PF abre inquérito para investigar ameaças a dom Pedro Casaldáliga.

Dom Pedro Casaldáliga
Dom Pedro Casaldáliga

Por Folha de São Paulo – A Polícia Federal informou na quarta-feira (12) que apura ameaças de sequestro e morte feitas a dom Pedro Casaldáliga, 84, bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT).

O inquérito, diz a PF, foi aberto na semana passada e já está em fase avançada.

O bispo, que defendeu o direito de posse dos índios xavantes da terra indígena Marãiwatsédé, saiu da região no último dia 7 em razão das ameaças.

O governo federal recomendou que ele deixasse a área durante o processo de desocupação da terra, que teve início na segunda-feira.

Há cerca de três meses, segundo o secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, começaram a chegar ao governo federal informes da Polícia Civil e da população sobre ameaças ao bispo.

Segundo Maldos, apesar de ter tido atuação histórica em defesa dos xavantes, o bispo não atuava publicamente pela causa.

As primeiras informações indicavam que ele sofreria um sequestro. Na semana passada, segundo as denúncias, um homem disse em um bar que dom Pedro “não passaria desta semana”.

O bispo foi até o aeroporto regional escoltado por policiais federais. A Igreja Católica não informou para onde dom Pedro foi levado.

Fundador da Comissão Pastoral da Terra e do Conselho Indigenista Missionário, dom Pedro ganhou notoriedade internacional ao denunciar atos de madeireiros, policiais e grandes proprietários rurais no regime militar.

Foi nesta época, na década de 60, que os xavantes foram expulsos de suas terras pelo governo militar.

Desde segunda-feira, segundo a PF, cerca de dez pessoas ficaram feridas no processo de desocupação da área, que tem apoio da Força Nacional. Ontem, não houve registro de conflitos.

Em protesto, posseiros já bloquearam pelo menos três pontos de estradas no Estado.

16 comentários sobre “PF abre inquérito para investigar ameaças a dom Pedro Casaldáliga.

  1. Ele está em Brasília no meio dos petralhas.

    Acho um absurdo ele sair de lá, tem que abraçar uma árvore e obter força da raiz ; sentir o cheiro da mãe terra! Como é mesmo que eles se despedem? Anauê? Peraí,vou orar em linguas fica mais fácil: invasordeterrafracoinvasordeterrafraco….

    Curtir

  2. D. Pedro deve ser criticado por sua postura marxista e por ser infiel a doutrina católica, mas se fosse um bispo ortodoxo sua defesa dos mais fracos e injustiçados deveria ser admirada. São João Crisostomo fez durissimos sermãos contra os ricos como o fez também Santo Antonio de Pádua. Muitas vezes os tradicionlistas deixam a impresão de que só apoiam a Igreja quando esta silencia perante a ganancia dos ricos. Ou então fica justificando gritantes diferenças sociais entre pobres e ricos. Leiam a bem-aventurança conforme está no Evangelho de São Lucas e pelas de Jesus contra os ricos poderiam tambem acusa-lo de marxista. Ele não o foi. Então denunciar a riqueza injusta e a ganancia é imitar Jesus Cristo. O erro do bispo é não o fazer pelo o Evangelho e em conformidade com o magisterio da Igreja e o ensino dos Santos padres.

    Curtir

  3. Como não há nada oculto que não venha a ser revelado, um dia ainda saberemos a verdadeira identidade e a ‘missão partidária’ desse sujeito. Pena que o Putin mandou fechar os Arquivos de Moscou. Aposto que a ficha dele pode ser encontrada lá.

    Curtir

  4. O “camarada” Dom Casaldáliga teve, segundo ele mesmo disse certa vez, um parente que foi mártir da perseguição anti-católica na Espanha dos anos 30, ou seja, este parente derramou seu sangue por Cristo Rei. Só que o vermelho bispo emérito de São Félix do Araguaia morre de medo de morrer. Claro, tantas ocupações mundanas não permitem ao velho bispo de 84 anos o tempo de converter-se e preparar-se para uma boa morte e há tanto que se explicar diante do Altíssimo, não é Dom Pedro?

