Bispo de Bauru determina que Padre Beto retire todo o conteúdo herético do ar e se retrate até o próximo dia 29.

Tendo em vista os recentes pronunciamentos do padre Roberto Francisco Daniel (padre Beto) em páginas pessoais da internet, que têm provocado escândalo junto aos fiéis, agora, extrapolando-se o âmbito diocesano e indo para o mundo aberto da mídia eletrônica; tendo em vista, sobretudo, o conteúdo desses pronunciamentos que ocorrem em desacordo com os ensinamentos da Igreja no campo da doutrina, da moral e dos costumes; tendo em vista que não em poucas oportunidades o Bispo Diocesano já lhe vem alertando sobre seus pronunciamentos; e tendo em vista o diálogo realizado hoje, 23 de abril, na Cúria Diocesana, sobre o assunto, determino ao padre Beto a retirar de imediato tudo o que estiver na mídia, com palavras e imagens relativas a estas suas declarações. Determino a se retratar através do mesmo meio utilizado (site, Facebook e YouTube), no prazo até 29 de abril de 2013, confessando humildemente que errou quanto a sua interpretação e exposição da doutrina, da moral e dos costumes ensinados pela Igreja.

Nossa Diocese, que caminha rumo ao Jubileu de Ouro de sua fundação, encontra-se em oração permanente, suplicando ao Divino Espírito Santo, seu padroeiro, que ilumine nossas mentes e nossos corações para caminharmos na busca da conversão, da santidade, da comunhão e da paz.

Dom Frei Caetano Ferrari, ofm, Bispo Diocesano de Bauru.

Fonte: Diocese de Bauru, SP

* * *

Parabéns a Dom Caetano Ferrari por agir como um verdadeiro pastor de almas. Parabéns aos fiéis leigos que se mobilizaram: há semanas o povo católico tem protestado nas redes sociais, mas o último golpe veio com a mobilização dos leitores do Fratres para, um dia após a publicação no blog, ser publicada a determinação do senhor bispo. Pois não é a complacência para com o mal, mas a determinada ação dos bons, aliada à fervorosa oração, que pode fazer algum bem à Santa Igreja. Deo gratias.

77 comentários sobre “Bispo de Bauru determina que Padre Beto retire todo o conteúdo herético do ar e se retrate até o próximo dia 29.

  1. Mais uma vez o trabalho de dedicados fiéis laicos sem medo de dizer em alto e bom som: “Eis o lobo” rende seus frutos. Continuemos a ser uma Igreja Militante!

    Curtir

  2. Eu acho que poderia ser mais severa a punição, como por exemplo o silêncio, a proibição de celebrar missas e atender confissão. Só a retratação não é suficiente, tem que tirar esse senhor de circulação, ele não faz bem a nenhum católico e é um mau exemplo para todos..

    Mas fica aqui meus parabéns a Diocese de Bauru, claro que a dedicação de todos falou mais alto.

    Por uma Igreja Católica una e unida sempre…

    Curtir

  3. Não é só o Pe. Beto que tem que se retratar. Muitos comentaristas aqui do Fratres também acusaram o bispo de ser condescendente e cúmplice, sem nem ao menos ter uma resposta do sr. Bispo. Valorizam tanto a Verdade – o que é muito correto – e, no entanto, se colocam como julgadores de bispos faltando com a devida caridade. Acho que não custa nada ter mais caridade e precaução antes de julgar.

    Demos graças ao Senhor pelo bispo D. Caetano Ferrari!

    Curtir

  4. Parabéns senhor bispo! Do mesmo modo como muitos escreveram pedindo uma atitude do bispo de Bauru, se faz necessário agradecer e oferecer nossas orações por D. Caetano. Que ele se sinta confortado pela nossa oração e apoio! Muito obrigado!

    Curtir

  5. Devemos agradecer a Deus que, pela intercessão da SSª Virgem Maria, chegaram os nossos clamores e foram ouvidas a nossa preces. Pedimos a Virgem Santíssima pelo bispo diocesano de Bauru que se proceda sempre e retamente conforme a vontade de Deus, rezemos pelo Padre Roberto, que não se torne irascível e reveja seus conceitos segundo a luz da verdade ensinada por Cristo.
    Que Nossa Senhora os ajude e os auxiliem sempre, particularmente no Jubileu de Ouro daquela diocese.

