“Acho que pela primeira vez, no Rio, um pastor, um rabino e dois padres se reuniram numa celebração pela morte de um ateu comunista’.

O Globo | RIO – Foi enterrado no fim da tarde desta sexta-feira no cemitério São João Batista, em Botafogo, o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer, que recebeu as últimas homenagens de familiares, amigos, admiradores e membros de partidos comunistas. O cortejo, acompanhado por cerca de 200 pessoas, foi marcado por gritos de “comunista” e teve a participação de músicos da Banda de Ipanema, que tocaram “Carinhoso”, de Pixinguinha, e “Cidade Maravilhosa”. O sepultamento seria reservado apenas à família, mas acabou sendo aberto ao público geral.

Muito emocionada, a viúva Vera Lúcia Niemeyer seguiu o corpo do marido com duas rosas vermelhas nas mãos. Ela jogou as flores sobre o caixão enquanto ele era colocado no mausoléu da família Oscar Niemeyer Soares, às 18h. Na despedida do arquiteto, estavam presentes também dois padres e um pastor luterano, que rezaram o Pai Nosso e a Ave Maria, além de cantar a oração de São Francisco de Assis. Logo após o sepultamento de Niemeyer, houve muitos aplausos e nova execução da música “Cidade Maravilhosa” pela Banda de Ipanema. Em seguida, um grupo cantou a Internacional, hino comunista.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar organizaram o trânsito na Rua General Polidoro. Já complicado na hora do rush, o engarrafamento em Botafogo ficou especialmente tumultuado nesta sexta-feira.

Velório duplo

Após o velório do Palácio do Planalto, na tarde de quinta-feira, o corpo do arquiteto foi trazido de volta ao Rio, para um segundo velório nesta sexta-feira, no Palácio da Cidade, sede do governo municipal. Durante o dia, parentes, amigos, autoridades, artistas e populares passaram pelo salão nobre para se despedir. O número de presentes, no entanto, não foi contabilizado. Em seguida, um ato ecumênico foi celebrado pelos padres Jorjão e Omar, o rabino Nilton Bonder e o pastor luterano Mozart Noronha. O pastor Mozart Noronha disse que o arquiteto ajuda a todos a entender o significado da passagem bíblica que diz “a fé move montanhas”:

— Acho que pela primeira vez, no Rio, um pastor, um rabino e dois padres se reuniram numa celebração pela morte de um ateu comunista.

Oscar Niemeyer estava internado desde o dia 2 de novembro no Hospital Samaritano, onde vinha sendo submetido a hemodiálise e fisioterapia respiratória. Nos últimos dias, exames laboratoriais apresentaram piora. Após uma parada cardíaca na manhã de quarta, ele foi sedado. À noite, não resistiu e morreu. Ele completaria 105 anos no dia 15 de dezembro.

[Atualização – 8 de dezembro de 2012, às 17:37] Pérolas dos padres da Arquidiocese do Rio de Janeiro, de acordo com o Uol:

“O padre Omar Raposo afirmou sobre Niemeyer: “Ele era um homem que, mesmo sem acreditar em Deus, viveu a serviço dele. Porque um homem que faz coisas maravilhosas como ele fez, também trabalha para Deus.”

[…] Já o padre Jorjão, da Igreja Nossa Senhora da Paz, ressaltou que “nenhum homem no Brasil projetou tantas igrejas como Niemeyer“. Depois do ato, ele lembrou a convivência que teve com o arquiteto: “É um homem que dá orgulho. Convivi com a família, a filha e a atual mulher. Era um homem que queria ter fé, e São Bernardo diz que aquele que quer tem fé“.

Tags:

33 Comentários to ““Acho que pela primeira vez, no Rio, um pastor, um rabino e dois padres se reuniram numa celebração pela morte de um ateu comunista’.”

  1. Tudo isso é coisa do tal “espírito carnavalesco” do Brasil. Triste carnaval de Deus com ateus; de padre, rabino e pastor com o defensor de perseguidores e assasssinos das ovelhas do Pai.

