Urgente: Renúncia do Papa.

“Caros irmãos:

Convoquei-os para este consitório, não apenas para as três canonizações, mas também para comunicar a vocês uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, eu tive certeza de que minhas forças, devido à avançada idade, não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro. Eu estou bem consciente de que esse ministério, devido à sua natureza essencialmente espiritual, deve ser levado não apenas com com palavras e fatos, mas não menos com oração e sofrimento. Contudo, no mundo de hoje, sujeito a mudanças tão rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé, para governar o barco de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário tanto força da mente como do corpo, o que, nos últimos meses, se deteriorou em mim numa extensão em que eu tenho de reconhecer minha incapacidade de adequadamente cumprir o ministério a mim confiado. Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005, a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, vai estar vaga e um conclave para eleger o novo Sumo Pontífice terá de ser convocado por quem tem competência para isso.

Caros irmãos, agradeço sinceramente por todo o amor e trabalho com que vocês me apoiaram em meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. E agora, vamos confiar a Sagrada Igreja aos cuidados de nosso Supremo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e implorar a sua santa mãe Maria, para que ajude os cardeiais com sua solicitude maternal, para eleger um novo Sumo Pontífice. Em relação a mim, desejo também devotamente servir a Santa Igreja de Deus no futuro, através de uma vida dedicada à oração.”

Fonte: Rádio Vaticano

34 Comentários to “Urgente: Renúncia do Papa.”

  1. Nosso Senhor Jesus Cristo proteja a sua Igreja!

  2. Obrigado Santo Padre! Nunca esquecerei o Senhor. Obrigado de todo coração, de toda alma, por tudo mesmo!

  3. A confusão na Santa Madre Igreja começa

  4. Estou chocado. Confio este momento impar a Santissima Virgem. de certa foma enlutado.

  5. Rezemos para sempre a vontade de Deus prevalecer.
    E nós Católicos Apostolicos Romanos não vamos especular e cair na armadilha do mundo e do nosso inimigo.
    Que nosso amado Papa Bento XVI continue a como já faz semear a Deus nos corações da humanidade.
    E que o nosso Papa que Deus já preparou recebemos com alegria e coração aberto.
    Amemos a Igreja ao Papa a Nossa senhora a Deus.

  6. Se Bento XVI está mesmo renunciando, irá haver uma ruptura maior entre progressistas e católicos tradicionais e entre os progressistas há uma dificuldade deles fazerem avançar seus planos de destruição da fé católica.

    Então tem algo de novo no front, que se forem os anúncios prometidos em La Sallete, Fatima e Akita vão deixar o mundo mais divertido.

  7. Eu estou atônito. O santo padre renunciar a cadeira de São Pedro. Que a beatíssima Virgem Maria interceda por ele. Não queria ver o santo padre renunciando e nem imaginava que ele renunciaria. Oremos irmãos, para os anjos, para os santos e para todos os que partiram e comungam com os santos a glória do Pai Eterno.

  8. Vivamos uma santa quaresma como oferecimento a Deus para que o próximo Papa seja tão fiel aos ensinamentos de Cristo como o é Bento XVI!

  9. Isso parece mais pressão política pelas decisões tomadas a contra gosto da colegialidade do que problemas de saúde. Porém, é um direito do Pontífice e confiamos no divino fundador da Santa Igreja: Não prevalecerão.

  10. Me deu medo ver a lista dos “Cardeais Votantes”. Se a renuncia fosse para 6/03 tiraria um nome forte da lista: Cardeal Walter Kasper…

    fonte: http://www.catholic-hierarchy.org/bishop/scardc1.html

    Que , pela Graça de Deus, o próprio São Pedro esteja no conclave para escolher seu sucessor. As portas do Inferno Não prevalecerão!!!

  11. Eis ai uma das poucas coisas que o Papa Bento XVI pode fazer sem pedir permissao! Ele provavelmente disse a si mesmo que preferiria renunciar do que fazer do bispo Muller um cardeal.

  12. Irmãos vamos rezar, e hora de rezarmos muito, que a Santíssima Virgem nos auxilie e o Espírito Santo ilumine o coração dos nossos Cardeais, e do nosso Papa Bento.

  13. Antes de mais nada temos que respeitar a decisão que Sua Santidade tomou em renunciar a Cátedra de Pedro. Certamente, foi o Espírito Santo que norteou tal decisão, vez que, sabemos todos nós, que a saúde do Papa Bento XVI, tornava-se a cada dia mais debilitada. As obrigações papais são extensas e exigem de quem ocupa o cargo vigor físico e mental acima do normal. A nós católicos cabe agora rezar com mais intensidade para que o próximo ocupante de tão elevado cargo, seja tão prolífico e santo como foram os que o antecederam, principalmente o beato João Paulo II. O mundo aguarda com ansiedade… Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

  14. E infelizmente não saiu o acordo com a FSSPX…

  15. Estou muito apreensivo e triste com essa renúncia. Mas o perfil de Bento XVI é este: antes de si próprio, a Igreja. Ele jamais se permitiria passar o que João Paulo II. Não por covardia, ou por comodismo, mas por consciência de que não há nada mais grave para a condução pastoral e magisterial da Igreja do que um Palácio Apostólico convertido em uma enfermaria. Ele renunciou para plantar as sementes do próximo pontificado. E se eu tinha algumas dúvidas, agora poucas tenho: provavelmente o próximo papa será fidelíssimo ao magistério de Bento XVI.