    Curtir

  6. Fiquei imensamente feliz com essa notícia. Parabéns ao Bispo .Parabéns aos leitores e à edição do Fratres. Orando para que esse senhor se converta e que os estragos causados por ele sejam reparados.

    Curtir

  7. Rezemos muito, caros irmãos, por Dom Frei Caetano Ferrari. Ele será agora, mais do que nunca, alvo dos inimigos de Deus.

    Curtir

  8. Meus parabéns a Dom Caetano Ferrari, bispo de Bauru. Pela nota da diocese o bispo já vinha advertindo o pe. Beto ha algum tempo. Não houve nenhuma punição ainda, houve a ordem de retirada do material que está online e de uma retratação. É preciso dar oportunidade a pe. Beto de se retratar e não cometer os mesmos erros novamente, confessando a reta fé católica, nada mais justo, vamos esperar que ele obedeça o bispo.

    Curtir

  9. Convenhamos, o Senhor Bispo fez o mínimo e o fez sobre pressão. Quanto estrago esse padre já não causou?

    Curtir

  10. “Não é só o Pe. Beto que tem que se retratar. Muitos comentaristas aqui do Fratres também acusaram o bispo de ser condescendente e cúmplice, sem nem ao menos ter uma resposta do sr. Bispo. Valorizam tanto a Verdade – o que é muito correto – e, no entanto, se colocam como julgadores de bispos faltando com a devida caridade”.

    Olha, Felipe Gurgel , embora não tenha “servido o chapéu”, já que eu não fiz referência ao Bispo em específico, por não conhecê-lo, tomo a liberdade de te responder: esse teu comentário é completamente desnecessário.

    Tu deverias citar nomes ao invés de fazer acusações genéricas. É assim que se comporta um homem. Nada de “indiretas”, não é assim que um varão católico atua.

    No mais, muitos aqui – eu me incluo nessa lista – enviaram e-mails pedindo providências nesse caso concreto. Fiz isso também no caso do vídeo criminoso feito contra a renúncia do Santo Padre, Bento XVI, escarnecendo publicamente da Fé católica e dos símbolos católicos. Mandei e-mails para vários setores da CNBB, pedindo providências judiciais, e não somente “notinhas de repúdio” sem eficácia alguma. Não somente não fui respondido como a CNBB nem mesmo nota de repúdio fez…. que dirá ação judicial…

    Enquanto isso as autoridades muçulmanas conseguem uma liminar na justiça para retirada do vídeo contra Maomé, com pena de 10 mil reais por dia em caso de descumprimento.

    Pense nisso, meu caro, e pára de criticar e julgar teus irmãos aqui do site, afinal de contas, somos católicos. Temos nossos defeitos sim, mas todos aqui são católicos. Tu lembras muito com esse teu comentário aqueles que nutrem a espiritualidade TÍPICA da seita oriunda do Vaticano II, a saber: crítica ferrenhamente e sem piedade os “irmãos na Fé”, ao passo que com os hereges, cismáticos e inimigos, “misericórdia e compreensão”. Não é assim que ensina o Evangelho. A misericórdia começa “dentro de casa”, com os “irmãos na Fé”. E não com os inimigos externos ou internos da Igreja.

    Reveja essa tua forma de pensar e agir com teus “irmãos na Fé”, na caridade te digo. Abraços.

    Curtir

  11. Nada mais justo a atitude do Bispo diocesano, que sirva de exemplos aos maus sacerdotes que queiram desviar os cristãos do caminho da fé.

    Curtir

  12. Duas notícias boas consecutivas sobre atos de bispos brasileiros?!

    Xiii…, a CNBB do B está perdendo o controle… Ainda bem!

