Mudanças de competências na Cúria Romana.

Canção Nova Notícias – O Boletim da Santa Sé divulgou nesta sexta-feira, 25, duas novas Cartas Apostólicas em forma de Motu Proprio do Papa Bento XVI. Trata-se do Motu Próprio “Fides per doctrinam” e “Ministrorum institutio”.

Com a primeira delas, a “Fides per doctrinam”, modifica-se a Constituição apostólica Pastor bonus e se transfere a competência sobre a Catequese da Congregação para o Clero ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Já o Motu Proprio “Ministrorum institutio” refere-se a uma mudança com relação aos seminários. Antes de competência da Congregação para a Educação Católica, a partir de agora os seminários ficarão a cargo da Congregação para o Clero.

5 Comentários to “Mudanças de competências na Cúria Romana.”

  1. Quais as prováveis consequências? A formação do clero vai melhorar?

  2. Só eu sofro da síndrome mudança = perigo? hehehe

  3. De que vai adiantar isso?

  4. Os seminários irão para a competência do Cardeal Piacenza, que é ótimo.

  5. Ao que parece, o Santo Padre deseja reforçar a formação nos seminários, confiando-os à Congregação que especificamente trata dos sacerdotes, liberando, por sua vez, o dicastério da Educação Católica para vigiar mais de perto as Universidades católicas ao longo do mundo, algumas das quais, infelizmente, envolvidas em uma série de problemas doutrinais e disciplinares.
    Por outro lado, o Santo Padre deseja liberar a Congregação para o Clero (em compensação talvez pela nova incumbência do trabalho com os seminários) da responsabilidade pela catequese, confiando-a ao novo dicastério de promoção da Nova Evangelização, criado por ele há pouco tempo.
    Em teoria, parecem mudanças adequadas. Rezemos para que produzam os frutos que, em sua solicitude de Pastor, o Santo Padre espera obter, para o bem da Santa Igreja.