Na hora do aperto…

Saúde de Chávez leva o ateu José Mujica à igreja.

Montevidéu, 13 dez (EFE).- A precária saúde do presidente venezuelano Hugo Chávez conseguiu nesta quinta-feira o que muitos uruguaios consideram um milagre: levar o presidente de seu país, José Mujica, ateu convicto, à missa para pedir a recuperação do líder caribenho.

Perante o olhar atento da imprensa do país sul-americano, considerado o mais laico do continente e onde a separação entre Igreja e Estado é cumprida com todo rigor, o veterano Mujica, um ex-guerrilheiro de 77 anos pouco dado a cerimônias e protocolos, se apresentou na igreja dos Franciscanos Conventuais de Montevidéu para acompanhar as orações pela saúde de Chávez.

O templo estava lotado e junto aos paroquianos frequentes surpreendeu também a presença da esposa de Mujica, a senadora Lucía Topolansky, e dos ministros das Relações Exteriores, Luis Almagro, e do Trabalho, Eduardo Brenta.

Mujica acompanhou a cerimônia atentamente do primeiro banco junto com o embaixador venezuelano no Uruguai, Julio Chirinos, e chegou até mesmo a benzer-se enquanto o padre oficiava a missa.

“Estou ficando velho e não sei se estou me aproximando de Deus ou não. Não sou crente. Dentro do meu coração ainda não posso ou não sei crer. Mas eu sei que Chávez acredita. Não encontrei outra opção que fazer uma coisa destas para praticar um pouco de solidariedade em um momento difícil para ele”, se justificou na saída da cerimônia.

Mujica, que esteve 14 anos na prisão, a maioria durante a ditadura (1973-1985) por sua militância, indicou que, assim que os médicos lhe derem sinal verde, tem intenção de ir a Cuba, onde Chávez está se recuperando de uma operação, para visitá-lo “e dar-lhe um abraço”.

O governante venezuelano foi operado na terça-feira em Havana após sofrer uma recaída no câncer que foi diagnosticado em julho de 2011 e pelo qual já foi operado em três ocasiões anteriores.

Nesta quinta-feira o Governo de Caracas informou que o ex-militar e presidente da Venezuela desde 1999 sofreu complicações na intervenção, mas se recupera bem e seus sinais vitais estão normais. EFE

Tags:

15 Comentários to “Na hora do aperto…”

  1. Ateu graças à Deus, rs

  2. Mojica é como a maioria dos católicos de hoje: só na hora do aperto se lembram de Deus.

  3. Antes tarde do que NUNCA.

  4. É pelas declarações do Chaves, pode durar um mês, seis, talvez até um ano com a macumba de cuba.

    Minha mãe faleceu de cancer. Eu entende esta doença. Então já comemoro que Chaves mais dia menos dia estará em companhia do niemayer.

    Quanto ao Mujica é claro que ele sabe que Deus existe, o problema ali é pecado contra o espirito santo, ele nega a verdade conhecida como tal.

    Agora, senhores comunistas, suas orações são em vão porque para que a oração tenha seus efeitos, penso eu, deve se estar em estado de graça, coisa que nenhum comunista ao redor do mundo está. nem os católicos sabem o que é estado de graça, embora deveriam saber.

  5. Lucas,

    O seu 4º parágrafo não tem fundamento nenhum.

  6. Lembrando: chávez apareceu com câncer pouco tempo depois de chamar Jesus de mentiroso… Mas, na verdade, dos latrinos, só ele e, talvez , o coelho paraguaio ficaram doentes mesmo…

  7. Lucas, duas coisas:
    – Não devemos commorar a morte de quem quer que seja, nem por mais repugnantes que sejam as idéias. Devemos, sim, “rezar pelos nossos inimigos”;
    – Se devêssemos estar em estado de graça para que nossa oração seja eficiente, como um pecador poderia arrepender-se?

  8. “Tenha-se, pois, sumo horror ao pecado que mancha os membros místicos do Redentor; mas o pobre pecador que não se tornou por sua contumácia indigno da comunhão dos fiéis, seja acolhido com maior amor, vendo-se nele com caridade operosa um membro enfermo de Jesus Cristo: Pois que é muito melhor, como nota o bispo de Hipona, “curá-los no corpo da Igreja, do que amputá-los como membros incuráveis”.(5) “Enquanto o membro está ainda unido ao corpo não há por que desesperar da sua saúde; uma vez amputado, nem se pode curar, nem se pode sarar”.