    Curtir

  5. To com o Francisco de Castro.Infelizmente, com a maldita TL, qualquer trabalho social é visto com um pé atrás. Não caiamos nesse erro. É preciso sim lutar contra as injustiças. Pena que este senhor esqueceu que, além disso, deveria celebrar com a nobre simplicidade romana e pregar o Evangelho e a sã doutrina.

    Curtir

  6. Francisco de Castro, esta página é católica, logo não tem nada a ver com luta de classes. Não pense que seu discurso de preguiça, inveja e ódio contra pessoas vai passar batido, não, porque leio cada comentário.

    Curtir

  7. Dom Pedro Casaldáliga está no estado de Goiás.
    Esteve dia 08 de dezembro na missa de ação de graças pelos 90 anos de Dom Tomás Balduino.OP.
    Bispo emérito da Diocese de Goiás-Go.
    Por sinal outro TL roxooo…

    Curtir

  8. O “Camarada” Casaldáliga poderia se inscrever no programa do GUGU para participar do quadro DE VOLTA PARA MINHA TERRA, já fez muita bagunça no Brasil, arruinou muitas dioceses, já condenou muitas almas ao fogo eterno junto com os companheiros Helder Camara, Clemente Isnard, Tomas Balduino, deveria voltar para sua Espanha descrente e ajudar a encontrar resquícios de inculturação o camarada já cumpriu com sua missão.

    Curtir

  9. O que o Francisco Castro disse faz algum sentido; mas o confrade Thiago de Moraes explicou bem o ponto citado pelo Francisco, a TL foi virulenta de todas as maneiras, inclusive contaminando qualquer reivindicação justa de grupos oprimidos (essa palavra arranha nos ouvidos, não é? pois é, botemos na conta da TL).
    É por isso que além de tudo o que sabemos que a TL fez de errado contra a fé (esse é seu pior crime) e contra a justiça (quando favorece à ideologia comunista), a maldita também é culpada de transformar aquilo que deveria ser batalhado com justiça em uma causa revolucionária e injusta (como a luta por justiça para com os necessitados gerando militantes esquerdistas). Marxistas são como ratos ou moscas, ocupam aquilo que é mais frágil e transformam em toca para dali se expandirem. Enquanto isso a Igreja no Brasil que poderia ser um sinal de verdadeira doutrina social para solução de injustiças, foi instrumentalizada por eles.
    Por exemplo, para não sair do texto, essa Comissão Pastoral da Terra poderia ter sido importante na regularização dentro da lei para comunidades tradicionais ou para denunciar grileiros; até para manutenção da tradição católica em que essas comunidades viviam (na imensa maioria do Brasil rural a fé e a devoção eram presentes na vida das pessoas). Mas não, preferiu criar o MST e deixar que militantes marxistas lá entrassem e controlassem o movimento. E o Conselho Indigenista Missionário? Poderia ser um conselho efetivo de evangelização dos índios, que até lutasse também pela manutenção do modo de vida indígena naquilo que não contraria a fé; mas prefere tornar os índios uns desocupados (tem terras enormes, mas vivem de auxílio do governo, e mesmo assim ainda tem uma qualidade de vida pior que a do brasileiro comum, obviamente um sinal que algo está muito errado. A solução para os esquerdistas do cimi? Exigir mais terras, mais auxílios do governo e maior poder político para os grupos indigenistas) e em mantê-los em seu paganismo, tendo como exemplo mais escandaloso o apoio a tribos que praticam infanticídio em nome de preservação cultural.
    A TL é odiosa, pura e simplesmente!

    Curtir

  10. O MALVADO ANEL DE TUCUM DE TUCUM…
    Até aí tudo bem, sem problemas; o pior é o que representa o danado: indica ao público ser um aliado do marxista comunista ateísmo, dos partidos comunistas como o PT, inimigo de Deus e da Igreja e que tem implantado o niilismo no país, com a ajuda de apóstatas como esse, traidor de Jesus Cristo-Igreja, conduzindo o país ao estado atual de comunização e alienação a que está submetido.
    E não escapam da censura os eleitores do PT, associando-se a esse apóstata declarado, assim como a outros idem; depois terão de prestarem contas de quererem ser cristãos na teoria mas abraçando na prática o paganismo…

    Curtir

  11. Dom Casaldáliga reza a cartilha comunista , defende as Farc , o fim da propriedade privada , o reino de Deus para ele é Cuba.E ainda conspira contra o Brasil defendendo demarcação de terra para índios que não produzem nada.Ele é uma vergonha para o episcopado.Esse é daqueles que Jesus disse ” melhor que não tivesse nascido”.