  2. vergonha alheia

  3. Quem somos nós para condenar ninguém, nem ateus, nem marxistas, nem quem quer que seja, Deus nos livre de tal petulância…
    Porém, fazer ato ecumênico ou qualquer tipo de oração no enterro de uma pessoa que dizia em alto e bom tom que NÃO ACREDITAVA EM DEUS, é um palhaçada gigantesca… Meu Deus… Onde vamos parar com essa avalanche macabra de irenismo e bagunça onde, tanto faz como tanto fez… Misericórdia…
    O arquiteto era ateu…
    Projetou a Catedral de Brasília para ser um templo ecumênico e não uma Catedral, por sinal horrorosa… quem não deixou que isso acontecesse foi D. Newton, na época…
    Foi uma luta para D. Falcão colocar a imagem de Nossa Senhora Aparecida lá, isso foi feito contra o gosto de arquiteto.
    Ele nunca escondeu seu ateísmo, sua convicção marxista, e quando morre, não é respeitado…coisa ridícula…
    Capaz de marcarem um culto ecumênico de sétimo dia, outro de mês, etc…
    Ahhhhh… Não… Isso é católico… Desculpem-me o lapso…
    Nessas patacoadas ridículas ecumênicas, todos têm direito de fazer alguma coisa de sua respectiva religião, menos a Igreja Católica, essa tem que se fazer igualzinha a todas as outras, afinal, ela, pra esses tontos que gostam de aparecer, é uma entre as outras…
    MISERICÓRDIA!!!!!!!! Que coisa mais esdrúxula desses padres que querem enfiar tomo mundo no céu de qualquer maneira.

    “Ele era um homem que, mesmo sem acreditar em Deus, viveu a serviço dele. Porque um homem que faz coisas maravilhosas como ele fez, também trabalha para Deus.”

    Lê uma pérola dessa saída da pena de um padre, parece brincadeira… rsssssss.

    “Era um homem que queria ter fé, e São Bernardo diz que aquele que quer tem fé“.

    Como um padre é capaz de citar um São Bernardo para justificar suas sandices de último grau de estpidez….rsssss…

    É Jorjão….sua curtura teológica mostra muito bem o nível das nossas falcudades teorlógicas brasileiras….rsssss

    Graças a Deus D. Antônio Carlos Rossi Keller nos brindou, mais uma vez, com suas palavras sucintas e CATÓLICAS, nesse inverno infindável que assola nossa Igreja nos últimos decênios… Diz o grande Bispo:

    A meu ver, a intenção do marxista Niemeyer era clara: a resignificação do sagrado… golpe do marxismo soviético, com seus imensos prédios cheios de… vazio. Expressão de uma alma sem fé: vazio, espaços vazios. Na verdade, a meu ver, era como que um grito de uma alma que teve na infância marcas católicas, mas que, infelizmente perdeu-se em uma ideologia falida. A arquitetura sagrada cristã tem alma, tem quem a habite: é casa de Deus e casa do homem. É lugar de encontro: vê-se, toca-se, sente-se o odor do eterno. Tem Presença, é habitada. Tudo aponta para a eternidade, de certa forma, já presente. A torre é como um dedo apontado para cima, para lembrar o homem que há um Deus e um céu. A abóbada é representativa do céu definitivo. O Átrio representa as portas da eternidade, acolhedoras, abertas. A nave mostra a necessidade do caminho, do estar no mundo, etc. Niemeyer nunca poderia expressar isto em sua arquitetura, não porque não fosse capaz. Mas porque não tinha o dom da fé. Portanto sua arquitetura, a meu ver é cheia de … vazio: bonita, elegante, até digna. Mas, infelizmente, vazia.

  4. Agora excomungados podem ter enterro cristão?

  5. São os frutos do CVII. “Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. (São Mateus 7,17).”

  6. Eu sinto vergonha!

  7. Sugiro um post sobre “bizonhas Igrejas” projetadas pelo arquiteto.

    Ninguém vai falar nada não ?

    ps : como diz o futuro prefeito de minha cidade, “sou comunista, graças a Deus !”

    Socorro Senhor !

  8. Bem, não podemos nos esquecer daquele que se tornou um jornaleco do Vaticano, o L’osservatore Romano.

    Lembremos de sua prostração diante dos Beatles:

    “Mas, ao ouvir as suas músicas, tudo isso parece distante e sem sentido”, completa o jornal. “Suas belas melodias, que mudaram a música pop para sempre e seguem nos despertando diferentes emoções, seguem intactas, como pequenas pedras preciosas”.

