Francisco, Papa. A primeira visita a Santa Maria Maior.

Papa Francisco reza diante da imagem da Madona, Salus Populi Romani.

Papa Francisco reza diante da imagem da Madona, Salus Populi Romani.

Com informações de IG – Apenas 12 horas após sua eleição , o papa Francisco calmamente deixou o Vaticano no início da manhã desta quinta-feira (14) para rezar e pedir orientação em uma basílica de Roma. Dando mostras de sua simplicidade, ele foi até a basílica em um carro simples do Vaticano – não o veículo papal – e fez suas preces ao pé de uma Madona.

O antigo asssessor de Bento 16, monsenhor Georg Gaenswein, acompanhou Francisco na visita na manhã desta quinta-feira a Basílica de Santa Maria Maior, segundo informou a agência Ansa. Além de ser secretário de Bento, Gaenswein também organizará a agenda do novo papa.

Nesta quinta, o papa Francisco também fez uma parada na hospedaria da Casa Internacional do Clero, no centro de Roma, para pegar sua bagagem, deixada na hospedaria quando ele partiu para a Casa de Santa Marta, hospedagem dos cardeais durante o conclave. A imprensa local informou que ele foi levado até lá em um carro simples – não no carro papal – e pagou sua conta.

Segundo o cardeal americano Timothy Dolan e os cardeais brasileiros , após sua eleição, o papa Francisco dispensou o sedan especial que seria usado para transportá-lo para o hotel, para que pudesse andar no ônibus junto aos outros cardeais, recusando também a plataforma elevada, a partir de onde ele cumprimentaria seus colegas. “Ele se encontrou conosco no mesmo nível”, disse Dolan.

Como a maioria dos católicos latino-americanos, o papa Francisco tem uma particular devoção a Virgem Maria, e sua visita à basílica é um reflexo disso. Ele rezou diante de um ícone bizantino de Maria e do menino Jesus, protetor do povo romano.

O cardeal Thomas Collins, arcebispo de Toronto, disse que os cardeais claramente escolheram Francisco, porque ele era simplesmente “a melhor pessoa para liderar a Igreja”.

Papa reza diante de relíquias de São Pio V.

Papa reza diante de relíquias de São Pio V.

“Eu não posso falar por todos os cardeais, mas eu acho que vocês verão que papa maravilhoso ele será”, disse Collins. “Ele é uma homem muito amável, maravilhoso. E é muito amado em sua diocese na Argentina. Tem uma grande história de atividade pastoral e em servir pessoas.”

Tags:

24 Comentários to “Francisco, Papa. A primeira visita a Santa Maria Maior.”

  1. “Papa reza diante de relíquias de São Pio V.” – Será que isso quer dizer alguma coisa? Hehehe.

  2. Pq será que foi rezar nas relíquias de São Pio V se perseguiu brutalmente a Missa antiga na Argentina?

  3. Falou de igual para igual com o Bispos, sem a plataforma. Já recusou a vestes solenes, expondo Mons. Guido Marini ao mundo. Recusar o carro sedan, tudo bem, mas os atos solenes e vestes solenes?

  4. Sao Pio V interceda pelo Papa Francisco.

  5. Que não tenha sido em vão a visita às relíquias de São Pio V!
    São Pio V, interceda pela Santa Igreja e pelo Papa Francisco!

  6. São Pio V, rogai por nós! Rogai pelo seu sucessor Sua Santidade Papa Francisco I.

  7. Por mim ele pode recusar vestes e carros o quanto quiser, desde que sua humildade seja sincera e que seja um ferrenho defensor e exemplo de fé e da moral Católicas, isso convencerá o mundo. Vamos aguardar as nomeações.

  8. Teremos um novo PIO IX?

  9. Anderson Fortaleza,

    Por mim, ele pode e deve ser humildade o quanto quiser, desde que não recuse a Tradição da Igreja nos seus atos públicos e perante o colégio. Acharam bonito ele aparecer sem a mozeta, estola, alva? Acharam bonito ele expor Mons. Marini com seu gesto de recusa televisionado para o mundo inteiro? Acharam bonito ele falar do bom estilo “primus inter pars” com os Bispos? Quanta humildade! O São Francisco de Assis que conheço jamais faria isso! Há soberbas que podem facilmente ser confundidas com humildade.