    Pio XII na Mystici Corporis

  9. Victor

    Não se trata de nossos inimigos pessoais, e, sim, inimigos de Deus e da Igreja, esses devem ser abatidos se for necessário para órdem e espiritual social. Ninguem quer perder um órgão do corpo, mas, se este vier a adoecer e ameaçar outros bons, melhor que arranque o doente para preservação da saude.

    De fato, as orações dos que não estão em estado de graça, também são válidas.

  10. Não só Mujica mas o próprio Chávez e seu indicado a presidência na próxima eleição, Nicolás Maduro estão recorrendo a Deus. É verdade que antes tarde do que nunca mas já vimos isso antes: ateus e blasfemos se comportam como deuses passando por cima de tudo, até mesmo dos mandamentos do próprio Deus verdadeiro, mas quando a coisa aperta e aí relutantemente reconhecem (mesmo que de forma débil) que são simples mortais, desavergonhadamente buscam a oração, a fé, a energia, as vibrações, ou qualquer coisa que na cabeça deles digam respeito à algo superior, recorrem a tudo o que acharem, até mesmo a Deus. Mas conversão verdadeira, necas! Há uma outra matéria de Graça Salgueiro que ilustra esse momento focalizando os outros personagens, Chávez e Maduro.

    http://www.midiasemmascara.org/mediawatch/noticiasfaltantes/foro-de-sao-paulo/13680-chavismo-fim-de-uma-era-maldita.html

  11. É como uma vez, numa forte turbulência, que vi TODOS no avião gritando por Deus e por Nossa Senhora.
    Nessa hora entendi que diante da morte, não há ateu. Não há nem protestante.
    Não sei se há um verdadeiro arrependimento e conversão.
    Tomara que sim, porque uma hora a pessoa tem de enxergar que é pó. Nem que seja na hora da morte.
    Mas ateu, isso tenho certeza que só é enquanto jovem e gozando de muita saúde.

  12. Não creio que sejam conversão o que estão fazendo.
    Se estão convertidos ou em vias de se converterem, deveriam sair da igreja e chamar a imprensa e comunicar que mudaram de idéia e agora são contra o aborto, a sodomia, o divórcio, etc….

  13. TODOS OS MEIOS JUSTIFICAM OS FINS…
    INCLUSIVE RECORRER AO CATOLICISMO…
    Será que irem às celebrações da Igreja seria valer do que for necessario para tentar salvar um declarado inimigo da mesma e da doutrina de Jesus Cristo, sabendo que a ética deles é valer-se do oportunismo e do conveniente para safarem-se de problemas?
    Sabemos que o título acima é praticado na íntegra pelos marxistas comunistas, aqui o PT; aliás lula tem recorrido a certo espirita que cuida de sua saúde, já vimos isso largamente anunciado isso por aí.
    Qundo possuía saúde o Chávez fez o que pode para castigar a Igreja; seria isso humilhar os venezuelanos também por serem grandes cultivadores em especial do concurso de misses, sendo prática generalizada no país, um paganismo a toda prova, seria o Chávez o merecido chicote para eles?
    Todos os males que aumentam a cada dia, podem compará-los sem medo de errar: correspondem ás apostasias na Igreja! Inclua-se o Brasil no mesmo estilo, cada vez mais mantendo o PT no poder e dando altos índices de popularidade à comunista Dilma!
    Já notaram como nos EUA os americanos à medida que adentram o ateismo via Obama estão mais violentos entre si, massacres sequenciais semelhantes aos do Brasil em todos os lugares?

  14. É preciso que nos lembremos o que Chaves vem fazendo na Venezuela, na maioria das vezes, coisas ruins. Por isso, temos que puxar o freio nessa estória de sentimentalismo com o líder bolivariano. Temos que amar os inimigos sim, mas com ressalvas.

  15. Cachorro entra na igreja porque encontrou a porta aberta, a culpa é de quem deixou a porta aberta…
    A culpa é de quem oficia uma missa pela saúde de um filho de satã, morto ou quase morto que seja e esquece convenientemente e hipocritamente das vitimas desses comunistas.
    Perdoar as ofensas recebidas não quer dizer permitir covardemente que se continue a ofender Deus.