    Curtir

  13. CONGRATULAÇÕES A DOM CAETANO! Se todos os bispos atuassem como D Ferrari já teriam posto para correr muitos comunistas e modernistas sacerdotes que se juntam à multidão dos Fabios de Melo e Marcelo Rossi das esquinas, cada qual disputando quem é o hierárquico que mais se desponta na DITADURA DO RELATIVISMO.
    Que os padres sejam poucos, mas de qualidade e a continuar assim, que o Pe Beto vá engrossar a enxurrada das múltis $eitas protestantes ou a esquerdo comunista Teologia da Libertação – TL, aliada do PT; sendo relativista tem aprovação garantida!.
    Sempre cabe nelas + 1.

    Curtir

  14. Parabéns ao Sr. Bispo Dom Caetano Ferrari pela atitude, aoFratres e a todos os católicos que se uniram no protesto em defesa da Igreja.

    Curtir

  15. Deo Gratias!! Um alento em dias tão difíceis.
    Como alguém disse acima : Continuemos sendo Igreja militante, gritando : Eis o LOBO!!

    Curtir

  16. Mais uma vez o trabalho de dedicados fiéis laicos sem medo de dizer em alto e bom som: “Eis o lobo” rende seus frutos. Continuemos a ser uma Igreja Militante!

    Como diz o Canon Romano: “(…) em união com vosso servo o Papa N., e nosso Bispo N., e todos os Bispos ortodoxos, e OS FIEIS GUARDIÕES DA FÉ CATÓLICA E APOSTÓLICA”.

    Eis também nossa função, especialmente dos confirmados: guardar a fé católica e apostólica.

    PS: O Canon Romano, e origem apostólico é riquíssimo e sempre podemos nele haurir frutos de sabedoria divina!

    Curtir

  17. Eu disse que o Sr. Bispo não iria fazer nada e por isso quero manifestar minhas sinceras desculpas e arrependimento pelo que foi dito e se meu comentário causou algum escândalo, peço perdão também por isso.

    Curtir

  18. Parabéns ao Fratres e ao Senhor Bispo de Bauru!
    Rezemos para que esse padre se converta ou, caso persista em seus erros, deixe o sacerdócio.

    Curtir

  19. Escreverei agradecendo ao bispo por manter-se zeloso de seu rebanho. Acho que todos deveriam fazer o mesmo.
    Agora, graças ao nosso olhar vigilante tb. Oxalá, façamos sempre isso. Parabéns ao site!

    Curtir

  20. E não é verdade que era condescendente e cúmplice? Há quanto tempo esse “padre” não está dizendo o que diz?

    Curtir

  21. “Rezemos muito, caros irmãos, por Dom Frei Caetano Ferrari. Ele será agora, mais do que nunca, alvo dos inimigos de Deus.”

    Caros fratres, penso que não só devemos rezar por Dom Ferrari como também enviar-lhe mensagens de apoio, uma vez que não serão poucas as ofensas que o Bispo receberá por tomar uma atitude católica diante dessa situação. Sei que pode parecer desnecessário, uma vez que o Bispo está apenas “fazendo sua obrigação”, mas nos confusos tempos em que vivemos, devemos como bons soldados defendermos nossos generais quando agem como tal.

    Curtir

  22. Parabéns a Dom Ferrari!
    Mandei email achando que não iria dar em nada, fui positivamente surpreendido.

    Isso mostra que nós, leigos, temos peso.

    Salve Maria!

    Curtir

  23. Parabéns Dom Caetano Ferrari pela prontidão na tomada de decisão. Parabéns ao Fratres pela coragem na missão evangelizadora. Sabemos a quem defendemos e o que defendemos. Deus seja louvado!

    Curtir

  24. Excelente notícia! Parabéns, Fratres!

    Ao bispo n agradeço, pq n fez mais que a obrigação dele!

    Curtir

  25. Mais uma vez a Virgem santíssima ouviu nossas preces. Não pelos nossos méritos que realmente não o temos, mas pelo precioso sangue de Jesus que toda esta heresia modernista caia por terra.

    O padre Fabio de melo da Canção Nova ainda não se retratou de apoiar a união civil homossexual, como também a própria canção nova não se retratou como manda o sacramento da penitencia da contratação do Edinho silva, Chalita.

    Aliás Ferretti, creio que é mais uma vez o frates e seus leitores enchendo de buraco de bala os heresiarcas brasileiros. Agradeço o trabalho dos senhores e que a Virgem Santíssima abençoe o seu valoroso trabalho, como também santifique os leitores deste blog.