    Imagina, nem quando eu ouvia rock, daqueles do final dos anos 60 e inicio dos anos 70, eu curtia essa porcaria dos beatles. Mas parece que o jornal do Vaticano gosta e resolveu compartilhar.

    Michael Jackson também mereceu umas linhas por lá.

    Parece que a humilhação nunca é suficiente e eles sempre vão mais baixo na tentativa de humilhar os católicos.

    Se o exemplo não vem de cima.

  9. Dois padres brasileiros não sabem que o comunismo é inimigo da Igreja e nem estudaram a história da Guerra Civil Espanhola de 1936-1939 (a última cruzada).

    Tantas religiões e uma certeza: o arquiteto não acreditava em nenhuma delas…

  10. mais uma aberração brasileira….

  11. Desculpem, amigos, mas acho que aí se passou um milagre. Um comunista ser acolhido pelos cristãos e por um rabino (representando nosso irmãos judeus) na hora da morte é ato de grandeza. Deus proteja a alma do sr. Oscar, a quem respeito e que construiu (ou arquitetou) muitos templos católicos, incluindo a Catedral de Brasília e uma capela muito simpática numa das quadras da zona sul de BSB. Rezemos por ele. Em Cristo,
    BetoQ.

  12. A misericórdia de Deus, é infinita. Ninguém ao ser condenado, pode dizer: Deus não me deu oportunidade para me salvar. Não recebi as graças necessárias para a minha salvação. Assim Deus seria injusto, com os pobres pecadores. Quem de nós poderíamos dizer, que não tivemos tempo para nos salvar. Quanto tempo, Deus Nosso Senhor. Vem nos “perseguindo” com Suas graças, mostrando o caminho que nos conduz ao céu. E nós, sempre infiéis a Sua voz, caminhamos com a nossa vidinha tíbia, mole, e as vezes fazemos de surdos, para não ouvir este chamado tão amoroso: Eu existo, estão aí, as maravilhas estampadas em toda terra. Vê este afirmamento, tão belo e encantador, onde reflete todo o Meu poder e sabedoria. Será que vocês homens ingratos, não enxergam que só um Ser Infinitamente poderoso é capaz de criar coisas tão belas?
    É muito triste, a situação de um pecador impedernido, que não amolece com os anos o seu coração duro, seco, árido e frio. Deus chama, fala através de inúmeros meios, e ele continua até o fim da sua vida na mesma convicção: Não quero, não obedeço, não mudo de ideia. Jamais irei de deixar o meu eu, para fazer a vontade Divina. Passo a passo, o homem ingrato, vai caminhando para o abismo. Ate que um dia acabou o tempo. Aí começa só a justiça. Vamos pensar nisto, quando ainda temos tempo. Também um dia vai chegar a nossa hora. Acabou o tempo de misericórdia… E agora? Que vamos exigir de Deus: O céu? O purgatório? (…).

  13. este país é uma piada pronta em todos os sentidos, até em enterro de ateu.

  14. Padres Jorjão e Omar: quanta vergonha alheia eu sinto por vós!

  15. Defensor de um regime de opressão e contrário radicalmente a Igreja. Defensor de um assassino como Stalin.
    Ateu convicto.

    E ainda tem exéquias católicas…. ai ai.

    E outra: “Já o padre Jorjão, da Igreja Nossa Senhora da Paz, ressaltou que “nenhum homem no Brasil projetou tantas igrejas como Niemeyer“”

    Desculpe discordar, mas Igreja tem de ter cara de Igreja. Há todo um simolismo por trás…
    Nunca uma imitação da foice e martelo.

  16. honestamente, nunca achei Oscar Niemayer tão genial para projetar igrejas, a arquitetura dele não é tão inspiradora e nem parece estimular tanto a oração como outros estilos arquitetônicos do passado, digo isso sem saudosismo. Mas em certas cidades como as de Minas Gerais, no Rio e até aqui em São Paulo nós encontramos tantas igrejas belas que nem se comparam com as esquisitices modernistas ateias comunista projetadas por esse falecido senhor.

