Bento XVI prepara regresso ao Vaticano.

Cidade do Vaticano, 26 abr 2013 (Ecclesia) – O Papa emérito Bento XVI vai regressar ao Vaticano nos próximos dias para residir no edifício que acolhia um mosteiro de clausura, segundo indicação do diretor da sala de imprensa da Santa Sé.

O padre Federico Lombardi disse aos jornalistas que a mudança do palácio apostólico de Castel Gandolfo, arredores de Roma, para o antigo mosteiro ‘Mater Ecclesiae’ vai acontecer “entre os finais de abril e os primeiros dias de maio”, como estava previsto.

Bento XVI deixou o Vaticano a 28 de fevereiro, dia em que deu por encerrado o seu pontificado, após ter renunciado ao mesmo.

O edifício que vai acolher o Papa emérito tem quatro pisos e sofreu obras de remodelação nos últimos meses, após a partida das religiosas que ali residiam.

Joseph Ratzinger tem estado acompanhado pelas quatro leigas consagradas que o serviram durante o pontificado e pelo seu secretário particular, D. Georg Gänswein, o atual prefeito da Casa Pontifícia, tendo recebido nos últimos dias a visita de monsenhor Georg Ratzinger, seu irmão mais velho.

Bento XVI foi eleito Papa no dia 19 de abril de 2005, sucedendo a João Paulo II; a 11 de fevereiro de 2013, Dia Mundial do Doente e memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, anunciou a renúncia ao pontificado, com efeitos a partir do dia 28 do mesmo mês, uma decisão inédita em quase 600 anos de história na Igreja Católica.

O Papa alemão evocou a “avançada idade” para justificar a sua decisão e abrir caminho à eleição do seu sucessor, Francisco, com quem se encontrou em Castel Gandolfo, a 23 de março.

As imagens de Bento XVI, nesse encontro, levaram a especulações sobre o estado de saúde do Papa emérito, com o porta-voz do Vaticano a afirmar que Joseph Ratzinger não está afetado por qualquer “doença grave”.

Tags:

11 Comentários to “Bento XVI prepara regresso ao Vaticano.”

  1. E eu, inocentemente, ao ler o título do “post”, imaginei que ele preparava o regresso para a Cátedra de Pedro. (rsrsrsrsrsrsrs).

    Que Nossa Senhora te cubra com o seu Manto Sagrado, Bento XVI.

  2. Bem que gostaríamos que assim fosse, Rogério Amaral! Saudades, Santo Padre!

  3. Sempre que lei algum comentário de Bento XVI, vem-me à mente o terceiro segredo de Fátima: “um bispo vestido de branco”. Que Deus ainda o conserve por muitos anos vivo entre nós. Seus ensinamentos, obras, discursos, homilias, encíclicas ficarão para sempre gravadas nos anais de história. Confesso que até hoje, não compreendi a sua renúncia. Não cabe a gente questionar os desígnios de Deus. Certamente, o seu gesto não foi em vão. Somente no futuro conheceremos a verdade, pois “Não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz”, nos garantiu o próprio Senhor da Vida.

  4. Tinha que ter botãozinho de curtir, Paulo, o seu comentário está fantástico, digo idem a todo ele. Eu ia pegar umas partes do teu comment, mas percebi que eu ia copiar e colar ele por inteiro, rs.

  5. Com sua renúncia, o Papa Emérito Bento XVI reforçou a minha fé na Igreja. Há muito que não me sentia tão vivo na Igreja, e esta vivacidade ganhou força no momento da notícia inesperada da abdicação de Bento XVI.

    Li tudo novamente sobre a história, dogmas e crenças da Igreja para ter certeza dessa reafirmação de minha da fé. Hoje voltei ao rumo certo da vida cristã, e tenho certeza que não fui o único a me aproximar mais da Santa Madre Igreja com o gesto de coragem e amor a Deus do Papa Bento XVI.

    Que Deus o dê saúde e muitos anos de vida, Sua Santidade Papa Emérito Bento XVI, e a todos nós também.

    Sua renúncia, seu sacrifício obviamente não foi em vão, e trouxe de volta a fé de que ainda há muitos filhos de Deus neste mundo. Que o Papa Bento ajude Francisco a também seguir firme na doutrina e a espalhar esta doutrina até aos confins do mundo!

  6. Gostei da ferramente de curtir comentários. Legal.
    Saudade do Grande Bento XVI – Muitas Saudades …

  7. Fico feliz com a possibilidade de Bento XVI estar mais próximo da sede das decisões na Igreja. Quem sabe, e faço votos nesse sentido, o Papa Francisco não o procurará, sem o assédio da imprensa, para conversas mais tranquilas, mais demoradas, sobre a situação das mudanças que pretende fazer na Cúria romana? Oxalá escute os seus sábios conselhos. Encomendo-o à intercessão de São Pio V, hoje celebrado na forma ordinária do Rito romano.

  8. G.M.Ferretti : isso é bom!; mas não há tramoia de escutas?! Não acredito que acha “confidencialidade”! Eles estão no meio de lobos!

  9. Sem dúvida o Papa atual e o emérito, o saudoso Bento XVI, poderão conversar mais amiúde e com mais segurança; duvido que eles falem assuntos sigilosos por telefone no clima nada saudável que anda na Cúria Romana.
    Mas…
    Que dá uma saudade de Bento XVI no leme da Igreja, dá…

    A santidade, a cultura, a hieraticidade, a simplicidade somada a timidez, o tornavam amável e próximo das pessoas, sem que ele precisasse empobrecer, no sentido demagógico, a LITURGIA da Igreja, como tem feito o Papa atual, o qual tem o meu respeito e minhas orações…

    Basta lembrar sua visita ao Brasil…

    No afã de querer dizer que Bento XVI era distante, inquisidor, fechado, certa parte da imprensa ajudada por alguns hierarcas, tipo Pietro Marini e companhia, querem contrapor os dois papados, como o atual sendo popular, perto das pessoas, simples, e o anterior o do medo, da frieza, do distanciamento das pessoas, etc… Coisa mais absurda… É sabido, estatisticamente, que o público de Bento XVI nas audiências semanais das quartas-feiras, superou em número o do saudoso Beato João Paulo II…

    Deus tem a Igreja em suas mãos. Vamos continuar rezando e torcendo pelo Papa atual, e que Bento XVI tenha muitos anos para rezar pela Igreja e aconselhar seu sucessor, e que este último ouça os conselhos dele, afinal, “mutatis mutandis”, o papado de Bento XVI é da estirpe de um Pio XII…