    Curtir

  26. Ontem mandei email à nunciatura, hoje me senti no dever de escrever para o bispo na página da Diocece de Bauru no facebook. Concordo com a Ana Maria de que ele não fez mais do que a obrigação, mas uma resposta tão rápida e em termos tão absolutamente perfeitos não poderia passar em branco!

    Curtir

  27. O bispo merece parabéns pela declaração e medida.

    A única coisa que me preocupa é que medidas assim sejam tomadas em vista do clamor na Internet e não por desconhecimento prévio dos fatos, visto que na mesma declaração o senhor bispo diz já tê-lo alertado. Será então que se ele falasse as heresias apenas em nível local continuaria sem freio? Quero crer que não.

    De qualquer jeito o senhor bispo merece nossos parabéns por ter se posicionado e cobrado uma atitude concreta e com prazo fixo para o padre se corrigir. Começou lento, mas no final falou claro e em bom som, e isso é o que importa.

    Agora convenhamos que dificilmente esse padre fará uma declaração sincera e admitirá que errou em tão curto prazo, salvo é claro um milagre do coração, que poderá ocorrer e que desejamos que ocorra. Pedimos a Deus que cure e liberte todos os padres problemáticos e confirme os santos e sadios.

    Que esse exemplo sirva para todos os bispos brasileiros, e que estes não esperem os escândalos serem mostrados no Fratres, mas que ajam corajosamente assim que souberem e tiverem certeza de padres escandalosos. Que não usem apenas de “diálogo” com esses padres, mas que lancem mão de sua autoridade episcopal para proteger a Fé Católica e as ovelhas que lhe foram confiadas.

    Curtir

  28. Isso foi um milagre!!!

    Sou de Bauru e nunca pensei que isso fosse acontecer um dia!

    Que o Espírito Santo guie essa diocese de Bauru.

    Desde dom Cândido Padim que essa cidade foi se tornando pagã,tomada pelo protestantismo.

    Curtir

  29. Muito bom! Não acho que ele foi mole nem duro demais. Agiu da maneira correta, como manda a prudência e a solicitude pastoral. Não adianta nada querer ser duro demais e terminar causando mais divisão e discórdia.

    Quanto ao sr. Fabio de Melo, outro dia eu vi uma fala dele sobre a confissão, em que ele já começa afirmando que não é obrigatória e que o uso de confessionários é uma prática antiga e superada…. Quem esse padre pensa que é pra abolir um sacramento?

    Curtir

  30. Parece que nossos emails ajudaram de alguma forma.Uma boa noticia num mar de noticias ruins.

    Saúdo o Bispo e queira Deus que o Padre se conversa.

    Fiquem com Deus.

    Flavio

    Curtir

  31. Me desculpem se eu sou rigoroso mas esse sujeito deveria ser expulso,na melhor das hipóteses o cara claramente não tem vocação nenhuma para ser padre, e na pior das hipóteses quer destruir a Igreja por dentro, agora ele vai ficar certinho? Vamos ver, espero que o bispo fiscalize mesmo se ele se retratou e o fratres aqui também veja se ele fez, mas mesmo que se retrate mostra a enorme condescendência da Igreja para desvios, se expulsasse, uma pessoa igual a ele nem entraria em seminários.

    Curtir

  32. Senhores, acredito que da mesma maneira que foi manifestando antes, isto é, protestando, se deva agorar enviar mensagens de apoio e congratulações por essa medida, pois esse ato de apoio com certeza fortalece o bispo e ele não se sente sozinho.

    E veja essa parte: “tendo em vista que não em poucas oportunidades o Bispo Diocesano já lhe vem alertando sobre seus pronunciamentos”.

    Ou seja, tinha conhecimento dos fatos e talvez faltou coragem para uma atitude mais enérgica, sendo que essa veio através dos das mensagens de protesto.

    Assim sendo, creio que também se deva apoiar depois dessa atitude do Sr. Bispo.

    Curtir

  33. Parabéns pela atuação correta do Sr. Bispo D. Frei Caetano Ferrari, por quem desde já ofereço minha humilde intercessão a fim de que não se deixe intimidar no sagrado ofício de amor que lhe foi encomendado, a saber, apascentar a grei do Senhor.