  17. SE OS SACERDOTES PERTENCEREM Á MARXISTA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO ESTÃO PRÁ LÁ DE CORRETÍSSIMOS…
    Se eu fosse padre certamente não me disporia a celebrar um ato religioso em favor de quem não possuiria a fé em Jesus Cristo e sua Igreja; ao contrario, era inimigo público e declarado, embora que eu saiba, não a hostilizava com palavras ou atos, mas opunha-se frontalmente à sua doutrina ao idolatrar arquiiinimigos da Igreja, aliado de ideias e atos deles, portanto de admirandos asseclas e obreiros de Satanás.
    Seriam os padres membros da Teologia da Libertação? Se o forem, estão corretos, são comunistas disfarçados de sacerdotes, como da equipe do Boff, Betto etc., – não pertencem à Igreja católica – mas à maçonaria e subsidiarios que são os comunistas
    Quanto ao pastor, em geral a cúpula dos protestantes é maçonica, quantos se acusam mutuamente de serem maçons, como o Edir Macedo; não os obreiros evangélicos cá de baixo, esses são os coitados enganados…
    O rabino: os judeus têem formações religiosas às dezenas diferentes: por que não uma delas socialista e admiradora de Stálin?
    Para os que não sabem, há muitos sacerdotes da Igreja já afastados pelo proprio ato de apoiar o comunista e ateu PT como sabemos, sucede automaticamente, inclusive a leigos apoiadores do materialismo e ateísmo dos comunistas.
    Imagine o contraste: v como católico quer um governo que seja materialista e ateu, dá o seu voto a quem promova e institua leis anti Cristo, como aborto, pedofilia, perseguição à Igreja… Como se justificará no Juízo Final, hem?
    Relembrarei o Papa Leão XIII na encicl. Quod Apostolici Muneris: “OS COMUNISTAS, SOCIALISTAS E NIILISTAS SÃO UMA PESTE MORTAL QUE COMO A SERPENTE SE INTRODUZEM POR ENTRE AS ARTICULAÇÕES MAIS ÍNTIMAS DA SOCIEDADE HUMANA, E A COLOCA NUM PERIGO EXTREMO”.
    O nosso Papa Bento XVI em viagem à Alemanha em Erfurt, antiga cidade da ex Alemanha Oriental comunista: NAZISMO E COMUNISMO = CHUVAS ÁCIDAS; NAZISMO = PESTE NEGRA e COMUNISMO = PESTE VERMELHA!

  18. Que IGREJA é essa, que um FIEL, as vezes, nao consegue ser atendido e um ATEU E COMUNISTA, consegue regalias?

  19. Isso é um desrespeito com a memória do próprio falecido, já que Deus não obriga ninguém a amá-Lo.

  20. Com todo o respeito que devo ter pelos sacerdotes, ler o que os Padres Jorjão (papagaio de pirata, está sempre com “artistas” e pessoas famosas) e Omar disseram, me deu uma profunda náusea. Com relação ao sr. Oscar, que era um ateu comunista e, portanto, um inimigo da Igreja, deveria ter dividido sua fortuna com os pobres, para viver de acordo com sua ideologia, ao invés de viver no luxo e morrer em um dos hospitais mais caros do Rio. Quanto as suas obras, toda a imprenssa se rasga em elogios, e não vi ninguém ter a coragem de falar (pois não seria “politicamente correto”) sobre sua horrenda arquitetura.

  21. esses padres foram aqueles que abençoaram o desfile do carnaval 2012 no sambódromo !

    Tá explicado. No rio, tudo acaba em carnaval !

    https://fratresinunum.com/2012/02/16/sambodromo-recebe-as-bencaos-do-arcebispo-do-rio-de-janeiro-e-os-passes-da-umbanda-e-preciso-valorizar-a-cultura-popular/

  22. São Padres da Paróquia Nossa Senhora da Paz
    Área Nobre do Rio de Janeiro, Ipanema……dízimo alto, celebridades, globais, etc, etc, etc…..

    Tó cansado desse catolicismo brasileiro.

  23. Caríssimos!
    Apesar da ideologia de Niemeyer, muitos caricaturistas insistem em mostrar o “encontro”, entre ele e o Criador. Pois eu fiquei imaginando o seguinte, se era tão convicto “comunista”, o que não mostraram foi o susto que ele deve ter tido ao descobrir que tudo em que ele acreditava estava errado e que realmente: DEUS existe!!!
    Deos gràtias!!!