    Só uma retificação: não estamos em situação de sedevacância. A renúncia só será efetuada no dia 28 de Fevereiro. Até lá, o pontificado permanece intacto.

  16. Meu Deus do céu, estou abalado com essa notícia da renúncia do Papa Bento XVI! Esse Papa, eu sempre o admirei, desde o tempo em que ele era Cardeal. Ainda estou atônito e não sei bem o que pensar e dizer.

  17. Um ato de sensatez e humildade desse grande Sumo Pontífice.Um ato de grandeza!!!!

    Obrigado Santidade.

    Orações ao nosso Papa e irmão em Cristo.

  18. Irmãos, rezemos pela Igreja e por Bento Xvi. Estou com mto medo do que está por vir, o Sonho de Dom Bosco e as revelações de Fátima, estão realmente a se cumprir….

  19. Estou chocado. Rezemos pelo Papa e pela Santa Igreja!

  20. É inacreditável que o Papa Bento, com a força que mostrou ter, venha renunciar. Com as atividades que ele proclamou: o Ano da Fé, a JMJ… Sua agenda está preenchida até maio de 2013, basta entrar no site do vaticano para comprovar. Do nada, ele diz que vai renunciar??? Enfim, vamos acompanhar bem de perto a movimentação da Barca de Pedro. Vamos ver em que “mar” vai navegar. Só assim saberemos o que realmente levou o Papa Bento a renunciar. Que estejamos unidos na oração pelo Papa, que a Virgem Maria o proteja!

  21. Estou triste, esse Papa me surpreendeu. Quando saiu sua eleição eu tinha desconfianças, um papa alemão, participou do Vaticano II, até como consultor. Depois vi que foi um grande papa, decisões sóbrias, não deixou a igreja entrar em devaneios, loucuras, apesar, certamente de pressões de alas mais liberais. tampouco foi um radical tradicionalista, creio que ficou no centro-direita da igreja.
    Não é fácil ser Bispo de Roma, toda a responsabilidade exigida, ainda mais se é alvo de pressões.
    Também é um papa muito inteligente, culto, notável escritor. Essa caraterística intelectual também ajuda para formal um perfil de homem correto, com uma visão abrangente do mundo.
    Fico triste, de certa forma gostava mais desse papa do que do também grande João Paulo II.
    Se tivesse certeza que suas condições de saúde não fossem assim, como ele diz, enfraquecidas, diria:
    Não renuncia Papa Bento, continue.

  22. Pode ser coincidência, mas apresentar a renúncia na Festa de Nossa Senhora de Lourdes…

  23. Complementando: Eu sou a Imaculada Conceição. Rezemos e confiemos.
    Santa Bernadette Soubirous, rogai por nós.

  24. S.S. Papa Bento XVI anunciou que irá renunciar. Não acredito que seja pela saúde, a guerra contra os modernistas deve estar ferrenha. Não acredito que ele, por exemplo, tenha nomeado o atual Prefeito da Congregação para Doutrina da Fé sem a pressão do apodrecido clero alemão.

  25. Quando leio a palavra “renunciar” acho um pouco pesada por que dá a impressão que estaria abandonando.Ele está saindo por problemas de saúde.Deus sabe o que faz,se não tirou a vida dele e o colocou agora a serviço apenas na oração é por que as orações deste papa aqui na Terra são de grande importância.
    Tudo tem que se cumprir,sabemos disto e segundo as profecias de São Malaquias deve entrar o último papa e se somarmos a máxima solar teremos em breve um mundo totalmente transformado.

  26. Primeiramente, fiquei atônito.
    Particularmente, tenho grande afeição pelo Papa Bento XVI. Pois foi durante seu pontificado que realmente enxerguei minha condição de pecador e de mero servo de Deus. Onde pude voltar a Igreja de fato. Nã digo isso de forma soberba, mas creio que realmente tive a graça de uma conversão e credito o Papa Bento como um dos que me propiciaram isso. Com ele que me interessei sobre a Igreja, estudar a história, a tentar me informar mais e mais. A sua postura, seus pronunciamentos e seus livros.

    Não há como imaginar a dificuldade de se tomar essa decisão. Eu encaro como um verdadeiro desapego do ego, de Bento XVI. Ele poderia ficar acomodado, mas colocou a Santa Igreja em primeiro lugar. Prefere ver outro, com mais vigor, nessa difícil cruzada que é prosseguir a missão de Pedro.