    Curtir

  34. “Pense nisso, meu caro, e pára de criticar e julgar teus irmãos aqui do site, afinal de contas, somos católicos. Temos nossos defeitos sim, mas todos aqui são católicos. Tu lembras muito com esse teu comentário aqueles que nutrem a espiritualidade TÍPICA da seita oriunda do Vaticano II, a saber: crítica ferrenhamente e sem piedade os “irmãos na Fé”, ao passo que com os hereges, cismáticos e inimigos, “misericórdia e compreensão”. Não é assim que ensina o Evangelho. A misericórdia começa “dentro de casa”, com os “irmãos na Fé”. E não com os inimigos externos ou internos da Igreja.”

    Olha, sem querer entrar em conflito, mas serve perfeitamente para os rat-trads tudo que você disse, pois o que vejo há anos é a rapidez em julgar por parte desses. Muitos aqui atirariam a pedra na adúltera, pois com certeza não daria tempo de se pensar se ele não tinha pecado.

    O que você diz serve perfeitamente para os dois lados, na verdade, serve mais ainda para os “ditos católicos”, pois eu já fui afastado da Igreja, já fui carismático, ainda bem que não fui protestante, sei da crise da Igreja, dos problemas do CVII, mas nunca vi tanta falta de caridade por falta dos ditos “tradicionalistas”. Eu não sou tradicionalista, sabe o motivo? Pois sou somente Católico Apostólico Romano, e só isso me basta para minha salvação, absolutamente nada além disso. Eu nunca vi, como vejo nesse meio, rapidez para julgar alguém. E pior, sem o mínimo conhecimento de causa. É igual a mídia/pessoas que julga fulano, ciclano, beltrano, sem nunca ter lido os autos do processo. Basta ver que todos dias tem inúmeros “post” nos comentários julgando Bispo, Padres, Papa sem piedade alguma. Deus me livre dessas pessoas que passam o dia inteiro caçando erros, querendo ler nas entrelinhas quando não tem entrelinhas, fazendo deduções ilógicas, interpretando de forma bem extensa as palavras, tudo isso para apontar erros.

    “A misericórdia começa “dentro de casa”, com os “irmãos na Fé”. E não com os inimigos externos ou internos da Igreja.”

    Justamente, então agora reze para que o Padre Beto entenda seus erros e que venha a ser, no futuro, um exemplo a ser seguido.

    Curtir

  35. O sujo punindo o mal lavado. Dom Ferrari nao e um exemplo de ortodoxia, e so fez essa chamada por ordens superiores – Leia-se Cardeal Scherer – que domina como um ‘Papa’ o episcopado de Sao Paulo e nunca escondeu seu desapreco pelo dominicano.

    Curtir

  36. Senhores responsaveis pela pagina Fratres in Unum,
    Gostei do comentario de Antonio A., pois o link que ele põe remete a um blog espanhou, que demonstrou a exemplar(claro, diante do constexto hodierno) atitude do bispo.Repercusões nesse sentido é sempre bem vindo. Em tempo de seca até os ateus dão graças a Deus quando há chuva.

    Curtir

  37. Bom dia!
    Penso que a retratação é interessante, mas sabemos que ele expressa o que pensa e isso não tem como mudar. Tirar o que ele fala dos meios de comunicação não resolve o problema, pois ele continuara a pensar do mesmo jeito. Penso que há muitas influencias neste padre, ele prega o que estudou em filosofia, teologia enfim…o que falta a ele é o CHAMADO, a conversão sincera e o DOM de Deus. Temos que entender que existe Padres e padres…triste!

    Curtir

  38. É preciso lembrar também que dom Caetano jamais colocou obstáculo à celebração da Missa de Sempre em Franca-SP, onde foi bispo antes de Bauru. Cedia a catedral para que o bispo emérito dom Diógenes Matthes celebrasse. Interessante esta associação: Missa de sempre e retidão de fé.

    Admirou-me a prontidão com o que sua excelência atendeu a reivindicação dos fiéis. Chego a crer que dom Caetano sequer sabia da “revolução virtual” do padre Besto, e, mais uma vez, foi o Fratres quem avisou.