    Curtir

  12. E ainda conspira contra o Brasil defendendo demarcação de terra para índios que não produzem nada.? Caro Rafael, bem antes do Brasil ser o que é, esse chão é deles!

    Curtir

  13. CASALDÁLIGA: BISPO SEM PÁTRIA CLERO SEM DEUS.

    Proscrito e mal visto pelo Vaticano devido as contundentes criticas que faz sobre a “suntuosidade papal” e contra os sacramentos da Igreja, mais uma vez Casaldáliga aplica o seu “golpe baixo” contra o povo do Araguaia, ao alardear um pressuposto plano para assassiná-lo.

    Oportunista de sempre, Pedro Casaldáliga, não podia perder o clima de tensão regional provocado pela desocupação forçada e arbitraria que a presidenta Dilma, impôs aos produtores da Suiá-Missu, para reeditar o seu factóide predileto. Colocar-se de vitima dizendo que “vive sob ameaças” plantando na imprensa a boataria de que “fazendeiros planejam a sua morte,” esse tem sido o modus operandi durante os quarenta anos de sua atuação polemica e controvérsia frente a prelazia do Araguaia. Assim, Casaldáliga, alimenta a sua mente paranóica e obstinada para se tornar no personagem principal e mártir da “libertação dos povos oprimidos do terceiro mundo.”
    Ex-comungado pela Opus Dei, por conta de sua rebeldia Casaldáliga, tem reafirmado reiteradas vezes as suas posições contrarias aos dogmas da Santa Sé, principalmente, após a sua aposentadoria. Aliado ao Conselho Mundial das Igrejas, CMI, organização com sede em Genebra, da qual, o Vaticano não faz parte, Casaldáliga, transformou a prelazia do Araguaia, em um feudo particular, onde, ele dita as cartas sempre de acordo com os interesses de seus patrocinadores. Toda a estrutura predial da prelazia, templos, casas paroquiais, galpões e centros comunitários existentes nos quatorze municípios que a compõem, obtiveram recursos de entidades e fundações ligadas ao CMI, menos do Vaticano, daí se explica a autonomia de Casaldáliga, em rezar uma missa diferente e o seu engajamento na radical agenda política indigenista e ambiental que contrapõem as obras estruturais do País, a exemplo de; Belo Monte, implantação das hidrovias, rodovia Transbananal e tantos outros projetos de vital importância ao desenvolvimento nacional. Os milhões de dólares que recebe do exterior, a titulo de generosas doações chama a atenção pelas somas elevadas e permite ao luxo de manterem um Banco de Credito Popular, gerenciado por uma ONG ligada ao bispo, a Associação Nossa Senhora de Assunção, ANSA, com sede em São Félix do Araguaia-MT, que financia pequenos empreendimentos com taxas de juros bem convidativas. Tal “banco,” que funciona há doze anos, nunca foi investigado.
    Atuando como verdadeiro peão do capitalismo internacional, Casaldáliga, vai aos poucos sendo desmascarado a medida que vai ficando cada vez mais evidente, quem ele é realmente e para quem trabalha. Apátrida e panteísta o falso bispo, usa a tutela dos pobres, índios e descamisados apenas como discurso para se locupletar e manter o seu prelado feudal. O governo petista que hoje homenageia e protege Casaldáliga, como ícone dos direitos humanos é tão canalha quanto ele. Negociam as riquezas do País e travam o desenvolvimento da nação, vendendo a falsa idéia de que o Brasil esta crescendo. Crescendo rumo ao apagão, ao sucateamento da indústria nacional, a falta de saúde pública, segurança, educação, de logística e rodovias decentes e o pior, estão entregando a soberania nacional ao domínio estrangeiro. Não há duvidas de que o bispo sem pátria e o clero sem Deus, do qual, ele é serviçal, se juntaram ao governo dos petralhas para espalhar o terror no Araguaia e transformar o Brasil em uma imensa prelazia.

    Curtir

Os comentários estão desativados.