    Tripudiem o quanto quiserem dos tradicionalistas! Meu juiz é Cristo! Rezarei pelo Santo Padre, para que ele tenha um reinado glorioso, mas não esperem que eu assista quieto gestos contrários à disciplina, ao primado, ao rito. Os gestos externos sempre mostraram as disposições internas.

    Por mim, que o Papa use o hábito franciscano se quiser, todos os dias – apesar de ser jesuíta – mas não recuse as vestes e insígnias pontifícias e a disciplina. Aliás, os monges de cister que foram Papas, usavam o hábito quando Papas, e por isso a batina dos Papas é branca, em homenagem aos grandes hábitos dos Papas de Cister.

    Mons. Marini, sinto muito pelo senhor! Seu rosto e seu silêncio falaram tudo!

  10. Leva-lo ao túmulo de São Pio V não foi gratuitamente. Mas não foi mesmo. Bergoglio é um homem de inteligência privilegiada e sabe muito bem que Roma não é Buenos Aires.

  11. Amigos, o Papa Francisco celebrará hoje a Santa Missa na Capela Sistina às 13:00 horas pelo horário de Brasília. A REDE VIDA transmitirá ao vivo a Missa.

  12. Todos falando mto de Pio XI desde ontem, poderiam me dizer pq estão falando tanto nele? Não conheço bem a história. Grato

  13. Aliás, pela falação dos cardeais da América do Norte, provavelmente a maioria deles deve ter votado em Bergoglio.

  14. Pio IX, aliás.

  15. O papa, pelo que notei em fotos, não usa o múleo. Pelo menos não usou na visita à Basília. Observem:

    http://noticias.uol.com.br/album/2013/03/13/papa-francisco-i.htm?fotoNav=35

  16. Bem , se ao invés do Múnus Petrino , em detrimento da dignidade Papal , ele faz mesmo tanta questão de notabilizar-se meramente por sua titularidade como Antístite de Roma , certamente não há de ser por falta de ” Bispo vestido de branco ” que a Profecia de Fátima venha a deixar de se cumprir …

  17. Hmmmmmmmm, dei uma espiadinha na missa transmitida pela canção nova do papa bergoglio… sem postura litúrgica e não sabe incensar. #Início da derrocada

  18. Muito igualitarismo para o meu gosto… está cheirando-me a João XXIII…só falta convocar o Vat III.

    Eduardo disse-o bem: há pessoas que se orgulham de parecer humildes..Tomara que não seja o caso.

  19. Um interessante depoimento de como eram as Missas Motu proprio em Buenos Aires.
    http://pagina-catolica.blogspot.com.br/2010/09/el-plan-del-cardenal-primado.html

  20. Sei que a hermenêutica da continuidade não se dá somente pela liturgia. Mas será lamentável que todo o esforço feito no pontificado anterior se perca. A “ars celebrandi” não deveria estar ligada ao papa X ou ao papa Y, mas sim a toda a Igreja Católica.

  21. Se convocar o CVIII, chuto o pau da barraca!

  22. Quem sabe Deus faça com ele o mesmo que fez com Pio IX? Quero ficar pasma como Dom Bosco ficou.
    Estou me esforçando para acreditar nisso, mas a apresentação e a missa de hoje…. O tempo de Deus n é o nosso. Teremos que esperar, n têm nem 24 horas…. e já temos o que criticar….

  23. Estranho essa necessidade incontida de querer marcar diferença desde as primeiras horas de sua eleição…julgando os atos e não a pessoa que, a propósito não conheço e nunca tinha ouvido falar, essas atitudes tem mais cara de vaidade que de humildade. Será que o espírito de divisão está se estabelecendo com ainda mais força dentro da Igreja?

  24. Acho significante a visita do papa ao tumulo de São Pio V, o sannto ligado a missa tradicional. pPode esperar que vem coisa ligada aos tradicionalistas por aí