    Parabéns ao Fratres e parabéns ao Bispo de Bauru, minha cidade natal!

    Curtir

  39. Sou de Bauru. Me consta que D. Caetano há tempos já advertia o Pe. Beto. Inclusive deixando-o sem paróquia. O problema é que as pessoas o convidam pra celebrações de casamento, formatura etc.

    Curtir

  40. “Muito bom! Não acho que ele foi mole nem duro demais. Agiu da maneira correta, como manda a prudência e a solicitude pastoral. Não adianta nada querer ser duro demais e terminar causando mais divisão e discórdia”.

    Acho que a conduta do Bispo foi correta, pois a pena deve ser gradual. Assim, ele deu uma “chance” para o herege se redimir, como manda a caridade cristã. Agora se ele não obedecer a essa ordem – o que é altamente provável que irá ocorrer -, então excomungar ele não seria nada mal não. Não é dividir a Igreja excomungar hereges manifestos, ao contrário. É um ato de caridade, de amor e de zelo pela unidade da Igreja.

    Abraços.

    Curtir

  41. Rafael Bassoli , n condeno vcs que agradecem ao bispo, n! Apenas eu n agradeceria pq jamais vou me espantar com o certo de agir. O certo n pode nos causar espanto, o erro ou a falta de correção que tem que causar. abraços

    Curtir

  42. “Justamente, então agora reze para que o Padre Beto entenda seus erros e que venha a ser, no futuro, um exemplo a ser seguido”.

    Realmente tu não entendeste NADA do que eu disse. Esse padre não pode ser considerado um “irmão na Fé”, pois hereges manifestos não fazem parte da Igreja, estão dela cortados. Tu não sabes que a heresia pertinaz coloca a pessoa fora da Igreja, com sentença letae sententiae, automática? Não precisa nem mesmo de declaração formal de um Bispo, embora seja recomendável em alguns casos como forma pedagógica.

    Logo, quando eu digo que a “misericórdia começa dentro de casa”, não estou me referindo a hereges manifestos, a inimigos dentro da Igreja, mas a “irmãos na Fé”. Esse padre não guarda a Fé católica, não é nosso irmão, de onde tiraste que ele é nosso irmão??….

    Estou me referindo justamente a esses irmãos católicos aqui do site que, às vezes, podem errar sim em algum juízo, serem precipitados, mas que são católicos e amam a Igreja. A esses se deve ter paciência, amor, misericórdia no juízo, pois são nossos irmãos.

    Já tu pregas “misericórdia” com hereges manifestos, ao passo que com os “irmãos na Fé” tu és duro no juízo.

    Volto a repetir: a expressão “dentro de casa” não se aplica a esses hereges manifestos…. Leia o que diz São Francisco de Sales, Doutor da Igreja sobre como devemos agir com relação a eles:

    “Os inimigos declarados de Deus e da Igreja devem ser difamados tanto quanto se possa, desde que não se falte à verdade, sendo obra de caridade gritar: ‘Eis o lobo!’, quando está entre o rebanho ou em qualquer lugar onde seja encontrado”.

    (São Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja, Filotea ou Introdução à Vida Devota, parte III, cap. 28)

    Curtir

  43. O problema que gera O problema.
    Tudo começa na base, como um sujeito com essas idéias consegue entrar e permanecer no seminário?
    Não existem critérios sérios na avaliação das candidaturas. Basta não ter filhos (oficialmente) e não ser casado.
    A messe é grande.. sim é e sempre será, mas isto não dá motivos para qualquer pessoa poder adentrar na vida eclesiástica.

    Na diocese a qual pertenço é deste modo que se avaliam os “vocacionados” faz-se um ano de encontros e pronto. Pode fazer as malas e entrar.
    Dá nisto o resultado. E depois de ordenados mostram a verdadeira face… Como nossos Bispos podem conceber tal cenário.

    Fui seminarista, quando entrei foi a total decepção que tive. Falta esta estrutura humana correta na avaliação dos candidatos e o que nos resta é só dizer depois “fulano virou padre”.