    Mas não há motivos para temor. Como o próprio Papa Bento disse em sua Lectio Divina no Seminário Maior de Roma:
    “A herança é algo do futuro, e por isso esta palavra diz sobretudo que, como cristãos, nós temos o futuro: o futuro é nosso, o futuro é Deus.” E também: “A Igreja sempre se renova, renasce sempre. O futuro é nosso.”
    Temos de nos lembrar que estamos falando da verdadeira Igreja de Cristo, não nos esqueçamos nunca de Mt 16: 18. Como o próprio Jesus disse: “Não tenhais medo”.
    Essa é a Igreja que sobreviveu ao martírio de Pedro, Paulo e outros apóstolos. Que teve fiéis jogados aos leões, que atravessou os mares revoltos do arianismo e da reforma. Que encarou a kulturkampf de Bismarck, as perseguições do nazismo e do comunismo. Que mesmo abalada por dentro graças a abusos do Concílio Vaticano II está firme pelo mundo.
    2000 anos perseguida e atacada, mas nunca derrubada.
    Não é agora que será o fim. Lembremos de Mt 16:18!!

    Tenhamos fé, vivamos pela fé. A provação é, e será constante.
    Rezemos um terço pelo próximo conclave, jejuaremos e oremos sem cessar. Que a quaresma vindoura seja uma bela expiação.

    Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatóribus.

  27. Leonardo Boff no twitter: “A renúcia do Papa é um ato de razoabilidade.Humildemente deu-se conta dos limites da natureza que o impediam de exercer sua função.Foi digno”

    “Foi teólogo brilhante e aprendi muito dele qdo tínhamos amizade. Mas não trouxe nenhuma novidade para a teologia.”

    “Inegavelmente colocou o acento no reforço da Igreja hierárquica.Opcão básica: reenvagelizar a Europa. Para nós significa: optar pelos ricos.”

    “Bento XVI teve dois pesos e duas medidas.Tratava com luvas de pelica os reacionáriios seguidores de Lefebvre,nós da libertação a bastonadas.”

  28. Que Nossa Senhora de Lurdes e Sta Bernadete nos proteja…porque muitas profecias ja falava dessa renuncia,fuga ou morte desse Papa…verdade ou não,rezemos e aguardemos confiantes na escolha do sucessor certo…mas que eu estou aflita estou!!!!

  29. Ser conservador no modernismo de hoje… Ele não tem problemas de saúde, ele não disse isso. eu creio que circunstancias não previstas aceleram nestes ultimos dias. esta declaração é só o prelúdio de algo muito muito maior.

  30. Ontem o Fratres postou a foto da pombinha branca encurralada contra a janela fechada por uma grande gaivota de pernas tenebrosas. Depois do anúncio da renúncia, fiquei pensando se esta não era a imagem em que o Papa se via. E, ao ler as mensagens neste post, até me surpreendi com tamanho apoio a Bento XVI porque em todo o seu pontificado, em todos os quadrantes do mundo, qualquer anão se achava apto a lançar palavras de desprezo contra este grande homem de Deus. Como tantos aqui, também me uno àqueles que rezam ao Supremo Pastor e sua Mãe para que prestem a proteção prometida à pomba branca encurralada, que é também a Igreja neste momento. Confiemos na Divina Misericórdia, as portas do inferno não prevalecerão…

  31. Estou chocado. Não gostaria de presenciar a renúncia de um papa em minha vida!

  32. Nossa Senhora de Lourdes, tenha piedade de vossa Igreja! Tantos tinham tanta esperança nesse papa, e agora?. Deus nos ajude.

  33. Para o furor do diabo, das hostes modernistas, dos hereges e ateus, dos maçons e dos protestantes, a Igreja Católica tem no Santo Padre um general humilíssimo, inteligentíssimo e capabilíssimo. Tanto que, ao contrário do possa parecer, ele, com sua renúncia, renova seus votos: “… sou um humilde trabalhador na vinha do Senhor…”. Eis que sua humildade transpira e desde então, na Terra, é preparado o caminho do seu sucessor.

    Somente Deus sabe quão doloroso deve ter sido o calvário pessoal do Santo Padre até que sua decisão fosse tomada e sedimentada. Não nos cabe julgar, senão nos atentarmos (e com assombro) à coragem necessária, diversa e tão grande quanto à do betao João Paulo II.

    Confiemos nas palavras de Nosso Senhor a São Pedro, confiemos na intercessão da Mãe de Deus, Nossa Senhora e Rainha do Céu.

    ÁGIOS O THEOS, ÁGIOS ISCHYROS, AGIOS ATHANATOS, ELEISON IMAS.
    Santa Mãe de Deus, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai a Deus pelo Santo Padre.

  34. Sua umildade, honestidade tem que ser observada em sua decisão tão impactante para todos nós!