  24. Ferreti, por favor, diga que este post é uma piada ou que hoje é 1º de abril…

  25. Deixando mais clara a questão que introduzi aqui. Não é só no caso de Niemeyer. No Brasil inteiro, padres, pastores e rabinos exaltam e abençoam ateus e perseguidores das ovelhas do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Mas quando acontece um caso como o da expulsão dos frades carmelitas de Atibaia ou o do Pe. Paulo Ricardo, em Cuiabá, quase todos se calam ou até mesmo apóiam. A guerra contra verdadeiros servos do Senhor e a defesa de seus inimigos é um escândalo que invade nossas Igrejas como os estandartes romanos no templo de Jerusalém. Um enterro cristão para um ateu e defensor de perseguidores das religiões não é expressão da misericórdia de Deus e sim, um desrespeito ao Deus vivo e até à vontade do morto, que não pediu tal cerimônia e a consideraria uma afronta e mistificação.

  26. Teólogos de côrte, que terminam se passando por bobos da côrte.
    Já não bastasse dar enterro católico a quem não o era, ainda tem que dar esse tipo de explicação, justificando o ateísmo do falecido? Ridículo! Ao menos ficassem na resposta de que devemos pedir a Deus por todos.

  27. Caríssimos,

    À respeito do que penso sobre o comunismo ateu e comunistas (arquitetos ou não) :

    *Pio IX, Encíclica Noscitis et Nobiscum, 8 de dezembro de 1849
    *Leão XIII, Encíclica Rerum Novarum, 15 de maio 1891
    *Leão XIII, Encíclica Diuturnum Illud, 29 de junho de 1881São Pio X, Carta Apostólica Notre Charge *Apostolique, 25 de Agosto de 1910
    *Bento XV, Encíclica Ad Beatissimi Apostolorum, 1° de novembro de 1914
    *Pio XI, Encíclica Quadragesimo Anno”, 15 de maio de 1931
    *Pio XI. Encíclica Divini Redemptoris, de 19 de março de 1937
    *Pio XII, Discurso aos Congressos de Estudos Sociais e à União Social Cristã, 5 de junho de 1950
    J*oão XXIII, Encíclica Mater et Magistra, 15 de maio de 1961
    *Paulo VI, Carta Apostólica Octogesima Adveniens, 14 de maio de, 1971
    *Bento XVI, Spe Salvi, 30 de novembro de 2007

    Entre outras e sem mais…

    OMNIA INSTAURARE IN CHRISTO

  28. Que muitíssimas pessoas preferem Niemeyer a Jesus não é novidade, mas sacerdotes? Traidores dão asco.

  29. Oscar Niemeyer merece nosso respeito, o meu particularmente porque sou Arquiteto também, por suas obras. Eu não gosto da Arquitetura Moderna, mas ele fazia sim uma Arquitetura interessante, sob certo ponto de vista.

    Nas Igrejas ele foi péssimo!

    Mas, ele poder ser presidente dos EUA: segundo a doutrina Católica ele morreu excomungado sem nenhuma sombra de dúvidas. Ele era Comunista assumido, confesso, pertinaz e ferrenho defensor. Filiado a partido comunista, diga-se de passagem.Ele não era só um simpatizante.

    Nenhum Católico normal deseja a condenação de ninguém e são os “doentes quem mais precisam do Senhor”; contudo, negar o óbvio e a escolha pessoal do ser humano por algo contrário à Lei Eterna, não o faz inocente

  30. Olha, já que os padres dizem que praticamente qualquer vida desde que boa é caminho para o Céu, vamos parar de fazer força para andar no caminho que Deus nos manda. Pra que sacramentos, oração, seguir os exigentes preceitos morais da igreja? Vamos relaxar um pouco e curtir a vida…
    Será que esses padres levarão uma reprimenda do Bispo? acho que não. Mas se algum deles quisesse rezar a Missa Tradicional…..ahhh… não sei não.

  31. Niemeyer foi um arquiteto que cumpria as funções modernistas nas suas linhas gerais. Ora, em se tratando de prédios públicos até podemos admitir alguma beleza dada as condições contemporâneas, contudo as igrejas que ele projetou realmente são horríveis, ocas e vazias daquele espírito puchro que eleva a alma a um patamar sobrenatural. Esses dois padres são dois puxa-sacos, sem mais palavras.

  32. Acabei de ouvir no rádio, a notícia de que será hoje a missa de 7o. dia do sr. Oscar……mais uma piada!!!

  33. Pois é, Maria Cristina, missa para um ateu é cheiro de piada pronta.