    Curtir

  44. Para vocês verem como são as coisas, dá apoio a uma atitude correta, isto é, demonstrar que não está sozinho no fronte de batalha e que ainda existem católicos no pelotão, isso não! Mas jogar pedra rapidamente, isso sim!

    No mais Diogo, quem disse que esse padre não ama a Igreja? Quem disse que ele é inimigo de Deus?

    Meu caro, eu não nego que se tenha inimigos dentro da Igreja querendo Sua destruição. Mas existe um outro lado, a maior heresia de todas (modernismo, isso por abranger todas as outras) faz com que os sacerdotes nem percebam que estão errados. Isto é, foi criado, formado de uma maneira tão errada, tão moderna, que eles não tem a mínima ciência do erro, ou seja, eles pensam aque aquilo é certo.

    Enfim, apesar dos erros e das heresias, não se pode julgar que todos são inimigos da Igreja querendo Sua destruição. Não estou colocando panos quentes, pois o que ele disse é absurdo e merece repúdio bem como sanção, mas nunca podemos nos esquecer da caridade cristã, caridade essa que prega a misericórdia e conversão acima de qualquer outra coisa. Então, não devemos simplesmente fazer juízo de valor de qualquer maneira.

    A grande crise da Igreja é a falta de informação e formação, ou seja, a ignorância mesmo. A grande crise da Igreja é a crise dos Bispos, isto é, são raros os Bispos verdadeiramente alinhados ao que a Igreja sempre ensinou. Então o que você vai esperar de um clero, seminário, sobre a autoridade de um bispo assim?

    Muito provavelmente o Padre Beto é fruto de uma formação moderna, sendo que sempre ouviu no seminário que ortodoxia é coisa do demônio praticamente. Coisa de uma Igreja velha e mofada. Nunca verdadeiramente teve contato com a história e doutrina bimilenar da Igreja. O contato com a doutrina antes do CVII sem dúvida só para embasar critícas, “antes era assim….”. É igual quando se fala da idade média nas universidade, ou seja, praticamente a era do capeta, das barbáries. Mas hoje, onde se mata por um celular, isso não é barbáro.

    Enfim, não sabemos verdadeiramente de onde vem tantas abobrinhas. Será má-fé ou ignorância? Se deve repudiar, claro! Mas não nos esquecemos da alma por trás da pessoa, do desejo de Deus de mudança de vida, de conversão, enfim, da caridade cristã. Quantos aqui será que rezou uma Ave-Maria e pediu a Deus uma luz nessa pobre alma obscura?

    Curtir

  45. “No mais Diogo, quem disse que esse padre não ama a Igreja? Quem disse que ele é inimigo de Deus?”

    Depois dessa, sem maiores comentários…… depois de ver o vídeo e de ter ciência das aberrações que esse senhor vestido de padre diz, o rapaz lança essa…

    De minha parte, dou por encerrado essa conversa.

    Curtir

  46. Esse padre deveria ser proibido de ouvir confissões. O fato de se retratar não quer dizer que deixou de ser herege…

    Curtir

  47. “Os inimigos declarados de Deus e da Igreja devem ser difamados tanto quanto se possa, desde que não se falte à verdade, sendo obra de caridade gritar: ‘Eis o lobo!’, quando está entre o rebanho ou em qualquer lugar onde seja encontrado”.
    (São Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja, Filotea ou Introdução à Vida Devota, parte III, cap. 28)

    Tai… São Francisco de Sales disse tudo e ainda foi bem moderado. Do jeito que as coisas vão, estamos precisando mesmo é de um Torquemada pra sair por aí distribuindo uns “sanbenitos”.
    É o fim da picada ter que se “retratar” por soar o alerta de que tem lobo no redil! Se em algum momento eu faltei com a caridade é a Deus que devo pedir perdão e se Ele me perguntar a razão do meu descontrole, minha resposta será: o zelo pela tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim.

    Curtir

  48. Recebi agora há pouco por e-mail a resposta da diocese sobre o e-mail que eu tinha enviado pedindo providências sobre o caso desse “padre”.

    A resposta do e-mail foi, na verdade, a carta que publicaram aqui no site. Respondi parabenizando ao Sr. Bispo por essa atitude em defesa da Fé.

