi amplamente criticada por transeuntes que diziam que ela se parecia mais com o ditador fascista Benito Mussolini do que com o Papa polonês.

A prefeitura de Roma rapidamente montou um comitê de especialistas em arte, funcionários da cultura e acadêmicos para trabalhar com Rainaldi para fazer a nova versão ficar mais parecida com os desenhos aprovados pelo artista.

Rainaldi disse que o trabalho envolveu “pequenas correções” aos erros cometidos durante a montagem inicial.

As revisões reveladas nesta segunda-feira (19) mostram que o foco foi no rosto do papa: ele agora está sorrindo e tem pescoço e queixo mais definidos, o manto aberto e curvo agora revela um gesto de acolhida e proteção.

Estátua inaugurada em 2011 e a versão aprimorada instalada nesta segunda (19) em Roma (Foto: Gregorio Borgia/AP)

Estátua inaugurada em 2011 e a versão aprimorada instalada nesta segunda (19) em Roma (Foto: Gregorio Borgia/AP)

Umberto Broccoli, superintendente do patrimônio cultural de Roma disse que era natural que a obra iria provocar uma gama de opiniões, dizendo que a Itália é um país de 50 milhões de árbitros de futebol, 50 milhões de críticos de arte e 50 milhões de políticos.

“Com arte contemporânea, você tem que esperar anos passarem antes de julgá-la”, disse aos repórteres no local onde fica a estátua, em frente à estação Termini de trem.

“É muito melhor do que antes”, disse Marco Felici, um trabalhador de 53 anos de idade, que assistiu a cerimônia de inauguração com o resto de sua equipe. “O rosto e o pescoço estão melhores. Eles fizeram um bom trabalho agora.”

Alberto Donella, no entanto, não estava convencido. “Não é ele”, disse enquanto caminhava próximo a estátua. “Ele era alegre. Ele não é como este. Para mim, ainda parece uma geladeira.”

Anúncios

21 Comentários to “De horroroso para feio.”

  1. Bota feio nisso!

  2. Um belo esconderijo de bandido!

  3. Pense num mau gosto e criatividade zero.

  4. Perdemos a noção do que é arte! Se isso for arte (sou péssimo em fazer) me torno o maior artista do universo, talvez fazendo uma geladeira com a cabeça de João XXIII em cima.

  5. Parece aquele personagem da Marvel que engole os inimigos na sua capa ou manto, esqueci o nome dele.

    É, e a Igreja aprovando tudo! Que liiiiiindoooooooo!

  6. Geladeira? Hahaha! Parece é uma garrafa pet estragada!

  7. Tá bonitinho demais da conta sô.
    Coisinha linda!
    Já pensou?
    Passear na praça a noite e dar de cara com um troço desse te olhando e dizendo: Heloooo!

  8. Que falta de minimo juízo artistico.E a beleza onde é que fica como critério para a produção de obras de arte? Realmente,chamar de horroroso está longe de corresponder ao que essa ´´obra“ realmente é.

  9. Antigamente se faziam os Beatos em Barroco; hoje se fazem os Beatos em bronze oco. “O tempora! o mores! Fazer isto em Brasília ainda se admitiria. Mas em Roma, nunca! É uma verdadeira profanação da arte. É uma aberração!!!
    Mas pensando bem! Em Roma não se fizeram aberrações litúrgicas? E isto não é contra um Beato mas contra o Altíssimo!

  10. Horrível, de mau gosto! Credo!

  11. Que susto, mais feio que isto só aquela do Senado amiga de sodomitas, após cirurgia plástica…

  12. Ai que susto!

  13. A história dessa estátua dá uma lição valiosa: fabricar santidade é errar a mão sempre.

  14. Realmente, a nova versão, mais próxima do realismo, foi uma guinada de 360º. Até que para uma arte moderna, agora está bem melhor. Vou fazer questão de tirar uma foto quando for a Roma no Natal.

  15. Realmente Vinicius, deram uma guinada de 360 graus, ou seja, voltaram à estaca zero. Continua horrorosa.

  16. kkkkkkkkkkkkkk. Boa, Ricardo. Eu quis dizer 180º, mas parece que o uso equivocado teve sua utilidade.

  17. Ah, entendi a mensagem da obra:

    JP II dá abrigo para qualquer um [maçons, B’Nai Brith, modernistas, hereges, satanistas, islâmicos, judeus, hinduistas, apóstatas e outros aventureiros], só não anima os católicos de verdade…

  18. Ah, mas esse é o Batman!!!!!!

  19. Mister Magoo, isso sim! N é possível que só eu lembre dele (do desenho).

  20. Isso só reforça minha convicção de que a chamada “arte moderna” é BASEADA NA PREGUIÇA E NA FALTA DE TALENTO. Comparem com esculturas de verdade para verem que o autor dessa porcaria aí não teve trabalho nenhum: o manto é reto, sem nenhuma dobra, ao contrário das esculturas antigas, que representavam o tecido com todas as suas dobras e detalhes, exigindo grande habilidade, paciência e árduo trabalho do escultor. Apenas o rosto exige algum talento, e mesmo assim ficou muito tosco. Claramente o escultor colocou aquele manto reto para evitar o trabalho de esculpir os detalhes do corpo. Não deixem de ver o documentário “Why beaty matters?”, apresentado por Roger Scruton e produzido pela BBC. Disponível no YouTube com legendas.

  21. Parece a sucata da 2a Guerra Mundial !
    Excelentes os documentários da BBC “Why beauty matters?” “Porque a Beleza importa?” indicados a nós pelo Henrique Lima – gratias!