    Curtir

  49. De acordo com uma mensagem publicada pelo Sr. Paul Sampaio Chediak Alves, espírita e diretor fundador da WEB TV, que fez os vídeos de entrevista da Bauru TV com o Pe. Beto, o próprio Pe. Beto pediu que o Sr. Paul não retirasse os vídeos da web, desafiando assim a ordem do bispo.

    Fonte:

    Print Screen:

    Curtir

  50. Aproveitando a deixa da Ana Maria Nunes:

    “A sede de verdade está tão radicada no coração do homem que, se tivesse de prescindir dela, a sua existência ficaria comprometida. […] Por certo, nem toda a verdade adquirida possui o mesmo valor; todavia, o conjunto dos resultados alcançados confirma a capacidade que o ser humano, em princípio, tem de chegar à verdade.”(João Paulo II na encíclica Fides et Ratio)

    “encontrar Jesus fora da Igreja não é possível” (Papa Francisco, homilia de 23 de abril de 2013, por ocasião da festa de São Jorge)

    “A linguagem é uma fonte de mal-entendidos”.(Antoine de Saint-Exupéry)

    Aproveitando a fala do Papa Francisco, ontem pedi a palavra(antes do inicio o Santo Sacrifício da Missa) e anunciei(claro, de onde eu estava sentado) aos presentes na igreja da minha paróquia que o Papa Francisco havia dito que só na Igreja se encontra Jesus. O padre da minha paróquia logo se pronunciou: “claro, alguém AQUI pode dizer o contrário ou alguém está lhe questionando quanto a isso?”

    Silencio meu.

    Faz tempo que não se ouve no meio católico (cúria romana, CNBB e afins), pelo menos, de fazê-lo assim, em linguagem direta; esta verdade revelada pelo Sagrado Magistério.

    Aliás, tenho escutado (quando se fala do assunto, pois em geral a omissão é o que convém) alguns disparates em certas “homilias” como este: “… até os espíritas tem Jesus”.

    Então como se disse antes o claro não está tão claro assim, pois o tempo é de trevas (mentiras) e, quando se ouve algo revelado pela própria Verdade (Luz da Luz) ocorre algo estranho, há um regozijo geral(espanto).

    Estamos sitiados pelo demônio e envoltos de trevas.

    ps. ah! Ana, na verdade estamos dentro de um saco de baratas. Algumas barrigudas outras menorzinhas. E quando o saco é sacudido….humm!

    Torre de Davi rogai por nós!

    Curtir

  51. Beto é um homem culto, inteligente, revolucionário e corajoso, que se manifesta a favor da diversidade do ser humano e das minorias que a Igreja deveria, em tese, proteger. Quem o ataca mostra medo da revolução de pensamento tão necessária nesses tempos mudados. O próprio ataque, mostra ignorância e é prova de que o que se quer na cúpula é realmente deixar tudo como está, como sempre foi, e que nada adiantou até agora.

    Curtir

  52. Caro Ferretti,

    Há dois “Jairos” aqui. Então, quero apenas separar a clara da gema, antes que este ovo vire omelete.
    Supondo ser eu o primeiro, o “segundo” quando posta, posta comentários heterodoxos.

    Eu vou alterar minha “assinatura”. Assim, peço a delicadeza, por zelo à minha posição de quem preza a ortodoxia, que caso minha “assinatura” nova seja replicada pelo “segundo” e o email não confirmar a origem do comentarista, que o comentário seja moderado.

    Em JMJ, obrigado.

    Jairo.

    Curtir

  53. Eu simplesmente acho que esse padre não irá se retratar e irá para alguma Igreja Católica Brasileira ou Igreja Carismática. Ele usou de convicção demais no vídeo pra voltar atrás…

    Curtir

  54. Penso que o nosso bispo D. Caetano deve sim exigir uma postura desse padre Beto, e urgente uma retratação, pois há muito que seus voos estão sem direção e tb levando “cristãos” a se perder. D. Caetano muita unção do Espírito Santo nessa luta em defesa da nossa fé que professamos:…creio na igreja una santa católica …

    Curtir

Os comentários estão desativados.